Que tinta escolher para um piso de madeira?
A madeira é um material de construção único usado para resolver vários problemas. Uma das utilizações deste produto é a construção de pavimentos em edifícios residenciais e industriais. Para que a árvore sirva por muito tempo e eficientemente, ela deve ser adicionalmente protegida com soluções especiais. Hoje, o mercado oferece muitas variedades de misturas para resolver esses problemas. Portanto, é importante saber com antecedência qual tinta escolher para o piso de madeira. Isso tornará possível não apenas proteger a árvore, mas também prolongar a vida de toda a estrutura.
Características especiais
Pintar pisos de madeira hoje é usado em quase toda parte.
Isto é devido a várias vantagens de tal sistema:
- A qualidade da pintura protege a madeira contra danos. A camada superior leva quase toda a atividade física, e isso, por sua vez, permite prolongar a vida útil do material.
- A madeira revestida não absorve umidade, pois isso é impedido por uma fina película de tinta. Isto não permite que a placa se expanda ou encolha muito, e também previne o desenvolvimento de podridão e fungos na estrutura orgânica.
- Com a ajuda da tinta, você pode dar à árvore qualquer cor, ajustando o piso a um certo estilo da sala. Isso expande o uso da madeira na construção e a torna muito popular.
As tintas para superfícies de madeira distinguem-se por várias características:
- Tempo de secagem Produtos de alta qualidade secam rapidamente, sem emitir odores fortes. Mas há soluções que congelam somente depois de vários dias, o que nem sempre é prático em um lar moderno.
- Amizade ambiental. Praticamente todas as tintas são compostas de componentes nocivos que evaporam no ar durante o período de secagem.Apenas formulações à base de água têm desempenho ótimo.
- Resistência à umidade. As tintas possuem uma estrutura diferente que pode passar ou repelir a umidade.
Qual a melhor cor?
Existem algumas composições oferecidas pelo mercado de construção moderno, mas sua seleção é guiada por vários critérios.
Visualizar
Tinta para um piso de madeira pode ser de vários tipos:
- Compostos de perclorvinil. O material é universal, pode ser aplicado tanto no exterior como no interior da casa. Na vida cotidiana são raros, já que a composição contém um componente nocivo lançado no ar. Ao mesmo tempo, as tintas secam rapidamente após a secagem e a superfície perde sua aparência estética.
- Tintas a óleo Soluções deste tipo são de baixo custo. Um dos inconvenientes é um longo período de secagem, que pode durar vários dias. Neste momento, também há um cheiro desagradável. A superfície formada por tintas a óleo não é resistente à abrasão. Após vários anos de serviço, a rugosidade aparecerá e, às vezes, rachará.
- Tinta de poliuretano para o chão. Tais produtos apareceram no mercado recentemente e já ganharam popularidade.A superfície formada por estes compostos é resistente ao desgaste - não está sujeita a abrasão por um longo período de tempo. Mas as tintas à base de poliuretano são tóxicas, por isso não é recomendado usá-las em áreas residenciais.
- Misturas alquídicas. Tintas sobre este tipo de madeira toleram muito bem temperaturas extremas e um ambiente úmido. Isso permite que eles sejam usados em vários lugares em casa. Mas os compostos emitem um cheiro desagradável, que nem sempre desaparece mesmo depois de estarem completamente secos. Além disso, os componentes das tintas são excelentemente inflamados e espalham fogo rapidamente. Portanto, é importante pesar essas desvantagens antes de comprar produtos alquídicos.
- Tintas de borracha. As composições são à base de água com a adição de componentes plásticos especiais. Estas tintas são caracterizadas por elasticidade, resistência a fatores externos e baixo consumo. Os materiais são completamente seguros para os seres humanos, pois não incluem substâncias nocivas e não emitem odores desagradáveis.
- Misturas acrílicas. Esta tinta é inodora e de secagem rápida, o que permite obter o resultado final após algumas horas. As soluções são feitas com base na água, o que elimina o uso de componentes tóxicos nocivos.As tintas acrílicas estão entre as mais seguras e práticas. Eles podem ser usados em quartos de crianças, onde a importância ambiental do produto é importante.
Tipo de revestimento
A estrutura da base também influencia a escolha. Os pisos de madeira podem estar localizados nos troncos ou em superfícies de concreto. O último tipo é muito mais frio e faz com que a condensação se forme. Portanto, é importante que a tinta seja bem repelida.
Novo piso das placas para pintar muito fácil. A superfície da madeira ainda não está embebida com compostos semelhantes. Isso permite escolher a cor desejada, o que não alterará o substrato da tinta antiga. Mas a pintura de tais bases deve ser feita com mais cuidado, pois é necessário que as soluções sejam distribuídas uniformemente por toda a superfície.
Você pode pintar o chão, que já tem uma camada de tinta. É importante considerar a presença de dano e fichas. Nestes locais, as tintas adicionam um pouco mais para uniformizar a camada superior.
O quarto
Cada quarto distingue-se pelo seu microclima original. Portanto, é importante considerá-lo ao escolher a tinta. Hoje, os fabricantes produzem produtos que podem ser usados não apenas dentro da casa ou no apartamento, mas também na varanda.Para quartos com alta umidade (banho, banheiro), os especialistas recomendam escolher uma mistura que repele bem a água. Isso não permitirá que vaze sob a tinta e destrua a madeira.
Dentro de uma casa de campo sem aquecimento ou em uma varanda, é aconselhável pintar pisos com compostos que tolerem mudanças de temperatura. Uma atenção especial deve ser dada ao terraço, onde o microclima pode mudar drasticamente. Aqui há luz solar direta, água e uma mudança de temperatura. Essas superfícies são cobertas com tintas especiais que podem fornecer proteção de alta qualidade contra esses efeitos.
Cores
A escala de cores das tintas hoje não é praticamente limitada por nada.
Os tons mais populares no mercado são:
- castanho;
- amarelo escuro;
- vermelho;
- preto.
Mas a melhor opção ainda é tinta branca. Essa cor no chão pode ser encontrada muito raramente. Mas a cor da solução pode ser facilmente alterada com a ajuda de esquemas de cores. Isso permite que você crie praticamente qualquer cor, mesmo em casa.
Ferramentas
A qualidade da pintura depende das ferramentas auxiliares.que permitem preparar adequadamente a superfície e aplicar a solução.
Para resolver esses problemas, você precisa de um conjunto de itens padrão:
- Colher de pedreiro e cinzel de metal. Eles são usados para remover tinta velha.
- Rolo e borlas. Os tamanhos dessas estruturas são selecionados individualmente, pois tudo depende do tamanho da sala pintada.
- Fita adesiva ou fita adesiva. Seu principal objetivo é proteger as superfícies que não devem ser pintadas. Isso permite controlar todos os processos, além de acelerá-los várias vezes.
- Bandeja de tinta. Como este produto pode ser qualquer recipiente onde você pode colocar tinta.
Trabalho preparatório
Os pisos de madeira são pintados várias vezes ao longo de todo o período do seu serviço. Não é difícil preparar uma nova superfície, uma vez que quase não tem danos e está completamente nivelada após a instalação.
Considere a tecnologia, como pintar o velho piso de madeira, que já está presente nas tintas.
O procedimento começa com a preparação da fundação e consiste nas seguintes etapas:
- Remova a tinta velha ou verniz.Você pode fazer isso sozinho com a ajuda de rebolos especiais e moedores. Mas essa abordagem levará à formação de grandes quantidades de poeira. A remoção química pode ser uma alternativa à remoção mecânica. Este método envolve o uso de soluções químicas agressivas que dissolvem a tinta. Depois disso, é facilmente apertado com uma espátula comum. Se você não quiser usar misturas químicas, pode tentar aquecer a camada superior com um secador de cabelo para suavizar a composição.
- Nivelando o chão. Esta operação é executada para revestimentos novos e antigos. Mas se o projeto já serviu por vários anos, então é necessário inspecionar a condição de cada placa. No caso de apodrecimento, um elemento separado é substituído por um novo. O mesmo alinhamento é realizado com a ajuda de um moinho e um bico especial, ou com máquinas de processamento. A última opção é mais rápida e melhor.
- Primer. A madeira deve ser embebida com compostos especiais que impeçam sua ignição e rápida decomposição. Para fazer isso, use diferentes tipos de soluções. Antes de aplicá-los, o piso deve ser completamente limpo, removido e seco.
- PuttyEste processo envolve o preenchimento de grandes fissuras, amassados ou fendas com misturas especiais. Eles se assemelham a soluções de gesso, que são pintadas em uma cor diferente. Você pode pegá-las quase debaixo de qualquer estrutura de madeira. Mas não é tão importante quando você usa tintas opacas.
Após a secagem, o primer deve ser lixado com lixa fina. Se isso não for feito, os grumos permanecerão na superfície do piso mesmo após a pintura.
Tecnologia de pintura
Pintar um piso de madeira é uma operação relativamente simples que você mesmo pode fazer sem ter experiência com essas substâncias.
Este procedimento consiste em várias etapas básicas:
- A pintura começa com a preparação da tinta. Antes de usá-lo, é aconselhável misturar a mistura completamente. Em alguns casos, as soluções adicionam uma cor multicolorida que pode alterar a tonalidade da tinta. Para alcançar a cor desejada, você deve misturar corretamente todos os ingredientes.
- Depois disso, a tinta é despejada em um palete plano, onde um rolo está encharcado. Não recrute muita mistura. É aconselhável pressionar o rolete um pouco depois de tal procedimento.
- A aplicação da solução produzida ao longo das fibras.Se houver baterias ou outras estruturas na superfície do piso, é desejável fechá-las com fita adesiva. Isso impedirá sua coloração acidental. A pintura é realizada inicialmente em lugares difíceis de alcançar com um pincel. Depois disso, apenas um rolo cobre a placa.
A coloração de qualquer andar, incluindo o antigo, é feita em duas camadas. Isso é necessário para obter um filme uniforme que proteja a madeira.
Como e como você pode pintar o piso de madeira, veja o vídeo a seguir.
Marcas famosas
Tintas para pisos de madeira são produtos muito populares hoje em dia. Isso levou ao fato de que muitas empresas estão envolvidas em sua produção. Entre toda essa diversidade, existem várias marcas mais populares:
- Tikkurila ("Tikkurila"). Sob esta marca, muitas variedades de tintas são produzidas, que são de alta qualidade. O fabricante finlandês é um dos líderes neste mercado. As melhores tintas para pisos de madeira são consideradas "Betolux" e "Betolux Aqua".
- Dulux A pintura desta empresa britânica tem altas taxas. Mas, ao mesmo tempo, é significativamente inferior ao fabricante anterior.
- Polisan. Produtos da empresa turca está na faixa de preço médio. Adequado para tarefas padrão.
- Beckers
- Somefor e muitos outros.
Boas ideias e opções
O assoalho de madeira pode ser feito original pintando as tábuas do assoalho com pinturas multi-coloridas, como neste exemplo.
E graças a idéias de design, pintura de piso bem escolhida e outros detalhes, é bem possível organizar um apartamento da cidade em um estilo rústico - agradável e inesperado.
Neste interior, o piso verde e o sofá vermelho complementam-se muito bem de tal forma que se torna ainda mais divertido na alma.
O estilo escandinavo pode ser chamado de “todo branco” de uma maneira diferente: são as paredes, o piso e os móveis. Para a sala de jantar - a opção ideal, uma vez que enfatiza a esterilidade do quarto.