Chaves do radiador: tipos e características de fabricação

Apesar da aparente complexidade, a reparação e modificação de um radiador de aquecimento com destreza adequada e ferramentas adequadas não representam um problema para um mestre “doméstico” experiente, especialmente se um sistema de aquecimento suficientemente moderno estiver instalado no apartamento. A ferramenta mais importante em tais obras são as chaves do radiador. Nesta revisão, os tipos de tais chaves são considerados, bem como as características da fabricação de suas variantes caseiras.

Tipos de trabalho com radiadores

Atualmente, muitos apartamentos têm modernos radiadores bimetálicos ou de alumínio. Essas unidades podem ser monolíticas e seccionais. A diferença reside no fato de que em modelos seccionais é possível instalar e desmontar seções padrão individuais.

Esses dispositivos são especialmente projetados para serem manuseados com a maior facilidade possível. Portanto, a adição / remoção de seções individuais pode ser realizada não apenas com o objetivo de reparar e substituir elementos danificados, mas também para ajustar o equilíbrio térmico da sala. Adicionar seções aumentará a temperatura média na sala e sua remoção será reduzida.

Quase todos os modelos de antigos radiadores de ferro fundido, instalados nos tempos soviéticos, prevêem teoricamente a possibilidade de remoção gratuita ou a adição de módulos individuais. Na prática, durante os longos anos de operação de tais produtos, peças de fixação sob a influência de múltiplos ciclos de aquecimento / resfriamento e como resultado de reações com o refrigerante no radiador e entre si, é aconselhável remover seções de radiadores de ferro fundido somente para a substituição ou desmontagem completa.

Recursos da ferramenta

Apesar da variedade de modelos de dispositivos de aquecimento, eles são organizados de acordo com um princípio similar. Secções separadas de radiadores são fixadas umas às outras com porcas de bico especiais com contra-filamento. Neste caso, o fixador está localizado no interior da seção, e desaparafusar as porcas requer um esforço físico considerável.Portanto, para montar e desmontar seções de radiadores de aquecimento, é utilizada uma ferramenta especial, que em geral é uma peça de metal bastante longa e durável de seção cilíndrica com uma “lâmina” das dimensões corretas na extremidade de trabalho.

Classificação

De acordo com o método de fabricação, as chaves para radiadores de aquecimento podem ser divididas em self-made e fabricadas de maneira industrial. Ferramentas industriais geralmente possuem entalhes que correspondem ao comprimento padrão da seção e permitem fácil instalação.

Em forma distinguir entre as teclas retas e em forma de T. Para a extremidade não-trabalhadora da ferramenta em forma de T é anexado um pedaço de haste de metal, que é usado como uma alça quando a chave é girada. Teclas diretas na extremidade não funcional têm um "loop" usado para inserir uma haste de metal, permitindo que você crie uma alavanca.

De acordo com o tipo de radiadores para o qual a chave pode ser usada, eles são divididos em:

  • usado para radiadores modernos;
  • usado apenas para modelos antigos de ferro fundido;
  • combinado (para montagem de niples de todos os tamanhos existentes).

Diferenças no tamanho da peça de trabalho

A principal diferença entre as chaves para diferentes tipos de radiadores é o tamanho da peça de trabalho. A “espátula” de chaves utilizada para modernos dispositivos de aquecimento é projetada para espigas com diâmetro interno de 25 mm e rosca de 1 polegada, portanto seu comprimento deve ser de pelo menos 30 mm, largura - 23 mm e espessura - 6 mm.

O remo para a chave usada para baterias de ferro fundido é projetado para mamilos rosqueados de 5/4 polegadas, por isso deve ser de 30 mm de comprimento, 25 mm de largura e 8 mm de espessura. As chaves de combinação são geralmente definidas em uma "catraca". Eles têm uma parte de trabalho escalonada com vários tamanhos padrão, por exemplo, 3/8, 1/2, 3/4, 1 e 5/4 polegadas, organizados na forma de uma árvore de Natal. Tais chaves são feitas apenas de forma industrial e custam a partir de 1000 rublos (modelos individuais) ou de 4000 rublos (para venda completa com uma “ratchet”).

Como se fazer?

Para fazer uma chave de radiador com suas próprias mãos, primeiro você precisa encontrar um segmento adequado de acessórios de metal. O tamanho do segmento deve ser escolhido de forma que o comprimento da chaveta acabada seja pelo menos metade do comprimento do radiador com o qual se pretende trabalhar, mais 30 cm (para desmontar radiadores de alumínio / bimetálicos de 7 seções, uma chave com um comprimento de 69 cm é suficiente).

Para o fabrico de ferramentas necessárias autogen, martelo e bigorna. A extremidade de trabalho estimada da peça de trabalho deve ser aquecida até o calor branco. Depois disso, uma escápula é martelada na bigorna com um martelo. A operação deve ser repetida várias vezes para formar a parte de trabalho do tamanho desejado. Lapidação pode ser feita usando moedores ou moedores.

É útil no ajuste fino ter um exemplo de um bico usado no radiador, “experimentando” uma ferramenta manufaturada para ele.

Para fazer uma chave em forma de T, basta soldar uma barra com um comprimento de 20 cm perpendicularmente à extremidade oposta da barra de trabalho. Não esqueça de soldar a borda curva.

Dicas de aplicação

Note que o desmantelamento de seções de radiadores modernos requer menos esforço do que trabalhar com suas contrapartes de ferro fundido. Se as fixações dos radiadores de ferro fundido ficarem muito fortes, elas devem ser aquecidas com um maçarico antes de serem desmontadas. Lembre-se também que a chave que já foi feita sempre pode ser colocada “no lugar” com a ajuda de um moedor.

Para aprender a criar uma chave para a bateria, veja o próximo vídeo.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto