Piso maciço: os prós e contras

Atualmente, o mercado de materiais de acabamento é tão rico que você pode escolher os produtos certos para cada gosto, carteira e estilo de sua casa. No entanto, a prioridade de muitos anos são produtos feitos de materiais naturais. Hoje vamos falar de alta qualidade e belos pisos de madeira maciça.

O que é isso?

Antes de embarcar em um conhecimento próximo com este material de acabamento, você deve entender o que é uma placa enorme. Este material é um revestimento de piso de qualidade feito de madeira natural. Uma característica da madeira maciça é a presença de um sistema de travamento de lingueta e ranhura, com a ajuda de que as placas podem ser firmemente e seguramente conectadas umas às outras.

O tamanho padrão desses pisos é de 90 mm de largura e 900 mm de comprimento.Hoje, muitos fabricantes oferecem uma escolha de compradores tecido mais resistente ao desgaste, processados ​​no processo de fabricação de compostos especiais de proteção (óleos, vernizes e outros revestimentos). Estes materiais de acabamento servem por um longo tempo e não perdem a aparência atraente ao longo dos anos.

Prós e contras

Placas de revestimento maciças sempre foram muito populares devido à sua aparência apresentável e estética, bem como uma variedade de características de desempenho agradáveis.

Vamos dar uma olhada mais de perto nos prós e contras desses materiais de acabamento:

  • As vantagens significativas da madeira maciça podem ser atribuídas à sua compatibilidade ambiental. Hoje, nem todo material de acabamento pode se gabar dessa característica, já que muitos deles contêm compostos químicos prejudiciais à saúde humana.
  • Além disso, este revestimento possui boa resistência e durabilidade. Se você explorar adequadamente esse material de acabamento natural e tratá-lo com cuidado, ele servirá facilmente por muitas décadas (até 50 anos ou mais).Uma placa maciça pode ser triturada e aterrada muitas vezes, se necessário.

Isto sugere que tal material para o chão é fácil de restaurar, o que não pode ser feito em relação ao laminado ou ao soalho.

  • Muitos compradores param a escolha no quadro natural, porque o processo de sua instalação é muito simples e não leva muito tempo.
  • Também este pavimento possui excelentes propriedades de isolamento térmico e acústico. A placa massiva em si é quente, se você a sentir. Estas características não podem ostentar a telha cerâmica ou o bom laminado velho.
  • É impossível não prestar atenção à aparência bonita de tais materiais de acabamento. Com a ajuda deles, você pode transformar o interior e dar um charme especial.

Apesar de uma lista tão rica de vantagens, a placa massiva tem várias desvantagens, das quais você deve estar ciente se quiser obter esse material de acabamento:

  • Muitos compradores se recusam a comprar madeira maciça, pois é bastante cara. Especialmente diz respeito aos produtos feitos a partir de raças exóticas e valiosas de uma árvore. Em matéria de preço, os revestimentos maciços são muito inferiores ao parquet ou ao laminado barato.
  • Apesar do fato de que a instalação de madeira maciça não é considerada muito demorada, ainda é necessário comprar ferramentas e consumíveis especiais (não baratos) para ela. Como regra geral, a madeira compensada é colocada sob tal revestimento e é complementada com uma camada especial de isolamento de som e calor.
  • A placa maciça não gosta de diferenças de temperatura e alta umidade na residência. Estar em tais condições levará à deformação do revestimento e à perda de sua atratividade. Nessas questões, é claro, o parquet e o laminado estão à frente da placa maciça.
  • Muitos consumidores são repelidos pelo fato de que uma diretoria maciça requer cuidados especiais e regulares, que não podem ser negligenciados. Terá que lidar periodicamente com um verniz especial, compostos anti-sépticos e óleos. Isto é necessário para que a base não se quebre, não quebre e tenha pelo menos uma percentagem mínima de resistência à água.
  • Este acabamento de piso não pode ser instalado no sistema "chão quente". Isso resulta do fato de que a placa massiva não é calculada com base nas diferenças de temperatura.
  • Designers afirmam que a aparência de tal material de acabamento, é claro, é boa e elegante, mas não dá muito espaço para soluções de design.

Espécie

Atualmente, os fabricantes produzem apenas 4 tipos de pisos de madeira maciça. Considere-os em detalhes:

Radial

Tal tábua resulta como um resultado de um corte de madeira de alta qualidade e forte. Por via de regra, na fabricação de tais coberturas usou o carvalho maciço e durável.

Selecione

Este tipo de tábua de piso é obtido cortando próximo aos anéis anuais da árvore. Caso contrário, esse trabalho é chamado de corte tangencial. Materiais de alta qualidade estão disponíveis para os clientes e destacam-se pela sua cor "calma" com contornos discretos e suaves de anéis anuais.

Natur

No corte desse material, a estrutura e a tonalidade da madeira natural são preservadas ao máximo (daí o nome da prancha). Na superfície destes revestimentos você pode ver os traços dos nós e gotas de cor natural.

Rustik

Este tipo de madeira maciça tem geometria perfeita e cores ricas. Por via de regra, em tais revestimentos também há traços ásperos de nós e até fendas.

Materiais

Os seguintes tipos de madeira são utilizados na produção de madeira maciça moderna:

Carvalho

Placas sólidas desta valiosa madeira são as mais duráveis, confiáveis ​​e duráveis. Como regra, eles têm um peso impressionante e servem por muito tempo.

Naturalmente, esse piso é muito mais caro do que outras opções feitas a partir de raças menos apresentáveis.

Bambu

Tais placas enormes produzidas por fabricantes nacionais e estrangeiros. Hoje eles são muito populares porque servem por um longo tempo, parecem harmoniosos e não causam reações alérgicas.

Faia

Com placas de carvalho para resistência pode competir revestimento de faia de 14 mm. Esta raça de árvore é confiável e difere em um único tom caro.

Birch

Uma placa de bétula maciça é mais barata do que, por exemplo, madeira de carvalho ou faia. No entanto, isso não indica sua qualidade duvidosa. Um preço mais democrático é facilmente explicado pelo fato de que a bétula não pertence a espécies arbóreas valiosas, e sua extração em nosso país não é difícil.

Árvore de cinzas

Um cinzeiro sólido pode ostentar uma aparência atraente e um tom agradável. Esta raça também é freqüentemente encontrada em nosso país, então o custo de tal revestimento é mais acessível.

Bordo sólido

Este tipo de madeira é utilizado na produção de produtos nacionais e importados. Como regra geral, os revestimentos de piso de bordo são bastante duráveis ​​e emitem um aroma natural único.

Cores

Um tabuleiro maciço de luxo pode ter cores diferentes.

Considere as opções mais populares e populares que se encaixam facilmente em muitos estilos de interiores:

  • Um clássico é um quadro branco e arejado. Pode ser chamado universal, porque parece ótimo em uma variedade de conjuntos. Ele pode se sobrepor ao restante das paletas da sala ou contrastar nitidamente com o fundo, atraindo mais atenção.
  • Aparência bonita tem um revestimento de carvalho claro. Com a ajuda dessas placas, você pode refrescar o interior e torná-lo mais “fácil”. Tais materiais de acabamento quentes podem ser usados ​​nos quartos localizados no lado norte, a fim de suavizá-los um pouco e torná-los mais hospitaleiros.
  • Vistas de luxo podem ostentar placas de sombra de chocolate sólido lacado. Tais materiais de acabamento parecem orgânicos não só na sala de estar ou no hall, mas também no quarto.Nós ásperos e rachaduras devido à sombra escura raramente são vistos na superfície de tais revestimentos, para que eles possam ser usados ​​até mesmo em conjuntos ricos e extravagantes.
  • As tábuas maciças de uma sombra vermelha parecem brilhantes e interessantes. Eles são recomendados para serem usados ​​em salas de acabamento com móveis, paredes e tetos de uma escala mais relaxada, caso contrário o conjunto pode ficar muito saturado.
  • A tendência das últimas temporadas são asfalto. Eles podem ser escuros e ligeiramente iluminados. Elas podem ser dispostas em salas de estilos diferentes, no entanto, não é recomendado se referir a revestimentos similares se o resto do interior for feito em paletes depressivas similares.

Como escolher?

Escolhendo pisos de madeira naturais duráveis ​​e de alta qualidade, você deve confiar nos seguintes parâmetros importantes:

  • Primeiro, considere o interior, que será um revestimento natural do piso, porque terá um impacto significativo na escolha da cor e do padrão da madeira maciça.

Por exemplo, em conjuntos desnecessariamente brilhantes e ricos, não é recomendado instalar revestimentos com as mesmas cores saturadas para que a imagem da sala não fique muito colorida.

  • Decida o preço.Selecionando tal piso, você deve estar preparado para o fato de que eles vão te custar muito caro. As opções mais acessíveis são o bétula ou o pinheiro.
  • Escolha um fabricante de qualidade. Esta questão é uma das mais importantes na escolha de placas de piso sólidas. Não entre em contato com as marcas pouco conhecidas que oferecem lonas muito baratas, já que elas só podem ser dadas como naturais e, na verdade, de baixa qualidade (partículas).

Um papel importante em estender a vida de uma tábua de madeira maciça é desempenhado pelo verniz, com o qual você irá processá-lo, portanto, a escolha dessas ferramentas também deve ser tratada de forma responsável. E não importa em absoluto o que exatamente o piso é feito, seja um luxuoso carvalho, bétula barata ou faia cara - qualquer tipo de madeira exigirá tratamento com vernizes especiais.

Existem apenas 3 tipos principais de tais ferramentas:

  • Revestimento de laca. Essas ferramentas são recomendadas para escolher se você quer dar à placa sólida resistência e durabilidade adicionais. Em caso de danos parciais na superfície da placa, é necessário remover cuidadosamente o verniz usando lixamento e depois aplicá-lo novamente.
  • O óleo. As formulações de óleo não fornecem a mesma proteção confiável que as lacas, entretanto, com a ajuda delas, o trabalho de restauração em áreas danificadas é um pouco mais fácil. Aplique o óleo deve ser pelo menos uma vez por ano (e melhor - uma vez por trimestre).
  • Óleo e cera. Essa mistura é útil para criar uma placa fiável de película protetora confiável. Tais ferramentas são consideradas tradicionais, porque as pessoas começaram a depilar centenas de anos atrás.

Como se importar?

Madeira natural parece incomparável, mas é um material bastante caprichoso e exigente que não pode ser ignorado.

Para fazer com que seu piso pareça esteticamente agradável e durar mais tempo, você deve seguir as seguintes regras para armazenar e usar madeira maciça:

  • Tente manter um nível constante de umidade na sala com este acabamento (50-60%). Isso é necessário para que as tábuas não sequem e não inchem.
  • Quanto à temperatura ótima do ar, para madeira maciça são de 18 a 25 graus. É necessário proteger tais revestimentos de pavimentos de mudanças bruscas de temperatura, caso contrário, eles perderão suas qualidades positivas e apresentação.
  • De tempos em tempos, a camada protetora desses materiais naturais terá que ser atualizada com os meios listados acima. O revestimento muito gasto pode ser lixado a cada vez e revestido novamente com compostos de proteção.
  • Para o cuidado de pisos de madeira, recomenda-se comprar ferramentas especializadas e não recorrer a químicos domésticos agressivos clássicos.
  • Não mova itens pesados ​​sobre a placa e móveis maciços. Não é necessário colocar estruturas com pés afiados ou arranhando em tais superfícies, pois isso pode danificar a placa.

Para evitar esses problemas, você deve colocar tapetes macios ou adesivos especiais embaixo do móvel e da decoração para não arranhar o chão.

  • Para remover detritos da superfície de uma tábua natural, você deve usar um aspirador normal. Tal revestimento de piso pode ser limpo com um pano macio ligeiramente húmido, no entanto, o contacto de madeira natural com muita água deve ser evitado.

Revisões operacionais

Os consumidores deixam um monte de feedback bonito, mas madeira sólida caprichosa. Primeiro de tudo, eles celebram a sua bela aparência.Muitas pessoas se voltaram para tal piso para mudar radicalmente sua casa e conseguiram.

No entanto, muitos proprietários apontam que, em questões de cuidado e manutenção, uma placa enorme está longe de ser o material mais prático. Alguns compradores ficaram muito angustiados quando arranhões notáveis ​​apareceram nas placas em lugares onde antes havia móveis, o que não parecia tão pesado.

Além disso, as condições para tais revestimentos em casa devem ser realmente ideais, caso contrário, a madeira natural começa a rachar e escurecer, apesar da manutenção regular.

By the way, o cuidado constante também "strains" muitos proprietários de placas maciças. Eles geralmente têm que ser revestidos com agentes protetores especiais, que nem sempre são baratos e não são encontrados em todos os lugares. Além disso, espalhar a superfície inteira do chão geralmente leva muito tempo.

Mas, apesar de todas as alegações, as pessoas ainda falam sobre a incomparabilidade do piso de madeira, pois é ambientalmente amigável e dá um sabor natural agradável.

Exemplos de uso no interior

Uma placa marrom maciça áspera com nós escuros notáveis ​​e uma estrutura amadeirada seráPareça ótimo em um interior simples e organizado, com paredes monocromáticas leves e mobília de baixo custo em tons neutros.

No fundo de um tabuleiro maciço é possível ter mobiliário pretensioso (por exemplo, um piano esculpido em branco de neve) e decoração de parede pomposa com estuque e salpicos de ouro.

Uma placa de chocolate escuro ficará espetacular em um conjunto com paredes leves e móveis estofados feitos de couro e tecido preto e bege.

Sobre por que você deve escolher uma placa enorme - o próximo vídeo.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto