Mosaico auto-adesivo no desenho das paredes
Hoje nos banheiros e cozinhas a maneira mais fácil de fazer criatividade e implementar idéias de design incomuns. Tudo porque você não está absolutamente limitado na escolha de texturas, materiais e estilos. Para a casa de banho e cozinha existe uma enorme quantidade de soluções simples e elegantes. Outro ponto positivo é que você pode escolher arranjos de cores diferentes e não são limitados em suas fantasias, o que não pode ser dito sobre outras salas. Afinal, os quartos, em regra, são feitos em cores suaves, os quartos das crianças são luminosos e brilhantes. Uma casa de banho de acabamento, WC e cozinha fazem, com base nas preferências dos proprietários ou a imaginação do designer.
Características especiais
Vale a pena notar que as qualidades positivas de um mosaico convencional são quase as mesmas de um mosaico auto-adesivo.No entanto, existem algumas diferenças importantes entre esses acabamentos para salas com alta umidade. Em particular, é uma oportunidade para realizar de forma independente o trabalho na instalação de mosaicos.
Vantagens do mosaico:
- facilidade de instalação;
- um grande número de flores;
- variedade de opções de design para elementos decorativos;
- a capacidade de realizar trabalho de forma independente, o que implica menores custos para o design de interiores;
- não há necessidade de comprar materiais, equipamentos e ferramentas auxiliares caros;
- facilidade de operação;
- composições de mosaico são perfeitamente combinadas com outros materiais em design de interiores;
- alto nível de compatibilidade ambiental.
Na versão mais comum do "auto-adesivo" é produzido e fornecido sob a forma de telhas individuaisque são semelhantes em tamanho com telhas cerâmicas ou ligeiramente diferentes em tamanho. A espessura destas telhas é de cerca de cinco milímetros e é uma estrutura de duas camadas. A primeira camada externa é um revestimento de polímero com uma textura específica, e o segundo é um substrato auto-adesivo muito fino.Para anexar o mosaico à superfície que você precisa, você precisa seguir um procedimento simples.
No começo, você deve escolher uma superfície plana da parede, piso ou teto. Em seguida, a camada protetora é removida da parte auto-adesiva da placa, que é pressionada até o plano selecionado. Depois que a placa é fixada no avião, você precisa remover a camada protetora da parte do polímero, que você precisará limpar com um pano úmido ou papel. Um substrato auto-adesivo tem uma força de adesão muito alta, o que significa que será muito difícil separar o mosaico colado da parede.
Existem várias regras bastante importantes que devem ser seguidas ao finalizar o trabalho. Primeiro, você precisa fazer uma colagem com muito cuidado e escolher o local correto dos mosaicos. Mas para finalizar as superfícies necessárias é possível sem a ajuda de profissionais, pois isso não requer o uso de grauteiras especializadas. Grout maravilhosamente substitui o fundo, que é criado por superfície auto-adesiva. No entanto, o uso de argamassa de cores diferentes não é proibido e é bastante aceitável.
Para a cozinha
Se você quiser usar essa tecnologia para criar um belo interior de sua cozinha, É necessário considerar a conformidade com vários fatores importantes ao escolher um material de acabamento da cozinha:
- mudanças repentinas de temperatura e altos níveis de umidade;
- a possibilidade de limpeza úmida com o uso de produtos químicos;
- a relevância da decoração.
A maioria dos critérios acima é atendida por um mosaico de paredes e, em alguns casos, por um acabamento no teto e no piso. O revestimento adesivo espelhado é único devido à sua excelente compatibilidade com quase qualquer tipo de acabamento decorativo. O revestimento, que é destinado ao design de interiores da cozinha, é feito de materiais resistentes ao calor e à prova d'água. Uma enorme variedade de tons e cores permitirá ao proprietário ou designer escolher a melhor opção para o interior, que será combinada com os outros componentes da sala.
Espécie
A classificação principal é devido a:
- material de fabricação;
- método de colocação na superfície de trabalho;
- faixa de tamanho e forma do material.
Hoje, o mercado tem uma enorme variedade de mosaicos de vidro, pedra, plástico, metal, cerâmica e madeira. É verdade que a madeira não é usada na cozinha e no banheiro, pois é mal protegida da água. Há muitas variantes de elementos de mosaico em termos de geometria, começando da forma mais comum de "quadrado" e terminando com um tipo triangular ou oval de "casca". A cor, o tamanho e a forma das peças do mosaico são muito importantes quando se planeja um painel com um determinado padrão ou ornamento.
A sequência de trabalho durante a instalação
Chips separados e placas de mosaico são colocados em uma base combinada na forma de uma grade e não requerem uma superfície perfeitamente plana, e partes curvas da superfície podem ajudar na criação de formas incomuns no interior. Mas, como o mosaico é auto-adesivo, é necessário nivelar a superfície de trabalho com mais cuidado. Tudo isso é necessário para que, no futuro, não haja descolamento de algumas peças e mudanças na forma original do material de acabamento.
Isso exigirá alguma ferramenta e alguma paciência. As ferramentas necessárias estão geralmente disponíveis para qualquer proprietário. O grau de complexidade do trabalho depende do estado inicial da superfície de trabalho.Anteriormente, muitas vezes para a decoração do "avental" em cozinhas usadas telhas. Deve notar-se que no arsenal dos fabricantes modernos existem modificações de azulejos que imitam o revestimento em mosaico. A um preço, eles são frequentemente mais baixos que o mosaico auto-adesivo, mas essa cobertura parece menos apresentável.
Para começar é desmantelar as antigas cerâmicas, papel de parede ou pintar juntamente com os restos de materiais de montagem congelados. Claro, pode haver dificuldades no tratamento de superfícies decoradas com tintas a óleo ou esmalte. Para lidar com esse processo, você pode realizar entalhes especiais com um perfurador ou um martelo com um cinzel, que deve levantar a camada de gesso e ficar a uma pequena distância um do outro.
Em seguida, a superfície de trabalho deve ser tratada com um primer de acrílico ou latex de penetração profunda. Quando o primer estiver seco, aplique uma camada niveladora de gesso no plano da parede ou teto. Para este efeito, gesso perfeito. É bastante plástico, tem um alto nível de adesão e não requer massa adicional, e mais importante, é vendido a preços razoáveis.
Para continuar o trabalho, você deve esperar até que a mistura esteja completamente seca. Este processo pode levar de um a dois dias, tudo depende da espessura do material aplicado. Em seguida, a superfície preparada é polida com uma rede especial ou uma lixa fina. Em seguida, é aplicada uma camada de primer de acabamento, que finalmente prepara a superfície para posterior acabamento. Ele interconecta as moléculas da substância na superfície e melhora a adesão da superfície da parede com telhas auto-adesivas. E, é claro, é necessário dar ao primer como secar, de forma que ele execute todas as suas funções e características declaradas.
Todas as operações acima com um certo grau de esforço e diligência podem ser realizadas de forma independente. O tempo gasto é mais do que compensado pelo preço do trabalho assalariado. Se você não está confiante em suas habilidades, é melhor procurar ajuda de especialistas.
O principal trabalho de colagem do mosaico começa com o desenho das marcas de superfície previamente preparadas. Antes de instalar o mosaico, você deve garantir que a marcação esteja correta e que atenda aos requisitos técnicos. De acordo com a marcação, a primeira linha de mosaicos é colada.Para contornar as protuberâncias que criam os cantos interno e externo, é suficiente cortar o elemento base. Para este procedimento, faca perfeita papelaria.
O suporte autocolante de um mosaico decorativo é coberto com uma película protectora especial, que deve ser removida imediatamente antes da instalação. A instalação de elementos na parede deve ser precisa e verificada. O elemento de mosaico após a fixação na superfície será impossível de fixar sem danificar os segmentos. Fechar as costuras entre os elementos é opcional. A base, feita em branco ou preto, cria o contraste necessário de cores e parece bastante estética.
Como escolher?
Um dos critérios mais importantes para a escolha de um material é seu preço.
É necessário destacar vários fatores que afetam o preço do mosaico:
- o país em que o material é produzido;
- popularidade da marca;
- o grau de complexidade da decoração;
- material de produção;
- o número de itens usados.
Deve ser entendido que o produto de material natural terá um preço maior do que o mesmo produto, mas feito de artificial.Também fortemente influenciado pelo preço do desejo das pessoas de comprar a maioria das mercadorias importadas, que são muito mais caras, em contraste com os produtos domésticos ou chineses. Produtos de marcas famosas do mundo são os mais caros.
Cuidado
É difícil encontrar um tipo de acabamento mais adequado que seja tão fácil de usar quanto um mosaico auto-adesivo. Ele esconde contaminantes bem na forma de respingos de graxa, óleo, suco e espuma de sabão, também é perfeitamente lavado com detergentes líquidos e mantém uma aparência excelente por um longo tempo. E se aconteceu que um dos elementos foi danificado, é possível substituí-lo sem violar a integridade de toda a composição. Isso economiza significativamente em reparos e tempo. Mas, a fim de comprar cobertura idêntica não causou dificuldades, você deve comprar um mosaico com um estoque de 10-15% ao comprar materiais para reparos. Esta etapa será avaliada em caso de substituição forçada de itens.
Você pode assistir a uma master class sobre a montagem de um mosaico auto-adesivo em uma parede neste vídeo.