A espessura mínima e máxima do piso autonivelante
Os pisos autonivelantes são misturas secas que, no estado acabado, são capazes de se autonivelarem sob a influência das leis da física. Eles têm uma base polimérica e mineral. Qual andar autonivelante comprar depende dos resultados esperados.
Espécie
Não confunda o piso da mesa e do autonivelador na capacidade de endurecer rapidamente. Estes são materiais fundamentalmente diferentes.
Os pisos a granel comercialmente disponíveis sob uma telha distinguem por vários critérios.
Se os qualificarmos para um fichário, obteremos os seguintes tipos:
- Cimento. Eles são usados exclusivamente para nivelar a superfície, mas o processamento posterior, como a moagem e o uso de outras técnicas, tem um efeito decorativo surpreendentemente interessante.Ideal para quartos com alta umidade.
- Gesso Uma ótima opção para pisos aquecidos. Além disso, o material não encolhe e é conveniente trabalhar com ele.
- Cimento-gesso. Combine as vantagens dos dois primeiros tipos de pisos.
Recursos e Benefícios
Ao mesmo tempo, o piso autonivelante de alta qualidade tornou-se uma sensação real no setor de construção. A descoberta inovadora de misturas autonivelantes de fabricantes que estavam interessados em criar um material fundamentalmente novo foi bem-sucedida.
Algumas de suas propriedades são verdadeiramente únicas e inacessíveis a outros tipos de formação de piso:
- Crie uma superfície transparente que elimina a aparência de irregularidades e rachaduras, onde microrganismos nocivos podem se acumular. Após o processamento, o piso autonivelante não permite a entrada de umidade, é fácil de cuidar. Tudo isso junto leva ao fato de que comprar uma mistura autonivelante levará a economias adicionais.
- Resistente a produtos químicos e altas temperaturas, até fogo.
- Capacidade de suportar baixas temperaturas.
- Compatibilidade com novas tecnologias, em particular com o sistema de “piso quente”.
- Longo período operacional (até 40 anos).
- Pode ser uma excelente base para uma decoração única.
- Universalidade para vários objetos.
- O desenvolvimento de um piso autonivelante é projetado de tal forma que é capaz de suavizar o desnível natural do concreto e outras superfícies.
Um bom bônus para os compradores será o baixo preço do piso autonivelante das principais marcas nacionais e europeias.
Como fazer um piso autonivelante?
Primeiro você precisa preparar materiais e ferramentas para a auto-instalação do piso autonivelante.
Materiais:
- impregnação do solo;
- base;
- linha de chegada
Ferramentas:
- nível de construção;
- capacidade de diluição de soluções (geralmente um balde);
- broca com bico misturador para misturar componentes;
- rolo de escorva;
- ancinho para argamassa de nivelamento;
- rolo cravado para eliminar bolhas de ar;
- O nível de construção é necessário se a betonilha de concreto tiver quedas significativas em todo o plano. Portanto, recomenda-se fazer a superfície mais uniforme, para uso econômico da camada de base.
Progresso em fases
Preparação da betonilha de concreto (primer):
- realizar a limpeza da superfície da mesa antes de aplicar um revestimento primário;
- aplique o solo uniformemente com um rolo para completar a saturação da mesa, mas não espere até que a impregnação forme uma película de laca.
Preparação do nível da massa (revestimento base no sistema de piso autonivelante) de uma mistura de três componentes:
- durante 3-5 minutos com um misturador, misture o componente A e o componente B;
- após a mistura completa desses componentes, despeje continuamente o componente B, continuando com o misturador de construção para misturar até um estado homogêneo da solução;
- a mistura acabada é aplicada a uma temperatura de pelo menos 15 ° C, mas não mais do que 30 minutos a partir do momento da mistura completa do componente B;
- a composição de três componentes é uniformemente vertida e alisada com um rodo sobre toda a superfície até uma espessura de 2-3 mm;
- depois de colocar a mistura, as bolhas de ar são removidas com um rolo cravejado.
Acabamento do pavimento autonivelante com revestimento de acabamento:
- primeiro, para preparar o componente A, é bem misturado para elevar o preenchimento e o pigmento da cor;
- enquanto continua a misturar o componente A, o componente B (endurecedor) é gradualmente introduzido;
- Recomenda-se aplicar a mistura a uma temperatura entre +5 e a superfície preparada,Gradualmente nivelamento com um rolo ou espátula dentada.
Você pode andar depois de 24 horas, secagem completa - 5-7 dias.
Espessura de um piso a granel
Este revestimento de piso pode ser dividido em tipos especiais pela espessura de seu revestimento:
- Se a espessura do pavimento for inferior a 1 mm, então é uma mistura de camada fina.
- Se a camada for de 1 mm a 5 mm, então estas são misturas de camada média.
- Se a espessura do revestimento de até 8 mm - este é um revestimento altamente preenchido.
Para instalações industriais, use misturas que são aplicadas em uma camada fina. A carga no chão, neste caso, deve ser pequena. Isso deve ser levado em conta. Também misturas de camada fina ajudam a resolver várias idéias de design. A falta de uma pequena camada de piso - eliminação rápida.
As melhores características têm uma espessura média do piso. Este material é usado em salas que fornecem cargas mecânicas de tamanho médio. Mas ainda assim eles não devem ser maximizados. A principal vantagem - eficiência e durabilidade ao desgaste. A espessura média deste pavimento é excelente para qualquer tipo de reparação.
A vida útil é bastante alta.Instalações residenciais adequadas. Você tem a oportunidade de escolher entre a superfície fosca e brilhante. É necessário levar em conta suas preferências e o interior geral da sala.
Um piso autonivelante com alto nível de enchimento é necessário em salas que possam suportar cargas mecânicas pesadas.
O revestimento pode suportar cargas de choque. Na maioria das vezes, esse tipo de piso é usado em instalações industriais. Não é recomendado usá-lo em uma casa ou apartamento. Transfira todas as cargas abrasivas.
Máximo
Pisos a granel com espessura máxima são usados principalmente em armazéns ou em várias plantas industriais. Eles suportam cargas mecânicas e vibrações consideráveis. Extremos de temperatura também não são terríveis para eles.
Para tal revestimento são utilizadas misturas, que são compostas de resinas metacrilato de metila. Este é o material mais durável. Este chão seca pelo menos duas horas. Manutenção ao mais alto nível.
A espessura máxima de um piso autonivelante de qualidade pode suportar cargas pesadas, até mais de 15 toneladas. Baixas temperaturas, ele também não está com medo.A espessura da camada deve ser de pelo menos 4 mm.
Se você precisa de um revestimento de piso que possa suportar cargas máximas, é necessário aplicar misturas de cimento acrílico. Real para produção molhada. 10 mm - a espessura mínima do revestimento do piso. A espessura máxima da camada é de 20 mm. O revestimento pode suportar a exposição a produtos químicos. A vantagem é sua durabilidade.
Se você precisar de um revestimento de piso que possa suportar temperaturas super baixas, use misturas que incluam resinas metacrílicas de metila. A espessura da camada deve ser de pelo menos 7 mm. Mas não deve ser mais do que 10 mm. É aplicado em refrigeradores.
Pequeno
Ao criar um piso autonivelante, é importante considerar cada milímetro. Esta é uma regra extremamente rígida. Para instalações residenciais será suficiente camada de um milímetro. Quanto menor a camada de pavimento, maior a sua poupança. O trabalho em sua criação é melhor confiar em profissionais. Eles ajudarão você a economizar em misturas e, assim, seu trabalho será recompensado.
Pisos autonivelantes - trata-se de uma mistura seca, que é diluída em água e derramada uma camada de 3 a 5 cm no máximo.O piso a granel à base de cimento pode ser colocado de 5 a 30 mm por camada ou com uma tira de camada fina. Os pavimentos autonivelantes de cimento podem ser mais finos, mas os pavimentos em gesso - apenas a partir de 20 mm. Os pisos de gesso autonivelantes são usados apenas em ambientes fechados e com base no cimento - tanto no interior como no exterior.
O poliuretano é um material pesado, mas para um edifício residencial seu uso é muito caro. É melhor produzir tais pisos onde altas cargas são assumidas. Forças são alcançadas pela adição de areia de quartzo, que é derramada sobre o revestimento, enquanto ainda não está completamente congelado.
Epóxi é em si mesmo um material muito interessante. Além disso, hoje existe um epóxido com 98% de transparência. Isso significa que você pode colocar conchas, pedras e outros materiais decorativos no chão e preenchê-los com uma camada de epóxido. Nós temos um andar muito original. Se você usar este epóxido, por exemplo, para um banheiro pequeno, não será tão caro.
Revestimentos de poliuretano são mais adequados para organizar o território exterior, máximo - em varandas, terraços, escadas. É nivelado usando um rolo de agulha.
Anteriormente, os pisos autonivelantes eram chamados de revestimentos de acabamento feitos com base em materiais poliméricos - resinas de epóxi e poliuretano. Há cerca de 3 anos, este conceito começou a cobrir todos os pisos que podem ser vertidos, em particular betonilhas de betão e polímero.
Para obter um piso completamente plano, deve-se ter cuidado para garantir que a mesa de desbaste seja absolutamente plana e feita de acordo com todas as regras. Para o projeto de concreto, o principal requisito é que ele seja uniforme e tenha uma resistência de pelo menos 1,5 a 2 MPa. A resistência do piso de concreto deve ser de pelo menos 25 MPa para cargas pequenas e médias, e 30-35 MPa - para cargas médias e grandes.
Pavimento autonivelante flutuante de argila expandida ou, quando utilizar poliestireno expandido, deve ser feito por profissionais. Desta maneira, sua espessura ótima será obtida.
Dicas importantes e algumas nuances podem ser encontradas no vídeo a seguir.