Reabilitação: seleção e aplicação
Um dos materiais mais baratos e fáceis de trabalhar para o teto é a reabilitação. Para branquear a superfície não será particularmente difícil, e você pode lidar com tal tarefa sozinho, sem atrair artesãos. Para obter um revestimento de alta qualidade como resultado do trabalho, você precisa conhecer algumas sutilezas de como trabalhar com esse material.
Recursos e tipos
Um cal é uma solução de uma determinada substância que é usada para branquear a superfície. Giz ou cal é usado principalmente como base para essa solução. Na maioria das vezes, esse material é usado no trabalho de reparo para terminar o teto. Há também uma espécie de cal cura para plantas de jardim.Outro termo "cal branca" refere-se ao processo de realização do trabalho de acabamento.
Como observado anteriormente, a cal é usada para clarear o teto, bem como a tinta à base de água. Cada material tem suas vantagens e desvantagens, bem como diferenças no desempenho das obras de acabamento.
Giz
Clarear o teto com uma solução em uma base de calcário é uma das maneiras mais baratas para terminar os tetos, uma vez que o preço do giz é bastante baixo. No entanto, o preço baixo não fala sobre a baixa qualidade do material. Mistura de giz é fácil de aplicar e se encaixa bem na superfície. Além disso, a mistura possui excelente poder de cobertura.
O giz fica bastante sujo, o que é uma desvantagem de tal material. Este revestimento tem mais uma desvantagem - o material pode ficar amarelo. Para evitar o aparecimento de uma tonalidade amarelada, na fabricação da solução, você deve adicionar uma pequena tinta azul para tingir tecidos.
Cal
A cal é produzida pela queima de rochas carbonáticas. O material tem propriedades bactericidas. A argamassa de cal cobre bem pequenas rachaduras na superfície. Essa mistura, como giz, tem um preço pequeno.
O almofariz de cal tem um odor desagradável agudo, que é um menos de tal composição. O trabalho de acabamento deve ser sempre realizado com luvas, uma vez que a cal pode corro-lo quando em contato com a pele.
Emulsão de água
Acabamento com tinta à base de água vai custar mais do que usar cal ou giz. Apesar disso, esse tipo de reabilitação é a melhor opção. A cobertura de tinta e verniz é mais conveniente em uso e já está à venda em uma olhada, pronta para desenhar, ao contrário de misturas secas das quais é necessário fazer uma solução.
A capacidade de cobertura das tintas à base de água é significativamente superior à das argamassas de cal e giz. Material de pintura não tem cheiro e se encaixa bem na superfície. No mercado de construção, você pode encontrar tinta impermeável à base de água que lhe permitirá usá-la para trabalhar em áreas molhadas.
Preparação de superfície
Antes de terminar, atenção especial deve ser dada à preparação da superfície. Sem passar por este estágio, não será possível obter um revestimento de alta qualidade: a reabilitação vai para a cama e, depois de algum tempo, pode desmoronar.
Se não houver acabamento antigo no teto, basta lavar a sujeira e a poeira da superfície. É aconselhável encher a superfície rebocada antes de aplicar a cal, uma vez que o gesso tem uma estrutura granular e o revestimento final pode ser irregular.
O gesso também é usado para remover defeitos na superfície e nivelar o teto. Após o reboco sobre a superfície, é necessário caminhar bem com um papel abrasivo para formar um revestimento liso e macio.
Se a base foi previamente branqueada, a camada anterior de material deve ser removida. O processo de limpeza da superfície é o seguinte:
- Móveis e equipamentos devem ser removidos do quarto. Objetos remanescentes, bem como pisos, devem ser protegidos contra contaminação. Isso exigirá filme plástico e fita adesiva.
- Para limpar a superfície, você precisará de uma solução de água e sabão, uma esponja de espuma ou uma escova, uma espátula de metal e um banho de pintura.
- Uma pequena parte do teto é umedecida com água e sabão. A cal encharcada é removida com uma espátula de metal, substituindo o banho de tinta para que as partes do material não caiam no chão.
- Tudo o que não pôde ser removido com uma espátula é lavado com uma esponja de espuma úmida.
Como diluir e o que é cola?
A mistura de emulsão aquosa é vendida em lojas já prontas para aplicação. Se necessário, a tinta pode ser diluída com água limpa para obter a consistência desejada. As composições à base de giz e cal devem ser preparadas independentemente, imediatamente antes dos trabalhos de acabamento. A tecnologia de preparação da solução depende do seu componente principal.
Solução de giz
Para a preparação de cal branca, você precisará de água morna, cola, tinta azul para tingir o tecido (azul) e o giz em si. O processo de fazer a solução é o seguinte:
- em um balde de cinco litros com água morna, você deve diluir o PVA ou cola para papel de parede no valor de trinta gramas;
- um pequeno pedaço de sabão em pó (50 gramas) é esfregado em um ralador grosso e adicionado à água misturada com cola;
- devem ser peneirados três quilos de giz para remover o lixo;
- o giz é despejado lentamente na água, mexendo constantemente a solução para evitar a formação de grumos;
- para que o revestimento fique branco e não amarelo com o tempo, cerca de vinte gramas de azul devem ser introduzidos na solução.
A mistura resultante deve ser suficiente para cobrir uma camada de dez metros quadrados de superfície.
Cal solução
Para preparar uma argamassa de cal para clarear suas próprias mãos, você precisará de cal apagada. Esse material é produzido sob a forma de uma mistura ou pasta em pó. Para preparar uma solução para 10 m2 de superfície, você precisará de:
- 1,7 kg de cal seca;
- 5 litros de água;
- 40 gramas de tintura de tecido azul.
Se você quiser obter uma cor, em vez de uma mistura branca, adicione um pouco de corante à solução. A quantidade de água usada para fazer cal pode ser menor ou maior que cinco litros. Tudo depende de quão viscosa é a solução. Para obter a consistência desejada, você pode verificar a mistura da seguinte maneira:
- A lâmina da faca deve ser mergulhada na solução.
- Então a faca é lentamente removida. Se a mistura é facilmente e completamente drenada da lâmina, então a solução não é suficientemente espessa e é necessário adicionar mais cal a ela.
- Uma solução da consistência certa quando em contato com objetos de metal deve pintá-los de branco.
Algumas recomendações
Para melhorar as características de desempenho da solução de branqueamento, é necessário adicionar alguns componentes adicionais à mistura: cola de papel de parede ou sabão em pó. Em vez de cola de papel de parede ou PVA, você pode adicionar uma mistura de cola de madeira à sua composição, que você pode fazer em casa. Esse material é adicionado à solução para melhorar a qualidade do revestimento e aumentar sua vida útil.
Se for utilizada cal branca para terminar a fachada, é necessário adicionar óleo de linhaça à solução. O óleo de secagem melhorará a qualidade do revestimento, tornando-o mais confiável e resistente à umidade.
Paredes caiadas de branco estão sujeitas a vários contaminantes. Para que o revestimento não seja tão facilmente suja, é necessário adicionar sal de mesa comum à solução de cal. Com a introdução de componentes adicionais na mistura, é necessário observar as proporções corretas:
- óleo de linhaça é adicionado na quantidade de cem mililitros por balde de solução de cal;
- Para obter uma camada de cal perfeitamente branca, deve-se levar dez litros de argamassa para um quilo de sal.
Ferramentas e consumo
Existem várias maneiras de branquear o teto do apartamento.A diferença nos métodos de clareamento é principalmente nas ferramentas utilizadas. Para o trabalho de acabamento Os seguintes acessórios podem ser necessários:
- pincel de pintura;
- rolo;
- pistola de pulverização manual KRDP-3;
- capacidade de preparação de solução;
- misturador de construção para misturar a mistura;
- escada de mão;
- escova para limpar a superfície;
- balde com água e sabão:
- fita adesiva e polietileno;
- cubeta de plástico;
- espátula metálica;
- lixa.
Para aplicar a mistura no teto, eles usam principalmente um rolo ou um pincel. Para que o novo pincel não desmorone durante o clareamento, ele deve ser embebido em água quente por algum tempo. Inicialmente, é melhor escolher uma ferramenta com cerdas duras naturais.
Clarear com a pistola é um processo muito laborioso. Tal dispositivo é mais conveniente de usar para branquear paredes, em vez de tetos. Antes de trabalhar com esta ferramenta, a solução pronta de giz ou cal hidratada deve ser passada por gaze.
No fabrico da mistura deve ser lembrado que por metro quadrado de taxa de superfície da solução acabada é de cerca de 0,5 litros.No entanto, o consumo de giz por 1m2 excede o consumo de cal em 1m2. Para o fabrico de uma solução, costuma-se ter o número de componentes do cálculo do consumo por dez metros quadrados.
Ordem de trabalho
Se a superfície tiver sido nivelada e lavada bem antes de terminar os trabalhos, será suficiente aplicar cal em apenas duas camadas. O teto deve ser dividido mentalmente em pequenas seções. Aplicação de cal deve começar a partir do canto da sala, será mais conveniente passar de janela em porta. Antes de aplicar cada camada subseqüente de material, você precisa esperar até que a camada anterior seque.
Para branquear as juntas do teto e das paredes, é melhor usar um pincel. É mais conveniente cobrir o resto da superfície com cal usando um rolo. Você não precisa mergulhar demais o rolo na cubeta de tinta, pois um excesso da mistura no instrumento pode levar à formação de manchas e estrias. A solução é aplicada ao teto com traços paralelos perfeitos.
Uma camada não é suficiente para criar um revestimento de qualidade. A primeira camada pode brilhar através da sombra da superfície, bem como ter manchas do rolo. A camada de acabamento é aplicada perpendicularmente à anterior. Não se esqueça de misturar a solução regularmente, pois partículas de giz ou cal podem se depositar no fundo do tanque.
A tinta à base de água é mais fácil de aplicar e fica mais uniforme. A emulsão de água também pode ser usada para aplicar cal na antiga camada sem primeiro limpar a superfície.
Dicas
Antes de adquirir o material para clareamento do teto, é necessário calcular a quantidade aproximada de argamassa que será necessária para o acabamento. Para fazer isso, leve em consideração a área da superfície tratada e o consumo de uma composição por metro quadrado. Compre material de preferência com uma margem.
Ao comprar uma mistura, preste atenção não apenas ao fabricante e às características do produto, mas também quanto ao prazo de validade. O material vencido perde seu desempenho e não é adequado para criar um revestimento confiável.
No processo de realização de trabalhos de reparação, bem como durante a secagem da superfície na sala, não deve haver correntes de ar. Caso contrário, o revestimento à base de giz ou cal pode descascar.
Antes de começar a clarear o teto, você precisa tomar algumas precauções.Cabeça, olhos e mãos devem ser protegidos contra a entrada acidental da solução, portanto, recomenda-se a realização de trabalhos com luvas, óculos de construção e um headdress. Para proteger o trato respiratório, use um respirador ou bandagem de pano.
Lave a tinta à base de água no teto com suas próprias mãos, veja o vídeo abaixo.