Parquet de lixar feito à mão

O parquet de madeira de alta qualidade é um revestimento muito confiável. Mas, mesmo com o cuidado mais cuidadoso, a superfície torna-se irregular ao longo do tempo e aparecem defeitos visíveis. Observando com competência a tecnologia de instalação, os proprietários de apartamentos e casas têm toda a chance de realizar o polimento com suas próprias mãos.

O que é isso?

A colocação do parquet em si é apenas o primeiro passo para obter revestimentos de piso de alta qualidade. Para obter o efeito desejado, você precisa fazer um certo número de atividades, por exemplo, nivelar a superfície, polir e envernizar. As mesmas ações são feitas ao restaurar o parquet antigo.

O polimento do parquet, feito por você mesmo, envolve a eliminação de defeitos no revestimento do piso, contribuindo para a sua destruição. Por este motivo, o piso de madeira de vez em quando para restaurar.

Este reparo ajuda:

  • remova pequenas falhas;
  • liberar o piso da antiga camada de verniz;
  • eliminar um rangido das lâminas soltas;
  • suavizar as diferenças de altura entre as ripas do parquet.

Ao colocar um novo revestimento deve inicialmente limpar a superfície. Depois de lixar, o revestimento fica liso e menos danificado.

O autopolimento do parquete pode não ajudar em algumas situações quando:

  • o material estalou e os espaços entre as tiras de aço se tornaram vários milímetros;
  • revestimento de piso inchado com umidade;
  • a parte principal do piso é danificada por insetos;
  • superfície do chão com grandes amassados ​​e furos.

Por via de regra, tais defeitos aparecem naqueles casos se a colocação de tábuas de parquete e a operação deles / delas estivessem incorretas.

Quando é aplicado?

Restauração do piso em parquet consiste em reparar a restauração do antigo piso de madeira. A principal tarefa na reparação do parquet é eliminar as falhas e melhorar a aparência do piso. Você pode reparar e atualizar a superfície sozinho.

Considere os defeitos mais comuns, cuja aparência requer a moagem de pisos.

  • Fendas O principal fator na formação de fissuras é o afrouxamento das placas de parquete. Remover as rachaduras é uma tarefa difícil devido à sua ocorrência em toda a área de cobertura. Pequenas lacunas podem ser seladas com massa de vidraceiro. Quando fendas visíveis se formam no meio das pranchas e a superfície é riscada, o reparo estético não é suficiente. No caso em que o parquete não é separado da base, é necessário restaurar o revestimento do piso.

Caso contrário, mais tarde o parquet terá que ser removido e colocado novamente. A restauração ocorre nas seguintes etapas: raspagem, esmerilhamento, preenchimento e remendos de irregularidades, esmerilhamento do piso, acabamento.

  • Creak Uma das possíveis razões para o surgimento de arranhões no chão pode ser tiras que não estão conectadas umas às outras, o que faz um som ao caminhar. Também o piso range quando o parquet está descascando da base. Outra causa comum de piso estridente pode ser a ausência de uma costura entre o parquete e a parede. Para se livrar desse som desagradável, uma parte do parquet é cortada para garantir uma lacuna.
  • Slats inchados. Tais problemas na sala, por vezes, aparecem.A causa do revestimento inchado pode estar violando a tecnologia de instalação, quando o piso esquece de deixar lacunas de cada parede. Se o parquete subiu devido ao contacto com a água, as pranchas danificadas são primeiro puxadas para fora e a superfície é seca. Em seguida, aumente ligeiramente a temperatura do ar na sala. Quando a superfície estiver completamente seca, limpe os orifícios que aparecem com um aspirador de pó. Depois disso, instale novas ripas, moagem e verniz ou óleo.
  • Arranhões. Normalmente, arranhões em tais superfícies são formados por sapatos com um calcanhar afiado e rearranjo de móveis. Quando o parquet é feito de madeira dura e com um revestimento protetor confiável, é mais resistente a danos mecânicos.

Para cuidar do piso em parquet, você pode comprar um óleo especial. Primeiro, remova a poeira do chão, segure uma limpeza molhada, seguida de óleo aplicado. Não aplique uma camada grossa de óleo para que o chão não grude. Inicialmente, tal revestimento ficará rapidamente sujo, mas depois de um tempo, ficará mais fácil cuidar do chão.

Recursos tecnológicos

Para restaurar o parquet com as próprias mãos, você deve observar atentamente a tecnologia de instalação.O design deste pavimento torna possível não só remover defeitos locais, mas também realizar uma restauração completa.

O processo de atualização do parquet está no estágio preparatório, moagem grossa ou profunda, processamento fino, preenchimento de falhas e moagem final. Estudamos os estágios com mais detalhes.

  • Fase preparatória. Depois de colocar o parquet, é importante inspecionar cuidadosamente e identificar qualquer dano, como arranhões e amassados. Estes defeitos podem ser eliminados com massa ou cola especial. Triturar antigos revestimentos de madeira é uma tarefa mais trabalhosa, porque cada detalhe precisa ser verificado quanto à integridade. O material estragado é substituído. Quando as obras terminarem, o revestimento é aspirado e limpo.
  • Moagem áspera. Downforce inicialmente ajustável do tambor. Faça essas manipulações com o uso de parafusos e rodas de balanceamento. Após a conclusão do trabalho, recomenda-se usar um moedor para percorrer locais inacessíveis.
  • Moagem fina. Para estas obras, é necessário um moinho plano. Elimina a superfície de defeitos.
  • Putty Os defeitos do revestimento restaurado são restaurados com a ajuda de massa colorida.com imitação sob a "árvore". Se você comprar um líquido de massa especial, você mesmo poderá fazer a mistura. Depois de aplicar essa massa, o piso deve secar por pelo menos 24 horas.
  • Moagem final. Para remover o excesso de massa, a superfície é retificada com uma retificadora de superfície, preenchida com papel abrasivo. Eles fazem isso apenas quando a massa endurece completamente.

Ferramentas e materiais

Para polir seu próprio parquet, você precisa de ferramentas especiais e consumíveis adicionais:

  • Máquina de moagem de parquet. O moedor é uma ferramenta bastante cara, em lojas especializadas pode ser alugado;
  • Rebarbadora Na maioria das vezes, essa ferramenta é chamada de moedor. O moedor é usado para trabalhos diferentes, incluindo polimento com cobertura de madeira. Para remover a antiga camada de verniz é necessário usar um bocal de pétala. Esta ferramenta é conveniente para polir o parquet, mas ao usar o moinho há muita poeira e serragem.
  • Ciclo de mão. É útil para esfregar o parquet em locais de difícil acesso. Uma placa de ferro é anexada à alça do instrumento. Ela removeu a camada anterior de verniz, mas é um trabalho difícil;
  • Pano de esmeril. Cortar o comprimento e largura do sapato, preso à sola e, assim, esfregou o chão. Esse processo também não é fácil, mas bastante viável;
  • Lixa. Para parquet, você precisará de papel de 60 a 120 grãos;
  • Massa de vidraceiro para fendas de vedação. Deve ser escolhido de acordo com a cor apropriada à sombra da madeira;
  • Verniz ou óleo de alta qualidade;
  • Gel É uma massa branca que ajuda a preencher pequenas irregularidades. O gel é um dispositivo decorativo e não é uma camada adicional para garantir durabilidade ou resistência à umidade;
  • Cola No caso de algumas tábuas de madeira falharem ou ficarem soltas, é possível usar cola de parquet especial. No lugar onde as pranchas fazem orifícios, preencha esses orifícios com uma seringa;
  • Pasta revitalizante. É colocado com a palete, tem estrutura densa. Você pode encontrar uma grande paleta de cores à venda, por isso será fácil encontrar o tom certo. Secar a pasta demora menos de um dia. Após a aplicação da pasta, as áreas desejadas são retificadas e envernizadas;
  • Rolos e escovas cobrir a superfície com verniz ou óleo;
  • Espátulas para aplicar massa;
  • Aspirador de pó e outros consumíveis: uma chave de fenda, tesoura.

Epóxi, que é incolor, precisa de tingimento. Às vezes, para esconder as costuras da resina epóxi, é aconselhável adicionar um corante. A resina, ao contrário da cola epoxi, é mais elástica, também é possível adicioná-la a diferentes endurecedores para obter a composição desejada.

Preparação de revestimento

Recomenda-se que o processo de preparação da superfície para a moagem comece com a remoção de móveis, removendo o rodapé e removendo o revestimento antigo das soleiras das portas. Em seguida, você precisa examinar o chão para ver as principais desvantagens. Os pisos do apartamento devem ser limpos de poeira e sujeira, remova os pregos e parafusos. Moagem - trabalho empoeirado, por isso é desejável pendurar janelas e portas.

Características do processo em casa

Para polir corretamente o chão com as próprias mãos, você precisa seguir as instruções passo a passo. Manipulações simples com o uso de uma lixadeira tornam possível remover parcialmente falhas de um parquete coberto. O trabalho na remoção de tinta e verniz começa com o tratamento dos defeitos identificados do piso.

Raspagem

Arranhar um parquete - significa fazer ações na atualização de uma cobertura velha de um soalho.Produzido em várias etapas, que consistem na remoção da camada antiga da superfície da madeira. O estágio final é o polimento fino, que ajudará a obter uma tela lisa para o revestimento subsequente com verniz ou cera.

Para trabalhar usando uma ferramenta e material específicos.

Raspando o chão com as mãos começa com a moagem inicial. Sua tarefa é remover a camada superficial - verniz e irregularidades. Na maioria das vezes isso é feito com uma lixa com grão de 40 a 80. Se o parquet é muito velho e muito desgastado, então você precisa fazer essas atividades duas vezes.

Em seguida, cubra as falhas com massa ou massa preparada a partir de uma mistura de cola branca e pó de madeira. Antes de iniciar a pontuação, preste atenção às articulações das ripas, as lacunas visíveis precisam ser seladas. Além disso, após o ciclo de trabalho há irregularidades, é importante nivelá-las com um polimento fino. Depois que a massa seca, o parquet é esfregado com uma lixa de grão de 150 a 240 para obter uma superfície plana.

O revestimento de raspagem é geralmente realizado pelos seguintes métodos:

  • Pilha do real. Descasque a camada de superfície usando um loop;
  • Pilha semi-automática.Quando a moagem ocorre com certos materiais de mão;
  • Pilha semi-profissional. Renovar o moedor profissional do parquet.

Auto-raspagem leva algumas horas. Para este ciclo ou lâmina útil. As lâminas devem ser 0,1-0,2 cm mais largas do que a barra para evitar o aparecimento de novas falhas e não estragar as articulações.

A camada superior está circulando de janela em porta. É aconselhável humedecer o parquet primeiro, a madeira umedecida é tratada mais rapidamente. É importante passar várias ripas ao mesmo tempo. Sobre os rodapés é melhor andar moedor.

Quando toda a cobertura é ottsiklevano, você deve encobrir as falhas visíveis. Em seguida, lixe a lixa fina para obter um piso perfeitamente liso.

Os instrumentos removem a camada de revestimento danificada precisamente em um ângulo de 45 ou 90 graus. A máquina é aplicada ao parquet apenas ligando-a previamente, a pressão para raspagem em toda a superfície é a mesma.

Não é recomendado parar a ferramenta em um local durante a marcação, pois pode aparecer uma cavidade, que não é fácil de corrigir.

Moagem é diferente da raspagem é diferente em que quando a moagem da camada danificada não é cortada, e é riscado usando material abrasivo.Máquinas de moagem tornaram-se mais comuns do que o ciclo manual, então esse processo foi chamado de moagem de parquet.

Massa de vidraceiro

A massa de vidraceiro é um material versátil na forma de uma pasta que é aplicada à superfície antes de ser aplicada ao verniz ou ao óleo. Nivela o chão e mascara as falhas da superfície.

Muitas vezes surge a questão sobre a exatidão da pronúncia da palavra - putty ou putty. Ambas as pronúncias são consideradas corretas.

A massa consiste em cargas, aglutinantes e pigmentos de coloração. As massas são divididas em cimento, gesso e polímero.

Como preencher lacunas no piso depende de uma variedade de indicadores, por exemplo, do tipo de madeira, do tamanho dos furos e da escolha do material para o revestimento final. Recomenda-se comprar uma massa e um agente de acabamento do mesmo fabricante.

Antes de começar a colocar o piso, você precisa remover o pó. Depois disso, a massa é aplicada em todo o perímetro do piso.

Para a aplicação de massa, você pode usar espátulas inoxidáveis ​​especiais, bem como espátulas de borracha e madeira. Putty colocar uma camada fina.Se acontecer que uma camada não seja suficiente, depois que ela secar, vale a pena aplicar outra camada. Quanto putty será gasto depende da condição do parquet.

Muitas vezes, a fim de economizar o orçamento, há um enxugamento do parquet a partir de soluções feitas por eles mesmos. Tal solução permite que você faça a composição necessária para uma situação particular.

Trabalho de acabamento

A etapa final é a moagem cuidadosa e o polimento do parquet. Quando a massa se endurecer completamente, use um abrasivo fino para eliminar as desvantagens. Em seguida, os pisos são aspirados e revestidos com verniz ou óleo.

É necessário escolher o polimento, confiando na condição inicial de tábuas de parquete. Agentes de polimento pelo tipo de superfície é dividido em fosco, semi-brilho e brilhante. De acordo com o tipo de aplicação, o polimento manual e mecânico é diferenciado.

Uma das boas ferramentas para dar brilho e beleza ao parquet é considerada mastique. Consiste em cera e polímeros. Depois de desenhar, a camada protetora aparece. Mastic é incolor, bem como com um toque. Incolor dá um brilho semi bonito, cor - uma certa sombra.Por sua composição, o mastique é dividido em água solúvel, emulsão de água, cera e terebintina.

  • A emulsão de água é adequada para todos os tipos de parquet. Aplica-se a um piso limpo e depois de algum tempo começo a esfregar o parquet com um pano ou pincel;
  • Solúvel em água é ótimo para o piso de carvalho. Aplique com uma escova, depois de secar com uma esponja macia, remova a parte residual do produto e deixe o chão secar. Em seguida, cubra outra camada. Após o parquet secar, deve ser polido;
  • A cera é ideal para produtos de cinza e pinho. Este mastique é aplicado com uma escova especial no chão previamente limpo;
  • A mástique da terebintina é usada para o revestimento da faia e do vidoeiro. Como parte deste mastic não há água. Recomenda-se a aplicação em duas camadas.

Demasiado frequentemente, não é recomendado esfregar o parquet, caso contrário, pode ser formado um revestimento escorregadio. Todos os mastiques podem ser comprados em lojas especializadas, e também é possível fazê-los em casa sozinho.

Revestimento de verniz

O revestimento de parquet com verniz é uma ótima opção para manter a duração do uso do piso em parquet.Desta forma, a superfície atritada é restaurada e o padrão da árvore é preservado. Além disso, o envernizamento fortalece e protege a superfície.

Aplicar verniz com as próprias mãos é um processo responsável. Inicialmente, você precisa verificar se todas as ferramentas necessárias estão disponíveis.

Antes de começar a envernizar a superfície, é importante misturar bem o frasco com o verniz. O verniz é aplicado em duas camadas. Comece o processo de aplicação de material de janela em porta. Duas horas depois, aplique uma segunda camada na anterior. É importante deixar uma pequena passagem da sala, devido ao facto do verniz secar de vários dias a uma semana.

As lacas de parquete são de vários tipos: aquosas, alquídicas, poliuretanas e uretano-alquídicas. Os mais duráveis ​​são os vernizes de poliuretano. E o mais seguro - agua.

As tintas alquídicas e alquídicas com uretano são mais econômicas e resistentes, porém tóxicas e com odor pungente.

Se o parquet já tiver sido envernizado, é melhor remover completamente o verniz do mesmo. Se apenas se tornar mais maçante, a sua superfície é suficientemente lixada e revestida com verniz de poliuretano.

Hoje em dia, o branqueamento de pavimentos tornou-se popular.

A composição tonificante é revestida com várias camadas para alcançar a tonalidade desejada.Prepare a superfície, moendo e removendo a poeira.

Sobre os rodapés também não se esqueça. Neste caso, eles precisam mudar a cor, como o parquet inteiro.

O clareamento é realizado com o uso de verniz ou óleo.

Muitas vezes as pessoas se deparam com a questão da possibilidade de pintar esse revestimento. Isso pode ser feito, porque o parquet é uma tela de madeira, e é de alta qualidade.

Normalmente a pintura consiste em aplicar uma mancha no chão para destacar a textura do material e vários revestimentos de verniz. Então a árvore mantém a imagem que parece muito bonita. Às vezes há casos em que o parquet deve corresponder ao esquema de cores do interior, e você deve remover o revestimento anterior e instalar um novo, ou transformá-lo com tinta.

Consequentemente, a cor da tinta pode ser absolutamente qualquer, dependendo dos desejos e do design da sala.

Como moer um parquet com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto