Tijolo para fachadas: características do material e sutileza de instalação
Os azulejos de fachada são conhecidos desde o início do século XVII. Surgiu como uma alternativa ao tijolo de clínquer e até hoje não abre mão de suas posições, permanecendo um dos materiais de acabamento mais populares.
Especificações técnicas
O tijolo frontal difere em altos indicadores de durabilidade, tem longa vida útil. Isso se deve às características da composição e tecnologia de fabricação. O clínquer é uma mistura de argila de xisto, solventes de origem óxida, bem como aditivos especiais. Em seguida, a matéria-prima é dada a forma desejada (por extrusão ou prensagem), após o qual os futuros ladrilhos são cozidos a uma temperatura de 1300-1400 ° C.
O resultado é um material homogêneo, extremamente durável e confiável, externamente semelhante à pedra.Além disso, hoje também produziu telhas de clínquer que imitam alvenaria.
Entre as características técnicas das telhas de clínquer para o revestimento exterior da fachada, os mais importantes são vários indicadores.
- Resistência mecânica. O material suporta com sucesso todos os tipos de cargas - flexão, impacto, abrasão e compressão. Os indicadores de resistência mínima são M400 (isto é, 400 kg de força por 1 cm2). O máximo é o valor da força igual a M800. Para comparação: a resistência de um tijolo para as médias de revestimento M250.
- Resistência ao congelamento. Os testes realizados permitem afirmar que, sem prejuízo de sua integridade, o material suporta até 150 ciclos de congelamento e descongelamento. Se você olhar para edifícios antigos revestidos de clínquer, fica claro que, na prática, esse número é muito maior. Aumento das taxas de resistência ao congelamento devido à baixa absorção de umidade do material, que em média é de 2-4%.
- Densidade, permeabilidade ao vapor e condutividade térmica. O produto tem uma densidade suficientemente grande. Média é de 1,9-2 kg / sq. dm, o que explica seu peso considerável.
O clínquer não pode se gabar de baixa condutividade térmica.em média, está entre 0,95 e 1,2 W / (mK). É por isso que é considerado um revestimento protetor e decorativo, em vez de isolante de calor.
Devido às peculiaridades da produção, a superfície da telha é coberta com os menores poros através dos quais a umidade não penetra, mas o vapor de água é removido. Isso sugere que o material é permeável ao vapor, "respirável".
A forma de liberação do material são telhas com espessura de 15 a 25 mm. As dimensões dos parâmetros são variáveis. Há uma telha que imita um tijolo e corresponde ao seu tamanho (250x120 mm). O chamado azulejo alemão antigo possui parâmetros de 240x71 mm e o moderno "americano" analógico é 295x57 mm. Mais informações sobre o tamanho dos produtos e sua rotulagem - nos parágrafos seguintes do artigo.
A massa principal do clínquer de fachada é esmaltada, sua sombra corresponde às cores naturais da argila (escamas amarelo-terracota e marrom), e também há tons de bege claro, cinza e grafite. Se estamos falando de azulejos, então a cor pode ser qualquer. No entanto, é mais usado para decoração de interiores.
O escopo da telha é considerado de frente para fachadas. Além disso, serve como base para o hot-melt (contraparte isolada). Alta aderência permite o uso de produtos em concreto, madeira, pedra, painéis de parede pré-moldados. A durabilidade da fachada é determinada não apenas pela qualidade e resistência do revestimento, mas também pela qualidade da composição adesiva e pelo rejunte suave.
A tecnologia da organização da fachada pode ser seca e úmida, ventilada e não ventilada. Mais informações sobre os recursos de cada uma e sobre a tecnologia de instalação - na seção relevante do artigo.
Vantagens e desvantagens
O material tem as seguintes vantagens óbvias:
- indicadores de resistência aumentada comparáveis com valores semelhantes de pedra natural e grés porcelânico;
- baixo peso, que elimina o reforço adicional da fundação e facilita o processo de transporte e instalação de telhas;
- baixa absorção de umidade na faixa de 1-6%;
- resistência à geada devido à presença de poros no material, através do qual a umidade é removida para fora e não congela a temperaturas negativas na espessura do ladrilho;
- longo período de operação, que é em média de 40 a 50 anos;
- resistência às intempéries, inclusive ao vento forte, raios UV;
- resistência a mudanças de temperatura, preservação da geometria do ladrilho;
- resistência a meios agressivos, principalmente ácidos e alcalinos, bem como ausência de eflorescência na superfície do ladrilho;
- higiene, bioestabilidade - na superfície não forma mofo, fungos;
- resistência ao fogo - material não combustível;
- simpatia ambiental do material;
- pigmentação uniforme das telhas, de modo que mesmo quando lascas e rachaduras aparecerem na superfície, elas permanecerão dificilmente perceptíveis, e a fachada não perderá sua presentability;
- alta aderência do material devido à presença de ranhuras no interior da telha, juntas de travamento;
- despretensão para o material de base - o azulejo pode ser fixado sobre o concreto, madeira, painéis pré-fabricados, paredes de pedra;
- variedade de opções de design e cores (90 tons);
- facilidade de instalação e facilidade de manutenção.
Bem como qualquer material de acabamento, o tijolo tem falhas.
- Bastante alto custo de produtos. Embora, se você comparar seu custo com o preço de um tijolo de frente, o clínquer estará mais acessível.O feedback do usuário sugere que o alto preço compensa a vida útil do material a longo prazo e sua confiabilidade.
- A fragilidade das placas não instaladas, que podem causar falhas no material durante a operação ou instalação.
- A instalação de placas com isolamento requer um cálculo cuidadoso do ponto de orvalho. O fato é que esses painéis possuem uma fina camada de poliuretano, portanto, é necessário calcular o ponto de orvalho, levando em consideração o uso de outros materiais isolantes térmicos.
Espécie
O azulejo de clínquer de uma fachada tem várias dimensões, com relação às quais existem os seguintes tipos de material:
- L-NF (295x71 mm) é a maior telha, para decorar 1 metro quadrado. m requer uma média de 40 peças;
- WDF (215x65 mm), para registro de 1 quadrado. m requereu 59 telhas;
- WF (21x5 mm) - o menor tamanho possível, em 1 quadrado. m detém 73 telhas.
As telhas grandes e médias têm uma espessura de 15 mm, pequena - 17 mm.
As dimensões e marcações especificadas são relevantes para os modelos de produção nacional.
As contrapartes européias têm dimensões ligeiramente diferentes. Sua característica é um único comprimento - 240 mm. Assim, a compra se concentra apenas na largura das peças.
Pode ser o seguinte:
- 2DF - ladrilhos de 113 mm de largura, por 1 m quadradom requer 32 peças;
- DF - largura 52 cm, consumo - 64 pcs / sq. m;
- RF tem uma largura de 65 mm, por 1 quadrado. m requereu 54 telhas;
- NF com uma largura de 71 mm, consumo por 1 quadrado. m - 48 telhas.
A espessura dos produtos importados é de 17 mm.
Finalmente, clínquer de fachada americano isolado. Seu comprimento é 193 ou 295 mm, a largura pode ser 57, 71 ou 92 mm. A espessura é a mesma para todas as peças - 15 mm. Em 1 quadrado. m consumido 33-74 telhas.
Além dos painéis de fachada, emitem base e canto. O socle tile difere na espessura maior e, portanto, possui os indicadores de maior peso e resistência. Os segundos são projetados para um design bonito e hermético de juntas de canto, produzido exclusivamente pela tecnologia de extrusão.
A base das telhas de canto extrudidas é moída em partículas minerais de farinha (lascas branca e vermelha queimadas, mica, mármore ou granito) e resinas de polímero. Devido a isso, o azulejo torna-se flexível, ele pode ser cortado com uma faca de montagem afiada. Ao mesmo tempo, caracteriza-se pelas mesmas propriedades que o análogo de fachada, mas também não parece diferente dele.
Em termos de recursos de design, distinga os seguintes tipos de material:
- tijolo de ladrilho liso - a opção mais comum e fácil de manter;
- um material tendo uma superfície de relevo que pode imitar não apenas alvenaria, mas também a superfície sob uma pedra;
- a telha que imita o tijolo velho feito com batatas fritas e rachaduras características.
As telhas são geralmente divididas em termopanels e aquelas que não são complementadas com uma camada de isolamento. O material isolado permite proteger a fachada e aumentar sua eficiência térmica, para dar uma aparência atraente. Estruturalmente, consiste em um ladrilho de clínquer e uma camada de material de isolamento térmico.
Este último é espuma de poliestireno, espuma de poliuretano ou lã mineral. A espessura da camada é de 30 a 100 mm.
Preferência deve ser dada ao material com camada isolante de espuma de poliuretano, uma vez que possui a menor condutividade térmica e é caracterizada pela resistência a fatores ambientais.
A termoplaca pode consistir em várias camadas:
- camada dupla inclui isolamento e clínquer;
- três camadas - “bolo” de clínquer, um isolante e um substrato de uma placa OSB resistente à umidade, devido ao qual adquire maior rigidez e resistência;
- O painel de quatro camadas em sua estrutura é semelhante a uma de três camadas, mas é adicionalmente equipado com um substrato refratário.
Apesar do alto desempenho de isolamento térmico dos termopanels, nem sempre é racional usá-los durante a instalação. Assim, para revestir casas pré-fabricadas de painéis e estruturas, onde já existe uma camada de isolamento, não faz sentido comprar painéis térmicos. Não são necessários na organização de fachadas ventiladas, nem na cobertura de garagens, mandris e cercas.
Finalmente, hoje produzimos telhas sem costura corrugadas, caracterizadas pela falta de chanfros. Isso alcança o efeito visual de uma única estrutura monolítica da fachada sem costuras. As placas ainda não se encaixam com precisão, uma pequena lacuna entre os elementos permanece. É necessário para a expansão térmica do material.
Dicas para escolher
- Escolhendo a espessura do material, considere as condições climáticas de operação. Quanto mais severas forem, maior a espessura das telhas. Para edifícios voltados para perto de corpos de água, telhas espessas também são selecionadas.
- Imediatamente considere se você está pronto para dedicar tempo para cuidar do material. O mais fácil de usar é uma pedra lisa sob o tijolo. Poeira e poluição se acumulam nas ranhuras dos análogos de alívio.
- A produção de clínquer é realizada a partir de ingredientes naturais, cujos estoques são limitados. O processo de produção é intensivo em energia, a aparência do casamento com as menores imprecisões da tecnologia. Tudo isso leva ao alto custo do produto acabado, que, em média, começa em 4.000 rublos.
- Concentre-se nesta figura ao comprar, não fique tentado a comprar material mais barato. Caso contrário, a probabilidade de adquirir uma falsa qualidade duvidosa é alta.
- Se possível, deve-se dar preferência aos produtos de marcas famosas da Europa. Quanto aos produtos fabricados na Rússia, eles nem sempre podem se orgulhar de qualidade que atenda aos padrões europeus. Além disso, o design de peças importadas geralmente é mais interessante, e a escolha é mais variada.
- Juntamente com a telha, é racional comprar imediatamente cola e um composto de espátula. Estas devem ser misturas resistentes ao frio que podem suportar pelo menos 50 ciclos de congelamento. O material de juntas é geralmente adaptado à cor do azulejo. Isto é necessário para que a possível deformação do azulejo devido a mudanças de temperatura seja invisível.
- Cola deve diferir não só resistência ao gelo, mas também ser caracterizada por elasticidade e altos valores de adesão.
- Calcular a quantidade necessária de material pode ser medida pela área da fachada e tirando do resultado a área das aberturas da porta e janela. Em seguida, você precisa descobrir quantas peças do tamanho escolhido são necessárias por 1 metro quadrado. m (faça você mesmo ou encontre informações semelhantes na embalagem do ladrilho). O resultado resultante continua a ser multiplicado pelo número de metros quadrados da fachada a ser finalizada. Como resultado, você receberá uma figura correspondente ao número necessário de painéis. Não esqueça de adicionar mais 7-10% ao estoque.
- Os especialistas recomendam antes de abrir todos os pacotes com clínquer e misturar telhas. Isso evitará o efeito da decoração listrada de uma casa particular, já que as telhas de até um lote podem ter pequenas diferenças de cor. Essa recomendação se torna uma regra obrigatória se blocos de lotes diferentes forem comprados. A única exceção é o uso deliberado de produtos variados para alcançar um efeito estético particular.
- A fachada articulada envolve a compra de perfis e fixadores, certifique-se de que eles são feitos de materiais anti-corrosão ou têm um revestimento semelhante.
- Se você decidir comprar termopanels, é importante saber que esse material tem baixas taxas de flexibilidade. Isso significa que só pode ser montado no nível do solo. Como já mencionado, o melhor isolamento para este material é a espuma de poliuretano.
- Placas com isolante térmico de poliestireno durarão menos, devido à sua contração. O material com lã mineral precisa de cuidadosa impermeabilização, o que aumenta a complexidade e o custo de instalação. Para que o ladrilho forneça isolamento térmico de alta qualidade, a espessura do isolamento deve ser de pelo menos 60 mm.
- Indo para a loja, decidir sobre a cor e design do azulejo, irá simplificar e acelerar o processo.
Universal pode ser chamado liso, com telhas de tijolo de sombras bege claras.
Estes podem ser encontrados na coleção Perla liso da marca alemã Feldhaus Klinker, por exemplo. As telhas são de tamanho médio. E o modelo da série 722 Paglio do fabricante alemão Stroeher é quase o mesmo em cor e textura, mas formato grande.
Amostras originais para diferentes tipos de pedra são apresentadas nas coleções das marcas Feldhaus Klinker, Stroeher, Cerrad (Polônia). Telhas de alta qualidade para tijolos envelhecidos queimados clássicos estão na coleção de genarbt Greetsiel Friesisch da alemã Roben. Posições de liderança na produção de termopanels são ocupadas pela Termozit.
As telhas polonesas são geralmente mais baratas que as alemãs.
- Ao escolher um material, lembre-se que um único ladrilho a uma distância de 30-40 cm dos olhos parece diferente de uma fachada totalmente forrada de uma distância de 3-4 metros, mas é exatamente isso que a visão geral dos transeuntes ou visitantes entram na casa. Não se esqueça de não apenas examinar cuidadosamente o lado cerâmico, mas também avaliar sua aparência nas amostras da loja (geralmente bons vendedores fazem um pequeno cálculo de vários ladrilhos), bem como tentar enviar um feixe de uma lanterna nele. Isso fornecerá uma imagem mais precisa da aparência da peça na fachada.
- Ao escolher 2 tons diferentes para azulejos de fachada e rodapé, verifique se eles são compatíveis. Produtos não recomendados com overflows. A argamassa deve ser de uma cor, a sua tarefa de um ponto de vista estético é combinar as placas multicoloridas em um todo. Alvenaria de destaque permite grout para um tom mais escuro ou mais claro que a cor da telha.
- Preste atenção à composição - a base do produto deve ser argila de xisto sem aditivos perigosos. A qualidade e durabilidade da cor dos azulejos depende do método de coloração. A melhor opção - coloração no processo de queima sem adição de cores artificiais.
Regras de corte de azulejos
Aqueles que decidiram fazer a instalação de telhas de clínquer com suas próprias mãos, mais cedo ou mais tarde terão que enfrentar a necessidade de cortar telhas. As telhas americanas padrão e estendidas são cortadas. Como o material é frágil, a não observância dos princípios de corte levará à divisão do ladrilho. Eliminar esse incômodo permitirá o uso de ferramentas de corte especiais.
É mais fácil cortar um ladrilho em ângulo reto usando um cortador de ladrilho com um disco de diamante. Este dispositivo com refrigeração a água permitirá cortar material rapidamente e sem ruído. Neste caso, o corte será limpo e liso, sem lascar. O uso de um cortador de ladrilho automático é especialmente conveniente se você precisar cortar um grande número de ladrilhos.
No entanto, esta unidade tem um custo bastante elevado, por isso, para uso doméstico, é bastante possível fazer com uma contraparte manual e, por vezes, um cortador de azulejos com pinças.Usando o último, instale a ferramenta de forma que a linha de corte caia no meio das pinças. Durante o trabalho é necessário excluir movimentos agudos e bruscos.
Finalmente, um corte reto pode ser feito com um moedor. É verdade que o resultado será menos preciso do que usar um cortador de azulejos. Além disso, o processo é acompanhado por forte ruído e pela formação de grandes quantidades de poeira.
Para o material de corte encaracolado usou uma serra com uma corda de diamante.
No entanto, seu uso pode estar além do poder de um mestre inexperiente. Neste caso, é melhor usar o cortador. O corte será áspero, com entalhes, por isso é polido usando uma lixa fina. Se necessário, corte no material círculos ideais para aplicar uma serra circular.
É importante medir cuidadosamente o ladrilho e pré-enredar a linha de corte. Caso contrário, você pode obter os tamanhos inadequados. Ao cortar a telha deve ficar em uma superfície plana. Uma mão deve segurar o material, garantindo a sua posição fixa, o ponteiro dos segundos - para dirigir a ferramenta sem pressioná-lo.O trabalho deve ser realizado em óculos de proteção e um respirador.
Enfrentando estágios
Dependendo do material usado, o estado inicial das superfícies de trabalho e o resultado desejado, instalação molhada ou seca pode ser usada. No primeiro caso, o revestimento é montado diretamente na parede preparada. Para este tipo de instalação, uma parede perfeitamente lisa e lisa é um pré-requisito: com um tipo de instalação molhada, a carga sobre a fundação do edifício aumenta.
O método a seco envolve a instalação de caixas nas quais o ladrilho é fixado com parafusos. No entanto, também pode ser colado ao subsistema.
Usando telhas de clínquer, fachadas ventiladas e não ventiladas podem ser organizadas. No primeiro caso, um espaço de ar permanece entre o revestimento e a parede. Tal sistema não aumenta a carga nas paredes, permite que você esconda defeitos tangíveis em sua superfície e melhore a eficiência térmica do edifício. Materiais isolantes térmicos são às vezes colocados no entreferro resultante.
A instalação molhada do material é realizada em várias etapas.
- Preparação da base. A base de trabalho deve ser nivelada (diferença de altura permitida - não mais do que 2 mm por quadrado.m), se necessário, fortalecer. Posteriormente base puttied e preparado com formulações (geralmente iniciadores) penetração profunda. Em seguida, a superfície seca naturalmente placa de montagem em base húmida, bem como para realizar a operação em mau tempo, é inaceitável.
Superfícies lisas, como paredes de concreto armado, precisam ser encrespadas para melhorar a aderência.
Para este fim, a superfície é coberta com entalhes, após o que é preparada em 2-3 camadas.
- Marcando a parede. A partir do topo das encostas janela deve desenhar listras horizontais na superfície para outras linhas de placas de instalação. Ao mesmo tempo, 5-8 mm recuam da inclinação superior, esta é a distância para o seu design decorativo.
- Preparação de cola. É importante que a solução adesiva seja adequada para instalação no exterior, foi especificamente concebida para os ladrilhos de clínquer. Ao misturar a composição deve seguir estritamente as instruções, amassar a composição mais conveniente de uma broca de pequeno-velocidade com um misturador.
- Aplicação de cola A maior parte da cola é aplicada à parede, um pouco menos do que - na parte de trás do azulejo. Para o trabalho use uma espátula dentada. A espessura da camada adesiva é de 10 a 14 mm.
A cola seca rapidamente, por isso é irracional aplicá-la imediatamente a toda a parede. Uma área de aplicação suficiente - um pouco mais de azulejo aplicado, ou seja, após a instalação do ladrilho, uma pequena quantidade de cola deve permanecer em torno dele na parede.
- Colando telhas. Colocar telhas de clínquer começa no canto do prédio, abaixo. Primeiro de tudo, o bloco de canto é fixo, a primeira linha começa a partir dele. Cada elemento com cola aplicada no verso é aplicado na parede e pressionado por alguns segundos com um martelo. Neste caso, o excesso de cola que se projeta no espaço intersticial é removido. O intervalo inter-telha é igual a 10-14 mm, para observar a sua uniformidade permite a instalação entre as placas da haste com uma seção transversal redonda e um diâmetro de 6-8 mm ou cruzes de montagem.
A escolha do mestre - 2 tipos de estilo. No primeiro caso, as fileiras de telhas são empilhadas em toda a superfície da fachada. No segundo - os azulejos são montados em pequenas seções de 3-4 linhas.
Ao usar termopanels, a tecnologia de instalação parece diferente.
- A preparação da superfície não é diferente da descrita acima. Se a superfície das paredes for extremamente difícil de alinhar, você pode construir uma armação de metal ou de madeira na qual a peça será montada.
- Um perfil de alumínio é instalado na parte inferior da parede (torneamento), que servirá como barra inicial.
- Uma cinta semelhante é fixada no ponto mais alto da parede, proporcionando forro.
- A instalação também começa com painéis de canto, da esquerda para a direita. O primeiro painel é inserido no perfil, usando parafusos ou parafusos auto-roscantes para o montar.
- O próximo painel também é inserido na barra, os picos dos elementos são processados com selante ou espuma.
Ao contrário da colocação de telhas de clínquer convencional, as termopanelas podem ser montadas de uma única maneira. Você pode prosseguir para a instalação da próxima linha somente após a instalação da anterior ter sido concluída. Os especialistas recomendam o processamento adicional das costuras com vedantes para evitar que o isolamento se molhe durante a operação.
A organização de um sistema de fachada ventilada começa com a preparação da base.Formulações de primers com efeito anti-séptico. Em seguida, em uma superfície seca da parede, é necessário fixar a membrana permeável ao vapor de impermeabilização. Sobre ele, a estrutura dos perfis de metal é montada.
No espaço entre os perfis da estrutura, cabe o isolamento. Isto é geralmente basalto ou lã mineral em formações 50-150 mm de espessura (a escolha da espessura depende das condições climáticas).
Uma membrana à prova de vento é montada sobre o material de isolamento térmico com sobreposição, que também deve ser caracterizada pela permeabilidade ao vapor. Além disso, o isolamento e a membrana são fixados entre si e a fachada com a ajuda de cavilhas do tipo de disco. 2-3 pontos de montagem em uma folha de isolamento será suficiente, é importante colocar um deles no centro.
Depois disso, você pode começar a colocar o clínquer. A distância entre ele e o isolamento deve ser de pelo menos 25 mm.
Existem duas maneiras de fixar o material.
- Os trilhos horizontais são montados nas guias verticais, cuja largura é de 20 a 30 cm, e a de ripas é de 40 a 50 cm, após o que folhas de compensado ou chapas de OSB são fixadas nos trilhos ao longo de toda a fachada. O azulejo é fixado na superfície obtida com um método úmido. Para melhor aderência, as placas de compensado e OSB são pré-fundidas.
- Para realizar a instalação desta tecnologia, aplica-se uma peça especial com ranhuras e estrias.Para isso é necessário pegar perfis especiais no quadro, também equipado com um mecanismo de bloqueio.
Esses perfis são montados na caixa, a largura da etapa corresponde à largura das telhas usadas. Depois disso, o ladrilho é fixo - sua parte inferior é combinada com a ranhura do perfil superior. O pente de perfil, por sua vez, é inserido na ranhura da parte superior do clínquer.
Colocação de telhas, independentemente do seu tipo, é realizada na estação quente, em clima seco a uma temperatura de + 5-30 ° C.
Abertura de portas e janelas
Ao finalizar as inclinações, não é necessário obter uma superfície perfeitamente plana, e o uso de elementos de canto especiais elimina a necessidade de encaixar as telhas nos cantos.
Melhorar a aderência das inclinações ajudará o entalhe. Estágio obrigatório de trabalho é a aplicação de um primer na superfície. Para inclinações, você pode usar blocos de tamanho reduzido. Mas raramente é possível encontrar tal, muitas vezes tem que cortar o material padrão.
A colocação deve começar com a fixação do elemento de canto, através de toda a superfície da encosta, é colocada uma fila de ladrilhos. Se necessário, as peças são aparadas.Se a largura do declive exceder a largura do ladrilho, então o ladrilho sólido é colocado na borda do declive, e o espaço remanescente (mais próximo da parede) é formado em “pedaços” do tamanho requerido.
Ao se deparar com o plano superior das encostas, use suportes de madeira, o que impedirá que os ladrilhos se soltem sob seu próprio peso. Coloque as hastes e deixe-as até que a cola esteja completamente seca, depois remova.
Antes de cortar e colar as telhas, é recomendável realizar um cálculo a seco. Isso ajudará você a encontrar a melhor opção de estilo. A instalação também é realizada com preservação de intervalos de 10-14 mm. Depois que a cola secar, você pode começar a rejuntar.
Processamento de costura
O reboco é o estágio final do revestimento.
Para fazer isso, use um dos três tipos de composições de grauteamento.
- Misture para aplicação úmida. É usado em conjunto com um material que imita pedra bruta ou tijolo envelhecido. É um pó que é diluído com água para a consistência da terra solta. Em seguida, esta mistura com uma costela cheia de espátula. Este é um processo bastante trabalhoso, associado às características da consistência.
- Rejunte com plastificantes. É também uma mistura seca à qual a água é adicionada. O resultado deve ser uma consistência semelhante ao creme azedo. A composição é aplicada usando uma arma especial, que é bastante simples e conveniente. Após a secagem, o excesso, sobressaindo para além do azulejo, cortou com uma faca. A desvantagem dessas misturas só pode ser chamada de alto custo.
- A composição aplicada a toda a superfície da parede. Adequado apenas para tijolos de clínquer lisos. Sua característica distintiva é a necessidade de aplicar não apenas nas lacunas intersecionais, mas também na superfície das telhas. O excesso de argamassa dos alto-falantes também é removido com uma faca após a secagem.
Se a composição da cor branca for usada para juntas costuradas, não aplique a argamassa com uma espátula de metal. Oxidado, pode deixar manchas escuras na superfície da argamassa. Em vez disso, escolha uma espátula de silicone ou de madeira.
Belos exemplos
O uso de telhas sob um tijolo ou pedra permite elevar a aparência de qualquer estrutura e dar-lhe a sofisticação e nobreza de uma cabana inglesa do século XIX.
Sem dúvida, revestir toda a fachada com material de clínquer de diferentes tonalidades e tamanhos é a melhor solução se você quiser transformar uma casa de campo em um castelo gótico.
O clínquer é harmoniosamente combinado com outros materiais de acabamento. Um dos "companheiros" mais populares das telhas é a madeira. Ao usar madeira natural será capaz de criar uma habitação totalmente eco-friendly.
Veja como a combinação de telhas de clínquer sob a pedra picada com superfícies de madeira neste projeto da casa alpina parece orgânico. Apesar da textura bastante poderosa da “pedra”, a estrutura não parece pesada.
A combinação de pedra e madeira também é característica do estilo enxaimel, uma característica distintiva da qual é a presença na decoração das fachadas de vigas de madeira desmascaradas e estruturas de suporte. As lacunas entre eles são fechadas com telhas de clínquer.
Para uma casa em estilo americano (alongada em largura com segmentos interfloor longitudinais), a combinação de texturas de tijolo e gesso é típica. Combine-os permite o uso de colunas.
A parte inferior do edifício (juntamente com o primeiro andar) é terminada com clínquer para alvenaria, o que acrescenta volume e expressividade à fachada, a parte superior é rebocada (menos frequentemente, é terminada com madeira).
Independentemente do estilo, as telhas de clínquer são adequadas para fachadas rebocadas.Muitas vezes parecem planas e monótonas, mas é suficiente para organizar a zona de abertura da janela, o soco e várias zonas nos cantos do edifício com telhas de clínquer sob o tijolo, para que a casa "viva" e comece a se destacar.
Um exemplo seria esta casa de campo de estilo provençal. A parte principal da fachada é coberta com gesso, elementos individuais são destacados por telhas de tijolo. Uma grande janela arqueada e janelas com ligações frequentes, elementos de estuque e varandas com parapeitos de ferro forjado tornaram possível transmitir com precisão a graça e a simplicidade elegante do estilo.
A combinação de clínquer e pedra parece surpreendente e nobre. No entanto, essas superfícies são auto-suficientes, por isso é importante aderir à regra 70/30. O clínquer de tijolos deve ser a base, o pano de fundo dos elementos de pedra. Além disso, esse fundo (70% da fachada) não deve ser de cores diferentes, muito claro, texturizado, com modulações.
É injusto supor que o clínquer seja adequado apenas para revestimentos de fachadas de edifícios de estilo clássico. Não menos impressionante, parece nos exteriores modernos. Aqui há uma combinação de telhas de textura de tijolos com superfícies de concreto, gesso e madeira.Colunas e parte da fachada, decoradas com azulejos escuros com tijolos de imitação, dão expressividade ao edifício.
O vídeo a seguir é sobre as propriedades do mosaico de clínquer.