Cobertores para recém-nascidos
Com o nascimento do bebê, é importante cuidar da compra de um cobertor que sempre manterá um ambiente aconchegante para o recém-nascido. Em sua escolha, é importante levar em conta uma série de nuances: tendo vindo ao mundo, o bebê precisa de calor, um tipo de casulo que será associado à mãe e, portanto, à paz. Cobertores para recém-nascidos são os primeiros cobertores de bebês. Eles têm suas próprias características e estão sujeitos a certos requisitos.
Requisitos de cobertor
Manta de bebê é um tema especial. Na infância, os ossos do bebê ainda são macios e suscetíveis a qualquer impacto. Qualquer produto que entrar em contato com o corpo da criança deve cumprir determinados requisitos para não prejudicá-lo.
Em nenhum caso o bebê deve ser coberto com seu cobertor: em vista do peso pesado, pode causar dificuldade em respirar e causar desconforto geral.
Para eliminar os riscos à saúde e garantir o máximo de benefícios, foram desenvolvidos requisitos especiais para cobertores infantis.
Esses produtos devem:
- obedeça a sazonalidade (aquecer independentemente da época, tendo em conta uma determinada época e temperatura no quarto);
- tenha um tamanho ótimo (um produto pequeno não é capaz de fornecer aquecimento de todo o corpo, uma grande opção impede qualquer movimento do bebê);
- tem circulação de ar (a capacidade de aquecer o corpo, permitindo que a pele "respire" e excluindo a formação de calor espinhoso);
- tem um peso pequeno (um cobertor pesado pode interferir na respiração natural do bebê, o que privará o sono de conforto e relaxamento);
- diferem em boa higroscopicidade (habilidade para absorver umidade e dar isto ao ar);
- aquecer o corpo na quantidade certa (quando esfriando, a criança constantemente acorda, por isso, é impossível fazer sem temperatura constante ótima no interior para assegurar um sono cheio e duradouro);
- ser hipoalergênico (feito de matérias-primas de alta qualidade que não irritam a pele delicada e sensível de um bebê);
- realizada sem decoração desnecessáriaque pode causar emaranhamento dos braços ou pernas de um recém-nascido;
- estar seguro (excluiu uma pilha longa, fibra de má qualidade, que é facilmente retirada sob ação mecânica).
Além disso, o corante é importante: toxinas e impurezas perigosas de tintas são inaceitáveis, mesmo que seja para garantir uma aparência suave e bonita do produto.
Funções
Cobertores para bebês são uma cópia reduzida de produtos para adultos, no entanto, seu calor deve ser delicado. Eles são uma espécie de proteção do bebê contra fatores externos, e embora tais produtos não possam ser comparados com o calor de sua mãe, eles são capazes de executar várias tarefas.
Cobertores para recém-nascidos:
- são o primeiro cobertor de bebê clássico usado da maneira habitual;
- relevante na alta hospitalar;
- dependendo do tipo de enchimento, eles podem se tornar um colchão, variando o grau de rigidez do colchão, dando uma cama de conforto e conveniência;
- faça um excelente trabalho com a função de isolamento das fraldas, fechando o bebê por todos os lados;
- com base no modelo pode ser um tapete, cobrindo a cama e dando-lhe uma limpeza;
- se necessário, substitua o envelope, embalando de forma confiável o recém-nascido em qualquer época do ano: com exceção do frio e do vento (especialmente ao caminhar ao ar livre);
- dependendo da densidade e do tipo de carga, eles podem se tornar o primeiro tapete, localizado na superfície do colchão ou no chão (em dois ou três meses, quando o bebê começa a engatinhar e explorar o mundo ao redor).
Na maioria dos casos, os cobertores para crianças são embalados em uma capa de edredom têxtil feita de tecido natural: assim as propriedades de aquecimento são mais pronunciadas e, além disso, são higiênicas e não permitem que o recheio penetre nas vias aéreas do bebê.
Espécie
Cobertores para recém-nascidos são produzidos em dois tipos: aberto e fechado. As variedades diferem em peso, camada de preenchimento e sua composição. Alguns modelos são projetados para a estação fria (inverno quente), outros são relevantes para o período de entressafra e verão.
De acordo com o método de fabricação de cobertores são:
- tecido - feito de fios entrelaçados;
- não tecido - com base de fibra a granel.
Os primeiros modelos são mais finos na aparência, principalmente capas de verão (telas de tecido grosso). O segundo pode ser um plano de pelagem (manta, transformador, casulo-manta, modelo com velcro) ou acolchoado.
As opções de peles são divididas em unilateral (com uma base de jacquard de algodão) e bilateral (com a fabricação de dois lados do cobertor). Os produtos desta linha são processados ao longo da borda de uma tubulação larga de malha. Eles se aquecem bem, mas devido à fibra eles precisam de um edredom de algodão.
A principal linha de produtos para recém-nascidos é composta por mantas. Neles a camada de recheio é fechada de dois lados com uma cobertura de tecido de algodão. Dependendo do modelo, o design da manta pode ser diferente:
- têxteis acolchoados sob a forma de um padrão simples;
- a capa é feita à mão a partir de fragmentos separados, seguidos por pontos (técnica patchwork).
Cobertores de bebê para bebês são divididos em leve, cassete e meia estação. Em produtos leves, o volume do material utilizado é menor, portanto, esses produtos aquecem menos.
As opções padrão incluem mais matérias-primas, portanto, seu desempenho térmico é melhor. Os mais quentes são aqueles que usam cargas naturais em quantidades maiores.
Produtos de malha não são os primeiros cobertores de bebês. Estas são mantas decorativas que não têm o efeito de aquecimento desejado e o grau adequado de suavidade.
Qual é o melhor para escolher?
Escolhendo um inverno quente ou cobertor de verão leve no berço (para uma caminhada), você deve proceder de uma série de fatores:
- cumprimento dos requisitos estabelecidos;
- indicações médicas (importantes para quem sofre de alergias);
- certificado de qualidade e cumprimento de normas de higiene;
- tamanho e espessura adequados;
- custo aceitável;
- nível de calor;
- facilidade de atendimento.
Se você escolher entre um produto felpudo e de lã, você deve preferir a segunda opção.
Os benefícios de tais cobertores são confirmados pelos médicos, porque os modelos feitos de lã:
- fortalecer o sistema imunológico do bebê, mantendo sua saúde e resistência aos resfriados;
- eles têm um efeito de massagem relaxante e fácil, aliviando a tensão muscular e acalmando o sistema nervoso;
- ter baixa condutividade térmica, não permitindo que o calor do corpo penetre para fora, mantenha as condições mais confortáveis para o sono, não permita o congelamento;
- melhorar processos metabólicos, fluxo sanguíneo;
- sendo composto de lanolina antisséptica natural, acalma a pele;
- tem efeito antibacteriano.
Se houver uma chance de alergias, é melhor comprar um cobertor acolchoado ou sintético.
Como determinar o grau de calor?
Para saber o grau de calor, você pode tomar nota das informações indicadas na embalagem do produto, indicadas pelos pontos:
- um ponto indica que o cobertor só é adequado para o verão;
- dois pontos dizem que o produto está no grupo de cobertores leves padrão;
- três pontos já são um modelo para o período de outono-primavera;
- quatro pontos enfatizam que a opção escolhida é quente o suficiente;
- cinco pontos - o cobertor mais quente com o máximo de conforto.
Sutilezas de cor (modelos abertos)
Curiosamente, a cor do cobertor é de grande importância: cores brilhantes e agressivas podem assustar o bebê, enquanto os tons delicados do grupo pastel criam uma atmosfera relaxante.
Além disso, é importante levar em conta o “calor” da sombra: um tom escolhido incorretamente (especialmente frio) pode refletir sobre o humor, causando choro ou caprichos. Desenhos alegres e alegres desenvolvem uma atitude positiva em relação a tudo o que o rodeia.
Dimensões
O tamanho do cobertor não deve ser muito pequeno, porque em um mês o bebê crescerá visivelmente. Será visível a olho nu todos os meses.
Para facilitar a compreensão de qual tamanho escolher, vale a pena partir do tamanho da cama, pegando um cobertor para suas dimensões. A menor versão permitida é 60x120 cm.Contudo, não pode ser chamado conveniente: não resultará em envolver o bebê para uma caminhada. Na melhor das hipóteses, tal cobertor mais tarde se tornará um pequeno tapete.
Na verdade, escolha uma opção maior que durará mais. O tamanho médio dos cobertores para bebês é de 100x80, 90x120, 105x115, 135x100 cm, e você pode comprar um modelo espaçoso de 140x110 cm, o que é suficiente por alguns anos.
Se você planeja, às vezes, usar um cobertor como um protetor de colchão, deve medir o colchão e acrescentar pequenas quantidades (para embrulhar o cobertor sob o tapete).
Materiais
Dependendo do tipo de carga, a matéria-prima pode ser de origem natural ou artificial. Convencionalmente, é dividido em tipo de verão e inverno.
A linha de inverno de enchimentos de alta qualidade para os primeiros cobertores de bebês inclui:
- ovelhas naturais, lã de camelo e lhama, alpacas - material natural com calor “seco”, tendo não apenas aquecimento, mas também propriedades úteis, no entanto, não é adequado para alergias;
- para baixo (ganso, cisne) - um enchimento que combina características de leveza e térmicas, é capaz de manter o nível desejado de calor sem superaquecimento (bom, mas não prático em manutenção, exigindo secagem regular e problemática no material de lavagem que os ácaros amam);
- Bambu - fibra antibacteriana ecologicamente correta, com proteção ultravioleta, isolamento térmico e propriedades higroscópicas, resistente a lavagens múltiplas (o excelente recheio de seda, porém, é muito caro);
- algodão - preenchimento natural com bom volume e altas características térmicas (infelizmente, é pesado para uma criança, que altera a densidade da estrutura durante a operação, derrubando-a em uma pilha);
- seda - fibra natural com excelente resistência ao desgaste, que não cria o efeito de estufa (embalagem de alta qualidade e dispendiosa);
- peles - curativo especial de fibra natural ou sintética, tendo uma base elástica, proporcionando um forte apego das próprias fibras (uma excelente opção é um cobertor, um cobertor-transformador para uma caminhada);
- hollofayber e hollofan - materiais sintéticos leves, em base não tecida, feitos de fibras de poliéster (100% poliéster) com uma estrutura oca de fibras de mola (recheio de alta qualidade, mas com um ligeiro efeito de estufa);
- winterizer sintético - um análogo barato de holofibra, que após a lavagem não é restaurado, quase sempre perde suas propriedades (comprimido, derrubado em pilhas separadas).
A falta de cobertores sintéticos é pobre respirabilidade, por isso a compra de tais produtos para recém-nascidos é indesejável.
Para cobertores de verão incluem os seguintes modelos:
- flanela e flanela - produtos de algodão natural hipoalergénico com uma textura macia, preservação do calor e boa ventilação, excluindo o aparecimento de assaduras e calor espinhoso (opções tradicionais para o verão, que toleram calmamente a lavagem com sabão ou detergente normal);
- linho - produtos leves, higroscópicos, relevantes para os dias quentes de verão, poupando a pele do sol;
- velo - macia e agradável ao modelo da carroçaria, caracterizada por baixo peso e espessura (tecidos de malha sintética que não requerem cuidados especiais, no entanto, propensos a acumulação de poeira).
Se compararmos os indicadores de suavidade, os mais macios e agradáveis ao corpo do bebê são um cobertor de lã, lã, bambu, felpudo e aveludado. O felpo, jacquard, algodão com um produto líquido - mais denso e, portanto, não envolve o bebê, como uma contrapartida tridimensional.
Acessórios
Os acessórios de cobertores para recém-nascidos incluem fitas largas, arcos redondos ou sua mistura (cinto-arco).Tais acréscimos dão a elegância geral, eles estão especialmente em demanda na alta do hospital, indo para uma caminhada.
Além de decorações, cobertores são complementados por um acessório funcional e prático - uma capa de edredão. Ele dá a qualquer produto uma aparência elegante, protege-o da poluição natural e, assim, prolonga sua vida útil. Além da funcionalidade, a capa do edredom torna o cobertor mais quente, e a atmosfera interior é aconchegante e convidativa para dormir.
Dependendo do sexo da criança, a cor dos acessórios pode ser azul (para um menino) ou rosa (para uma menina). Embora muitas vezes os fabricantes oferecem opções versáteis, feitas em branco, amarelo, verde e outras cores pastel.
Como se importar?
Cobertor para recém-nascidos ama cuidados delicados. Se o cuidado errado para o produto, ele perderá sua suavidade, pode tornar-se áspero ao toque.
Para estender as propriedades de desempenho do produto, vale a pena observar algumas nuances:
- um cobertor não é suficiente (enquanto um vai secar após a lavagem, a criança precisa ser coberta com alguma coisa);
- a secagem e a ventilação são obrigatórias (isto exclui a aglomeração do material e a aparência de um ambiente para a formação de ácaros e pó de linho);
- mantenha um cobertor de lã sobressalente exclusivamente em um estojo de respiração com acesso livre ao ar (exclui o polietileno - com esse armazenamento, a toupeira não demorará muito para esperar);
- se o tempo permitir, é melhor lavar as mantas manualmente (há menos deformação das fibras e uma violação da maciez de sua estrutura);
- a lavagem por máquina só é permitida em modelos de tecido de algodão, linho, lã (modo delicado a 30 - 40 graus e uso de sabão para bebês);
- mantas de lã feitas de ovelha, lã de camelo e caxemira não aceitam laváveis na máquina (mudanças na estrutura da fibra, reduzindo a distância entre elas);
- produtos volumétricos feitos de sintéticos, preferencialmente lavados à mão;
- manta de bambu aspirada e ventilada;
- edredon requer limpeza a seco, mas não é apagado na máquina;
- não é recomendado desparafusar os cobertores (é necessário deixar a água escoar e depois espremer suavemente a água restante);
- secagem é realizada de forma natural (não passar ou secar no aquecedor, a bateria não pode ser: prejudica a estrutura das fibras).
Você aprenderá mais sobre o cobertor de peles de ovelhas para bebês recém-nascidos no vídeo a seguir.