Tipos de telhas e formas de assentamento

A telha do teto é um material comum que permite que você faça o acabamento do teto rápido e profissional. Tem várias variedades, pode diferir na composição sintética e natural.

Para entender como trabalhar com ele, você precisa conhecer as características da espécie: isso permitirá que você execute o acabamento perfeitamente, sem recorrer à ajuda das equipes de reparo.

Recursos: prós e contras

Tecto - um material de acabamento moderno, com características, vantagens e desvantagens próprias. Externamente, é um fragmento de tamanho idêntico, através do qual se cria uma cobertura de teto.

As qualidades positivas deste material muito, ele:

  • fabricado em equipamentos modernos com a mais recente tecnologia, que permite produzir matérias-primas de alta qualidade;
  • difere em variabilidade de composição, devido a que há uma escolha entre material sintético ou natural;
  • tem uma forma diferente e tamanho, o que é conveniente para o acabamento de tipo não-padrão de instalações, contribui para o trabalho rápido;
  • é um excelente isolamento acústico, reduzindo o nível dos sons dos apartamentos vizinhos;
  • independentemente do tipo de matéria-prima, aquece a superfície do teto, o que é especialmente perceptível durante a estação fria;
  • tem um tamanho ótimo, graças ao qual o teto é finalizado rápida e convenientemente;
  • disponível para venda, uma ampla gama permite que você compre a opção desejada sem problemas;
  • tem uma paleta de cores diferente, permitindo ao comprador comprar um acabamento para combinar com o acabamento existente na parede ou em contraste com ele, enchendo o espaço com luz;
  • tem uma grande variedade de desenhos e ornamentos, o que permite optar por um estilo de interior específico, tendo em conta as imagens da sala;
  • dependendo do tipo de material, pode ser usado para colar o teto de diferentes cômodos;
  • não precisa de um alinhamento escrupuloso de cada tubérculo ou fossa da superfície do teto, mascara pequenas irregularidades;
  • é acessível, o que é agradável para o círculo principal do comprador, cabendo no orçamento planejado para a compra, tendo em conta o custo do casamento.

Esse material é uma alternativa valiosa para tetos de gesso e esticamento. Ao mesmo tempo, é muito mais fácil de instalar, não precisa preparar a armação de metal. Você pode colar o teto durante o dia, sem contar a preparação da superfície. Tal acabamento é durável: pode ser suficiente por mais de 10 anos, enquanto para atualizar a superfície em muitas variedades, basta usar uma tinta especial e um rolo de espuma clássico, tendo passado a lona do teto por 2 vezes.

A telha do teto na maioria dos casos é caracterizada por baixo peso, então não há necessidade de aplicar cola em todo o lado traseiro, e sim uma aplicação pontual (5 - 9 pontos).

Portanto, o consumo de cola será econômico. Não é aplicado à superfície do teto, mesmo se forem revestidos com variedades relativamente pesadas.No entanto, para manter este material no teto por um longo tempo e com firmeza, é necessário preparar a superfície.

Com muitas características positivas, o revestimento do teto tem várias desvantagens:

  • este material exige precisão no trabalho, caso contrário, o risco de dano ao fragmento não é excluído;
  • em algumas espécies, afunda, não retornando à sua forma original;
  • os fragmentos nem sempre são idênticos em comprimento e clareza das faces unidas, o ladrilho requer calibração;
  • ao ficar na superfície da cola, a instalação é possível (nem todas as composições podem ser removidas sem danificar o ladrilho);
  • o material sintético é frágil: deve ser cortado com cuidado para não romper os cantos ou bordas;
  • encolhimento é possível quando se juntam um azulejo poroso, o material reage aos componentes do adesivo.

Algumas variedades devido a matérias-primas caras não são acessíveis para um comprador comum. Apesar da simplicidade no trabalho, esse revestimento requer precisão. É necessário realizá-lo com as mãos limpas, lavando constantemente os restos de cola deles. Portanto, sua escolha não deve ser um obstáculo ao trabalho de qualidade.

O problema com algumas variedades é a presença de umidade na estrutura.Para que, no processo de colagem, não apareçam fissuras, por 2 a 3 dias antes da instalação, o ladrilho deve ser colocado em uma sala quente e seca, removendo a película plástica da embalagem.

Espécie

As telhas do teto incluem diversas variedades. É classificado de acordo com o princípio de fabricação e o tipo de superfície.

De acordo com o princípio de fabricação, é:

  • carimbado (pressionado);
  • injeção (molde);
  • extrudido (extrusivo).

Os ladrilhos estampados são feitos pressionando-se blocos de poliestireno, comprimindo o material até uma espessura de 0,6 a 0,8 cm, este tipo é poroso, fragmentos um tanto soltos que são facilmente contaminados. É bastante frágil, não tem uma película protetora, não fornece limpeza úmida. A vantagem é de baixo custo.

A variedade de injeção tem uma espessura maior, que é de 8 a 14 mm, portanto, suas propriedades de isolamento acústico são bastante altas. Devido à tecnologia de produção especial, é mais resistente que extrudado, não tem diferenças de relevo e proporciona uma tecnologia de instalação perfeita, na qual o revestimento completo parece monolítico, sem juntas.Pode ser pintado, enquanto a superfície parecerá monolítica. Esta categoria é caracterizada por um padrão claro e profundo. Não tem medo de umidade, durável, ambientalmente amigável e resistente ao fogo, custa 3 a 4 vezes mais caro do que uma contraparte estampada.

Esta variedade é notável na medida em que imita perfeitamente um tipo diferente de superfície, incluindo cerâmica, madeira, mármore, couro e textura de tecido, tapete, às vezes parece com pedra e tijolo.

Telhas de teto extrudido são feitas de tiras de poliestireno feitas pressionando. É dividido em duas categorias: com a possibilidade de pintar e um filme protetor. Este é um grau premium de telhas, custa mais do que os dois primeiros. Difere na higiene, alta densidade, resistência ao acúmulo de poeira, repele a água. Pode ser limpo com um pano úmido. Este material é resistente à deformação: quando espremido, retorna rapidamente à sua forma original.

Todas as variedades que absorvem o som parecem elegantes e são adequadas para lâmpadas de diferentes designs (tipo pendente e próximo à superfície). Neste caso, você pode bater o lugar de fixação do lustre por meio de um fragmento decorativo sob o estuque de gesso, selecionando o espaço em branco no mesmo tema com o padrão do próprio azulejo.Especialmente bonito parece teto, juntamente com molduras de teto ou moldagem.

De acordo com o tipo de superfície, o material de acabamento pode ser:

  • laminado;
  • espelho;
  • sem costura.

O tipo laminado é caracterizado pela presença de uma película protetora especial, chamada "laminação". Ele protege a superfície colorida do desgaste e perda de brilho, embora com o tempo esse material fique amarelo. Graças ao filme com um azulejo, você pode lavar a sujeira.

Telha sem emenda não tem limites claros. Muitas vezes suas bordas laterais são representadas, quando combinadas, elas são inseridas uma na outra, sem ter uma borda lateral. Graças a esse recurso, o tipo de revestimento é monolítico. Esta telha é termicamente resistente, pode ser pintada e limpa com um pano úmido.

A categoria de espelho no teto nada mais é do que uma variedade de design. Este é um material plástico com uma camada de espelho aplicada à superfície. Devido ao azulejo dos insertos do espelho bate visualmente a falta de espaço utilizável, por isso é frequentemente utilizado em salas pequenas. Parece caro e, especialmente, é um dos melhores materiais, tendo uma alta valorização dos mestres.

Material

De acordo com o material de fabricação, esta peça pode ser diferente:

  • De madeirafeito de carvalho, mogno, vidoeiro, álamo, tília, tem uma textura de superfície lisa, estrutural e esculpida;
  • Metálicocom uma superfície espelhada côncava, convexa e emaranhada (uma das categorias mais duráveis ​​e refratárias que pode suportar temperaturas extremas);
  • Plástico e poliestirenocaracterizada por uma superf�ie macia ou em relevo, resistente a qualquer temperatura, pr�ica, num fundo geral que se assemelha a molduras de gesso.

Cada tipo tem suas próprias características.

Por exemplo, variedades de madeira não têm muito peso e, portanto, não criam uma carga na base do teto. Para neutralizar a umidade, eles são cobertos com uma camada de verniz. O metal é conveniente em uma variedade de desenhos e cores, simples de colar, mas pode causar dificuldades com a limpeza, então você tem que limpar os contaminantes, diluindo um produto concentrado especial. Categoria de poliestireno clássico (PVC) de todos os mais exigentes para o manuseio cuidadoso.

Dimensões

Tamanhos padrão de telhas do teto dependem do material de fabricação.

Cada categoria tem seus próprios padrões, por exemplo:

  • a madeira pode ser 30 x 30, 50 x 50, 70 x 30, 60 x 20, 60 x 60 cm;
  • as dimensões inerentes ao metal são 60 x 30, 50 x 50, 70 x 30, 30 x 40, 40 x 40 cm;
  • espuma de poliestireno (sólido e perfurado) difere pelos parâmetros 50 x 50, 60 x 60, 40 x 40, 60 x 30, 70 x 30, 70 x 40 cm.

Isso não é todas as dimensões possíveis. Vale a pena considerar que este material é muitas vezes feito por encomenda. Por exemplo, tiras de telhas de metal podem atingir até 2 m de comprimento. A versão sintética pode ser bem pequena (menos de 30 cm) ou bem grande (até 1 m).

Cores

Os tempos em que apenas os ladrilhos brancos estavam à venda são coisa do passado. Hoje, nas lojas do prédio, você pode comprar materiais coloridos em uma ampla variedade. Entre os tons clássicos destacam-se os tons branco-azul, rosa claro, delicado leitoso, creme, areia, café, cinza e laranja. Não menos interessante é a tinta menta, lilás, roxa, marrom-rosa. Entre o intervalo você pode encontrar variedades incomuns com um brilho metálico. Este grupo inclui dourado, prateado, cobre, acastanhado, tons de pântano.

Este ladrilho não fornece pintura, enquanto o branco poroso é bem corado com corante com a adição do esquema de cores usual.O matiz pode ser obtido, se necessário, misturando dois ou três pigmentos. Isso permite ajustar a cor do teto para a ideia de design do interior da sala, se você quiser substituir a cor branca pela cor.

Uma categoria que pode ser pintada visualmente é mais espessa do que uma variedade colorida.

Formulário

Inicialmente, a forma clássica de telhas do teto era quadrada. Assim, era mais fácil começar a trabalhar, contando o centro do teto ou fazendo-o a partir do canto. A simetria contribui para uma percepção estética harmoniosa: o teto parece liso e não deforma as paredes. Hoje, além de ladrilhos quadrados, cujos parâmetros são pequenos, você encontra em material de venda formas retangulares e não padronizadas. Neste caso, as faces laterais podem ser lineares ou figuradas (por exemplo, em forma de onda, côncava, convexa).

Estilo e design

Este material de acabamento é apropriado em um estilo diferente. Não é necessário inseri-lo em direções criativas (por exemplo, loft, grunge, biônica, brutalismo, retro): assim arriscará perder sua atratividade. Tem estilos próximos aos clássicos, nos quais você pode demonstrar a elegância e solenidade do material de acabamento.Tal desenho no estilo neoclássico, classicismo, estilo italiano é especialmente pertinente. O desenho deve ser simétrico, a geometria e outros padrões são bem-vindos.

Parece bons azulejos de cores em interiores modernos. Neste caso, o foco está em uma aparência incomum ou em uma superfície simulada, longe do entendimento clássico das telhas do teto. O design pode ser um desenho 3D, inserções de espelho em uma esteira grande, imitação de telhas de mármore com relevo. Ao mesmo tempo, a abundância da imagem pode ser supérflua: hoje a textura em si é importante. Minimalismo é excluído, mas moderno, de alta tecnologia são bem possíveis. A telha do teto se encaixará com sucesso na Provence rústico, a direção do país e boho, Inglês e estilo chinês com o apoio de uma lâmpada interessante. Ao mesmo tempo, os fragmentos de desenho devem ser discretos.

Como escolher?

Ao comprar telhas do teto, é necessário ter em conta uma série de nuances:

  • compre material que possa ser lavado (o mesmo vale para cola);
  • preste atenção ao azulejo, que pode ser pintado com tinta à base de água;
  • escolha uma variedade de espessura média (defeitos de base fina podem ser vistos);
  • se houver muita madeira no interior, não escolha um material com cores idênticas, para criar uma sensação de estar no banho;
  • Se os reparos são feitos com freqüência, vale a pena fazer uma escolha em favor da variedade de poliestireno;
  • se o interior for projetado em um estilo ecológico, escolha um ladrilho natural;
  • para a direção moderna, é necessário um material de metal ou plástico com uma forma incomum e tecnologia perfeita;
  • para os clássicos, preste atenção às telhas de espuma de poliestireno, é ideal para essa direção e não parece antiquado;
  • selecione o material levando em conta os detalhes do móvel: preste atenção ao padrão do ladrilho (onde linhas retas e geometria rígida são necessárias, borboletas e flores com folhas em forma são inadequadas);
  • fazer uma compra em uma loja de materiais de construção respeitável com uma boa reputação, isso irá eliminar o risco de comprar um falso tóxico.

Ferramentas e misturas necessárias

O trabalho não precisa de ferramentas especiais. Tudo pode ser encontrado à mão.

Antes do processo em si você precisa preparar:

  • cola especial para telhas de teto;
  • telhas do teto do tamanho desejado;
  • itens de marcação (lápis, linha, fita, tesoura);
  • faca de construção e uma régua grande para material de corte;
  • luvas (para aqueles que são mais confortáveis);
  • panos para as mãos e remover o excesso de cola;
  • uma esponja macia e água (para remoção instantânea de cola da superfície frontal).

Cola

No mercado de construção moderna, hoje apresenta uma ampla gama de materiais adesivos para telhas do teto. Algumas pessoas gostam de usar mastique, outras escolhem selante acrílico para selar. Normalmente, o fabricante indica o tipo de material para o qual é destinado. Na verdade, nem todo material anunciado vale a pena comprar: alguns tipos de cola são a causa do casamento. Isso se deve ao fato de que, em contato com certas composições, o ladrilho encolhe nos locais de aplicação da cola.

Mesmo artesãos experientes discordam, cada um escolhendo o tipo de matéria-prima com a qual ele costumava trabalhar. No entanto, se para alguns a presença de articulações é a norma, outros não toleram os menores espaços entre os ladrilhos colados. Supondo que, ao longo do tempo, um bloco mal fixado possa simplesmente cair fora da teia geral. Considere alguns tipos básicos oferecidos para trabalhar.

"Titan"

Esta empresa oferece dois tipos de cola que podem ser usados ​​para instalar telhas do teto. O primeiro é vendido em pequenas garrafas de plástico, é transparente, tem um leve cheiro peculiar. Os mestres afirmam que estão confortáveis ​​o suficiente e não ficam moles quando a água vaza dos vizinhos acima.

Neste trabalho, ele forma fios viscosos, o que complica um pouco o revestimento.

A cola de lata da marca registrada se assemelha a uma lata de massa pela sua consistência. Tem uma cor amarelada, portanto não é adequada para azulejos finos e brancos (distingue-se por manchas escuras). Ao trabalhar com um material poroso leva ao encolhimento: o ladrilho nas juntas encolhe em poucos minutos após a aplicação do adesivo. Essa composição não deve ser usada para materiais sintéticos: tanto a peça quanto a aparência inteira serão danificadas.

Unhas líquidas

Esta cola é vendida em tubos e garrafas sob a pistola de construção. Sua consistência é espessa, especialmente em frascos. Externamente, o material é uma pasta bege escura que instantaneamente endurece. É necessário trabalhar com ele de forma otimizada e rápida: nem sempre é possível corrigir um fragmento colado ao teto.

Para trabalhar com azulejos brancos finos, pode não ser adequado por causa da cor, mas irá colar as variedades pesadas e coloridas de matérias-primas com firmeza. A desvantagem do material é o problema de instalação: será difícil remover essa cola se necessário após a secagem. No trabalho você precisa ser extremamente cuidadoso. Remover unhas 100% líquidas da superfície tratada não funcionará.

"Kvart"

Esta marca produz cola enlatada para telhas do teto de consistência cremosa. A massa difere da sombra branca como a neve. É fácil de usar e permite o ajuste do ladrilho, caso precise ser movido. Neste caso, a cola não come material. É conveniente que possa ser utilizado como selante para as costuras, se surgirem falhas durante o trabalho (permite selar imperceptivelmente as costuras). É fosco, invisível após a pintura.

Métodos de estilização

Colocação de telhas do teto pode ser feito:

  • em paralelo;
  • na diagonal;
  • desconcertado;
  • em volta do perímetro.

Cada opção tem suas próprias características. O mais simples deles é o método paralelo, no qual a instalação começa a partir da localização do candelabro, tomando como base um fragmento no qual um furo é cortado para prender os fios ao lustre.Antes da colagem do primeiro fragmento, é realizada a marcação, para a qual formam uma cruz a partir dos centros das paredes por meio de um fio preso a uma fita adesiva. Isso manterá a direção correta ao colocar o primeiro elemento.

Então tudo é fácil: os espaços em branco subseqüentes são colados a cada face, evitando a formação de lacunas, para as quais são calibradas antes de grudarem.

Antes de aplicar a cola na parte de trás da telha, eles tentam colocá-la, colocando o fragmento na direção certa para o local da posição futura. Isso permitirá que você veja com que precisão o ângulo e a face lateral serão. A montagem é necessária, pois o azulejo na maioria dos casos é diferente em tamanho, mesmo que seja feito de um lote. Isto pode ser conectado com o empacotamento denso do material, no qual os cantos ao longo das bordas são especialmente pressionados.

Um azulejo em um padrão quadriculado é diferente, pois é colocado com um deslocamento. Neste caso, o estágio inicial pode começar não apenas do centro ou da localização do candelabro, mas também do ângulo, que é muito mais simples. Este método é relevante para um iniciante.

A instalação numa diagonal ou a colagem com um diamante parece melhor que as técnicas clássicas, mas esta instalação é muito mais complicada.Requer pelo menos alguma experiência para que não haja articulações no trabalho. Neste caso, a marcação é executada nos cantos da sala. Cada canto do fragmento deve olhar estritamente no centro das paredes, se o lustre estiver localizado no centro. Se for compensado, a marcação é ajustada.

O método do perímetro é executado ao longo de cada parede, a partir do canto. No centro, a superfície é aparada com outro material: desta forma, você pode dar ao interior um caráter único e demonstrar um sutil senso de gosto. Essa técnica é linda, especialmente se ela tiver suporte em volta do perímetro na forma de lâmpadas de diodo pontual. No entanto, este método de instalação requer a consideração do padrão do azulejo: o ornamento deve repetir os elementos da estilística existente.

Dicas e truques

Para o fluxo de trabalho não causa dificuldades, você deve prestar atenção a algumas recomendações úteis.

Isso permitirá que a instalação seja feita profissionalmente:

  • inicialmente é necessário calcular a quantidade de material, o que eliminará o risco de escassez de matérias-primas (vale acrescentar alguns fragmentos de reposição em caso de casamento);
  • É importante preparar a superfície removendo a antiga cal, removendo manchas sujas e gordurosas, sujando fissuras, removendo grandes manípulos;
  • não se esqueça do primer: é necessário para a máxima adesão da telha à superfície do teto;
  • se a colagem for realizada pela primeira vez, compre o material para pintura, de modo que, depois que o tecido do teto seque, pinte imediatamente o acabamento com um rolo;
  • não use pinos para fixação: para nivelar as juntas e ladrilhos no mesmo nível, enrole a superfície com um rolo de borracha;
  • Se houver sujeira na superfície do ladrilho inicialmente e a quantidade de material for limitada, tente limpá-lo.

Se isso não ajudar, use esse fragmento no canto ou deixe-o para aparar;

  • Se você precisar pintar seletivamente o padrão de ladrilho, faça-o após o revestimento completo e a secagem do tecido da ladrilho.

Fabricantes e comentários

Entre as empresas estrangeiras e domésticas que oferecem ladrilhos para venda, existem várias marcas que têm uma classificação de consumo brilhante. Por exemplo, os melhores e mais seguros, de acordo com especialistas que testaram o material quanto à conformidade com os padrões de segurança, são produtos da Decomaster, NMC sa, Kindecor. Estes materiais também são populares entre os clientes, que notam que esta peça é fácil de usar, parece elegante e bonita.Outros fabricantes, dignos de nota, compradores e especialistas incluem produtos da Armstrong, Martin-Plast, Ophelia (Rússia), Decoplast. Estas variedades extrudadas de telhas do teto permitem que você termine facilmente o teto para combinar com o estilo desejado.

Exemplos e opções de sucesso

Para entender como os diferentes tipos de azulejos ficam no interior, você pode ver os exemplos apresentados na galeria de fotos:

  • telha no centro da sala, com baguete e holofotes, parece elegante e caro;
  • uma variedade de capim de madeira, juntamente com um candelabro pendente, dá a solenidade interior;
  • telhas laminadas com plinto esculpido olham harmoniosamente em uma pequena sala;
  • a versão com decoração dourada se encaixa bem no interior com o apoio de uma lâmpada com douramento;
  • material em relevo com uma textura brilhante e um ornamento original é montado com sucesso com um lustre incomum;
  • Esta técnica permite que você crie um efeito visual de um teto multi-nível, o azulejo é perfeitamente combinado com um lustre pendurado;
  • Este exemplo demonstra os recursos 3D do material: com a simplicidade do padrão, o bloco aumenta o espaço.

Como colar os azulejos do teto, veja o seguinte vídeo.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência.Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto