Como colar azulejos: os detalhes do processo

O mercado moderno de materiais de acabamento é extenso. Cada comprador tem a oportunidade de selecionar os produtos apropriados por um preço razoável. Um dos materiais de acabamento mais populares e procurados é a telha. Pode ser colocado não só no chão, mas também nas paredes. Hoje vamos falar sobre os meandros da montagem desses revestimentos.

Características especiais

O azulejo é o material de acabamento popular e exigido. Isto é devido às suas qualidades estéticas e uma rica variedade. Hoje é possível escolher materiais de um estilo e sombra adequados para qualquer interior. Vale a pena notar o fato de que telhas de alta qualidade podem ser colocadas mesmo em ambientes com alto nível de umidade (no banheiro, na cozinha, no banheiro).

A condição principal é uma base perfeitamente plana e preparada para a colocação direta do material. Se você negligenciar este trabalho, o azulejo pode ficar descuidado.Para manter essa base, não será suficientemente confiável.

Nivele o fundo de várias maneiras. Diferentes proprietários recorrem a uma variedade de materiais. Pode ser lona de PVC, gesso de nivelamento de alta qualidade, madeira compensada ou forro de gesso. Tais materiais são indispensáveis, especialmente quando se trata de aplicar telhas em paredes de tijolos ou de madeira, já que essas bases não são perfeitamente lisas.

A maioria dos especialistas recomenda dividir a base em vários quadrados ou zonas separados ao colar os blocos. Devido a este método popular, a instalação de materiais de acabamento será mais rápida e fácil.

Uma característica distintiva do trabalho com azulejos é o fato de que a colocação pode ser feita com as próprias mãos, mas para isso você precisa cuidar da alta qualidade dos materiais adquiridos e alinhamento suficiente das paredes. O revestimento de baixa qualidade não apenas parece pobre, mas também é frágil: ele permanece facilmente danificado. Deve-se ter o máximo cuidado na escolha da cola para azulejos, já que um composto de baixa qualidade não irá reter os ladrilhos nas paredes ou irá, mas não por muito tempo. Existem várias maneiras de se telhar.Se você quiser economizar dinheiro, você está confiante em suas habilidades, você pode terminar as paredes ou o chão na habitação por si mesmo.

Alinhamento de superfície

Nivelar a base é um processo necessário se você planeja ladrilhar as paredes ou o chão. Para esta etapa do trabalho de acabamento, você pode usar materiais diferentes. Vamos nos familiarizar com o mais comum deles.

Madeira compensada

Colocar telhas em madeira compensada é uma das formas mais comuns. Com folhas deste material popular, você pode rapidamente e facilmente se livrar de irregularidades e vários defeitos de superfície. A telha pode ser colada a uma folha de madeira compensada com uma cola universal ou uma argamassa especial projetada para materiais à base de madeira. A segunda opção geralmente tem uma consistência mais líquida, de modo que é perfeitamente distribuída sobre a superfície do piso ou da parede.

Os peritos recomendam o uso de tais composições também porque depois de todo o trabalho de acabamento não tem de bater o azulejo com um malho.

Ligeiramente menos telha anexada a madeira compensada com unhas líquidas ou vidro líquido especial. Seu uso raro é devido ao fato de que tais ferramentas não podem fornecer garantia de qualidade suficiente dos materiais de adesão. Com o tempo, o ladrilho pode se afastar da parede.É por isso que os especialistas recomendam dar preferência a misturas adesivas especiais.

Note-se que a telha não será capaz de colar na base de acabamento de madeira compensada, então você tem que tomar algumas medidas para melhorar a aderência dos materiais de acabamento.

Para fazer isso, os especialistas recomendam tratar o revestimento de compensado com uma mistura especial anti-séptica e à prova de umidade. Estas obras devem ser realizadas mesmo que você tenha comprado folhas de compensado à prova d'água. Depois disso, a fim de melhorar a aderência, uma malha especial (serpyanka) é anexada às chapas de compensado de nivelamento. Este detalhe proporcionará melhor e mais confiável aderência do revestimento ao azulejo, impermeabilização de estruturas.

Drywall

Ao escolher um material para nivelar a base, os consumidores geralmente preferem o drywall. É ambientalmente amigável e maleável. Usando essas matérias-primas, você pode se poupar de uma longa espera, até que a base seque e você possa colá-las. No processo de instalação de chapas drywall não permanece poeira e sujeira, que também é uma vantagem importante deste método de alinhamento.

As folhas leves feitas usando fibra de gesso especial são produzidas por prensagem semi-seca de uma mistura na qual gesso, componentes de celulose e outros ligantes estão presentes. Não há resinas perigosas e outras substâncias tóxicas na composição de tais materiais, para que possam ser usadas com segurança na decoração de instalações residenciais. Drywall possui excelentes propriedades de isolamento térmico. Para colar o ladrilho na superfície do drywall, você deve usar cola de alta qualidade e confiável.

Para isso, ajuste as seguintes composições:

  • Cola com cimento, que é frequentemente tratada com base de papel.
  • Adesivo de ladrilho elástico. Esta composição é vendida em forma seca. Precisa ser mexido independentemente. Se você não quiser gastar tempo com esse processo, poderá encontrar soluções prontas nas lojas.
  • Unhas líquidas.

Para preparar a composição adesiva é necessário de acordo com as recomendações do fabricante, que, como regra, estão presentes na embalagem. Se você fizer tudo de acordo com as instruções, o ladrilho ficará na parede de alvenaria de forma organizada e segura, com o tempo ele não será descascado.Antes de colocar folhas de gesso, você deve instalar tiras de metal (ou guias). Deve haver uma distância de pelo menos 40 cm entre eles.Se este parâmetro não for observado, o ladrilho acabará se afastando da base, e as emendas sofrerão deformação. Folhas de drywall são anexadas às guias usando parafusos auto-atarraxantes ou suportes especiais.

Se você seguir a tecnologia ocidental, vale a pena instalar o drywall em duas camadas e só então prosseguir para o acabamento do tile base.

Gesso

Muitas vezes, o gesso é usado para preparar a base para as telhas. Este método é considerado universal, mas não é fácil colocar várias superfícies em superfícies, e isso leva muito tempo. Mas se todo o trabalho de alinhamento foi feito ordenadamente e corretamente, então o ladrilho pode ser colocado em tal fundação de maneira rápida e fácil. Vai parecer esteticamente agradável. Mesmo um usuário inexperiente que não pode instalar profissionalmente o tile pode lidar com esse trabalho.

A principal desvantagem do gesso é que é muito difícil trabalhar com ele. No processo de sua aplicação ao substrato, muita poeira e sujeira permanecem.O gesso seca por um longo tempo, então você tem que perder algum tempo antes de aplicar o ladrilho. Se na base há um antigo material de acabamento, é necessário livrar-se dele.

Massa de vidraceiro

Recomenda-se colocar as superfícies antes de assentá-las nos casos em que não existam irregularidades ou defeitos significativos.

Nesse caso, a composição deve ter algumas características importantes, que devem incluir:

  • Resistência à umidade. Gesso especial, não resistente à umidade e umidade, pode ser aplicado somente em ambientes secos e quentes, onde não há diferenças na umidade do ar.
  • Acoplamento. A massa deve aderir bem à base e não afetar suas características de qualidade. Por exemplo, para as paredes de blocos de silicato de gás ou blocos de espuma, produza misturas especiais, diferentes cal-cimento de silicone ou base de silicato.

Ao comprar um putty, você precisa considerar para quais superfícies você o seleciona. Hoje, as lojas vendem formulações para decoração de interiores e exteriores, com características diferenciadas.

Antes do trabalho direto, a base deve ser limpa de poeira e sujeira. Se houver rachaduras e lascas na superfície, elas devem ser reparadas com espuma de construção ou gesso.

Em seguida, aplique um primer no substrato. Primer é necessário para fortalecer a base e protegê-lo de mofo e bolor. Ele irá fornecer melhor aderência com massa de vidraceiro. Quando a camada do solo está completamente seca, você pode começar a puttying. A camada de massa não deve ser superior a 5 mm. Há casos em que essa espessura não é suficiente para alinhar totalmente a base. Então você pode aplicar várias camadas de massa, cada uma das quais deve ser coberta com um primer.

É impossível colocar uma superfície que acaba de ser revestida com uma massa. Os especialistas recomendam fortemente que a base seque completamente e, depois, tratá-la novamente com um primer de penetração profunda. Antes de colocar a ladrilhos, você deve se certificar de que não há vazios embaixo da camada de massa, e ela está firmemente apoiada na base. Para fazer isso, toque na superfície com um martelo de borracha especial.

A preparação das paredes ou do chão é parte integrante da colocação de ladrilhos.Sem essa etapa, todo o trabalho será inútil, pois o acabamento não manterá a qualidade.

Layout da sala

Depois de ter concluído o trabalho preparatório, você deve prosseguir para a próxima etapa importante - o layout da sala em que a peça está planejada para ser colocada. Isso é necessário para calcular com precisão a quantidade necessária de material e sua localização. É necessário fazer uma marcação da área antes de passar a desenhar uma telha. Assim, o acabamento de diferentes superfícies será facilitado, e você poderá decidir a seqüência de suas ações.

Um papel importante no layout é desempenhado pelo arranjo de objetos decorativos na sala, bem como pelas bordas.

Layout do piso

Para marcar qualitativamente a palavra, você precisa estocar os seguintes dispositivos simples:

  • régua;
  • um lápis;
  • nível de construção;
  • fita métrica.

Para marcação, desenhe na superfície do piso ou paredes um contorno elegante ao longo do qual o ladrilho será instalado no futuro. Ao aderir ao desenho, o material será anexado à base exatamente na sequência especificada.

Standard

Os seguintes tipos de layout de sala são padrão:

  • Do canto visível da sala. Esta opção é adequada para layout retangular. Com este método de marcação, o primeiro ladrilho é colocado no canto do espaço disponível, e os próximos dois ladrilhos são colocados a partir dele, voltados para diferentes direções.
  • Na corrida. Este tipo de instalação de ladrilhos é uma boa solução para salas retangulares. No entanto, esses trabalhos de acabamento são bastante complexos. Primeiro você tem que calcular o centro do espaço onde as primeiras peças serão colocadas. Depois disso, as linhas verticais são desenhadas a partir do ponto médio do primeiro elemento e, em seguida, as segunda e terceira peças são dispostas no lado esquerdo e direito para as próximas linhas. Eles serão seguidos pela terceira, quarta, quinta e sexta linhas.
  • Linhas perpendiculares. Este layout é ideal para uma sala com layout não padrão. Em tais casos, também é necessário encontrar o ponto central do espaço para colocar a primeira parte. Depois disso, duas listras centrais perpendiculares são dispostas em relação a esse ladrilho. Na sequência, de parede a parede, eles estão colocando telha.
  • Na diagonal. Se você quiser colocar o ladrilho na diagonal, você terá que desenhar linhas diagonais (excluindo o axial). Para determinar esses elementos, é necessário combinar os cantos opostos da sala.
  • Incomum. Se você gosta de interiores interessantes e originais, você deve passar para a marcação não-padrão, o que permitirá que você coloque o azulejo na forma de padrões interessantes, composições geométricas e mosaicos. Para criar um elemento tão único, os especialistas recomendam o uso de papel especial milimetrado ou xadrez. Em tais telas, é muito mais fácil e mais conveniente fazer marcações, por exemplo, do piso. O desenho pode ser feito de forma independente, embora hoje muitos proprietários se voltem para designers experientes para trazer superfícies realmente brilhantes e não triviais.

Usando os desenhos e padrões resultantes, é necessário calcular os materiais necessários, os ladrilhos cortados, bem como os elementos decorativos, com base na proporção das dimensões do material da peça.

Marcações de parede

A marcação das paredes é mais frequentemente realizada utilizando um nível de bolha, guias de alumínio (regras), um lápis e uma fita métrica, um fio de disjuntor, um martelo, tarugos de aço e uma placa de corte com uma borda perfeitamente lisa.

Depois de ter abastecido com todas as ferramentas necessárias, você precisa fazer o seguinte:

  • Com base na mesa (paralela à parede sendo aparada), uma regra é colocada (na borda). Depois disso, ele colocou o nível em uma posição horizontal.
  • Durante este procedimento, é necessário encontrar o ponto mais alto localizado na superfície da mesa.
  • Neste ponto na parede localizada a seguir, você precisa colocar uma marca a lápis (será 0).
  • Logo acima da primeira marca (partindo 10 mm), você precisa colocar a segunda marca e desenhar uma linha. Então você deixa uma margem extra, dada a espessura da composição adesiva e do próprio ladrilho.

Escolhendo cola

O piso ou os azulejos devem ser colocados com cola de alta qualidade e confiável. Selante barato não fornecerá a retenção apertada do forro na base de que depois de algum tempo pode levar a telha unstuck.

Você pode colar azulejos nas seguintes composições:

  • selante de silicone barato (componente único);
  • solução adesiva universal;
  • cola repelente à umidade;
  • adesivo de ladrilho altamente elástico com efeito de fixação aumentada do revestimento.

De acordo com suas características e composição, o adesivo da telha é dividido nos seguintes tipos:

  • epóxi;
  • dispersivo;
  • base de cimento.

O mais caro é a composição epóxi, então compre com menos freqüência. Difere nas características aumentadas de durabilidade, impermeabilidade à água, resistência ao congelamento, durabilidade (não explode e não se rompe com o tempo). A cola de dispersão não é tão cara. Aumentou a flexibilidade da mistura endurecida. Portanto, tal composição é mais frequentemente usada no acabamento de ladrilhos de salas com superfícies irregulares (por exemplo, paredes feitas de madeira). A cola de dispersão seca rapidamente e é adequada mesmo para superfícies pintadas.

Padrão é cola com base de cimento. Esta composição é barata, vendida em muitas lojas, tem bom desempenho. Deve notar-se que tais misturas adesivas podem ser escolhidas para qualquer base e azulejo, o que indica a sua versatilidade e fácil selecção. A cola de cimento é fácil e rápida de aplicar. Até mesmo um usuário inexperiente pode trabalhar com ele.

Como cortar uma telha?

Várias ferramentas são adequadas para o corte de azulejos, que hoje podem ser facilmente encontrados em muitas lojas. Estes dispositivos devem ser selecionados com base no volume e nas características distintivas das matérias-primas presentes na composição do ladrilho.

Na maioria das vezes, este material de acabamento é cortado com as seguintes ferramentas úteis:

  • cortador de vidro de rolo;
  • cortador de vidro de diamante (usado frequentemente para cortar telhas do espelho);
  • cortador elétrico da telha;
  • cortador de azulejo manual;
  • pinças especiais para azulejos;
  • rebarbadora (ou moedor).

Como fazer buracos?

Para fazer um buraco no bloco, você pode usar vários métodos. Diferentes ferramentas são adequadas para cada uma delas. Considere-os em mais detalhes.

  • Broca para cerâmica. Telhas vitrificadas podem ser perfuradas usando uma broca especial para cerâmica. Não é tão fácil trabalhar com esse tipo de material, uma vez que em tal ladrilho há um revestimento superior confiável (esmalte) com o qual ele é coberto após ser enviado para o forno, e passa por queima. Essa camada é escorregadia, então a broca usual no trabalho com ele pode rapidamente embotar e não lidar com a tarefa.Este tipo de broca tem uma forma especial do elemento de corte, complementado por uma pastilha de metal duro com ponta pontiaguda.
  • Broca de metal duro para betão. Usar uma broca de metal duro no concreto é uma das formas mais populares de criar furos em um ladrilho. Um aparelho tão descomplicado é barato, não é difícil trabalhar com ele.

A principal característica distintiva da perfuração de ladrilhos com esta ferramenta é que é necessário começar a trabalhar à velocidade mínima da ferramenta elétrica, caso contrário o material de acabamento pode ser danificado.

  • Coroas com um pó de diamante. Este método é mais usado se você precisar construir uma cavidade para soquetes, a retirada de torneiras para a instalação do misturador e outras ninharias similares. Usando esses dispositivos, a perfuração é realizada pela rotação das coroas, colocar na broca guia. A qualidade e a estética do furo dependem em grande parte da qualidade do estado depositado e do tamanho direto do grão da ferramenta.
  • Broca circular. Caso contrário, esse item é chamado de "bailarina".A essência da perfuração de furos com esse elemento é um cortador móvel montado em uma haste e girando em uma ferramenta elétrica junto com uma broca guia. Tal dispositivo pode ser facilmente ajustado a qualquer diâmetro interno (é limitado apenas pela largura da haste).
  • Furos de grande diâmetro. Se você precisar fazer furos de grande diâmetro no ladrilho, use a seguinte técnica:
  1. Marque o centro e, em seguida, contorne o círculo do diâmetro desejado.
  2. Insira uma broca especial para ladrilhos cerâmicos (ou uma broca simples para concreto) de pequeno diâmetro na furadeira elétrica. Com esta parte, você precisa fazer os furos necessários dentro do círculo. Eles devem estar localizados o mais próximo possível um do outro.
  3. Depois disso, é necessário remover o interior perfurado. Usando garras ou alicates, remova as rebarbas restantes no furo resultante.
  4. No final de todas as ações, o diâmetro do círculo a partir do interior deve ser polido com papel abrasivo ou uma pedra abrasiva especial.

Como colar?

A colagem correta do azulejo na superfície preparada requer cuidado.Primeiro você precisa remover da base do material de acabamento anterior (papel de parede, tinta à base de água, linóleo, carpete). Então decida sobre o layout. Por exemplo, para o chão, você pode escolher a composição decorativa original e mosaico, se você é um aderente de antigas tradições, você deve preferir as opções padrão. Depois disto, é necessário nivelar a superfície, e não importa em absoluto o que é (madeira, concreto, tijolo ou compõe-se de MDF, OSB das chapas). Qualquer fundação deve ser lisa e uniforme, mesmo que tenha defeitos menores.

Vamos dar uma olhada em como colar azulejos nas paredes e no chão dentro de casa.

De frente

A decoração das paredes deve seguir o seguinte plano de trabalho:

  • É necessário aplicar cola a uma determinada área da parede ou no chão com uma espátula com dentes. Livrar-se de bolhas de ar e vazios sob ele. A espessura da camada deve ser de pelo menos 5 mm.
  • De acordo com a marcação, é necessário fazer um adesivo do primeiro ladrilho e depois fixar os elementos restantes, movendo-se da peça inicial para cima. Você também pode colar o azulejo do centro da parede, se estivermos falando de acabamentos.Os materiais devem ser pressionados na base, mas não devem ser pressionados com muita força. Bata a telha levemente com um martelo de madeira.
  • Depois de fixar a segunda parte, uma cruz plástica especial deve ser inserida na costura. Então é necessário agir no mesmo princípio. Pequenas cruzes feitas de PVC são necessárias para que a telha não se mova, e você pode aplicar argamassa entre diferentes partes.
  • A cola que se projetou nas costuras deve ser removida imediatamente, e não adiada, porque a composição adesiva de alta qualidade é de secagem rápida.
  • Use um cortador de azulejos se precisar cobrir as pequenas áreas restantes (onde a área é menor que a largura do ladrilho padrão).
  • Depois de todo o trabalho, você deve deixar a sala aberta por um dia. Este tempo é suficiente para a secagem completa dos materiais de acabamento.

Reboco e lavagem

A argamassa deve ser aplicada nas juntas das peças. Para fazer isso, use uma espátula de borracha. Este trabalho só pode ser iniciado depois que o adesivo da cerâmica estiver completamente seco. Se estamos falando de uma sala com alta umidade, recomenda-se a compra de argamassa resistente à umidade.

Depois de encher as juntas com argamassa, retire o excesso de solução com um pano. Isso deve ser feito de forma otimizada e rápida. Escolha uma mistura que corresponda à tonalidade da peça. A argamassa deve ser diluída em porções até essa consistência, para que não flua para baixo do revestimento, mas pareça uma pasta grossa. No final de todo o trabalho, limpe o material de revestimento cuidadosamente com um pano macio, remova a poeira e a sujeira.

Dicas úteis

Se você decidir colocar suas próprias paredes ou pisos, você deve seguir alguns conselhos de especialistas:

  • Certifique-se de usar materiais e ferramentas confiáveis ​​e de alta qualidade. Em busca de preços baixos, você corre o risco de obter colagens não confiáveis ​​e descobrir ao longo do tempo que as telhas caíram.
  • Remova sempre o revestimento antigo nas paredes ou no chão, caso contrário, a aderência de qualidade dos materiais de acabamento será quebrada.
  • Não use muita cola. Isso pode levar ao fato de que com o tempo começará a se estratificar e desmoronar.
  • A solução não deve ser muito pequena. Uma quantidade insuficiente de cola pode levar ao fato de que a colagem das bases com as telhas não será confiável e durável.
  • Se a peça cair da base, não entre em pânico. Itens descartados devem ser substituídos. Para fazer isso, é necessário limpar qualitativamente a superfície na qual o ladrilho estava localizado. Então você precisa aplicar a composição adesiva e instalar o material de acabamento em seu lugar.
  • Ao escolher uma telha, não se esqueça que um grande número de articulações entre os elementos pode levar à penetração de umidade sob o azulejo, isso pode provocar a aparência de fungos, mofo e desagradável cheiro de putrefação. Os especialistas não recomendam a escolha de peças muito pequenas: haverá muitas lacunas vulneráveis ​​entre elas.

Para saber como se encaixar corretamente, veja o próximo vídeo.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto