Piso de engenharia: o que é e quais são suas características?
O parquet de engenharia é um material moderno que apareceu recentemente e ganhou imensa popularidade.
Conceitos Básicos
O parquet ou tábua de engenharia é um revestimento multicamadas, que consiste nos seguintes elementos:
-
A camada inferior é feita de folhas finas de madeira. Muitas vezes se parece com madeira compensada clássica. Para atingir a força máxima, todas as camadas são colocadas uma na outra perpendicularmente e coladas com a ajuda de polímeros especiais. A espessura deste elemento pode atingir 15 mm, o que garante alta resistência do substrato.
-
A camada superior é feita de madeira fina. Cada vez mais, uma placa de engenharia de carvalho ou cinzas é encontrada.A espessura do laminado pode atingir 10 mm, o que também afeta a resistência do produto.
Deve-se notar que às vezes há parquete de engenharia de três camadas, que consiste nos mesmos componentes.
Vantagens e desvantagens
O parquet de engenharia é um revestimento universal, caracterizado pela durabilidade e design exclusivo.
A popularidade deste produto é devido a muitas das suas qualidades positivas:
-
Uma variedade de projetos. Isto é conseguido através do uso de diferentes espécies de madeira, que podem variar em textura e cor.
-
Resistência à umidade. Piso de engenharia é adequado para colocar em um ambiente úmido, o que torna mais versátil.
-
Força A estrutura da placa permite suportar altas cargas sem alterar os parâmetros técnicos básicos.
-
Fácil instalação. Isto é devido à presença de ranhuras de conexão especiais, como aquelas que estão presentes em parquet ou laminado.
-
A placa retém calor bemisso não requer o uso de almofadas isolantes adicionais ao colocar.
-
A superfície da placa é coberta com um verniz especial.que protege a madeira da umidade.Isso elimina o tratamento de superfície adicional.
Mas o parquet modular não é um produto universal, pois tem várias desvantagens significativas:
-
A popularidade do parquet de engenharia leva ao fato de que existem muitas falsificações de baixa qualidade. Eles, por sua vez, têm uma vida útil pequena e perdem rapidamente indicadores técnicos e decorativos.
-
Alto custo Isso se deve à complexidade da produção e ao uso de apenas madeira natural. O preço do parquet de engenharia às vezes pode até exceder o custo do clássico. Portanto, nem todos podem comprar uma placa hoje.
-
Esse tipo de revestimento tem uma vida útil mais curta do que uma placa de disposição natural. Portanto, muitos preferem a última opção, se, é claro, puderem arcar com recursos financeiros.
Quadro de diferenças e parquet
Esses tipos de produtos são muito semelhantes na aparência, portanto, um recém-chegado visualmente inexperiente não consegue distinguir entre eles. Parquet clássico, como o tabuleiro, é feito de materiais naturais. Eles também têm uma estrutura multi-camadas, mas ao mesmo tempo o parquet pode ser de 3 ou 4 camadas.
O painel de engenharia e o parquet apresentam algumas diferenças significativas:
-
A camada decorativa superior do parquet de engenharia é muito mais espessa do que a dos modelos clássicos. Na placa pode atingir 4-10 mm, enquanto o piso geralmente não excede 4 mm. Isso, por sua vez, já afeta a força do produto.
-
A vida útil do material de engenharia chega a 25 anos, enquanto sua contrapartida atenderá apenas 8-12 anos de qualidade, dependendo do fabricante.
-
O piso projetado pode ser colocado em pisos aquecidos.
-
A espessura considerável da camada decorativa permite que seja raspada para restaurar. Ao mesmo tempo, o número de ciclos de moagem é muito maior do que o do parquet clássico.
-
O painel de engenharia é produzido apenas com um revestimento de lado único, enquanto várias tiras podem ser coladas ao parquet.
Madeira usada
O piso projetado é totalmente feito de madeira natural. O substrato é feito de compensado de bétula. Particular atenção deve ser dada à camada externa, que é decorativa.
Para combinar o design único e alta resistência, é feito a partir do verniz das seguintes espécies:
-
Carvalho A textura desta árvore é única e adequada para interiores clássicos.Os tons de cor da madeira podem variar da luz até quase preto.
-
Nogueira americana diferentes tons de marrom, que também são adequados para estilos de design clássico.
-
Um freixo A força desta árvore é comparada com o carvalho, enquanto a beleza muitas vezes não é inferior ao mogno.
-
Teca da Malásia complementa a casa com cores castanho-claras ou douradas, com uma textura única.
Empilhando
Material de engenharia é usado em instalações domésticas com a finalidade de sua decoração. A instalação de placas pode ser realizada em várias bases pré-alinhadas. Para obter um revestimento durável, não deve haver gotas no chão e deve estar perfeitamente plano. Se isso não for feito, de acordo com avaliações de muitos compradores, isso levará ao aparecimento de guinchos ou a uma falha rápida de bloqueios.
Placas podem ser feitas de várias maneiras principais:
- Instalação flutuante. A placa é colocada em uma base uniformemente preparada. Entre os elementos estão conectados com bloqueios especiais. Este método é em muitos aspectos semelhante à instalação de parquet clássico.
-
Fixação com cola. A placa é fixada ao piso nivelado com a ajuda de soluções adesivas especiais. Isso permite que você obtenha a fixação mais precisa e confiável. Mas essa abordagem requer certas habilidades e não é adequada para iniciantes.
A tábua de assoalho de engenharia é uma excelente alternativa ao laminado ou outros revestimentos similares que não são capazes de tolerar alta umidade e são inferiores a ela em muitas características técnicas.
Neste vídeo, você verá o processo de fabricação de engenharia de parquete modular Fenomenico TM.