Como limpar a argamassa da telha?

 Como limpar a argamassa da telha?

Muitas vezes, após os reparos, manchas de várias soluções permanecem na superfície dos materiais de acabamento. Especialmente, muitas vezes esse problema ocorre ao usar o grout para processar juntas. A composição endurece rapidamente e pode ser difícil de remover, já que recorrer a métodos mecânicos grosseiros não é a melhor solução. Nesse caso, é importante conhecer algumas maneiras simples de eliminar esse tipo de poluição.

Peculiaridades da poluição

Basicamente, as costuras são esfregadas após a colocação da telha. Na maioria das vezes, esse material de acabamento é utilizado para a cozinha, banheiro ou sanitário, ou seja, locais com alta umidade.Fabricantes modernos produzem azulejos que não exigem cuidados especiais. A principal coisa - regularmente limpe a sua superfície.

Após o reparo, a argamassa para juntas geralmente permanece no próprio material. Livrar-se das manchas da solução congelada é bastante problemático. Coisas um pouco mais fáceis com uma composição fresca, que pode ser facilmente lavada, sem recorrer a métodos radicais.

Removendo a fuga da superfície, você não deve fazer esforços excessivos, pois isso pode estragar a aparência do ladrilho e até mesmo violar sua integridade. Hoje, existem muitas ferramentas especiais que permitem que você rapidamente e sem conseqüências negativas para remover a argamassa da telha, não deixando vestígios. No entanto, a composição errada também é capaz de estragar o material. Portanto, um ponto importante é a remoção oportuna de argamassa na fase de assentamento de azulejo.

Fuga para selar costuras seca muito rapidamente. Pode levar de 12 a 20 minutos, dependendo da qualidade da solução e da conformidade com a tecnologia de aplicação. Portanto, o fugu que atingiu o ladrilho deve ser lavado o mais rápido possível.

Particularmente difícil de limpar a superfície com uma estrutura áspera e porosa, pois movimentos bruscos podem facilmente danificar o material.Neste caso, a mistura é melhor para remover no processo de processamento das costuras entre as telhas. Ao mesmo tempo, é necessário esfregar a sujeira o mais cuidadosamente possível para não estragar as folgas processadas entre os elementos de acabamento.

Você pode limpar a argamassa em duas etapas. A primeira etapa é uma limpeza a seco, que é realizada após a fixação de uma pequena área do revestimento. Para limpar as superfícies acabadas usando um ralador especial. O movimento deve ser realizado diagonalmente às costuras. Devido a isso, é possível evitar danos à fuga de construção ainda não curada.

No segundo estágio, a superfície é lavada. Tente limpar suavemente o local da poluição, usando uma esponja comum embebida em água à temperatura ambiente. Um pequeno pedaço de espuma de borracha também é adequado para essa finalidade. Se você não pode lavar a mistura da telha de uma só vez, você pode repetir o procedimento.

Meio especial

Para lidar com os remanescentes da mistura do prédio, você pode usar ferramentas domésticas especiais que contenham ácido. Estas são soluções altamente ativas e vários pós com base no componente indicado.Deve-se notar que produtos contendo ácidos orgânicos são ideais para remover outros contaminantes após reparos.

Compostos com ácido rapidamente removem manchas de cola, soluções de primer. A mesma categoria inclui vestígios de argamassa (mesmo cor), que rapidamente endurecem no ladrilho. Além disso, ferramentas especiais dão aos espaços tratados entre as peças uma aparência uniforme.

Escolhendo tais lavagens para limpar a fuga, é necessário levar em conta as propriedades técnicas do material. Vale a pena verificar antecipadamente se a telha é resistente a produtos químicos. Caso contrário, a superfície pode permanecer vestígios de contato com ácido, o que posteriormente será impossível de remover.

Atenção especial deve ser dada às formulações líquidas e produtos de limpeza na forma de um gel. De acordo com muitos especialistas, eles são uma escolha ideal para a limpeza de todos os tipos de superfícies. O princípio de funcionamento destes compostos é criar uma reação rápida que amolece a argamassa.

Quanto às opções de pó, elas devem ser usadas com cautela.

Especialmente eles podem ser perigosos para:

  • telhas de mármore;
  • acabamentos em granito;
  • materiais de chips de mármore.

Além disso, é indesejável usar pós para remover a argamassa das superfícies de cal.

Ao escolher formulações domésticas para remover manchas de uma telha, você precisa levar em conta o fato de que todas elas diferem umas das outras por diferentes porcentagens de ácido. Sabores e outros ingredientes também estão presentes em muitas variações. Leia atentamente a composição antes de comprar, porque a ferramenta errada pode estragar o acabamento.

Se você decidir limpar o bloco usando métodos profissionais, siga as instruções especificadas pelo fabricante. No que diz respeito às ajudas, também é melhor usar uma esponja com uma base macia para remover as fugas antigas e secas. Por favor, note que para limpar ladrilhos cerâmicos você nunca deve usar objetos de metal e escovas com cerdas duras, porque elas podem arranhar o material.

Antes de usar produtos ácidos, certifique-se de usar luvas. A limpeza deve ser feita com cuidado. Certifique-se de que a solução não atinja a pele e as membranas mucosas.

Métodos folclóricos

Se você decidir parar de usar ferramentas especiais, poderá recorrer a métodos folclóricos eficazes.Ao remover o composto de construção da superfície após a secagem, o ácido cítrico comum irá ajudar.

Muitas vezes, uma mistura na forma de uma pasta também é usada para lavar a argamassa seca., que inclui bicarbonato de sódio e vinagre. Os componentes são misturados nas mesmas proporções e as áreas contaminadas são tratadas com a composição acabada.

O produto é aplicado à mancha e deixado agir por alguns minutos. Depois disso, a pasta é removida com uma esponja macia ou pincel.

Este método pode ser usado mesmo para vestígios obsoletos da mistura remanescente na superfície.

Você também pode remover o baiacu congelado usando um simples bicarbonato de sódio. Para começar, o forro deve ser umedecido com uma pistola cheia de água ou um pano úmido. Depois disso, uma pequena quantidade de refrigerante deve ser aplicada ao azulejo. Em seguida, o revestimento é esfregado com uma escova macia, sem fazer movimentos bruscos.

Com a ajuda de refrigerante pode ser processado e articulações interdigitais. Esta será uma excelente prevenção de mofo ou bolor. Após o procedimento, os ladrilhos tratados devem ser lavados com água limpa e morna.

Você pode limpar a superfície fosca com detergente comum.O gel é diluído em água, após o que o azulejo é lavado com uma esponja. Em seguida, os traços do gel devem ser removidos com um pano embebido em água morna.

Você pode limpar a argamassa da telha de alívio usando glicerina. A substância é diluída em água (1 parte da substância em 3 partes de líquido puro). A composição limpa suavemente a superfície, não deixando manchas e riscos.

Outro método popular simples é o uso de solução de amônia. Uma colher de sopa da substância é diluída com água e depois esfregar a área contaminada. Uma vez que a argamassa tenha desaparecido completamente da superfície, a peça deve ser tratada com água morna limpa.

Para a limpeza de porcelanato é melhor usar o espírito branco. A composição (1 colher de sopa. L.) deve ser dissolvida em um copo de água. Os restos da argamassa removidos da superfície usando a solução preparada e uma esponja macia.

O mais difícil é a limpeza da fuga com epóxi. Este componente torna o composto de construção completamente imune aos efeitos de ácidos orgânicos e vários álcalis. É por isso que para remover a argamassa, você deve usar produtos de limpeza especiais. Aplique um agente amaciador nos locais de contaminação e, após 10 minutos, remova o restante da mistura com uma escova.

Não se esqueça que não importa quão forte seja a poluição, os movimentos no processo de limpeza da superfície devem ser suaves e cuidadosos. Isto é especialmente verdadeiro para superfícies brilhantes. Só assim você pode manter o brilho da cor e a suavidade impecável do material.

Dicas úteis

Se você remover primeiro a argamassa do ladrilho, precisará prestar atenção a alguns pontos importantes.

  • Branqueamento de costuras contaminadas ajudará o peróxido de hidrogênio. A solução é aplicada aos lugares escuros e sair sem lavar.
  • Tinta epóxi ou fita adesiva ajudará a proteger a costura contra danos. Eles são recomendados para serem usados ​​durante os trabalhos de limpeza.
  • A remoção de argamassa sempre começa do fundo. Essa técnica ajuda a eliminar até mesmo os menores pontos, sem deixar marcas na superfície.
  • Se você usa ferramentas domésticas especiais, leia as instruções. A substância deve ser diluída estritamente nas proporções especificadas. Não se esqueça das luvas de proteção.

Alguns componentes presentes na composição de produtos químicos domésticos podem causar irritação severa. Os remédios populares também podem afetar negativamente a saúde, por isso primeiro certifique-se de que não haja reação alérgica aos componentes usados.

Sobre como limpar a argamassa sem esforço de um ladrilho áspero, veja o seguinte vídeo.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência.Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto