Cobertores de verão e inverno: variações e diferenças
O sono calmo e confortável é a base da saúde e vitalidade do corpo. Portanto, um colchão confortável, um travesseiro macio e, é claro, um cobertor aconchegante são tão importantes. É muito importante escolher o cobertor certo, sob o qual você se sentirá tranquilo e sereno. Para saber qual é o certo para você, você precisa conhecê-los melhor.
O que é diferente e o que fez os cobertores?
Cobertores são divididos em inverno e verão. Todos eles têm diferentes opções de cobertura de tecido, tamanho, estilo, a densidade do preenchimento, o grau de calor. Mas a principal diferença e o principal critério de seleção é o tipo de preenchimento.
Para o inverno
Cobertor de inverno deve ser o mais adequado para suas características fisiológicas e psicológicas. Algumas pessoas se sentem quentes o tempo todo, outras não conseguem se aquecer.A fim de não desempenhar o papel da Princesa Nesmeyany (quente - frio) durante as longas noites de inverno, mas para acordar dormido e cheio de energia, escolha um produto em que você não será frio e nem quente, mas apenas quente.
O enchimento para esta cama importante é natural e sintético. Enchimentos naturais incluem algodão, baixo, lã, seda, bambu.
Vatu pode ser atribuído aos enchimentos tradicionais e clássicos. Não passou muito tempo desde então, quando uma colcha era quase a única maneira de se aquecer na cama. As vantagens incluem baixo preço, boa absorção de umidade e preservação do calor, hipoalergênico, respeito pelo meio ambiente. Mas hoje a demanda diminuiu, porque não é uma cópia muito prática e a lista de reclamações é bastante impressionante:
- a colcha é bastante pesada;
- bem absorvendo a umidade, devolve-a mal;
- por causa de sua densidade, não pode criar um efeito aerodinâmico, isto é, tomar a forma de um corpo coberto e excluir rascunhos;
- é um coletor de pó ativo;
- com o tempo, o algodão se desintegra;
- difícil de limpar: é incrivelmente difícil de lavare se for bem sucedido, é ainda mais difícil secar.
Down - o cobertor de inverno mais quente. Esta é a opinião da maioria dos compradores. A qualidade fundamental aqui é o calor máximo com peso mínimo. Pelo critério de leveza, a versão downy está à frente de todas as outras. Na fabricação de modelos usando eider, ganso e pato para baixo. Bem como uma mistura de penugem e penas.
Mesmo pronunciando a palavra "downy", uma associação surge com facilidade, gentileza e conforto. A cópia mais quente de um cobertor de inverno pesa no máximo um quilo. A leveza do cobertor e sua capacidade de tomar forma do corpo permitem que a pessoa adormecida se sinta coberta por uma nuvem de ar quente. Tem boa termorregulação.
O cuidado cuidadoso e a observância de algumas regras garantem uma longa vida útil do produto, mantêm-no fofo e quente, e permitem que o proprietário desfrute de maciez e maciez por um longo tempo.
Recomenda-se bater regularmente o produto para evitar a formação de grumos, secar e arejar, para que a penugem não se molhe.
Qualidade e conforto estão sempre no preço. O custo do prazer da penugem depende do que o pássaro “compartilhou” com o seu cobertor. Pato para baixo nesta lista de preços está em terceiro lugar. No segundo - ganso fofo. O penugem do mergulhão-do-norte é reconhecido como o mais caro, e há boas razões para isso: o mais quente, é difícil de coletar e também tem algumas propriedades curativas.
Os únicos consumidores que não são aconselhados a desfrutar de "felicidade celestial" são pessoas propensas a alergias. Não é recomendado para eles adquirir outro tipo de cobertor - lã, que também causa reações alérgicas do corpo. Mas eles podem ser úteis para pessoas com problemas do sistema músculo-esquelético.
Estamos falando dos enchimentos de lã de ovelha e camelo, que são reconhecidos como isolamento de alta qualidade.
No inverno, cobertores de lã acolchoados são muito populares. Comparado com o down, eles são mais pesados, mas menos volumosos. Eles absorvem bem a umidade, mantendo o calor seco e mantendo uma temperatura constante. Durável, durável, durável. Muito fácil de limpar: eles podem ser facilmente limpos, eles suportam até mesmo uma data com uma máquina de lavar "em um modo econômico". Assim como todas as coisas naturais, elas gostam de aproveitar o sol e o ar.
O custo da lã de ovelha é menor do que o custo do camelo, mas nas propriedades de cura de um outro não é inferior.
O problema com esses enchimentos é que eles são apreciados tanto por pessoas quanto por traças, então eles devem ser armazenados junto com meios de proteção contra insetos.
Para não mencionar outro preenchimento da parte de baixo do animal - cashmere. Para ele, o fornecedor de down é o cabrito montês. O enchimento é hipoalergênico, resistente ao rolamento, desgaste, não irrita a pele, muito macio e macio ao toque, durável, quente, leve.
Perspectiva são cobertores de bambu. Tendo aparecido recentemente no mercado, um enchimento de fibra de bambu ganhou muitos fãs entre os consumidores que descobriram muitas vantagens e benefícios:
- bom condutor de calor e controlador de temperatura;
- possui propriedades naturais para destruir bactérias e fungos;
- perfeitamente respirável, permitindo que a pele respire;
- não causa alergias;
- não acumula poeira e odores;
- leve;
- resistente ao desgaste;
- não exigindo se importar.
Todas essas características são inerentes ao produto natural de alta qualidade. Portanto, se você decidir experimentar essa novidade em si mesmo, tenha muito cuidado ao escolher não se sentir enganado e desapontado.
Tendo lidado com cargas naturais, pesando todos os prós e contras, resta analisar enchimentos artificiais, bastante comum no mercado moderno: Winterizer sintético, holofiber, tinsuleyt, fibra de poliéster, nanofiber. Diferindo entre si com pequenas nuances, suas principais qualidades são comuns:
- longa vida útil;
- segurança, não-tóxico;
- a ausência de componentes que causam alergias;
- cuidados despretensiosos;
- recuperação rápida de volume, forma.
Além disso, a capacidade de não absorver odores estranhos, não inflamar, aquecer bem. Neles ácaros e outras pragas de insetos não vai começar. Há também desvantagens: cobertores sintéticos não são higroscópicos e rapidamente se eletrificam.
Ao escolher entre vantagens, desvantagens, nuances e peculiaridades, lembre-se: o principal critério é a conveniência e o conforto.
Para o verão
Cobertores de inverno e verão têm um objetivo - fornecer um microclima confortável. Mas o inverno deve aquecer e verão - não congelar de correntes de ar de janelas abertas ou condicionadores de ar. Enchimentos em variantes de verão são preferíveis para escolher natural, "respiração", bem absorvendo umidade, hipoalergênico: bambu, algodão, seda.
Sob um cobertor de bambu leve, um pano felpudo coberto de algodão, um cobertor de lã fino em uma caixa de cetim, você estará muito confortável e não quente no verão. Uma nuvem de seda suave com uma superfície lisa e fria é uma opção ideal para o verão. A única questão é se você pode pagar financeiramente este oásis de felicidade e felicidade.
Dimensões
O tamanho do cobertor escolhido depende do tamanho da cama e do padrão de sono. É muito importante que o cobertor não restrinja a pessoa adormecida e permita que ele se agite, vire-se e sente-se confortavelmente na cama. Portanto, o cobertor é tomado principalmente com uma "margem", ou seja, mais do que a largura da cama.
Dependendo do tamanho, as seguintes categorias são diferenciadas:
- crianças que pode ser retangular ou quadrado e se encaixa tanto no berço e no carrinho de bebê;
- um e meio ou solteiro. Um ano e meio, provavelmente, porque a largura padrão é de um metro e meio, embora às vezes possa ser um pouco mais larga. Muito confortável para cuidar. Devido à conveniência, dois cobertores de um-e-um-meio são incluídos no conjunto "família", projetado para uma cama de casal;
- cama de casalpara uma cama de casal padrão.Para casais que estão completamente desconfortáveis sob cobertores diferentes. A largura desses cobertores é de 1 m 72 cm a 1 m 80 cm;
- euro-size. Está se tornando cada vez mais popular hoje em dia. A largura de dois metros permitirá que o casal se sinta confortável e não tente “puxar” o cobertor sobre si: o suficiente para ambos e ninguém se sentirá privado.
Qual é o melhor para escolher?
A escolha de um cobertor é um assunto muito importante e responsável. Em última análise, depende do seu humor e estado emocional, porque um sono saudável é um componente importante da saúde mental de uma pessoa. Então, listamos os critérios de seleção.
- Grau de calor: muito quente, quente, normal ou normal, luz, luz do verão. A escolha é puramente individual, visando as características fisiológicas de cada um e a temperatura no quarto. Depende da densidade e material do enchimento.
- Densidade de enchimento medido em gramas por metro quadrado, e quanto maior o número, mais quente é o cobertor. O cobertor mais quente tem uma densidade de mais de 400 g por quadrado. m Para o cobertor de verão, esse número não é superior a 200. O material do preenchimento deste artigo já foi discutido com algum detalhe.
- O tamanho do cobertor. Este critério também é escolhido com base em seus hábitos e preferências.
- Incorporação. Decida em que estação você escolhe um cobertor e o que será mais confortável para você: um cobertor, uma colcha ou um cobertor.
- Métodos de costura. A vida útil do produto depende em grande parte do método de fixação do enchedor. O firmware linear e acolchoado é considerado o de menor duração, onde o preenchimento rapidamente se agrupa em aglomerados. Melhores métodos de montagem em seções e cassetes comprovados, bem como "kostep" - costura de preenchimento encaracolado.
- Cobertores De Cobertor. O principal requisito para o tecido - a capacidade de manter o enchimento dentro do cobertor, não o deixa "sair" do lado de fora. E eles devem fazer o cobertor macio, respirável, confortável e durável. Quanto mais fofo e desobediente o enchimento, mais apertado o tecido deve ser. Universal para capas é de algodão. Boas críticas merecem tique, cetim, chita, jacquard, seda. Sua principal característica é confiabilidade e naturalidade.
- Peso Também um critério importante. A pessoa quer se sentir coberta de uma nuvem clara, outra, ao contrário, precisa de peso para se sentir confortável e protegida.
- Segurança sanitária. Pessoas com alergias devem estar muito atentas ao estudo das propriedades do preenchedor e da capa, e escolher apenas materiais hipoalergênicos.
- Preço. Escolhendo um mais barato, não sacrifique a qualidade. Sob um cobertor barato, você se sentirá desconfortável em dormir, se desgastará rapidamente e se tornará refém do ditado “o avarento paga duas vezes”.
Escolhendo um cobertor, compare suas características, propriedades, não se esqueça de levar em conta seus hábitos e preferências. O mercado de hoje é tão rico e diversificado que você certamente encontrará a melhor opção.
Como escolher um cobertor para o verão ou inverno, veja o vídeo a seguir.