Características de reparo de um andar elétrico quente
Piso radiante é um sistema de aquecimento que fornece o aquecimento do ar a partir de baixo. Ao contrário dos radiadores convencionais, que aquecem pisos zonais e quentes, aquecem uniformemente a sala. Eles são usados como um aquecimento completo, e são muito populares entre os proprietários de casas de campo. Qualquer dispositivo técnico está sujeito a desgaste e é capaz de falhar mais cedo ou mais tarde, o piso aquecido não é uma exceção. Reparação de um piso elétrico tem suas próprias características, conhecendo-os, você pode facilmente lidar com quase qualquer mau funcionamento.
Espécie
Existem três tipos de design de pisos elétricos quentes:
- Rodo ar é aquecido sob a influência de ondas infravermelhas, que são emitidas por varetas de carbono no momento em que a corrente passa pelo cabo;
- FilmeSua base é um aquecedor de carbono localizado entre as camadas superior e inferior do filme. A vantagem deste tipo é que a instalação deste sistema é realizada em todas as bases planas;
- Cabo, o sistema mais popular, é caracterizado pela versatilidade e confiabilidade do design.
Elementos do design do sistema
Independentemente do tipo de piso quente, a base do produto é sempre três elementos:
- elemento de aquecimento;
- termostato;
- sensor térmico.
Os pisos aquecidos podem ser instalados em salas separadas, com menos frequência em toda a residência. As principais áreas de instalação de sistemas de aquecimento elétrico são corredores, varandas, cozinhas, banheiros. Como um revestimento decorativo, são necessários materiais que são caracterizados pela durabilidade e confiabilidade, como mármore, cerâmica e grés porcelânico.
A popularidade do aquecimento por piso de cabos devido à relativa simplicidade do dispositivo e facilidade de instalação. O sistema consiste em seções, tapetes e bobinas com fios. A instalação das seções de aquecimento é realizada na mesa, as esteiras também são montadas na mesa e cobertas com cola especial.
O princípio de funcionamento do dispositivo é o seguinte: após o início do modo de operação, o cabo aquece, o sensor de temperatura atinge um determinado nível e desliga após o nivelamento. Ao rastrear a diferença de desempenho, o dispositivo é ligado novamente.
Causas de falhas
O reparo bem sucedido deste sistema de aquecimento é o diagnóstico correto da causa de sua falha. Se o sistema parou de funcionar ou o modo de operação foi alterado, é importante saber as razões dessas falhas.
Cabo de aquecimento
A razão principal e mais comum é a seleção inicialmente incorreta das características do cabo elétrico e sua potência. Em caso de inconsistência no dispositivo, a potência do elemento de aquecimento e a tensão da rede, o aquecimento do piso será fraco e, no futuro, levará à falha de todo o sistema. Tais casos não são incomuns no design independente do sistema. Para corrigir a situação, só ajudará profissionais qualificados que conhecem todas as sutilezas e características da instalação de pisos quentes.
Outra causa comum de mal aquecimento do cabo não é aderir aos padrões ao instalar uma estrutura, bem como danos mecânicos acidentais aos fios.Essas falhas levarão ao término do aquecimento da superfície do piso ao redor do perímetro da sala. Esta falha leva a uma substituição completa da área lesada.
Tapetes de cabo
A razão para o colapso dos tapetes é freqüentemente um dano mecânico acidental, cuja causa é o uso inadequado da estrutura ou a instalação incorreta. Não instalar as esteiras de cabos também causa danos a todo o sistema.
Existem casos frequentes de detritos no sistema, como resultado, o desgaste do cabo é garantido.
Sensor térmico
Sensor térmico montado incorretamente pode parar o aquecimento do sistema, o que levará a parar o trabalho do piso aquecido e aquecer a sala. Também não é incomum que os sistemas falhem devido à alimentação inadequada da estrutura, falta de isolamento térmico e não conformidade com os parâmetros do material. Assim, cálculos incorretos na fase de projeto de um piso quente podem acarretar sérias conseqüências, que são difíceis de resolver por conta própria.
O mau funcionamento do termostato pode ser devido ao mau contato dos terminais de conexão.Neste caso, os terminais estarão sujeitos a um forte aquecimento e, com o tempo, levarão à quebra de todo o sistema.
Reparação de cabos
Danos ao cabo de aquecimento é a falha mais comum de um piso quente. Muitas vezes isso acontece durante o nivelamento e colocação de telha. Portanto, realizando trabalho pesado, você deve observar cuidadosamente os padrões e usar com cuidado as ferramentas.
Você mesmo pode diagnosticar o problema da seguinte maneira: depois de desconectar o sistema do sensor térmico, é necessário medir a resistência elétrica em todas as áreas entre os condutores. Os valores obtidos devem corresponder aos valores indicados na folha de dados técnicos do dispositivo (o erro do valor pode ser 5%).
Os casos mais comuns são:
- Leituras de multímetro indicam resistência zero. Isso significa que ocorreu um curto-circuito na construção, cuja causa poderia ser o superaquecimento do cabo ou uma seção de fio escolhida incorretamente.
- O medidor mostra o infinito. Esta situação indica uma quebra ou queima do cabo. Para verificar isso, verifique os elementos de conexão da estrutura.
Reparar danos simples com as próprias mãos é bastante simples. Para fazer isso, com um termovisor, você precisa encontrar o local do dano e abri-lo. É importante que, para reparar o cabo de aquecimento, não seja necessário abrir o chão, basta desmontar a área danificada. Tendo encontrado um cabo quebrado, suas extremidades devem ser preparadas e conectadas usando um acoplamento especial. Depois disso, isole o cabo com a tubulação retrátil e ele estará pronto para ser colocado sob a gravata.
Reparo de um regulador de temperatura
Acontece que o sensor já se desligou e o chão não aqueceu. Este é um sinal claro de um termostato quebrado. Muitas vezes, esse problema é resolvido pela substituição de um sensor quebrado por um funcionando.
É importante! Antes de prosseguir com os reparos, desligue a energia do termostato!
Se for alimentado por uma máquina separada, todo o ambiente terá que ser desenergizado. Isso pode ser feito removendo os plugues ou desligando o interruptor de entrada.
De acordo com as regras de instalação, o termostato deve estar em um tubo corrugado, portanto, não é difícil desmontar o elemento. No novo sensor, marque o comprimento do anterior, ele informará com certeza que o dispositivo está completamente encaixado no tubo.
Se o sensor foi montado em um acoplador, ou uma curva de tubo foi detectada durante o diagnóstico, será difícil desmontá-lo. Neste caso, você precisa colocar um novo modelo do termostato com um modo timer, que irá regular o aquecimento ligado / desligado de acordo com os intervalos de tempo especificados.
Reparar fios danificados
Acontece que durante a instalação de um filme de um piso aquecido, você pode furar os fios. Também não é incomum quando o piso quente começa a bater levemente a corrente. A razão para isso é muitas vezes fundição com concreto, instalação de telhas, danos mecânicos e muito mais. A falha do fio pode ser notada não imediatamente, mas assim que o sistema for ligado, a quebra será sentida.
Para resolver o problema, faça o seguinte.
Primeiro você precisa encontrar um local de dano. Se você foi capaz de determinar pessoalmente a localização da avaria, para outras ações, é necessário remover o piso decorativo superior. Se for linóleo ou laminado, a remoção do material não é difícil, mas o desmantelamento de azulejos requer certas habilidades.
Mesmo tendo aberto o local da ruptura, os colapsos em um fio geralmente são imperceptíveis.
É necessário cortar o cabo, formando assim uma área para perfurar, depois conectar os cortes e danos aos acoplamentos.
Alternativamente, pode-se usar solda ou tubulação termo-retrátil. Os locais de desagregação e cortes devem ser envolvidos com fita adesiva e o local de quebra é selado.
Vale a pena notar que o acúmulo de condensado e a entrada de umidade no sistema podem levar a conseqüências desastrosas. Portanto, colocando o piso quente no banheiro ou em salas com alta umidade, certifique-se de colocar uma camada de isolamento de umidade.
Instalação correta
É possível evitar o reparo, se segundo as regras executar a colocação de um soalho isolado termicamente. Para isso você precisa:
- Escolha corretamente o tipo de energia do cabo de aquecimento elétrico e aproxime-se corretamente da instalação do isolamento térmico.
- Adquira o equipamento necessário e materiais de construção em lojas especializadas, em consulta com um especialista.
- O comprimento do cabo de aquecimento deve corresponder ao comprimento da sala, pois o corte do cabo afeta negativamente suas propriedades de resistência.
- Não coloque o cabo de aquecimento sob o mobiliário devido à exclusão do sobreaquecimento do sistema.
- Antes de colocar o cabo de aquecimento, o piso deve ser limpo de detritos.
- Durante a colocação do cabo não pode ser pisado.
- O sensor de temperatura deve ser instalado em um tubo corrugado especial, isso fornecerá acesso rápido ao dispositivo durante o reparo.
- Em torno do elemento de aquecimento deve ser excluído o vazio, o que contribui para o superaquecimento.
- Antes de instalar o sistema de aquecimento por piso radiante, recomendamos a elaboração de um esquema de instalação que lhe permitirá evitar danos acidentais no cabo ou nos tubos no futuro.
- Após a instalação, verifique o desempenho do cabo medindo a resistência.
- O sistema só pode ser ligado após a secagem completa da mesa.
- É necessário medir as leituras de resistência antes e depois da instalação. Os valores devem corresponder às indicações na folha de dados.
Como você pode ver, você pode consertar todos os problemas do piso aquecido. Só é importante diagnosticar o problema corretamente!
Lembre-se que é melhor prevenir avarias.que eliminá-los por causa de seu próprio descuido. A instalação adequada e de alta qualidade de um piso aquecido evitará reparos de curto prazo.E o projeto do esquema de assentamento permitirá proteger o sistema de quebra com ferramentas de construção no futuro.
Como reparar um piso com isolamento térmico, veja o seguinte vídeo.