Colocar tábua de chão
Parquet é a escolha daqueles que querem mostrar seu bom gosto, status e riqueza. Tem um grande número de vantagens: respeito ao meio ambiente, qualidade, durabilidade e aparência decente. Além disso, o processo de colocação de piso não será difícil se você seguir todas as recomendações e regras.
Tipos de material
Antes de comprar um revestimento de piso, você precisa saber quais tipos de piso existem hoje.
- Tábua de tábuas feito de matriz sólida e não tem grandes diferenças com uma placa sólida.Seu custo é muito maior do que outros tipos de revestimentos. Use prancha de prancha única, principalmente para salas com grande área.
- Também adequado para tais premissas placa de duas pistascomo é mais largo. Consiste em duas tiras. Eles podem ser integrados ou consistem em partes separadas - módulos.
- Para quartos espaçosos tem grande relevância placa de três pistas. Consiste em várias ripas estreitas, que são feitas de várias espécies de madeira.
- Tábuas de quatro tiras também são feitos de raças diferentes. Eles são os mais estreitos. Seu custo é muito baixo. Essa cobertura tem muitas desvantagens. Este revestimento é pouco restaurado e polido, pois tem uma fina camada de madeira, é altamente suscetível à umidade e contém substâncias nocivas.
- Placa de parquet maciça O larício é um dos materiais mais resistentes. Difere em durabilidade, beleza e resistência à água. Raça de coníferas é muito popular.
Recursos tecnológicos
Para colocar a própria tábua, será suficiente seguir a tecnologia de instalação correta para evitar erros.
Antes de preparar cuidadosamente e aderir a uma determinada tecnologia. Primeiro, preste atenção na superfície do piso. Deve ser suave, forte, sem danos e rachaduras. Com a sua presença, é necessário eliminar essas desvantagens.
Como a tábua de piso não é adequada para ambientes com alta umidade, não é recomendável colocá-la no vaso sanitário ou no banheiro. Além disso, a temperatura na sala não deve ser inferior a 19 graus.
Você deve primeiro decidir sobre o piso. Pode ser uma variedade de substratos, isolamento. Outra característica na instalação deste revestimento é que ele deve ser colocado longe da parede para que a sombra não caia nas juntas.
Métodos de montagem
Existem muitos métodos de instalação de floorboard.
A tábua de chão pode ser colocada no método "chão flutuante". Com esta tecnologia, as matrizes são presas umas às outras de maneira trancada por conexões e não presas à base. Esta tecnologia é adequada para colocação de pisos laminados. O método de conexão sem cola é realizado através do corte de fixadores especialmente projetados - ranhuras e travas,que facilmente e rapidamente se conectam uns com os outros.
A principal vantagem deste método é que ao longo do tempo, a força não é quebrada. Os suportes são resistentes a qualquer alteração na temperatura e umidade da casa e grandes cargas, como móveis pesados. Ao usar o método sem cola de conectar placas é difícil cometer um erro, por isso, se você está colocando a tábua de chão pela primeira vez, você não pode se preocupar muito com isso.
Depois de envernizar o revestimento, as juntas não se destacarão muito, as pranchas ficarão em uma única tela, mesmo que você a coloque na frente de uma fonte de luz.
Este tipo de conexão permite a desmontagem das placas de parquet sem levar em conta a direção em que foram colocadas, se foram danificadas ou deterioradas.
O método sem cola, claro, é o mais tecnologicamente avançado. Mas a colocação com um método adesivo é importante quando a rigidez da base é necessária, assim como quando a sala é grande, já que as placas de parquete estão completamente coladas à superfície da base.
Cola é usada especial, destinada a colagem de tábuas de parquet.
Não se recomenda usar a cola em uma base de água como tal cobertura é capaz de se deformar. As ranhuras inferiores da placa de piso coladas e estão conectadas umas às outras. Para cola de dimensionamento mais confiável pode ser aplicada em duas camadas.
Há também o método longitudinal e diagonal de colocação. Estes tipos de instalação diferem em que eles começam a ser postos no modo longitudinal da parede oposta à entrada, e em um diagonal eles são postos de um canto. O caminho diagonal parece decente, mas você terá muito mais acabamento, o trabalho será mais difícil e não econômico.
Outra maneira de colocar a tábua - deck. Essa tecnologia é relativamente simples: uma placa fica ao lado da outra.
Colocar ao longo da direção da luz é o método mais confortável de todos, já que as longas costuras não projetam sombras e a superfície parece completamente plana e sólida. Mas isso é exigido apenas para as instalações onde as janelas estão voltadas para um lado. Se a luz penetra de todos os lados, esse efeito de integridade não funcionará.
Montar na direção da luz é bomquando você precisa tornar a sala visualmente mais espaçosa. Este método é adequado para um corredor ou um corredor estreito.
Quando as placas de colocação direta são colocadas paralelas à parede. Este método é o mais econômico, já que com ele há muito poucas placas extras.
Quando as placas diagonais se encontram em uma diagonal. Em aparar deixa um pequeno número de tábuas. O método é perfeito para salas amplas, onde a cobertura especial atrairá a atenção. Mas não custa colocar a tábua de chão na diagonal, se você planeja forçar a mobília da sala.
É muito fácil e conveniente picar o chão em uma tábua, pois leva menos tempo para trabalhar. As pranchas são primeiro fixadas ao longo de costuras curtas, e então toda a tira é colocada na base. Vale a pena notar que deve haver uma lacuna entre a tábua e a parede, uma vez que a árvore tende a se expandir e contrair dependendo da temperatura na sala.
Se o revestimento for projetado por um longo período de uso, é melhor cobri-lo com uma segunda camada de verniz. A junta de placas ao mesmo tempo é protegida contra a entrada de água durante a limpeza úmida. Desta forma, você pode estender a vida útil do revestimento.
Estranhamente, mas a tábua também pode ser montada no teto. Você deve começar a partir do canto, que está localizado em frente à porta perto das janelas. Colocar a tábua no teto pode ser paralela à luz que cai das janelas. Uma condição importante para a colocação do piso continua sendo uma pequena folga de alguns milímetros entre a parede e a tábua do piso.
Preparação da Fundação
Antes de colocar a tábua de chão, você deve se certificar de que a base esteja firme, firme e seca. Essas qualidades serão inerentes à betonilha de concreto e pisos de madeira ajustáveis. Para os quartos que não têm tectos altos adequados. E sob o piso de madeira, você pode estabelecer as comunicações necessárias.
A superfície irregular do piso com grandes diferenças irá ranger fortemente e será capaz de deformar o revestimento do parquet. Portanto, o alinhamento da superfície é tão importante. Você pode usar um nível hidráulico para acompanhar irregularidades e transições de altura. A mesa também pode ser produzida usando compostos autonivelantes especiais. Mas para que essa base seque completamente, levará duas ou três semanas.O piso de compensado resistente à umidade também tem suas vantagens. Alinhar essa base é muito mais fácil.
Se forem pronunciadas irregularidades no piso de concreto, será razoável nivelá-lo com a ajuda de um piso autonivelante e misturas autonivelantes.
Primeiro, a superfície é preparada e despejada, e então ferramentas especiais são usadas para rolar essa mistura. Este piso não tem medo de umidade e nunca vai vazar, você também pode conseguir uma superfície perfeitamente plana.
Betão
Se você decidir colocar o piso em uma base de concreto, você deve verificar a presença de rachaduras, grandes gotas, covinhas e reentrâncias. Esta superfície pode ser vertida com uma mistura especial e deixada endurecer, deixando-a por vários dias. Mas se o concreto está em condições muito ruins, então você deve se livrar completamente da betonilha de concreto e derramar uma nova superfície. E somente quando estiver completamente seco, será possível colocar a tábua de chão.
De madeira
A fim de preparar um piso de madeira para colocar a tábua de chão, você deve verificar cuidadosamente. Afinal, pode haver falhas, rachaduras, grandes diferenças entre as tábuas do assoalho.Este andar deve estar bem nivelado. Primeiro você precisa colocar todas as rachaduras e depois lixar a base de madeira. Se as tábuas do assoalho estiverem rangendo e cambaleando fortemente, elas podem ser presas aos troncos com parafusos auto-perfurantes. Mas se eles falharam completamente, então é melhor desmontar o chão e substituir as tábuas impróprias por novas.
Qual substrato é melhor?
Opções de substratos para pavimentos são muitas. Antes de fazer uma escolha, você precisa saber por que é necessário e qual é melhor, bem como qual é a sua compatibilidade com diferentes tipos de parquet.
Deve-se notar que para a tábua de assoalho ou para madeira, instalada nos apoio suave. Por exemplo, cortiça ou de espuma de polietileno. Tais substratos são muito relevantes, porque são fáceis de encaixar e têm um preço baixo. Além disso, eles têm bom isolamento térmico, especialmente em combinação com folha de alumínio e grande resistência à umidade. Mas eles podem rapidamente diminuir e sucumbir à influência da luz solar.
Recomenda-se colocar um substrato com uma espessura mínima de 3 mm sob a tábua de chão.
Suporte de poliestireno também será conveniente para qualquer soalho, tanto para madeira como para linóleo e um parquete. Distingue-se pelas suas propriedades de isolamento térmico, respeito pelo meio ambiente, não se deteriora da água e do tempo, mantém a sua forma e não é afetado por insetos e outras pragas.
É conveniente colocar um substrato de espuma de poliestireno e tem um preço razoável.
Outra variedade é substrato conífero, que apareceu no mercado da construção não há muito tempo. Sua principal vantagem é o respeito pelo meio ambiente. Embora seja feito de ingredientes naturais, é resistente à água. A sua estrutura permite aumentar o isolamento sonoro, ao mesmo tempo que suaviza as imperfeições da superfície na qual o pavimento será colocado. Também permite que você crie um microclima adequado sob o piso. Sua espessura varia de 2 a 5 mm, o que é perfeito para apartamentos e casas. A desvantagem de tais substratos é o surgimento sob eles de vários fungos e mofo, bem como o alto custo.
Apoio de cortiça bem adequado para a tábua de chão. Ele mascara bem as irregularidades e rachaduras, tem um alto isolamento acústico.A tábua de chão não vai ranger e se deformar ao caminhar.
Esse substrato é dividido em várias variedades:
- O substrato técnico não é passível de umidade.
- Betume-cortiça mais durável, pois contém uma mistura de diferentes raças.
- O substrato de cortiça de borracha é capaz de reter calor e humidade.
Mas o substrato de cortiça tem suas desvantagens. Sob o mobiliário pesado ou onde há uma cruz grande, o substrato pode ficar plano. Não é aconselhável utilizá-lo numa divisão com um piso eléctrico quente, uma vez que a condutividade térmica do substrato de cortiça é muito baixa.
Em ambientes com alta umidade, o substrato é composto de borracha. Seu custo é bastante alto em comparação com substratos não ecológicos.
Empilhando contraplacado sob a tábua de assoalho é muito relevante para aquelas superfícies onde há muitas irregularidades. O contraplacado possui bom isolamento térmico e mantém a temperatura do piso no mesmo nível, além de possuir altas propriedades de isolamento acústico. Mas não tem boa resistência à umidade, portanto a sala deve estar seca.
Também adequado para este tipo de substrato de revestimento MDR. É feito apenas de materiais naturais, por isso é ecológico, mantém o calor bem e não deixa entrar som, é resistente à água e solventes químicos e tem uma longa vida útil. Ao contrário do substrato de cortiça, pode ser utilizado com um pavimento quente.
Outro tipo de substrato é tuplex de substrato de um filme de polietileno e uma camada de grânulos de poliestireno espuma entre eles. Encaixa-se perfeitamente no piso. Com sua estrutura, o tuplex remove o condensado que pode se acumular sob o revestimento do piso, o que contribui para uma vida útil mais longa. Pode ser usado em conjunto com um piso quente.
A falta de qualidades negativas é a que mais demanda no mercado de construção. Ao mesmo tempo, tem um preço menor do que os substratos feitos de materiais naturais.
Apoio adesivo também usado frequentemente ao colocar placas de parquet. Também é chamado elastilon. Este material tem uma estrutura porosa e uma camada adesiva com uma película protetora em um lado. Isso permite fixar com firmeza as placas de parquete. Tem bom isolamento térmico e isolamento acústico, durabilidade,pode corrigir saliências na superfície do piso.
Passo a passo
Para começar, comece a preparar a base e remova o piso antigo. Para nivelar a superfície, use misturas especiais, se necessário. A betonilha deve estar preparada. Irregularidades no piso de madeira devem ser bem lixadas.
A base pode ser considerada adequada se a diferença nas irregularidades não exceder 4 mm. Mas se os parâmetros não se ajustarem aos parâmetros estabelecidos, recomenda-se que a superfície seja nivelada com mais cuidado.
Após a conclusão do trabalho de preparação, é necessário colocar um substrato que proteja o revestimento de riscos, umidade e deformação.
Uma vez que a tábua de chão deve sofrer aclimatação, o revestimento em forma selada deve ser mantido dentro de casa por alguns dias. Recomenda-se ligar o sistema de aquecimento de piso durante 14 dias antes de iniciar o trabalho de reparação e, em seguida, desligue-o algumas horas antes de o colocar. Este é o procedimento para ajudar a criar um clima favorável na sala e evitar danos térmicos no acabamento.
Desde que a madeira é um material natural, os desvios em sua cor e textura são prováveis. Você pode fazer um desenho criativo das placas abrindo vários pacotes com antecedência e “experimentando” as pranchas. O comprimento das tábuas também pode ser curto e começar a partir de 40 cm, sendo que os lamelas de 1 m de comprimento e mais são adequados para o meio da sala.
Você pode colocá-los de maneiras diferentes, mas o mais popular é o layout do espinha de peixe, que cria o efeito de diferentes texturas.
O próximo passo será medir a largura e o comprimento da sala, bem como planejar o trabalho de instalação. Para colocar o piso de parquete de forma extremamente uniforme, crie um padrão para futura instalação no layout. As dimensões da carreira final não devem exceder 6 cm, sendo necessário um deslocamento proporcional do primeiro.
Deitado na tecnologia "flutuante" deve ser realizado de acordo com certas regras. É produzido a partir da parede mais longa da sala. Cunhas de expansão são colocadas na diagonal. Recomenda-se fazer isso depois que a montagem de várias linhas for concluída: o piso acabado é deslocado com um suporte e os suportes são instalados nas juntas formadas.
É necessário iniciar a montagem cortando com cortadores na primeira fila de tiras da parte saliente da fechadura, depois instalar as tábuas e iniciar a montagem ao longo da extremidade final. O ladrilho extremo também pode ser aparado, se necessário. As linhas subseqüentes são constituídas pelos remanescentes dos anteriores. Para tábuas de parquet com uma articulação de bloqueio clássico, os fixadores finais são inicialmente combinados, em seguida, a junção da telha ao longo do comprimento é feita com o tamping indispensável com um bloco de percussão.
Deve ser dito que é muito mais fácil trabalhar com conexões de trava. Sua ancoragem deve ocorrer conforme necessário, transversalmente ou longitudinalmente. Para certos tipos de trava de surround, o ajuste adicional da inserção de plástico não é necessário. É o suficiente para apertar com precisão as placas entre eles. A última fileira de pranchas deve ser cuidadosamente ajustada ao tamanho com aparas, depois montada usando travas e inserida no espaço entre a parede e a fileira extrema. A tábua de chão deve ser fixada com um suporte de metal especial.
Se a borda da barra estiver apoiada em um tubo ou outro obstáculo similar, desenhe uma linha onde você precisa cortar uma peça e fazer um furo com uma certa margem de cerca de 15 mm.A placa é colocada no lugar e o corte é processado com uma solução especial, depois a peça cortada é fixada com cola. Em seguida, é necessário remover as cunhas após a montagem, conectar o sistema de “piso quente” e gradualmente aumentar a temperatura, instalar rodapé decorativo e soleiras de porta. Outro ponto importante é que a formação de lacunas nas aberturas entre salas é um requisito obrigatório dos fabricantes.
Ao instalar a tábua de chão pelo método adesivo, o esquema de trabalho não coincide com outros métodos. Aplique a argamassa de cola em uma base previamente preparada e espalhe-a uniformemente com uma ferramenta ou espátula especial. As placas na primeira linha precisarão remover a borda. Para fazer o piso usando a tecnologia certa, você precisa compactá-lo com uma barra de montagem e carregar algo pesado nele para melhor fixação das placas. Da mesma forma, a instalação ou substituição de tábuas de parquet para a base com cravos é realizada. A telha ou junta laminada deve ser tratada com um vedante especial.
Ferramentas e materiais
A fim de colocar a tábua na mesa, é necessário usar ferramentas especiais.Normalmente, quando você compra essa capa no kit, vem com um conjunto de ferramentas. Também é necessário ter adesivo de poliuretano ou selante, apoio, cunhas de montagem, serra elétrica, quebra-cabeça elétrica, grampos de metal, lápis, fita métrica e primer. Se surgir a questão sobre o que ver, então um quebra-cabeças ou uma serra circular é adequado para isso.
De ferramentas de construção profissional, você pode precisar de uma furadeira de impacto. Para fazer o trabalho qualitativamente, você precisa de ferramentas projetadas para longa vida útil e cargas pesadas. Caso contrário, um dispositivo barato irá falhar rapidamente. Para um quebra-cabeças elétrico, pegue as serras extras. E para o martelo, você terá que comprar exercícios adicionais para que nada o distraia do seu trabalho.
Estas ferramentas são adequadas para colocar a tábua de chão com rodapé. Mas se surgirem dificuldades na instalação, por exemplo, ao passar por tubulações, você precisará de ferramentas adicionais, como uma furadeira ou um pé de montagem.
Acredita-se que a principal vantagem da tábua de chão é que é bastante fácil de instalar. O principal é estudar todos os detalhes da tecnologia e adquirir as ferramentas necessárias.
Chão quente
Acredita-se que a tábua de chão tenha boa condutividade térmica. Mas como um aquecimento adicional, você pode usar um substrato de filme especial ou "piso quente". Para tal revestimento irá adequar-se a um tipo especial de aquecimento de água, que é compatível com a tábua de chão.
O aquecimento da água não aquece tão rápido quanto o elétrico e as altas temperaturas afetam negativamente esse revestimento.
Ao colocar, certifique-se de que o piso esteja à temperatura ambiente. É necessário elevar a temperatura gradualmente, em 3 graus por dia, e certificar-se de que não haja mudanças súbitas, caso contrário, a tábua do piso se deformará e se deteriorará. Se tal sistema estiver presente em cada sala, é necessário que tanto o piso como o aquecimento terminem nas aberturas das portas.
Cuidado adequado
A placa de parquete não tolera umidade e riscos, portanto, recomenda-se seguir algumas recomendações para salvá-lo. Areia no sapato pode facilmente deixar pequenos arranhões no piso. Portanto, você deve garantir que seus sapatos estejam sempre limpos e secos. Antes de entrar na casa deve colocar uma esteira que vai segurar toda a sujeira e umidade dos sapatos.
Se o parquet for colocado na varanda, deve ser esmaltado para que a areia não caia da rua. E não importa quão alto seja, como um vento forte pode entender os grãos de areia ao nível do piso 4-5.
Além disso, a tábua de chão não tolera a exposição constante à luz solar. Vestígios desbotados e manchas podem permanecer sobre ele, portanto, é necessário ter cortinas nas janelas.
Não só a abundância, mas também a completa ausência de umidade pode causar uma mudança na forma das placas. A umidade não deve exceder 50%, e a temperatura ideal na sala deve ser de 19 a 25 graus.
No inverno, use umidificadores de ar e, no verão, evite uma grande diferença de temperatura ao ligar o ar-condicionado. Também é importante arejar a sala várias vezes por semana.
A fim de evitar danos ao piso do móvel, use diferentes bicos de borracha, coloque almofadas especiais sob as pernas de móveis pesados e tapetes sob as mesas e cadeiras. Apenas tente não andar em tal superfície em sapatos com saltos.
É estritamente proibido fazer limpeza molhada com muita frequência, usar produtos de limpeza cáusticos, usar um aspirador de pó.Antes de parar de limpar, você precisa escolher produtos de cuidados especiais para o piso. Estes podem ser escovas especiais, bocais para aspiradores de pó, esfregões de microfibra ou tecidos naturais.
A limpeza deve estar seca e molhada. Limpe este piso somente com um pano úmido. Os produtos de manutenção devem ser selecionados dependendo do tipo de piso. Sua vantagem não é apenas limpar a superfície do piso da poluição, mas também protegê-la contra poeira, água e arranhões.
O chão deve secar completamente após tal limpeza, mas se houver manchas na superfície, limpe-o com um pano seco.
Independentemente de qual sala a placa de piso está, seja a cozinha ou o quarto, várias manchas podem permanecer nela. Eles nem sempre são fáceis de remover, então use água mineral, álcool branco ou uma solução de álcool e água. Então você pode facilmente se livrar de qualquer poluição.
Para cuidar da placa de parquete com revestimento de óleo também deve seguir certas regras. Essa placa pode secar rapidamente e perder sua aparência original. Para fazer isso, aplique no chão regularmente um agente protetor especial, mas pelo menos uma vez por mês.O óleo especial destinado à tábua de chão não permitirá perder o brilho e a saturação do revestimento. Trabalhos mais profundos sobre a restauração do piso devem ser realizados todos os anos. Tal cuidado prolongará a vida útil por muitos anos e não permitirá que você perca uma aparência decente em seu andar.
Neste vídeo você encontrará uma master class na colocação de floorboard.