Como escolher a espessura do piso?

Ao escolher uma telha para o revestimento, você deve considerar vários parâmetros e características do material. No entanto, poucos sabem que a espessura do piso é um dos critérios mais importantes para escolher este revestimento.

Significado

Na maioria das vezes, a espessura das telhas presta atenção quase o último. No entanto, é precisamente essa característica que influencia em grande parte o indicador da resistência do produto e, portanto, a resistência ao desgaste e durabilidade.

Ao mesmo tempo, ressegurar e comprar a telha mais espessa também não é sempre razoável e racional - a fundação do piso não pode suportar tal carga. Além disso, um revestimento de piso excessivamente volumoso, onde uma camada de cola também é adicionada à espessura do ladrilho, pode causarque armários e portas interiores vão parar de fechar Portanto, a escolha da espessura do ladrilho deve ser feita com grande responsabilidade.

Parâmetros básicos

Atualmente, os fabricantes oferecem várias opções para a espessura dos pisos, que são combinados em três grupos:

  • magro;
  • média;
  • grosso.

Os produtos do primeiro grupo, com uma espessura de 3 a 5 mm, são mais adequados para o revestimento de paredes, mas recentemente também são utilizados para a disposição do piso. As vantagens deste material de ladrilho incluem o facto de ter um baixo peso, ser fácil de colocar e ao mesmo tempo não criar obstáculos para as estruturas das portas.

A espessura média ou padrão do ladrilho é considerada entre 6 e 15 mm.

Itens espessos incluem itens de 2 a 3 cm e, por sua resistência, esse ladrilho supera todos os anteriores, mas também tem dimensões e pesos significativamente maiores, o que, em alguns casos, é considerado uma desvantagem.

Vale ressaltar que a espessura do ladrilho pode diferir ligeiramente da declarada pelo fabricante (o desvio é de até 0,5 mm). Ao mesmo tempo, os parâmetros dos elementos podem não coincidir mesmo com o mesmo lote.Tudo isso deve ser considerado antes de escolher o material para o revestimento do piso.

Em geral, no que diz respeito aos elementos cerâmicos do revestimento do pavimento, aplicam-se duas regularidades:

  1. Quanto mais espesso o elemento de ladrilho, mais caro ele é.
  2. Quanto maior a espessura do produto, maior o resto de seus parâmetros (comprimento e largura).

Uma exceção à segunda regra pode ser um mosaico - tendo indicadores de comprimento e largura bastante modestos, tem até 8 mm de espessura, o que permite suportar cargas consideráveis.

Padrões de Fabricantes

Como hoje não há padrões uniformes para a espessura dos elementos cerâmicos, cada fabricante define seus próprios padrões.

Então, a telha mais popular de Atem pode ter uma espessura de 7,5 a 9,5 mm. Nesse caso, o parâmetro pode variar dependendo da coleção.

Firme Azori, por sua vez, produz ladrilhos com dimensões de 333x333x9 e 505x201x9.

Na empresa Altacera seus critérios. Este fabricante oferece elementos cerâmicos de 418x418x8 mm.

Espessuras não padronizadas podem ser encontradas nos produtos da empresa. Kerama marazzi. Aqui há uma telha que tem um tamanho de 7,8 ou 8,3 mm.

Material de revestimento com a espessura mais ideal de 9-10 mm é oferecido por fabricantes italianos Cedir e Settecento.

O mesmo se aplica ao índice mínimo ou máximo de espessura - cada fabricante pode ter índices completamente diferentes.

Propósito

O principal critério para escolher a espessura da telha no piso é o objetivo da sala onde o produto será usado.

A este respeito, é importante saber que todos os revestimentos cerâmicos estão divididos em várias classes:

  • 1 aula - azulejos projetados para quartos com carga mínima - para salas que não são feitas para entrar em sapatos maciços. Essas premissas incluem, por exemplo, um banheiro.
  • 2 aulas - material para quartos, onde eles também andam exclusivamente em sapatos macios ou mesmo sem ele. Isso pode incluir qualquer acomodação.
  • 3 aulas - uma variante de revestimentos cerâmicos, que também pode ser usada para casas e apartamentos. Tal produto suportará facilmente a carga de andar sobre ele em chinelos.
  • 4ª série - o tipo de telha que será apropriado em áreas de tráfego intenso. Pode ser escritórios, salas de instituições públicas e outros lugares lotados.
  • 5ª série - um material versátil que pode ser colocado em quase qualquer sala com qualquer grau de carga no chão.

Além de ladrilhos de cerâmica, a porcelana é frequentemente usada para cobrir o chão. Sua principal diferença em relação à telha usual está na tecnologia de fabricação. Devido ao fato de que usa mais pressão (400-500 kg / cm2) e temperatura elevada (1200-1300 ° C), possui características melhoradas e, em particular, durabilidade. Este último é em grande parte alcançado devido ao espessamento dos elementos.

A espessura dos produtos de grés porcelanato varia entre 13 mm e 25-30 mm, o que possibilita a sua utilização em varandas, degraus e até na pavimentação de caminhos de jardim. Placas de porcelana perfeitas para organizar pisos em garagens, salas de serviço e até em estacionamentos.

Granito maciço pode ser colocado na base sem o uso de adesivo. Massa e dimensões não permitirão que os elementos mudem. No entanto, neste caso, a colocação com base em uma almofada de areia é necessária.

Outro tipo de telha, que recentemente se espalhou, - material sob a árvore. Tais elementos imitam autenticamente as tábuas de parquet, tanto na textura como na cor e até no tamanho.

Dimensões não padronizadas para ladrilhos (150x450, 120x600 e 20x600 mm) o tornam mais frágil do que os produtos quadrados mais usuais, portanto é feito de granito cerâmico extremamente durável com uma espessura de 7-11 mm.

Não menos importante critério ao escolher a espessura dos elementos é a carga máxima admissível do revestimento do piso na base.

Os tipos mais comuns de sub-base, que são dispostos em ladrilho ou porcelana, são:

  • concreto;
  • base de madeira;
  • contraplacado;
  • placa seca de fibra de gesso.

O mais durável deles - concreto, pode facilmente suportar telhas de qualquer espessura. Ao mesmo tempo, é precisamente por causa de sua força que elementos finos podem ser aplicados - o concreto irá fortalecê-los e aumentar a confiabilidade da fundação. O mesmo efeito é alcançado ao colocar o revestimento na base, também consistindo de fragmentos cerâmicos. Quanto aos outros materiais, aqui a melhor opção é considerada elementos com um volume de 9-11 mm.

Nem sempre é necessário aumentar as características de resistência do piso, aumentando a espessura das telhas. Em alguns casos, isso pode ser feito reduzindo o tamanho dos próprios elementos.É importante lembrar que bases como madeira e madeira compensada são consideradas instáveis, portanto, ao instalar ladrilhos nelas, você deve usar argamassa elástica.

Seleção de cola

Ao colocar telhas e porcelanatos, é necessário levar em conta não apenas os parâmetros dos elementos do ladrilho, mas também a espessura da camada adesiva.

A espessura do adesivo da telha também pode ser diferente.

Seus parâmetros dependem de:

  • tamanho da telha;
  • que tile é usado (tipo de material);
  • diferenças de altura da sub-base.

Além disso, pode depender do tipo de composição adesiva, que pode ser usada como:

  • Argamassa de cimento Este tipo de composição de ligação contém cimento, areia e componentes modificadores adicionais e é considerado o mais simples e conveniente de usar.
  • Formulações de dois componentes. Como regra, eles consistem em resina epóxi e uma substância que acelera o endurecimento da composição. A utilização de tal mistura proporciona uma adesão eficaz do azulejo à base.
  • Cola de dispersão. Realiza-se na forma de mistura pronta. É baseado em resinas, às vezes suplementadas por componentes de polímeros. A composição mais popular deste grupo é a cola de látex.

Quando se utiliza cimento para unir o revestimento à base, a camada adesiva será mais espessa do que quando se utilizam compostos sintéticos. Deve-se ter em mente que a qualidade da instalação, a durabilidade do revestimento, bem como a complexidade do processo de instalação dependem da exatidão da escolha e aplicação da cola.

Como regra geral, recomendações sobre a aplicação de cola e sua espessura são indicadas na embalagem com composição adesiva.

No entanto, se necessário, você mesmo pode fazer cálculos:

  • Um grande papel nos cálculos é desempenhado pelo estado da base do piso - se a superfície for tão plana quanto possível e não tiver lacunas ou reentrâncias, a cola pode ser aplicada com uma fina camada de 4 mm.
  • Ao colocar itens grandes, por exemplo, o tamanho de 6x6 cm (em um piso plano), o volume da camada adesiva aumenta para 5-7 mm.
  • Se o piso do esboço for irregular, a espessura do adesivo pode ser aumentada para 30 mm.

No entanto, os especialistas não aconselham nivelar a sub-base e esconder as rachaduras com a ajuda da composição adesiva. Primeiro, quanto maior a camada, mais tempo ela secará. Em segundo lugar, ao aplicar uma camada de cola muito espessa, aumentará o risco de sua delaminação e, consequentemente, danos ao revestimento do piso.Muito mais rápido e mais econômico será a implementação da mesa de nivelamento na base.

É importante lembrar que, ao calcular a altura total do revestimento do piso, é o indicador da espessura do ladrilho com cola que é retirada para evitar a reinstalação ou aparar as portas.

Como escolher uma telha cerâmica, veja o seguinte vídeo.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto