Colocar madeira compensada em um piso de madeira com suas próprias mãos

Tanto em novos edifícios quanto em casas comissionadas há várias décadas, os inquilinos enfrentam a tarefa de nivelar o piso para trocar o piso, seja linóleo, parquete ou parquete, laminado ou outro. Mas o mercado moderno oferece uma gama tão ampla que às vezes é difícil dar preferência a um ou outro material de construção.

O objetivo deste artigo é dissipar todas as dúvidas e ajudar a fazer uma escolha equilibrada e razoável antes de iniciar os reparos em sua própria casa ou apartamento.

Recursos: prós e contras

Da variedade de materiais adequados para esse fim, a escolha se resume a quatro deles:

  1. contraplacado;
  2. OSB;
  3. DSP;
  4. Prancha de fibra

Ao escolher um piso para nivelar o piso, você precisa levar em conta as características de cada um.

  • Prancha de fibra - material de fibras de madeira prensadas, pré-tratado com vapor. Resinas sintéticas ou parafina são usadas como aglutinante. A tecnologia de produção não permite fazer chapas grossas, e as matérias-primas usadas (na maioria das vezes é o processamento de resíduos de madeira) - para obter resistência satisfatória. De toda a lista de placas deste tipo as mais frágeis. Além disso, se a superfície rugosa tiver protuberâncias sólidas significativas e especialmente locais, por exemplo, um influxo de betão ou um fragmento de reforço saliente da mesa, este tipo de material pode ser danificado mesmo na fase de marcação.
  • DSP - lajes de aparas de pequenas e médias frações ligadas por cimento. Além disso, vários aditivos químicos são adicionados para reduzir o impacto negativo dos cavacos no cimento. Nesse caso, os DSPs têm uma densidade maior e, portanto, mais peso com a mesma área. Eles são bastante frágeis na fratura, embora um pouco mais fortes do que o painel de fibra, além disso, são mais resistentes à umidade, ao calor e muito menos suscetíveis a danos por fungos do bolor.
  • Osb - uma placa de cavacos grosseiros ligados a resinas fenólicas.É importante lembrar que em empresas com controle de qualidade incompleto, a tecnologia de produção pode ser violada, então a liberação de fenóis pode exceder os limites permitidos.
  • Madeira compensada - o mais ecológico desta lista. Tecnicamente, são algumas camadas de folhas de bétula (menos frequentemente coníferas) coladas umas às outras. Tem uma gravidade específica relativamente baixa e supera todos os outros materiais desta lista em força.

Por várias razões, é muito mais conveniente usar compensado para reparos:

  • Economize tempo. Além dos formatos usuais de 1,5x1,5 metros, tamanhos de 2,5x1,25 metros e 3x1,5 metros também são feitos - uma grande área pode ser coberta em uma única vez.
  • Salvando esforço. Mesmo uma folha de tamanho grande pode ser transferida para uma pessoa.
  • Elasticidade As camadas adjacentes de folheado são orientadas perpendicularmente, o que proporciona resistência em todas as direções. Essa qualidade proporcionará maior resistência ao desgaste, tanto na instalação como na operação de um piso.
  • Elasticidade Na presença de algum desnível local do piso negro neste local, a folha atravessará sem perdas especiais, e esta área permanecerá nivelada com o resto.Devido à sua elasticidade, o material não irá desmoronar ou quebrar, seja durante a instalação ou durante a operação.
  • Amizade ambiental. Na maioria dos casos, são usadas resinas naturais ou adesivos naturais, o que aumenta a segurança ambiental e do consumidor.
  • Porosidade Devido à origem natural, isso garante a ventilação, o que impedirá que a superfície inferior do piso acabado apodreça.

Essas breves características são suficientes para se chegar a uma conclusão inequívoca: o piso de compensado é melhor do que um piso feito de painéis OSB, DSP ou MDF para várias propriedades.

Qual deles escolher?

Para executar trabalhos difíceis, não há necessidade de escolher a nota mais alta. Além disso, um terceiro grau será adequado para reparo (pelos padrões atuais há um quarto, mas quase nunca ocorre no mercado) - para os propósitos declarados, esta escolha é ótima. Pequenas irregularidades, rugosidade é necessária para ser limpo com uma lixa ou cortado com uma faca.

É claro que, se houver violações geométricas óbvias, “estragadas” ou, como dizem os construtores, “se comportaram”, assim como folhas com obviamente sem ângulos retos, tais opções não são aplicáveis.

Ao comprar, também é importante verificar se houve algum dano durante o armazenamento - na ausência de lascas, dobras, áreas úmidas, traços de atividade vital de roedores, insetos ou mofo.

A qualidade da folha, muitos reparadores determinam literalmente o cheiro - o material intacto tem um nobre cheiro amadeirado com notas quase imperceptíveis de cola.

Muitas vezes é possível ouvir a designação de classificação de acordo com o padrão internacional ISO dos vendedores (e às vezes, de acordo com seu próprio sistema de qualidade, até “T-class F-1”), então você precisa esclarecer o grau de acordo com o russo GOST ou, olhando para a embalagem deve ser marcado.

Talvez parte do material seja desperdiçada, portanto, compre melhor com uma pequena margem, cerca de 5 a 10%.

Quanto à espessura, os construtores são guiados por uma regra simples - quanto mais espessa, melhor. De fato, um substrato mais espesso pode esconder defeitos maiores. Você não deve exagerar, o mínimo é de 8 mm, recomendado - de 14 a 22 mm. Em qualquer caso, o substrato não deve ser mais fino que o revestimento do piso de acabamento.

É preferível usar folhas de tamanho grande, mas se o transporte ou colocação for difícil, você pode usar dimensões menores.

Algumas lojas podem oferecer cortes mais convenientes para o transporte.

O que processar?

Para não reduzir a qualidade no futuro, basta realizar um processamento preliminar simples.

Esta etapa consiste em algumas operações simples.

  • Secagem Antes do reparo, a madeira compensada deve ser levada a uma sala seca e quente e mantida por pelo menos uma semana (idealmente, de duas a três semanas). Isso a salvará do excesso de umidade que ela poderia absorver durante o transporte e o armazenamento. Um período tão longo de secagem é devido à sua estrutura - a umidade que penetrou nas camadas mais profundas evapora muito mais lentamente do que nas camadas superficiais.
  • Bioproteção Para evitar a reprodução da microflora perniciosa, é possível embeber pelo menos as camadas externas com soluções anti-sépticas. Isso irá aliviar os moradores do cheiro de umidade, se a água vazar do topo ou a condensação se acumular no concreto.
  • Aeração. Após o tratamento anti-séptico suportar pelo menos um dia. Claro, mantendo as lacunas mínimas.
  • Adicione resistência à umidade pode ser aplicado em uma ou duas camadas de verniz à base de acrílico.

Etapa preparatória

Pelo menos dois dias antes do início do trabalho, a madeira compensada deve ser trazida para a sala onde o reparo será realizado. Os espaços em branco devem ser colocados horizontalmente, deixá-los "deitar", remover o excesso de tensão na estrutura causada pelo armazenamento na posição vertical.

O chão deve ser preparado: remova o rodapé velho, remova todos os detritos, pó, derrube o desnível do concreto e corte as partes salientes do reforço, embeba-o em uma solução anti-séptica.

Se o piso for executado sem uma tora, a superfície de concreto deve ser nivelada com uma argamassa de cimento-areia, se possível, depois aplicar o primer e deixar secar. A argamassa de cimento-areia fixa-se durante vários dias, libertando simultaneamente o excesso de humidade no ambiente, pelo que é melhor começar a preparação antecipadamente.

Se as diferenças de altura durante a verificação do nível forem grandes, você deverá executar uma marcação ou atrasos para compensar irregularidades.

Se você está deitado sobre placas antigas - para inspecionar sua condição. As áreas podres ou dispersas estão sujeitas a substituição, rangidos ou cambaleantes - para serem consertadas. Na base de madeira também precisa aplicar um primer, anti-séptico e seco.

Na próxima etapa, você precisa expandir as planilhas, pois elas serão corrigidas posteriormente. É necessário fornecer intervalos de compensação: entre os elementos de 3-4 mm, da parede de 8-10 mm, isso permitirá evitar o inchaço, se as condições de temperatura ou umidade mudarem.

No processo de corte é necessário colar as extremidades das chapas com cola para evitar rachaduras mais tarde.

Marque os espaços em branco, indicando a orientação dos espaços em branco em uma direção, seja pela inscrição ou pela seta. Por exemplo, indique a linha com uma letra, número com um número, isto é, A1 é o primeiro elemento na primeira linha. Isso evitará ainda mais confusão. Por conveniência, você pode esboçar no esquema de colocação de papel.

É necessário evitar casos em que os ângulos de quatro fragmentos adjacentes convergem em um ponto. Em outras palavras, lay blanks "vzrazbezhku", como na alvenaria.

Materiais e ferramentas

Para colocar você precisa da seguinte ferramenta:

  • Serra elétrica. Há poucas chances de que seja possível cobrir o piso com chapas sólidas e, possivelmente, quando o ângulo formado pelo piso e parede não for perfeitamente plano, pode ser necessário cortar a figura.Além disso, você precisará ignorar os risers de tubulação nos locais de sua saída. Para estes fins, a serra circular se encaixa muito menos, pois permite que você faça apenas um corte reto.
  • Nível de construção. O nível preferido não é inferior a 2 metros de comprimento, uma vez que uma ferramenta de menor comprimento não permitirá notar os desníveis a grandes distâncias.
  • Fita métrica e lápis. Após a pré-dobra, faça as marcações e marcações necessárias antes de começar a cortar.
  • Faca de construção.
  • Uma chave de fenda com um bastão que corresponde ao fixador usado.
  • Aspirador de pó ou vassoura.
  • Equipamento de protecção pessoal: luvas duradouras, óculos, joelheiras, se necessário - auscultadores (tampões auriculares).

De materiais adicionais:

  1. Parafusos auto-roscantes (parafusos auto-roscantes) - se colocar em troncos ou em um piso de madeira antigo for executado. O fixador é selecionado por uma fórmula simples - a espessura do elemento fixo é multiplicada por três. Por exemplo, se a folha for de 20 mm, o comprimento do parafuso não será inferior a 60 mm. Ao mesmo tempo, o parafuso não deve ser maior que a espessura total do piso e da base de madeira.
  2. Cavilhas correspondentes a parafusos auto-atarrachantes - se forem montados em betão ou betonilha.
  3. Cola para madeira (PVA convencional mais comumente usado) ou "unhas líquidas".
  4. Selante (polizol).

Métodos de montagem

Dependendo das condições das instalações a serem reparadas, são utilizados diferentes métodos para a instalação da fundação de calado:

  • sobre o piso de concreto (ou betonilha);
  • sobre o assoalho de madeira velho;
  • nas lags.

Com base nisso, uma ou outra tecnologia de fixação é aplicada.

No chão velho

A tecnologia que coloca a madeira compensada nas tábuas do piso antigo é bastante simples. Em sua própria casa ou apartamento, você pode fazer este trabalho com suas próprias mãos. Depois de realizar todas as atividades preparatórias, é necessário espalhar-se e cortar o substrato. É importante evitar a sobreposição, preferindo “bumbum” para não adicionar desníveis. As juntas do selo devem ser presas com fita larga, o excesso de corte.

Em seguida, prossiga para o layout de acordo com um plano predeterminado, observando a marcação. Comece a partir do canto, expandindo gradualmente o "spot" em ambas as direções.

Os elementos são aparafusados ​​com parafusos, recuando da borda de pelo menos 2 cm, e com um passo entre os pontos de fixação de não mais de 20 cm, soltando a tampa.

Como colocar os logs?

Para o tronco, é escolhida uma madeira de madeira de coníferas, com uma seção transversal de pelo menos 50x50 mm. Preferência deve ser dada à madeira seca, sem violações visíveis da geometria (não torcida "no parafuso" e sem dobras ao longo do eixo longitudinal), sem lascas e outros danos mecânicos.

A fim de isolar os elementos de madeira da humidade por baixo, antes de os colocar é aconselhável pré-isolar (polizol) fixando as costuras com fita adesiva.

Será correto começar a colocar as defasagens a partir do ponto mais alto selecionado usando o nível. É importante suportar o passo de empilhar um feixe uniformemente, 50 - 60 cm, não mais.

As regras de colocação exigem que você observe a maior posição horizontal possível, se necessário, colocando a parte inferior da mesma madeira ou quaisquer inserções rígidas resistentes à umidade e fungos de baixo, também é permitido fixá-las a cola ou, se as dimensões permitirem, prender toras a elas com parafusos.

Montagem em concreto é suficiente para executar com cola ou "unhas líquidas". Para melhorar o isolamento térmico e acústico, é possível colocar penoplex ou lã mineral entre os desfasamentos.

Além disso, assim como no piso antigo, fixe os fragmentos de acordo com o esquema planejado para a marcação.

Dicas Profissionais

  • É importante escolher a espessura certa do compensado, a regra de ouro: a base não deve ser mais fina do que o revestimento “frontal” superior.
  • É necessário empilhar os fragmentos "em uma corrida" - de modo que em um lugar os ângulos dos quatro elementos vizinhos não convergem.
  • Não exceda os valores permitidos lag passo layout para evitar a flacidez e danificar o piso acabado.
  • Se as folhas finas utilizado em duas camadas, que é necessário para evitar sobreposição articulações nas camadas superior e inferior.
  • A cap parafusos estão firmemente embutida, pode ser pré-perfurado com uma broca de pontos de fixação, em seguida, fazer uma perfuração raso 3-5 mm piloto diâmetro ligeiramente maior.
  • Se usar madeira compensada convencional, não é resistente à água, após ter colocado seus nenhum dano irá tratar a superfície com verniz acrílico duas vezes.

Exemplos e opções de sucesso

Neste caso, o revestimento é feito da antiga chão de madeira com horizontalidade respeito aplicada segmentos de haste roscada, encerrada gofrotuboy PVC.

chão coberto com contraplacado linear, costuras entre as folhas de material de enchimento tratada e selante.

Instalação de vigas feitas folhas integrais com incisões mínimas em juntas de dilatação conta entre os lençóis. Entre toros empilhados lã mineral como isolamento e shumoizolyatora.

Está sendo preparado para o chão em vigas, piso de concreto é forrado por filme de polietileno à prova de água é colocado.

O caso em que a folga recomendada da parede pode ser negligenciada - uma seção estreita do piso coberta com troncos. Para protuberância nas bordas dos elementos de metal, os cortes são feitos com perda mínima de capacidade de rolamento. Montagem nos parafusos. Lã mineral no espaço entre as lags.

Para obter informações sobre como nivelar o piso com compensado, veja o vídeo a seguir.

Comentários
Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto