Como escolher uma argamassa para azulejos bege?
A cor bege é universal, e a cozinha ou banheiro com azulejos nesta cor não é apenas suave e bonita, mas também prática. Para não exagerar no esquema de cores, a argamassa deve ser selecionada, levando em consideração alguns fatores, como: a cor e o estilo dos móveis, objetos de interior e vida. A composição da argamassa é escolhida, levando em conta as condições em que a peça será.
Composição
Classificação de misturas de espátulas por composição:
- À base de cimento. Estas composições distinguem-se pela simplicidade no trabalho e cores ricas. Atualmente eles são os mais populares. As espátulas de cimento podem ser vendidas como espátulas prontas ou como pós que são pré-diluídos com água. Esta argamassa é adequada para salas secas em que nenhum fungo é formado.
- Baseado em resina epóxi. Estas são misturas mais duráveis que resistem a quaisquer efeitos negativos. Esfregar sua superfície é um pouco mais difícil que o cimento. Isso pode exigir habilidade adicional. O rejunte à base de epóxi é recomendado para ser aplicado em locais com alta umidade.
Como escolher uma cor?
A integridade da percepção do interior da sala depende diretamente da cor correta da argamassa. Com a ajuda de uma mistura de espátula, você pode criar certos efeitos visuais. Para fazer isso, selecione o tom adequado de argamassa.
Em tom
A opção mais simples é a seleção de argamassa bege em tom para o ladrilho. Neste caso, toda a superfície da parede com o acabamento se funde em uma mancha bege. Naturalmente, essa combinação pode parecer um pouco chata e atrasada em relação às tendências atuais da moda no design. Se você tem medo de errar com um toque de argamassa, use-o. O interior neste caso terá que bater como se você usasse um painel bege monótono.
Deve-se notar que a imitação de uma única superfície expande visualmente a sala. Especialmente esta técnica é relevante para pequenas casas de banho e pequenas cozinhas.
Um pouco mais escuro
Escolhendo uma mistura de espátula de cor ligeiramente mais escura que a própria telha, você pode ficar em um tom bege escuro ou castanho claro. Tal combinação irá refrescar visivelmente a sala, preenchê-lo com conforto e tranquilidade.
Jogue no contraste
Para os azulejos beges, os especialistas recomendam a escolha de uma argamassa em alguns tons mais escuros. Esta combinação irá enfatizar a nobreza do acabamento, e o painel de parede parecerá muito original. As características da percepção humana de uma combinação de tons claros e escuros visualmente empurraram o ladrilho bege para a frente, mas empurraram para trás as costuras. Assim, a embreagem parecerá mais volumosa.
O mais popular em conjunto com azulejos bege são grout chocolate ou tons marrons. Neste caso, a percepção visual das linhas e costuras se torna mais clara. Os contornos corretos criam uma sensação de conforto e ordem na sala.
Um efeito especial pode ser alcançado combinando azulejos bege de várias formas ou tamanhos com uma argamassa escura.
Cor branca
Se você achar difícil decidir sobre a escolha da sombra, preste atenção na argamassa branca. Esta é uma opção versátil que vai bem com azulejos de várias cores e tonalidades.Como regra geral, uma combinação de telha bege e argamassa branca é mais usada para paredes, já que essa combinação é muito marcada para o chão. Deve-se notar que as paredes com costuras brancas devem estar sempre perfeitamente limpas.
Na decoração da cor
Se o ladrilho bege não for completamente monótono (há uma imagem nele) ou se sua peça for complementada com decoração, você poderá limpar o espaço entre os elementos individuais na cor da decoração. Além disso, essa combinação será a mais harmoniosa, já que a invasão de terceiras escalas e tonalidades pode criar a impressão de falta de estilo. Se houver o desejo de criar um interior de estilo eclético, é melhor procurar a ajuda de profissionais para evitar um efeito frívolo.
A recepção que usa uma argamassa que combina com a cor de um dos elementos do ladrilho é frequentemente usada para criar certas formas e padrões geométricos.
Claro e escuro
O uso de argamassa leve e escura ao mesmo tempo permite criar segmentos separados, além de destacar as zonas necessárias de vários formatos e tamanhos.
Com partículas fluorescentes
Para tornar o interior misterioso, você pode usar uma argamassa com pequenas partículas luminosas.Esta mistura é uma novidade no mercado da construção, pelo que a sua utilização é um pouco invulgar. Com esse material no escuro, as juntas das telhas brilham em azul e roxo. Parece muito original e festivo.
Como independentemente moer argamassa?
Se você não pode pegar a argamassa na cor de todas as opções propostas pelo fabricante, é possível criar um tom adequado para o azulejo bege.
Para este propósito, comumente usados:
- pasta de coloração;
- pó Kohler, solúvel em água;
- tintas de guache;
- aguarela.
Com essas composições, você pode tingir a argamassa branca ou ajustar a sombra, por exemplo, para torná-la mais saturada. Ao adicionar pigmento, é necessário lembrar que ao secar a mistura ficará mais clara.
Para detalhes sobre como trabalhar com argamassa epóxi, veja o vídeo abaixo.