Painéis de madeira para paredes interiores: ideias para design

Painéis de madeira - um material popular para decoração de interiores do apartamento ou casa. Uma ampla variedade de cores, materiais e processamento desses painéis permite que você realize todas as ideias de design e crie um interior exclusivo.

Características especiais

Painéis de madeira são freqüentemente usados ​​para paredes internas. Produzidos a partir de materiais naturais, proporcionam um clima interior saudável, tornando-o mais “quente”. A praticidade deste material de acabamento permite que você use em qualquer sala - quarto, berçário, cozinha, sala de estar.

É indesejável instalar painéis de madeira em ambientes com alta umidade, por exemplo, em um banheiro, especialmente se a árvore não for tratada com compostos especiais. Em tais condições, os painéis não durarão muito tempo, começarão a apodrecer, a deteriorar-se e logo precisarão ser substituídos.

Graças às suas propriedades de isolamento acústico e baixa condutividade térmica, os painéis de madeira criam uma atmosfera confortável na sala. A aparência atraente e a simpatia ambiental da madeira natural dão ao interior um toque de aristocracia. Mas a decoração de parede não é a única função que os painéis de madeira são capazes de realizar.

Eles podem ser usados:

  1. ao zonear um quarto ou criar acentos nele;
  2. aumentar o isolamento de ruído;
  3. aumentar o isolamento térmico da sala;
  4. para mascarar defeitos de paredes;
  5. como um meio de combinar espaços, decorados em estilos diferentes, em um único conjunto.

Além disso, painéis podem ser aparados teto, você pode construir partições deles, organizar nichos, criar uma variedade de elementos arquitetônicos. A madeira é fácil de processar, de modo que tais painéis podem receber praticamente qualquer forma.

A produção de painéis de madeira envolve o uso de apenas materiais ecologicamente corretos. Esta é uma matriz de madeira maciça, ou uma variedade de madeira, que permanecem após o processamento primário - lascas, serragem, pedaços de casca.

Vantagens e desvantagens

Como qualquer outro material, os painéis de madeira têm suas vantagens e desvantagens.

A primeira categoria inclui:

  • ampla gama;
  • simpatia ambiental;
  • cuidado fácil;
  • instalação simples;
  • a capacidade de esconder os fios sob os painéis;
  • possibilidade de instalação mesmo em uma superfície irregular;
  • boas características de isolamento térmico e de som do material;
  • aparência atraente.

As desvantagens são muito menores, mas também ocorrem. Os principais são a sensibilidade à umidade e a diminuição da área útil da sala. Se você planeja montar o painel na mistura adesiva - terá que tomar cuidado para que as paredes fiquem lisas.

Em geral, os painéis de madeira - a melhor opção para as paredes do apartamento e em uma casa de campo. Eles se encaixam harmoniosamente em quase qualquer interior, exceto talvez o estilo moderno de alta tecnologia e sótão. A nobreza natural inerente à madeira natural enfatizará o status do interior. Além disso, a árvore é capaz de ter um efeito benéfico sobre a saúde e o estado psicológico de uma pessoa. No mundo moderno, com seus ritmos frenéticos, tensões e selva de concreto - isso é um fator importante.

Se você usar painéis de cores neutras, por exemplo, brancos, eles servirão como um excelente plano de fundo para qualquer acento brilhante no interior e não distrairão a atenção para si mesmos.

Espécie

Atualmente, o mercado oferece uma ampla gama de painéis de madeira para todos os gostos e carteiras. Pode ser painéis de ripas, esculpidos, perfurados, feitos de madeira natural sólida ou materiais compósitos, retangulares ou quadrados.

Ao escolher painéis, você deve considerar alguns fatores.

  1. O nível de temperatura e umidade na sala onde os painéis de madeira serão instalados. Quedas repentinas podem afetar negativamente a aparência e a vida útil do material. Tratamento adicional será necessário para compostos protetores especiais.
  2. Propriedades decorativas. Os painéis de parede distinguem-se não só pelo material de fabrico, mas também pela textura do revestimento, cor, tamanho.
  3. Características de isolamento de calor e ruído.

Dependendo do estilo do interior, da geometria da sala e da área da cobertura, é possível escolher painéis dessa forma que serão uma adição harmoniosa à decoração existente.Esta pode ser uma forma retangular, semelhante a forro, telhas com várias lamelas (também retangulares), formas quadradas com lamelas de diferentes espessuras.

Quanto ao processamento decorativo de telhas, também existem várias opções. No material pode ser:

  1. colocar verniz - pegue um azulejo com a textura da madeira natural;
  2. laminado - dá-lhe a oportunidade de pegar qualquer sombra;
  3. aplique verniz ou cera - protege da umidade, acrescenta brilho.

Além disso, a tecnologia de gravação pode ser usada para decorar os painéis.

O custo desses painéis depende do material de fabricação. Por exemplo, as placas de aglomerado de madeira (DSP) são baratas, proporcionam uma escolha bastante ampla de formas, tamanhos, soluções decorativas, mas a qualidade de tais painéis deixa muitas vezes a desejar.

Painéis de painéis de fibra (HDF) também são acessíveis. Eles estão disponíveis em folhas grandes, podem ou não ter uma decoração. Placas sem revestimento decorativo são mais baratas.

MDF (painel de fibras de média densidade). Esse material é frequentemente laminado ou folheado, o que imita a textura da madeira natural.

OSB (vertente orientada ou placa). Feita de madeira dividida, lascas de madeira. Pode ser usado como revestimento decorativo independente (após a pintura) ou como revestimento de outros materiais.

Não se esqueça dos espetaculares painéis 3D. O padrão geométrico criado por eles - volumétrico, único à sua maneira - faz dessas placas o centro das atenções em qualquer interior. Eles podem ser usados ​​não apenas como decoração, mas como um elemento de decoração completo, como um acento brilhante do interior.

Painéis 3D ficarão bem em uma sala decorada em estilo moderno. Ou como um elemento "modernizador" em retrointeriors. Clássicos, eles adicionam dinâmica moderna, vivacidade, expressão.

Painéis do maciço de uma árvore natural - os materiais mais caros. Mas eles justificam seu custo com alto desempenho, cem por cento de simpatia ambiental, durabilidade e estética. Em sua fabricação podem ser utilizadas diferentes espécies de madeira.

Árvore de cinzas

Esta raça com sua estrutura heterogênea do padrão é bem adequada para o design de salas escuras. As lajes de cinzas também são adequadas para pisos em grandes salas.

Noz

Esta é uma espécie de madeira valiosa. Devido à sua baixa ductilidade, não está sujeito a deformação. Resistência à umidade, facilidade de processamento, tingimento, envernizamento ou coloração são as vantagens inquestionáveis ​​desta raça.

Birch

Esta árvore tem dureza e força médias. Suas fibras distinguem-se pela alta viscosidade e elasticidade - é bastante difícil separar a bétula. O barril no corte pode ser tons diferentes. Por produção muitas vezes usam kapovy, Karelian ou vidoeiro suspenso. Placas dessa madeira são resistentes a fungos, fungos e assim por diante, têm propriedades antissépticas naturais e, graças ao belo padrão texturizado, possuem altas propriedades decorativas.

Faia

O barril tem uma alta densidade estrutural (antes da formação do núcleo, que aparece apenas na meia idade). Dependendo de onde e em que condições a árvore cresceu, a madeira pode ter uma cor diferente. Isso permite escolher uma tonalidade que combine harmoniosamente com a principal gama de cores da sala. A madeira também tem alta resistência e higroscopicidade.

Carvalho

Madeira durável e pesada.Bem adequado para o design de um interior clássico. As elevadas características decorativas desta raça devem-se à presença de um belo padrão texturizado no corte da árvore.

Larício

Rochas resistentes ao fogo e resistentes à umidade, que com a exposição prolongada à água só se tornam mais fortes. O tom avermelhado do coração e os anéis de crescimento dão madeira estética.

Cereja

Trata raças valiosas de uma árvore. A madeira escurece com o tempo. Boa elasticidade, facilidade de processamento, baixa resistência, baixa resistência a fatores externos - características das cerejas.

Bordo

Raça valiosa. De acordo com suas características físicas semelhantes ao carvalho. A madeira é bastante flexível, durável, resistente ao desgaste.

Pinheiro

A raça mais acessível. Distingue-se pela sua densidade média e resistência a danos por fungos. Fácil de manusear e instalar.

    Ao selecionar painéis para design de interiores, é necessário levar em conta como este ou aquele tipo de placas de madeira se encaixará no interior. Por exemplo, painéis de madeira esculpida - boiserie - ficarão bem em um interior clássico decorado no estilo Império.Ao mesmo tempo, tais painéis foram usados ​​na decoração das mansões da aristocracia, palácios. E agora eles são capazes de dar ao interior um luxo sofisticado e chique.

    Placas autoadesivas - uma opção mais democrática, que também é fácil de instalar. Mas a instalação requer uma superfície lisa das paredes, portanto, antes de iniciar a instalação, você precisa atingir a condição de superfície apropriada.

    Montagem no quadro é o preferido. Este tipo de fixação é mais seguro do que o colado e, se necessário, a desmontagem dos painéis será mais fácil. Além disso, ao desmontar as placas da estrutura, sua condição e aparência dificilmente sofrerão. Se as placas foram plantadas em cola, após a desmontagem elas ficarão completamente inutilizáveis.

    No caso, se você desmontar não todo o revestimento, mas apenas uma parte dele (por exemplo, para substituir um único ladrilho ou reparo), toda a superfície sofrerá. Delicadamente, remova uma telha é improvável que tenha sucesso. É provável que danifique, estrague os elementos adjacentes a ele.

    Aplicação

    Painéis de parede feitos de madeira são amplamente utilizados na decoração de paredes. Suas altas propriedades decorativas, durabilidade, resistência permitem que elas sejam usadas no design de praticamente qualquer ambiente.A compatibilidade ambiental deste material é outra das suas vantagens indiscutíveis, que também corresponde às últimas tendências no campo do design de interiores.

    Todo mundo quer criar uma atmosfera caseira de conforto, aconchego e conforto. A madeira natural facilita a solução deste problema. Enfrentar com painéis de madeira no apartamento não só irá adicionar conforto ao interior, mas também terá um efeito benéfico sobre o clima interior. Óleos essenciais que a madeira natural produz têm um efeito positivo na saúde e no bem-estar das pessoas.

    O revestimento de paredes não é o único uso possível de lajes de madeira. Eles podem revetir o chão, você pode criar todos os tipos de nichos, grooves, partições. A elasticidade do material e a facilidade de seu processamento permitem incorporar quase qualquer fantasia.

    Não é necessário embainhar todas as paredes. Se você fizer apenas um, será um acento espetacular no interior, atraindo os olhos. Ao mesmo tempo, o efeito benéfico da árvore não diminuirá.

    Se estivermos falando de uma casa de campo de madeira, a decoração das paredes internas com seus painéis de madeira criará uma aparência holística e harmoniosa de toda a casa.Exterior e interior complementam-se perfeitamente.

    Ao instalar esses painéis, o principal é escolher as peças certas. A estrutura na qual as placas, parafusos auto-atarraxantes ou estruturas de cola serão montadas, se a instalação for realizada com a ajuda deles, tudo isso deve ser de alta qualidade.

    A armação pode ser de metal (é mais leve) ou de madeira (de pequenos raios - seu peso é maior).

    O processo de instalação em si é realizado em etapas.

    1. Cálculo do número exato de placas e como elas serão localizadas na parede.
    2. Instalação de quadros. Possíveis irregularidades podem ser eliminadas com os pads.
    3. Instale o primeiro painel. Você precisa começar do fundo, do canto. Certifique-se de seguir a localização da ranhura - ela deve estar no topo.
    4. Instalando o segundo painel e fixando-o com parafusos.
    5. Depois que todos os painéis são instalados, eles são finalmente fixados com parafusos.

    Para compensar a expansão térmica, você precisa fazer cortes nas laterais das placas. Se essas lacunas forem muito evidentes e estragar a aparência dos painéis, você poderá ocultá-las com sobreposições decorativas.

    A decoração dos painéis pode ser muito diversificada - folheados, envernizamento, laminação, pintura.Se você escolher o forro certo, que será o mesmo em cor e textura, as lacunas não serão perceptíveis.

    Dicas úteis

    A madeira no interior pode ser usada não só para decoração de paredes, mas também para decorar o chão ou o teto. Painéis de teto não são muito diferentes da parede. Eles podem ser feitos não só de madeira maciça, mas também na forma de um sanduíche de três camadas. A camada frontal em tal "bolo" é uma espécie de madeira valiosa, a próxima - conífera. O pinheiro mais comumente usado.

    A fabricação de painéis de madeira, especialmente aqueles feitos de materiais compostos, pode incluir o uso de substâncias tóxicas e nocivas, como resinas de formaldeído. Portanto, ao escolher chapas, é necessário prestar atenção não apenas à sua aparência e propriedades operacionais, mas também a indicadores como classe de combustibilidade.

    A maior resistência ao fogo é inerente aos produtos da classe KM1. Este grupo inclui materiais pouco inflamáveis ​​(G1), retardadores de chama (B1), de baixa formação (D1) e não tóxicos (T1). O risco de ignição nessas placas é minimizado e, em caso de incêndio, não emitem muita fumaça ou substâncias nocivas.

    O cuidado da madeira é simples. É o suficiente para limpá-los com um pano úmido, em caso de forte poluição - para lavar. Você não precisa usar detergentes fortes ou abrasivos - você pode estragar a aparência dos painéis.

    A facilidade de instalação, facilidade de manutenção, respeito pelo meio ambiente, altas propriedades decorativas, calor, conforto que trazem para o interior - tudo isto torna os painéis de madeira um material de decoração popular. Esta não é apenas uma “casa de campo”, uma versão de aldeia, como foi considerada recentemente. Esta é uma decoração de interiores espetacular e respeitável em qualquer estilo.

    Não é recomendado o uso de painéis de madeira em ambientes com alta umidade. - eles podem rapidamente perder sua atratividade, rachar, deformar. Para evitar isso, as placas devem ser tratadas com compostos especiais de proteção. Alguns modelos passam por esse processamento em produção.

    Mas os painéis tratados ainda permanecem sensíveis à umidade. Eles podem ser usados ​​se a sala tiver uma área grande e permitir que você coloque as placas a uma distância considerável da água. Um impacto direto da umidade afeta negativamente a árvore, e mudanças na temperatura e umidade podem agravar a situação.

    Casa de banho, cozinha - nestes quartos o uso de madeira, especialmente perto de fontes de água ou elementos de aquecimento, é indesejável. O perigo de incêndio, deformação, danos aos painéis em tais salas é muito maior do que na mesma sala de estar.

    Painéis de madeira podem ser usados ​​na cozinha, se não houver muito tempo gasto e raramente cozidos. Neste caso, a árvore criará uma ótima atmosfera e um interior elegante e respeitável.

    Belos exemplos

    Madeira no interior é sempre um luxo, discreto chique e conforto. Dependendo do estilo e do tamanho das instalações, você pode escolher os painéis que melhor se encaixam na ideia de estilo geral. Quarto ou sala de estar, estudo ou creche - a madeira natural é apropriada em qualquer lugar.

    Dependendo da ideia de design, você pode usar painéis de ripas, placas quadradas ou retangulares e modelos 3D na decoração do quarto. Esta é uma sala na qual você deseja relaxar, acalmar-se, relaxar, cores tão brilhantes e expressivas, estruturas complexas, superfícies frias não funcionarão. Uma árvore com seus tons agradáveis ​​para os olhos, calor natural, conforto será a melhor solução para o design desta sala.

    Se você arrumar a parede com painéis na cabeceira da cama, poderá enfatizar exatamente a área de dormir no quarto. Esta parede não requer nenhuma decoração adicional, é bonita e estética em si.

    Muitas áreas de design envolvem o uso de madeira na decoração de interiores. Por exemplo, na árvore de estilos em inglês - um elemento importante da decoração. Painéis cobrindo a parte inferior das paredes, o teto com vigas, o piso - o calçadão ou o parquet - todos são elementos integrais do estilo inglês, como uma lareira e uma cadeira em frente a ela.

    Terminar o gabinete requer uma abordagem completamente diferente. Esta sala é projetada para o trabalho, portanto, seu design deve se ajustar ao modo de trabalho, criar uma atmosfera confortável, mas não relaxante. E neste caso, a árvore também terá que a propósito.

    Este material foi originalmente usado no design de escritórios. A aristocracia, em cujas casas se podiam encontrar escritórios particulares, não temia o alto custo da madeira natural. Agora material natural caro pode ser substituído por opções mais acessíveis - painéis de partículas, painéis de fibra, MDF, OSB.

    Se antes o escritório era normalmente projetado no estilo clássico, hoje você pode encontrar uma variedade de soluções de estilo na decoração desta sala.Graças à tecnologia moderna, as placas de madeira feitas de materiais compósitos são produzidas em uma ampla variedade - tanto na forma quanto na decoração. Imitação de uma estrutura de uma árvore natural, um pedreiro, uma pedra, painéis brilhantemente pintados - para todo gosto.

    Painéis podem ser embainhados no fundo das paredes. Eles podem ser combinados com papel de parede. Então pegue um interior no espírito da velha Inglaterra.

    Tectos de madeira são de estilo apropriado e retro. Qualquer que seja a era que reflete o interior, a árvore se encaixará perfeitamente no conceito geral. Processado por mancha ou pintado de branco, será um bom pano de fundo para móveis e elementos decorativos.

    Tectos de madeira com vigas harmoniosamente se encaixam no interior, feitos no estilo do país ou da Provence. O estilo inglês também implica um design de teto.

    Se os painéis de madeira estiverem cobertos com tinta branca e os pisarem com papel de esmeril, de modo que a tinta seja apagada em alguns lugares - eles serão um ótimo complemento para o interior do shebbi-chic. Painéis de cores escuras, preto harmoniosamente encaixados em um estilo tão extraordinário como um loft. Eles serão capazes de trazer a este estilo industrial um toque de calor caseiro, conforto e frescor natural.

    Voltando-se para os interiores clássicos de qualquer época, você pode ver que a árvore tem sido um elemento integrante do design de interiores. Os interiores aristocráticos não podem ser imaginados sem um piso em parquet (na maioria das vezes feito de carvalho), móveis esculpidos de madeiras preciosas, todos os tipos de elementos arquitetônicos e decorativos. Mesmo nos palácios, as paredes eram decoradas com painéis de madeira esculpida.

    Agora a escolha de materiais de acabamento é bastante grande. Você pode escolher o acabamento para todos os gostos - da pedra ao plástico. Mas a árvore ainda não desiste de suas posições. Sua beleza natural, simpatia ambiental, durabilidade e charme especial não podem ter análogos. Portanto, o número de fãs deste acabamento não é reduzido.

    Uma visão geral dos painéis 3D de madeira espera por você no próximo vídeo.

    Comentários
     Autor
    Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

    Sala de entrada

    Sala de estar

    Quarto