Malha de reforço para betonilha: como escolher?
Na construção para reforçar o piso é amplamente utilizada a mesa. É uma camada entre a sub-base e o acabamento. De grande importância ao despejar a betonilha tem uma malha de reforço, que é colocada sob a base da mesa.
Graças aos pisos de grade tornam-se lisos e duráveis, adquirem excelentes características de isolamento. Assim, aumenta significativamente a sua vida útil.
Características especiais
A betonilha é feita de concreto, cuja composição pode ser diferente - cimento com areia, areia com entulho, concreto esponjoso, concreto de argila expandida e outras misturas.
Existem os seguintes tipos:
- mesa clássica.É derramado no contrapiso e é completamente ligado à base (base ou placa de base);
- revestimento monolítico é criado com uma combinação de vários concreto, e acessórios são colocados em suportes especiais e não no chão. Com uma tal mesa geralmente colocam várias camadas da grade;
- Betonilha flutuante - o concreto é derramado sobre o material isolante que cobre a base do piso. Reforço é obrigatório ao formar uma sub-base. No entanto, a malha de reforço pode ser usada para fortalecer qualquer mesa. Este é um elemento universal que é usado ao despejar pisos e reboco de paredes, durante trabalhos de acabamento.
Malha de reforço tem as seguintes características:
- promove distribuição uniforme da carga no chão;
- reduz a vibração e a carga dinâmica no acoplador;
- previne a formação de cavacos e rachaduras na mesa;
- aumenta a densidade da composição do concreto;
- economiza a quantidade de concreto usada;
- ideal para pisos com grandes diferenças.
Quando é aplicado?
Reforço da mesa deve ser usado para tornar o piso suave, para evitar rachaduras, lascar durante a secagem e o encolhimento do piso, e se o futuro piso será submetido a cargas pesadas.Ao reforçar a malha é fixado acima da superfície do piso e coberto com mistura de concreto.
A malha de reforço salvará o concreto da destruição e deformações.
A malha deve ser aplicada nos seguintes casos:
- quando organizando o chão com uma camada isolante, por exemplo, ao organizar uma água morna ou piso elétrico;
- se a fundação do piso for móvel e coberta com entulho ou argila expandida, a grade funcionará como um suporte;
- se os pisos forem expostos a umidade, vibrações, pressões e mudanças de temperatura no futuro (garagens, blocos de serviços públicos, prédios industriais, na casa - sob a lareira, na cozinha ou no banheiro);
- para reforçar o chão, se a espessura da mesa não for superior a 5 cm.
Tipos: vantagens e desvantagens
Malha de reforço é feita de metal, plástico, fibra de vidro. Os tamanhos das células e a espessura do arame têm parâmetros diferentes. A qualidade de uma grade depende deles. Por exemplo, quanto menor o tamanho da célula, mais forte será a malha.
Outro ponto importante - seleção correta do tipo de reforço. Conexões longas são feitas de fibra de vidro, metal, polipropileno. Reforço de dispersão de aço, basalto e fibra. Deve considerar mais detalhes.
Metálico
Tal malha pode ser torcida ou soldada do fio. Devido à rigidez do material, ele fornecerá resistência ao revestimento do piso, ajudando a eliminar rachaduras quando a solução de secagem secar. Não tem medo de mudanças de temperatura.
Adequado para betonilha no chão, ou seja, para o contrapiso.
Malha de metal é frequentemente usada em edifícios industriais. Tem peso considerável, preço alto e pode estar sujeito a processos corrosivos. Portanto, ao comprar, é necessário escolher uma grade coberta com cloreto de polivinil ou aço inoxidável.
Em geral, quando se auto-reforça, você pode usar as seguintes amostras de aço com galvanização: tecido, reforço, alvenaria, reboco, galvanizado, todo em metal.
Plástico
Esta malha, ao contrário do metal, não tem medo de ferrugem e produtos químicos, é mais elástica, tem peso leve e um preço aceitável. É ideal para uso em betonilhas de até 8 centímetros de espessura e com carga pequena. Elasticidade permite suportar cargas de tração durante o encolhimento.
Malha de polipropileno é facilmente cortada e empilhada, é vendida em rolos.Uma vantagem adicional é o fato de que o plástico não interfere na operação de equipamentos e instalações de comunicação.
No entanto, redes de plástico Não use em áreas com grande carga no chão.
Mais adequado para auto-nivelamento ou piso radiante, mas não para o chão em forma de tiragem.
Fibra de vidro
Malha de pano de vidro é feita de vidro de aluminoborosilicato, ao qual é adicionado impregnação de polímeros. Protege o material dos efeitos da composição química da mistura de cimento.
Esse material é leve, barato, resistente à corrosão, plástico, durável, tem baixa condutividade elétrica. No entanto, ele não pode suportar altas temperaturas, em condições de mais de 180-200 graus, um incêndio pode ocorrer.
A betonilha reforçada com fibra protege o pavimento de pequenas fissuras na forma de teias de aranha. Consiste em fibra de vidro, basalto, aço, fibras de polipropileno. As fibras são introduzidas na solução de concreto e, quando endurecem, formam um monólito sólido. Em combinação com qualquer fibra de reforço de malha irá criar um empate muito forte.
Fibra feita de vidro e polipropileno é adequada para betonilhas leves, fibra de metal para pisos com uma carga significativa,para o trabalho no ar, é melhor escolher uma fibra de basalto.
Tamanhos e consumo
A malha de metal é feita da marca de arame BP-1. Esta abreviatura significa que é feita de aço e contém pouco carbono na sua composição. O fio é conectado por um método de soldagem por pontos, o diâmetro varia de três a seis milímetros. Células em forma de quadrados ou retângulos.
Para reforçar as betonilhas, é utilizada malha de arame com espessura mínima de 2,5 mm. Arame de aço, as redes são produzidas sob a forma de cartões, folhas e rolos. Dimensões de uma folha padrão - modificações 0,5 / 1,5 / 3/4 metros por 2 metros.
Produtos com uma espessura de fio de até 2,5 mm são produzidos em rolos, a largura do rolo é de até um metro e meio, o comprimento pode ser de até 25 metros. Os tamanhos de célula frequentemente utilizados são 50x50 mm, 100x100 mm, 150x150 mm e 200x200 mm. Fabricantes colocam entalhes especiais na superfície do fio de metal, isso aumenta a aderência da malha com a mistura de concreto.
Consumo Aproximado de material metálico: peso 1,45 kg por m2 com uma folha de 100x200 cm e um diâmetro de fio de 3 mm.
Quanto maior o diâmetro do fio e quanto menor o tamanho das células, maior o peso da malha e maior o reforço.
Malha de polímero, fibra de vidro e fibra são muito mais leves do que a malha de metal. As redes plásticas são produzidas em rolos de até 60 me largura de até quatro metros, a malha com uma densidade de 120 g / m2 e uma malha de 45x45 mm é mais adequada para o reforço.
Fibra de vidro tem um diâmetro de 4-14 mm, é feita sob a forma de teias ou hastes. Fibras são entrelaçadas. Pode ser canelado ou revestido a quartzo - para uma melhor aderência ao betão.
Apenas fibra de vidro é usada para reforçar as mesas. com impregnação alcalina, ou feita de vidro resistente a álcalis.
Fibra é uma fibra pequena com um comprimento de 6 a 20 mm, menos frequentemente metal - 50-60 mm. Eles são adicionados diretamente à solução com o cálculo de 1 kg por metro cúbico de mistura de concreto.
Para calcular o consumo de material deve examinar cuidadosamente a descrição das mercadorias, que sempre indicam os dados sobre o número do lote, peso, densidade, tamanho do rolo, folha ou fibras. Conhecendo a área da sala, você pode calcular de forma independente a quantidade de produção necessária.
O que reforçar?
As tecnologias usadas para encher a mesa de piso são descritas em documentos como “Building codes” (SNiP), normas para construção de habitações, recomendações sobre o design de revestimentos de piso.
De acordo com o SNiP, o reforço de concreto é realizado com uma espessura da mesa inferior a 4-5 cm, e se você precisa aumentar a força do chão em armazéns, edifícios industriais, garagens. Se uma grande carga no solo for prevista, escolha uma grade com um fio de grande diâmetro. É melhor usar para reforço uma grade com pequenas células, mas com um arame grosso.
A malha está localizada estritamente no meio da mesa. Se uma camada isolante é colocada, então a distância das paredes até a grade é de 30 a 50 mm.
Os produtos de redes poliméricas e fibra de vidro são adequados para o piso radiante em construções individuais, mas não são usados para o sub-piso da sub-base. A fibra tornará a argamassa de concreto durável e protege contra pequenas rachaduras durante o encolhimento, mas não suportará as tensões de tração e flexão e não será adequada para contrapisos no solo.
Malha de metal é ideal para organizar a mesa sobre uma base áspera. Eles são considerados os mais eficazes se uma carga grande e constante na mesa for esperada. Às vezes, camada dupla empilhada.
Empilhando
É melhor trabalhar em um prédio com uma temperatura ambiente não inferior a 20 graus e onde não haja rascunhos. É mais prático fazer todo o trabalho de organização da mesa dentro de um ou dois dias.
O processo de reforçar o empate com redes ocorre em vários estágios:
- Primeiro você precisa decidir sobre o tipo de mesa, grade e medir a área da sala, calcular a quantidade de material necessário. Vale a pena lembrar as sobreposições, adicione uma área para aparar;
- se a mesa for colocada na sub-base, primeiro remova a camada superior do solo e, em segundo lugar, compacte o substrato de argila e areia (até 10 cm);
- Ao trabalhar com pisos antigos, o concreto é desmontado e a superfície é limpa de sujeira. Em seguida, tratado com soluções contra molde e primer;
- Se o piso do esboço tiver grandes gotas, a superfície precisa ser nivelada com concreto ou fazer juntas de expansão. Para betão de betonilha monolítica, areia ou brita. Então eles são cobertos com um filme;
- Se a mesa for flutuante, é necessário colocar uma camada de impermeabilização ou isolamento. O aquecimento do piso é feito com a ajuda de argila expandida, lã mineral ou espuma de poliestireno. Em ambos os lados, o isolamento é protegido por uma camada impermeabilizante de filme, material de cobertura ou membrana.
Muitas vezes a mistura de concreto é derramada em penoplex ou penofol. Todos esses materiais devem ser sobrepostos e colocados em paredes de até 15 cm;
- Perfis especiais ou beacons são necessários para instalar uma camada de reforço.É melhor fixá-los a um metro e meio um do outro, para fazer uma distância da parede de 10 a 30 centímetros. Isso é feito para que a grade esteja na espessura do concreto;
- no sistema de piso aquecido a água, a altura da mesa é 45-50 mm maior do que o diâmetro dos tubos;
- faça então a colocação da malha de reforço nos faróis com a imposição de uma única célula. Em seguida, coloque os elementos dos pisos quentes (se necessário);
- mais derramado solução de concreto e nivelado. Por alguns dias, a superfície do piso é umedecida com água. Após 6-7 dias, as balizas são removidas, a eliminação de vazios ocorre vertendo a solução. Após um mês, o piso estará completamente pronto para o acabamento;
- a melhor opção é o uso de cimento e areia na proporção de um para três, com a adição de fibra de vidro;
- Deve notar-se que a fibra, em contraste com a malha, é adicionada ao cimento e depois vertida com água. Mistura completamente misturada é aplicada ao substrato e achatada;
- As coberturas podem ser usadas como acabamento. Topping consiste em cimento, corantes e vários plastificantes, que lhe dão força. Esta composição é aplicada na camada superior do concreto para endurecê-lo.O método de aplicação pode ser ao mesmo tempo estilo e atrito.
Com um reforço adequado, a mesa dura mais de doze anos e não requer reparação.
Recomendações para seleção
A necessidade de reforço de contrapisos no apartamento e em uma casa privada muitas vezes surge para tais quartos como uma casa de banho, cozinha, banho. Aqui estão malha adequada de polímeros e fibra de vidro. Para a garagem e o armazém é melhor escolher a malha de metal, eles são os mais confiáveis.
Você deve comprar peças de reforço que são compatíveis com mistura de concreto.
Eles não devem ser cobertos com tinta, graxa ou sujeira.
Na loja, verifique os produtos quanto a defeitos, como a soldagem é feita ou se os elementos da malha estão conectados. Talvez haja sinais de corrosão, rachaduras ou o material pode ser diluído em alguns lugares.
A melhor opção é Compre malha com pequenas células e arame grosso. Para reforçar o piso do apartamento, é ideal uma excelente malha de fibra de vidro ou arame galvanizado com diâmetro de 4 mm, com dimensões de célula de 100 x 100 mm ou 150 x 150 mm.
Exemplos e opções de sucesso
Redes de reforço de fibra de vidro são instaladas em balizas especiais, elas não tocam a camada de calado.A base do piso é coberta com uma camada isolante de filme de polietileno. É fácil trabalhar com essa malha, é leve e plástica, portanto, é conveniente ao colocar.
Produtos de fibra de vidro não têm medo de água e vários produtos químicos na mistura de concreto. Outra vantagem é que, no futuro, não criará interferência de rádio para comunicações celulares ou para a Internet.
Se o piso sofrer stress, é melhor usar malha de metal soldada para reforço. O golfo de argamassa de concreto começa as partes dos cantos mais distantes, e finalmente nivelam toda a superfície.
Chão quente não se esqueça de reforçar. Para o reforço da argamassa utilizada metal soldada malha com uma grande célula. Na base do piso há um isolante de calor, que refletirá o calor da base para cima. Em seguida, instalou faróis para reforço. Neles a grade é colocada. Em seguida, os tubos são colocados através do qual o líquido quente irá fluir.
Para o isolamento de pisos em um banho de madeira, é utilizada malha de fibra de vidro. Não corrói e não tem medo de mofo. Sob a base do piso há uma tela refletora de folha de alumínio e espuma de poliestireno.No entanto, vale lembrar que no banho ao arranjar e despejar o piso deve-se deixar furos especiais para o orifício de drenagem e drenagem.
A foto mostra o piso industrial acabado, é reforçada com malha de metal e é preenchida com mistura de concreto com a adição de fibra de vidro de polipropileno. Este piso tem dupla resistência, é resistente a choques, alongamentos e cargas constantes.
Para aprender a instalar corretamente uma malha de reforço, veja o seguinte vídeo.