“Kreps”: adesivo de ladrilho reforçado

Ao realizar o revestimento e operar o revestimento em condições extremas, devem ser usadas composições especiais para fixar o ladrilho à superfície. Uma dessas composições é uma cola reforçada para o ladrilho Kreps, que possui características melhoradas e é capaz de suportar cargas adicionais.

Recursos e Benefícios

Composição de cola reforçada "Kreps" é uma mistura seca composta por partículas de 0,63 mm de tamanho, que incluem:

  • areia;
  • plastificantes;
  • cimento;
  • substâncias modificadoras.

Antes do uso, a composição é diluída com água, resultando em uma densidade massa elástica, que possui as seguintes características técnicas:

  • força adesiva –1 MPa;
  • força da marca - M 75;
  • resistência ao gelo - F 35.

Todos estes parâmetros são uma ordem de grandeza superior às composições marcadas como "Standard", que só podem ser usadas para colar placas cerâmicas convencionais. Ao usar composições reforçadas, a duração do tempo de trabalho aberto é aumentada até 20 minutos, durante os quais a colocação pode ser corrigida. Neste caso, as composições apresentam maior resistência ao escorregamento - não mais do que 5 mm.

Além disso, eles são capazes de resistir a temperaturas em uma faixa mais ampla, o que permite o uso de composições reforçadas para a colocação de telhas em um piso aquecido. Kreps mixes são vendidos em embalagens de 5 e 25 kg e atendem certas especificações.

Além do melhor desempenho, as vantagens das misturas de revestimento Kreps incluem:

  • Boa resistência ao gelo (até 35 ciclos), o que permite que sejam utilizados para assentamento de azulejos nas fachadas dos edifícios.
  • Alta resistência à umidade, o que possibilita sua utilização em ambientes com alta umidade.
  • Consumo de material relativamente baixo (2-3 kg / m3).
  • Configuração rápida
  • Possibilidade de usar a temperaturas de + 5 ° С.

Além disso, alguns compostos incluem aditivos refratários e anticongelantes, melhorando ainda mais sua qualidade, aumentando a resistência e a durabilidade.

Campo de uso

O aumento das características técnicas amplia significativamente o escopo de aplicação da composição adesiva: desde a instalação de cerâmicas simples até a colocação de grés porcelânico e placas de pedra artificial e natural.

Tal cola interliga de maneira confiável o material da placa com as superfícies de:

  • cimento, gesso cimentício;
  • betão e betão armado;
  • drywall;
  • placas de língua e ranhura e gesso.

Ele também mantém seguramente as telhas no chão, paredes externas e internas dos edifícios, lareiras e fogões, o que permite que ele seja usado:

  • nos corredores e escritórios;
  • em piscinas, saunas e banheiros;
  • em terraços abertos e varandas.

Além disso, é frequentemente usado para revestimentos de parapeitos, escadas e janelas.

Espécie

Cola melhorada "Kreps" produzida em várias versões:

  • Reforçado. Devido à sua boa capacidade de unir a superfície do ladrilho e da base, é utilizado para a colocação de tipos pesados ​​de revestimento.
  • Branco reforçado. Tem as mesmas qualidades da modificação anterior, mas sua composição inclui corantes adicionais, dando à composição uma cor branca. Usado para fixar telhas e mosaicos de vidro no chão e nas paredes.
  • Expresso Enrijece mais rápido do que outros compostos, pois substâncias especiais são adicionadas a ele, acelerando o processo de secagem. Na telha, colada com esta solução, você pode andar já depois de 4-5 horas.
  • Super Excelente material de revestimento aglutinante com bases metálicas, minerais, madeira, vidro e polímero.

Essa escolha de composições permite escolher a melhor opção para cada caso.

Cozimento e armazenamento

Para preparar uma composição fria melhorada, a mistura seca “Kreps” é dissolvida em água. Isto deve ser feito claramente de acordo com as instruções: para 1 saco de matéria seca será necessário 6 litros de água.

O processo de cozimento começa com a preparação do tanque e enchendo-o com água. Em seguida, a composição adesiva é preenchida e misturada até que todos os pedaços desapareçam. A mistura pode ser feita manualmente ou usando um perfurador com um bocal especial.

Depois de misturar a composição, deixa-se repousar durante 10-15 minutos e misturar novamente. A mistura adesiva acabada deve ser usada dentro de 4 horas. Depois disso, ele perde suas propriedades.

Trabalhar com composição adesiva

Antes de aplicar a cola, a base sobre a qual a telha será colocada deve ser preparada para o revestimento. Para isso, a superfície é pré-nivelada e limpa. É importante minimizar o risco de possível encolhimento e deformação da base.

Quando todas as preparações estiverem concluídas, a cola reforçada “Kreps” é aplicada na superfície de trabalho com uma espátula dentada. A área de aplicação deve ser calculada de tal forma que em 20 minutos coloque completamente o ladrilho sobre ele e tenha tempo para corrigir imprecisões.

Ao fazer um revestimento de piso com um material de laje maciço, o adesivo deve ser aplicado não apenas à base, mas também ao próprio ladrilho.

Após a instalação do revestimento do piso (até que a composição adesiva esteja completamente seca), não é recomendável submetê-lo a esforços mecânicos. Para o mesmo período, vale a pena proteger o revestimento da penetração de água.

Recomendações úteis

Qualitativamente executar o revestimento do chão e paredes com azulejos usando cola reforçada "Kreps" ajudará recomendações de mestres profissionais:

  • Grouting nas paredes deve ser feito não antes de 48 horas após a colocação da telha. Para um andar, o tempo de espera deve ser de pelo menos 72 horas.
  • A escolha da espátula deve depender do tamanho do ladrilho. Portanto, se o tamanho do material de revestimento for 15x15 cm, será necessária uma ferramenta com dentes de 6 mm. Se o ladrilho for maior, a espátula deve ser levada com os dentes em 8 mm.
  • Ao aplicar o adesivo, é necessário monitorar a espessura da camada. A camada ideal não é mais do que 4 mm. No entanto, no caso em que o tamanho do ladrilho dianteiro excede 30x30 cm, a camada adesiva pode aumentar para 7 mm. É possível aplicar camadas de até 9 mm a uma cola sub-base insuficientemente plana, mas é necessário monitorar cuidadosamente o nivelamento da superfície com um nível.

Além disso, ao trabalhar com a composição adesiva, é necessário observar as precauções de segurança, usar equipamentos de proteção individual.

Se a composição atingir a pele ou os olhos, a área afetada deve ser completamente lavada com água corrente.

Comentários

Cola reforçada para telhas "Kreps" tem sido muito popular entre os construtores profissionais e aqueles que fazem reparos por conta própria. Evidência disto pode servir como muitas revisões de misturas secas "Kreps".

Em suas revisões, os usuários observam a facilidade de uso de misturas., bem como a conveniência de seu uso: quando aplicado na parede, a cola não se desintegra, não se move e não permite que até mesmo uma peça pesada se desloque para baixo.

Nenhum feedback menos positivo merece o processo de operar o revestimento, colocado com a ajuda desta composição adesiva. Mesmo em condições de alta umidade e com fortes quedas de temperatura, o ladrilho não fica atrás da superfície mesmo depois de muito tempo.

E mais um momento importante que atrai compradores é a combinação ideal de preço e qualidade de cola reforçada "Kreps". Bem como a sua gama diversificada, permitindo-lhe escolher a composição que melhor se adequa a cada caso individual.

O processo de colocação de azulejos com cola "Kreps", veja o vídeo a seguir.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto