Tipos de parquete no interior

 Tipos de parquete no interior

Piso quente e bonito - parquet, popular na primeira metade do século XX na URSS, novamente atraiu a atenção. E se há um desejo de decorar sua casa (e não apenas o chão) com tal revestimento, você deve entender que tipos de parquet são e como eles podem ser usados ​​no interior.

O que é isso?

Parquet chamado revestimento em forma de ripas de madeira, colocado sob a forma de um padrão geométrico ou artístico. Os meios de conexão de lingueta e ranhura são sulcos e sulcos, que asseguram uma conexão confiável.

Mas o parquet artístico pode ser conectado de outra maneira.

A Europa gótica do final do XIII - início do século XIV tornou-se o progenitor de tais sexos. Os nobres podiam se dispor a desenhar desenhos e ornamentos de pequenos pratos de diferentes raças.

Na Rússia, o parquete apareceu depois de dois séculos. Até o início do século 20, as placas de parquete e os escudos eram feitos apenas à mão. E só no primeiro quarto do século XX começou a aparecer a produção de produção em massa de parquet. O resultado deste trabalho foi que depois de 100 anos há uma demanda por parquet. E embora esta não seja uma opção de revestimento caro, o desejo de tornar sua casa bonita e aconchegante faz você pensar sobre esse material novamente.

Tipos principais

Por meio da produção, este revestimento de piso é dividido em vários tipos:

  • Peça - O mais antigo, mas ainda comum. Cada nível é equipado com um pente de um lado e um pico no outro. As ripas são feitas de madeira maciça. Este revestimento é durável, pode ser reparado muitas vezes, há um grande número de maneiras de colocar as ripas no chão;
  • Piso embutido (mosaico) - este é um desenho (mosaico), protegido por papel especial, que é removido depois de colocar todos os escudos.Para a parte de trás das placas pode ser colado substrato isolante. De acordo com o método de fixação ao piso, o piso de parquete vem com uma dobra, com um sulco oblíquo, com fixação em um trilho sólido, em um trilho macio;
  • Escudo Consiste em duas camadas: a base de uma tábua grossa ou chapas de fibra e "face" - pequenas tábuas de madeira dura com envernizamento. Figura sem pretensões - quadrado, losango, retângulo. E apenas escudos para pedir podem ter geometria mais interessante;
  • Parquet maciço - é uma placa integral com uma crista e uma ranhura. A diferença com a peça apenas em tamanhos grandes;
  • Pavimento - Esta é uma combinação de três camadas de madeira de diferentes espécies. Devido a uma certa tecnologia, tal material não tem medo de mudanças de temperatura e umidade;
  • Parquet Pronto também multi-camadas, mas tem um tamanho pequeno. Na verdade, estes também são quadros, mas feitos de vários tipos de madeira. A tecnologia de criação de camadas demora até 7 meses. Além disso, eles fazem envernizamento em 7-8 camadas, embora também existam pranchas não envernizadas;
  • Palácio (artístico) - o revestimento mais caro feito de madeira natural. Para criar um desenho altamente artístico, eles usam diferentes tipos de madeira,que você precisa escolher de tal maneira que eles não afetem um ao outro quando a temperatura e umidade mudarem. Além disso, as dimensões das placas são usadas não apenas como diferentes, mas também, o que diminui significativamente o trabalho, aumenta o custo do parquet e o torna único;
  • Industrial (comercial) Parquet está novamente ganhando popularidade não apenas em áreas públicas, esportivas e culturais com alto tráfego, mas também em edifícios residenciais. O princípio de sua fabricação é muito diferente. Os painéis não possuem sulcos e ranhuras. Na produção da cinta é pego, colocar na borda e cola a embalagem com fita adesiva, criando pequenos escudos. E já na sala, as tábuas são coladas ao chão em uma superfície plana;
  • Chão de cortiça - Este não é um conselho ou prancha. A tecnologia especial do uso de casca de madeira de balsa torna possível produzir escudos retangulares naturais de várias espessuras, que lidam perfeitamente com o calor e isolamento acústico, mas são de curta duração, portanto eles são usados ​​para cobrir paredes e tetos, mas não o chão.

Os seguintes tipos de pavimentos podem ser chamados de parquet condicionalmente devido ao uso não só de madeira natural, mas também de materiais artificiais na sua produção:

  • O laminado pode ser duro e flexível. Sólido consiste em 4 camadas.Top decorativo pode imitar o revestimento de madeira. O laminado de vinil flexível é feito de PVC quadrado ou retangular. É menos semelhante ao parquet de madeira e muito inferior a ele em suas propriedades. A única vantagem indiscutível é o baixo preço;
  • Jardim ou Deck - Estes são fragmentos quadrados ou retangulares com uma montagem suave ou rígida. É um deck duro feito de madeira maciça. É usado para decoração de caminhos e jardins. Esta capa é fácil de instalar, tem um bom sistema de drenagem, tem uma aparência agradável.

Espécies de madeira

Atualmente, existem várias dezenas de tipos de madeira utilizados para a fabricação de parquet. Muito mais barato serão aqueles que crescem em nossa zona climática. Mas entre eles existem raças raras. Portanto, o preço será formado não só pela dificuldade de trabalho, mas também pela raridade da matriz de madeira.

O sobreiro está pronto para uso industrial apenas por 25-30 anos de sua vida. E este é o engarrafamento técnico mais barato. Especialmente material de alta qualidade pode ser removido da árvore quando ele gira 150-160 anos de idade.

Parquet Larch é valorizado pela sua excelente resistência à umidade e isolamento térmico. O lariço siberiano não está sujeito a apodrecer. A matriz tem 12 tons, com um preço menor do que o carvalho ou teca.

Carvalho - parquet clássicos. Madeira forte é coberta com mancha, após o que pode ter tons de castanho-esverdeado a quase preto. Apenas verdadeiros profissionais trabalham com carvalho. As placas têm um padrão amadeirado pronunciado.

A faia tem a menor densidade, por isso é fácil de processar. Bom para moagem e polimento. O parquet é liso, o padrão amadeirado é ligeiramente visível. Tons de luz, cores amarelo-avermelhadas e acinzentadas. Há manchas de traços escuros e placas brilhantes.

Walnut é uma árvore popular em diferentes partes do mundo. A madeira européia difere em uma variedade de cores: tons de cinza-esverdeado com linhas escuras, transformando-se em marrom avermelhado e claro. Mas depois de vários invernos frios, o número de árvores diminuiu drasticamente, e agora a nogueira americana é popular - madeira marrom escura com bicos de pássaros, traços de nós. A noz é dura mas fácil de processar.

A cinza é madeira leve, uniforme, dura e resiliente. O desenho é como um carvalho, mas enche a casa de luz dourada. A madeira é resistente a apodrecer, rachar. Ele se dobra bem, mas não muda seu tamanho com o tempo.

Cereja tem uma madeira madura cinza rosado marrom ou rosada. Sua estrutura é tal que é muito mais fácil processar do que o carvalho. Ao mesmo tempo, tem uma textura decorativa bonita, que escurece com o tempo.

Birch dará a cor branca de parquet, possíveis tons avermelhados ou amarelados. Madeira dura é bem processada, não racha. É fácil imitar espécies valiosas de árvores com a ajuda de pintura e polimento.

Parquet mogno duro, impermeável, não suscetível a secagem rápida. Merbau tem uma madeira marrom-avermelhada com todos os tons.

O bambu é chamado de âmbar. Muito resistente à abrasão Parquet não está sujeito a ciclismo. Após cinco anos do período de garantia, é simplesmente substituído.

Alder é uma árvore popular, não só na faixa do meio. O parquet recentemente colocado pode ter tons da luz ao laranja-avermelhado. Com o tempo, muito amarelo.O material é duro, resistente a rachaduras. Mas os insetos geralmente são plantados no tabuleiro.

O bordo russo é duro e durável. Ele tem um padrão delicado de cor cinza-rosa, que eventualmente fica amarelo. A madeira é fácil de polir. Com a ajuda da mancha, é fácil imitar espécies arbóreas mais caras. Para a fabricação de parquete também utilizamos a lista americana e cinzas, que são muito mais difíceis de processar.

Dimensões

Para determinar as dimensões do parquet, você pode usar o GOST 2695-83. Mas desde que o documento foi adotado em 1983 em praticamente outro estado, nem todos os fabricantes modernos aderiram a ele.

Portanto, as dimensões dos diferentes tipos de placas de parquet indicadas abaixo podem diferir do que um determinado fabricante sugere:

  • A espessura das ripas de parquet varia no intervalo de 15 a 22 mm com um comprimento de até 500 mm e uma largura de 40 a 75 mm;
  • Um parquete empilhado é um escudo de 400x400 ou 600x600 mm contendo tiras de vários tons. A espessura das placas - 8 - 12 mm;
  • Escudo parquet tem dimensões de 800x800 mm, espessura 15-30 mm;
  • Uma placa de parquete maciça pode ter uma largura de 80 mm, espessura - 15 mm e um comprimento de vários metros;
  • O parquet de três camadas tem um comprimento arbitrário de 300 a 1845 mm. Ao mesmo tempo, sua largura é de 127 a 210 mm e sua espessura é de 7 a 23 mm.

A espessura total de todas as camadas de laminado sólido é de 7-11 mm. O comprimento universal - 185-195 mm e largura de 330 mm é considerado bastante amplo. As placas de vinil laminado têm vários tamanhos: 300x150 mm, 300x300 mm, 200x200 mm, 490x490 mm. Uma característica distinta - uma espessura muito pequena - não superior a 5 mm.

O parquet industrial tem as seguintes dimenss: 8-23 mm de largura, 8-23 mm de espessura, 150-500 mm de comprimento de placa. Comprimento universal é de 160 mm.

O tamanho do pavimento de cortiça depende do uso futuro. A cortiça técnica é utilizada sob a forma de um aquecedor de substrato e produzida em rolos. O piso adesivo é feito com 4-6 mm de espessura e é colocado na base da cola. O pavimento flutuante é um painel rectangular com uma espessura de 10, 5-11 mm, constituído por várias camadas: base - cortiça, meio - NDF ou MDF, frente - cortiça, madeira valiosa, couro ou até fotoprint.

Cor e design

A escolha da cor e design do parquet está diretamente relacionada. Além das funções racionais de isolamento e isolamento acústico, o parquet, naturalmente, tem uma função estética. Mesmo que não seja uma obra de arte, o chão certamente atrairá a atenção. Portanto, deve estar em harmonia com o revestimento de parede, móveis e tecidos. Isso pode ser conseguido com a ajuda de cor e decoração.

Morre da maioria dos tipos de parquet tem uma forma retangular, mas cores completamente diferentes.

Para salas pequenas, é melhor usar pratos pequenos, não esquecendo que os tons claros do piso ampliarão visualmente o ambiente.

Pisos branqueados farão a sala leve e versátil para muitos estilos. Para o lado norte, é melhor escolher tons quentes amarelados de placas. A cor da areia combina com clássicos ricos e fricção envelhecida - estilo vintage.

Salas e salas espaçosas permitem o uso de tiras médias e grandes de qualquer formato. Para grandes áreas, tons escuros são bem adequados. Ébano e Polisander parquet, merbau escuro e carvalho manchado - esta é uma decoração real da casa. Wenge dará solidez ao estilo empresarial. Inclusões douradas em uma rica cor vermelho-marrom - é caro e elegante.

Casas ripas de parquet escuras podem ser combinadas com luz. Pletenka pode ser completamente diversificado. Tal decoração, completada com laca ou cera de móveis, tornará o piso lustroso e extraordinariamente bonito.

Se o chão escuro monocromático foi escolhido, então pode decorar-se com um carpete leve com um padrão no tom com o parquete.

Art parquet será colorido por definição. A multi-cor de várias madeiras ajudará a criar desenhos nacionais ou enfatizar características de estilo. O piso modular requer um espaço muito grande.

Além disso, o espaço em preto é necessário. Não será adequado para todas as casas e estilos. Mas, em combinação com móveis brancos, será um clássico sofisticado moderno.

Apartamento ou casa, claro, decorar qualquer parquet. Ele é criado para dar calor e conforto. O principal é encontrar um equilíbrio na combinação entre a tábua e o móvel.

Se a cor do piso não coincidir com a mobília, significa que você precisa escolher um acessório para combinar com o revestimento do piso. Decoração com um tecido, tinta ajudará a encontrar itens correspondentes.

Fabricantes populares

A indústria da construção não tem problemas com os fabricantes de parquet. Mas quão bem a qualidade dos produtos oferecidos vale a pena ser entendida.

A empresa sueca Kahrs está posicionada como a melhor fabricante de pisos. A empresa uniu vários fabricantes mundiais, incluindo o piso em parquet da Karelian. A Kährs utiliza a mais confiável trava de lamelas, secagem de madeira de alta qualidade, excelente verniz para revestimento.O fabricante ocupa um dos primeiros lugares na classificação dos compradores russos.

A enorme preocupação global A Tarkett, que engoliu um grande número de fabricantes de pisos, é líder indiscutível na produção de parquet. Esta é a mais alta qualidade e o mesmo preço. Mas, dado o fato de que a produção é estabelecida em todo o mundo, nem todas as filiais produzem produtos de alta qualidade. Em suas resenhas, os consumidores russos falam sobre uma porcentagem muito alta de produtos rejeitados comprados.

A polonesa Barlinek agrada compradores com uma variedade de produtos. O Grupo Barlinek expandiu a produção em vários países. Mais uma vez, a qualidade depende do fabricante específico e não da marca como um todo. Diferentes compradores avaliam o parquet diferentemente: alguém ficou satisfeito, outros ficaram horrorizados com a qualidade.

Não tão famoso, mas não menos popular é o fabricante bielorrusso Coswick. Esta marca tem uma produção variada: parquet, parquet de mosaico, pavimentos desportivos, painéis de parede. A empresa moderniza constantemente sua produção e melhora a qualidade do produto. Mas enquanto os compradores têm muitas reclamações sobre a qualidade dos produtos.

Marca Petersburgo "Imperial Parquet" - é um exclusivo parquet de luxo para o estilo clássico e interior moderno. Todos os produtos são feitos de material de alta qualidade de acordo com as tecnologias comprovadas nas máquinas mais recentes. Encontrar opiniões sobre esta produção não é fácil, e não é surpreendente: a empresa que trabalha com material caro no segmento de alto preço, ganhou um nome entre as pessoas mais pobres. No entanto, os compradores deixam apenas um feedback positivo sobre este fabricante.

Claro que, ao comprar um parquete, você precisa escolher o produto com muito cuidado. E ainda será possível avaliar isto só algum tempo depois de pôr. Além disso, deve-se ter em mente que a beleza e praticidade do parquet nem sempre depende apenas do fabricante. Infelizmente, o revestimento não profissional analfabeto não é excluído.

Qual deles escolher?

A escolha do parquet depende do que o comprador quer ver em sua casa.

Ao comprar, você deve prestar atenção não só à cor, mas também elementar ao nome completo do produto.

Parquet é dividido em graus, o que depende da natureza e método de corte de madeira. O corte radial é considerado o mais valioso.Tangencial não sofrerá danos mecânicos à madeira. Mixed tem um belo padrão, mas pior qualidade do que um corte radial.

A textura da madeira classifica os padrões no corte:

  • O select tem um padrão pequeno, é uniforme em estrutura e cor;
  • A natureza é uma imagem repetida com pequenos nós;
  • Corte de serra misto com contraste gest;
  • Clássico - desenho de textura;
  • Universal - pequenos nós, emoldurados por desenhos diferentes uns dos outros;
  • Antique - desenho, variando com diferentes tonalidades.

A qualidade da madeira para parquet é determinada pelos conceitos de "premium", "select", "standard", "nature", "rustic" e outros. A madeira Elite pertence à classe premium.

Tendo esclarecido questões teóricas, procedemos a praticar:

  • Idealmente, quando você tem a oportunidade de ver a compra futura com seus próprios olhos. Se a compra é feita através da Internet, então você precisa estar preparado para o fato de que a cor pode ser diferente do que você vê no monitor;
  • Tábuas de parquet de madeira são muito mais práticas do que moles. E não se engane - em termos de dureza, o carvalho está no meio da mesa de dureza da madeira;
  • Outro indicador é a estabilidade do conselho.Não será possível para um comprador comum determiná-lo - um profissional é necessário;
  • As pavimentadoras recomendam abrir as embalagens diretamente na loja e verificar a geometria da placa. Mas aqui você precisa ter em mente que, em caso de recusa de compra, você terá que resolver o problema com a embalagem;
  • O preço para muitos desempenhará um papel crucial. Não esqueça que o revestimento importado vai custar mais. Você não deve procurar produtos baratos em uma compra tão significativa. Parquet próprio em si é caro;
  • Dado que o cuidado do piso de parquet requer um certo cuidado, você não deve escolher tons de marca para a cozinha. É melhor escolher um piso monolítico, talvez um laminado, e não de madeira;
  • Para a varanda é importante piso isolado e prático. Os especialistas recomendam laminado ou decking. Pode valer a pena pensar em isolamento de cortiça;
  • Escolhendo parquet, é importante lembrar sobre o microclima na casa ou apartamento. Quedas de temperatura levarão ao rangido da madeira natural.

Cuidado e manutenção

Para que o soalho pare por muito tempo e não cause nenhum inconveniente, deve tomar cuidado e seguir as seguintes recomendações:

  • Umidade no quarto deve ser 30-60%.Se a casa é muito mais seca, então você tem que usar um umidificador. Isto é importante não só para o parquet, mas também para a saúde das pessoas;
  • A limpeza a úmido economizará o piso de partículas abrasivas, e isso, por sua vez, economiza o piso de arranhões;
  • Qualquer líquido derramado requer limpeza imediata;
  • Não lave o piso de parquet com um pano desembrulhado;
  • Os pernos e a sola danificada de qualquer sapato não são projetados para o piso em parquet;
  • Para proteger o chão da cozinha de deixar cair pratos acidentalmente, é aconselhável colocar um tapete na pia, fogão, máquina de lavar louça;
  • Nas pernas de qualquer móvel, é necessário colar as almofadas de feltro para evitar arranhões no chão;
  • Instalar um vaso de flores diretamente no chão causará condensação sob o vaso e causará manchas no quadro.

Se, no entanto, ocorrer um incómodo, a limpeza ou a fácil restauração do parquet pode ser feita da seguinte forma:

  • Spots de suco, vinho, café, frutas, chá, chocolate são removidos com um detergente neutro, bicarbonato de sódio;
  • A gasolina ajudará a eliminar manchas de óleo, graxa de sapatos, gordura;
  • O álcool desnaturado economizará de batom, tinta e tinta;
  • Mesmo no momento da colocação do parquet deve usar um selante para impregnação das articulações. Mas durante a operação, é necessário monitorá-lo e atualizá-lo regularmente se o selante quebrar e cair fora da costura;
  • Depois de colocar o parquet, é coberto com cera líquida ou mastique. Este método cria uma película protetora no topo do verniz;
  • Você pode remover arranhões da tábua de chão de várias maneiras, que dependem da cor do parquet. Os produtos mais populares são a cera, que é despejada em uma forma fundida sobre um arranhão, é nivelada e, após a secagem, é esfregada com um pano; o coração de uma noz também pode mascarar um arranhão; verniz de reparação - uma ferramenta simples e eficaz; pinte um chão arranhado com um lápis de retoque; O iodo despejou tábuas escuras.

Mas se o chão requer uma restauração mais séria, é melhor confiar isto a profissionais.

Como cuidar adequadamente do piso em parquet e como atualizá-lo gradualmente, adicionando brilho, descrito no vídeo abaixo.

Idéias para estilizar no interior

  • O piso é bastante merecidamente associado ao estilo de um loft. A tábua envelhecida ou a imitação de uma tábua áspera é a melhor abordagem para essa direção;
  • Olhando fotos de arte parquet, muitas vezes parece supérfluo. Mas isso é beleza no verdadeiro significado da palavra;
  • Uso prático de piso artificial: acabamento do piso, paredes e teto da varanda. Esta opção só pode ser usada em um espaço envidraçado.
  • Mas o parquet pode ser usado de maneira completamente inesperada. Não é apenas um revestimento de piso, mas também para paredes e tetos.
Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto