Revestimento de piso para a cozinha: qual melhor escolher?
A escolha do piso para cozinhas não é menos importante do que a decisão sobre a composição de eletrodomésticos, acessórios sanitários ou a cor das paredes. O menor erro e erro de cálculo ameaçam transformar-se em constantes problemas e inconvenientes, a necessidade de refazer o trabalho, reinvestir no reparo. Para evitar isso, é melhor se concentrar nas recomendações de especialistas. É muito importante entender quais são os requisitos apresentados para o chão da cozinha.
Requisitos
A cozinha é uma sala especial; É absolutamente inevitável a aparência de sujeira e umidade, mesmo nos proprietários mais cuidadosos dos pratos de inode, objetos pesados e cortantes caem.
Portanto, é melhor fazer imediatamente um piso que:
- Fácil de lavar;
- Resistente à entrada de água;
- Pouco dano por estresse mecânico.
Tipos de materiais
Cada um dos materiais tem suas próprias posições fortes e fracas.
Colocar a base da cozinha com cerâmica é uma solução bastante tradicional. A dureza mecânica e o serviço longo de uma cobertura, simplicidade da colocação, custo razoável testemunham ao seu favor. Com a seleção adequada de pisos de cerâmica parece muito elegante e se encaixam no ambiente mais complexo. Efeito brilhante parece atraente, embora seja mais difícil de limpar este piso.
Superfície de cortiça não é inferior a produtos cerâmicos para durabilidade, é ecologicamente segura. Infelizmente, fazer isso sozinho é muito mais difícil e o custo é bastante alto. Não será possível usar a tábua de chão na cozinha por conta própria, e não há sentido nisso - ela é muito suscetível ao efeito destrutivo da umidade.
Madeira natural (tábuas) também tem medo de umidade, custa muito dinheiro, é extremamente difícil de instalar tal revestimento. Ambos os revestimentos são mais convenientes, mais simples e mais econômicos de imitar usando laminado ou linóleo.
Considere que a impermeabilização completa deve preceder a instalação do laminado. A ingestão pode danificar este material; Existem, é claro, opções à prova de umidade, mas elas são visivelmente mais caras que produtos simples.
Se a força é mais importante para você, vale a pena preferir grés porcelânico; mas note que apenas mestres treinados devem instalá-lo.
O piso de autonivelamento polimérico é muito caro, mas sua resistência ao desgaste justifica essa desvantagem, especialmente considerando a alta resistência à entrada de água, facilidade de manutenção e amplas possibilidades de projeto. Poliuretano líquido, congelamento, forma um espelho brilhante, em que as imagens tridimensionais, vários pequenos objetos podem se esconder. Este é o caso raro quando o piso é capaz de dominar o interior da sala, dar o tom para ele.
Em alguns casos, é absolutamente necessário nivelar a base do piso, caso contrário, nenhuma cobertura poderá ser colocada de maneira exata e organizada. Mas deve-se notar que a escolha do revestimento de piso permitido também depende do material da mesa. Assim, a telha é compatível com qualquer substrato, sob ela você pode derramar até mesmo uma argamassa de cimento simples.
É aconselhável colocar o laminado sobre a mesa de gesso, de modo a que fique o mais quente possível, com menos humidade do fundo. Quanto à espessura da mesa, esta é determinada pelo tipo de isolamento selecionado.
Se, durante a reparação, a mesa foi elevada e os tectos são de série (250 cm), o piso das tábuas seria impraticável, uma vez que baixaria ainda mais a cozinha. No "Khrushchev" consideração semelhante é especialmente importante.
Algumas pessoas tentam usar para pintar papel de parede nas paredes da cozinha para pintura, mas a variedade de sua aparência é limitada em grande parte pela compatibilidade com o piso.
Como no caso de outros revestimentos, é aconselhável fazer pisos ou paredes claras (escuras), evitando simultaneamente pintá-los em tons similares.
Combinando o revestimento
Receber uma combinação de dois revestimentos diferentes usados em uma área funcional específica não é nova. Na maioria das vezes, a parte de trabalho é coberta com cerâmica e grés porcelânico, e a área ocupada pela mesa de jantar é terminada com madeira ou materiais baseados nela. Importante: colocar duas coberturas é apenas em grandes cozinhas, combinadas com salas de estar.É mais correto cobrir um pequeno espaço com um material de um tipo para não reduzir excessivamente a área observada.
Usando a combinação certa de revestimentos, é possível garantir que o design da sala atenda aos requisitos mais rigorosos e, ao mesmo tempo, o local onde a comida é preparada será mais fácil de manter.
Soluções de cor
A escolha da cor para o chão da cozinha deve estar ligada à escolha do material. Não menos importante é a relação entre cor e geometria do espaço. Dependendo do tom escolhido, a cozinha fica maior ou menor, alonga e encurta, o teto pode subir ou descer. A cor escura é apropriada apenas em um número muito pequeno de cozinhas, onde a redução de espaço desnecessariamente grande é real. Em um apartamento da cidade normal, mesmo bastante espaçoso, esta situação não é provável que surja, é mais típico de mansões e casas.
Infelizmente, o revestimento natural torna impossível aplicar toda a gama de cores, eles são capazes de demonstrar apenas uma sombra natural. Portanto, os amantes de experimentos de cores devem definitivamente fazer uma escolha em favor do tile.Pode ser preso na parede, a entrada de telhas na mesma coleção remove automaticamente a questão da divergência estilística.
Não tente usar as mesmas cores em todos os lugares, diferindo apenas em tons menores. Vamos dizer que a parede é coberta com um material de acabamento bege, e os pisos serão de oliveira; com a seleção adequada da combinação será solução bastante confortável e original.
O piso em si pode ser multi-colorido, tal distinção é especialmente recomendada se o piso for diferente. Não importa se um tom vermelho, azul, amarelo brilhante é escolhido - o principal é que a cor combinada com ele não cria a sensação de uma mistura antinatural e permite que você organize uma transição planejada. A elaboração de um esboço ajudará a evitar erros ao decorar, até mesmo um não-profissional notará falhas nele.
As cores claras são recomendadas não apenas para espaços pequenos., mas também para cozinhas onde há pouca luz natural. O melhor de tudo, as tintas branca, leitosa e cinza expandem a sala, com a qual é fácil combinar as cores ricas de móveis e elementos de design contrastantes. Além disso, você precisa levar em conta o estilo: por exemplo, o branco é idealmente usado na atmosfera de estilo high-tech ou minimalismo.Preste atenção às propriedades práticas da pintura - não importa o quão atraente seja a idéia de decorar um espaço muito claro, a limpeza será muito mais difícil. Tons bege e cinza intercalados com detalhes texturizados são muito mais convenientes, eles mascaram várias manchas e poeira.
Quando é impossível escolher uma determinada cor, há uma dúvida sobre qual opção preferir - você deve pensar em uma cobertura escura, que é estilisticamente neutra. Tal passo ajudará a formar contrastes e transições visuais entre as partes funcionais da sala.
Importante: Evite a combinação de pisos escuros e paredes com tetos leves, cria o efeito de um porão ou até mesmo de um armazém. E você também precisa levar em conta que a cor escura parece boa apenas em salas com luz natural suficiente. O plinto deve ser combinado com o piso, não com as paredes, porque senão o espaço será visualmente comprimido.
Piso irregular, deformado é indesejável para pintar em cores brilhantes, é mais correto para mascarar defeitos com combinações de tons quentes ou padrões.
Dicas para escolher
Imediatamente descobrir se o piso aquecido será instalado, se a resposta for positiva, você terá que abandonar completamente um número de opções de revestimento.Pense que será mais conveniente; Se a base (piso áspero) for incompatível com a opção selecionada, você precisará começar um retrabalho profundo. E é difícil, caro e consome muito tempo. Às vezes é melhor escolher uma opção alternativa do que tentar resolver esses problemas.
Com raras exceções, o piso da cozinha é feito de forma concisa., torna-se apenas o pano de fundo para outras superfícies da sala. Se a cozinha do apartamento não for autônoma, mas combinada com outras salas, você pode colocar materiais diferentes em suas partes individuais. A coincidência do estilo de pavimento em toda a casa ou diferenças em diferentes partes são ditadas pelo conceito de design e gosto pessoal.
Escolhendo linóleo para a cozinha, você precisa se concentrar na marca com a proteção mais espessa. A versão sintética deste material não requer cuidados complexos, amortece perfeitamente os sons e pode ser colocada sem o convite de instaladores profissionais. Além dos movimentos tradicionais, quando o parquet, madeira ou pedra é imitado, alguns fabricantes começaram a fazer linóleo representando metal ou azulejo. Os profissionais recomendam não poupar este revestimento e verificar imediatamente quão forte é o seu cheiro,sempre se familiarize com as marcações. Algumas das opções não são adequadas para refeições e geralmente só podem ser usadas em quartos não residenciais.
Quando há o desejo de usar um material completamente natural, você deve olhar para o revestimento de cortiça. É ambientalmente limpo e confortável ao caminhar, efeito de mola suave reduz a carga no sistema músculo-esquelético. O amortecimento sonoro é muito melhor do que as variedades mais caras de linóleo, e mesmo se a água for derramada, a probabilidade de deformação é muito pequena. Mas o laminado não tolera contato com líquido; mas há uma vantagem importante - o tampo da mesa e outras superfícies de móveis podem ser acabadas com o mesmo material.
Revestimentos de madeira são muito caros e fáceis de sujar, remover a poluição é extremamente difícil e demorado. Escolha-os indesejáveis.
Uma opção versátil pode ser considerada cerâmica., mas seu eterno problema - frieza - exige a necessidade de equipar um piso quente, isso é especialmente importante em uma casa particular. Especialistas recomendam escolher variedades de azulejos foscos sem esmalte, eles são menos escorregadios. Os valores ótimos de resistência ao desgaste 3 e 4 e resistência - 4 e 5.Observe também a rotulagem da resistência química: é aconselhável escolher os ladrilhos rotulados como A e AA, como último recurso B. Somente eles garantem a possibilidade de limpeza normal com todos os meios disponíveis de qualquer provável contaminação.
A telha pressionada é densa e durável, é mais resistente à umidade do que a produzida pela extrusão. Resistência à umidade deve estar no nível de AI ou BI, isso é o bastante para cozinhas. Mas a 3ª categoria não é recomendada porque absorve muita água. O relevo não deve ser muito profundo, caso contrário, ele ficará rapidamente entupido com lama, o que não pode ser evitado. Não poupe em segurança, compre apenas cerâmica com uma taxa de proteção contra deslizamento de pelo menos 0,75.
O grés é duas vezes mais forte que as telhas, também vale a pena levar para a cozinha não polida, mas na versão mate.
Exemplos no interior
Como escolher cobertura, que sinais vale a pena prestar atenção - você já sabe. Mas é igualmente importante poder usar o material para terminar o piso, aplicá-lo corretamente e lindamente. E para começar, escolha um conceito estilístico e siga-o estritamente.
- Os clássicos são apresentados em tons claros e discretos tons pastel; piso ideal - mármore e madeira, ou a sua imitação (telha, laminado).
- Se você não quiser tornar a cozinha muito antiquada, podemos recomendar um estilo country que inclua um máximo de cores naturais. Uma pedra ou uma árvore é colocada no chão em tal interior, decorada com o efeito do envelhecimento acelerado.
- No estilo modernista, qualquer material é apropriado, qualquer cor, mesmo preto, apenas para observar o zoneamento visual do piso. Superfícies artificiais também são permitidas. Se você definir uma meta para se afastar dos materiais naturais o máximo possível, isso exigirá que você organize uma cozinha de alta tecnologia. Neste caso, recomenda-se a utilização de pisos autonivelantes, ladrilhos cerâmicos e linóleo. A geometria deve ser reta, apenas em alguns lugares adicionar um círculo, sem excesso e luxo não é permitido, apenas funcionalidade estrita.
- O piso branco no interior está agora a tornar-se cada vez mais na moda, os designers apreciaram muito a sua capacidade de criar uma aparência original, para trazer uma sensação de conforto e tranquilidade. Na cozinha, é mais correto definir essas cores usando azulejos ou grés porcelânico, mas a madeira branca é considerada completamente impraticável.Com uma abordagem de design hábil, mesmo uma combinação com paredes e portas da mesma chave não parecerá desbotada. Além disso, haverá uma sensação de leveza e liberdade, que é muito difícil de conseguir por outros meios de design.
A cor marrom de um soalho bem olha abaixo da observância de três condições:
- iluminação bastante intensa;
- espaço na cozinha;
- combinação com tons mais leves de móveis.
Se a fachada do fone de ouvido for brilhante, conspícuo, o piso escuro deve ser escolhido com mais cuidado: no menor erro, você terá um interior ridículo. O princípio do contraste é fácil de sustentar usando um tapete de cor clara ou um rejunte em uma cor contrastante.
Dicas para escolher o piso, você pode descobrir no vídeo abaixo.