Mosaico de piso em design de interiores
Hoje há um grande número de revestimentos de pavimentos variados - de laminados a carpetes. No entanto, uma das opções mais sofisticadas para decorar o piso é um mosaico, que nos últimos anos se tornou uma tendência real no campo da reparação e construção. É sobre ela que será discutido em nosso artigo.
Características especiais
Mosaico de piso é uma excelente solução de design na moda, porque há um grande número de variações sobre como superar esse piso no interior. Graças a este revestimento, você pode criar um padrão tridimensional exclusivo devido ao constante jogo de luz em pequenos pedaços individuais de material colocados de certa forma no chão.Recentemente, o mosaico é muito popular entre os compradores, porque pode transformar e transformar significativamente o espaço. Isto é possível devido às características deste revestimento:
- A versatilidade da telha permite que ela seja usada para vários tipos de salas: é adequada para salas grandes e pequenas. Por exemplo, a colocação de um mosaico é possível no banheiro de um prédio de apartamentos e em uma piscina espaçosa.
- O material, graças à sua ampla paleta de cores, permite traduzir para a vida qualquer ideia criativa do designer - desde inscrições a desenhos tridimensionais. Isso permite combinar um mosaico com qualquer tipo de interior. No interior rigoroso, feito no estilo do minimalismo, você pode usar abordagens estilísticas simples e executar a instalação de mosaicos monocromáticos ou escuros de cores básicas. Ao mesmo tempo, o revestimento pode ser criado de acordo com um esboço individual, custará mais, mas a originalidade do cliente será traçada no interior.
- O piso de mosaico é bastante fácil de colocar, porque o revestimento tem uma estrutura composta: consiste em pequenos pedaços separados, que são montados em produtos acabados com base em um substrato especial.Essa tecnologia de produção fornece flexibilidade e plasticidade relativa do material, que pode ser usado em qualquer superfície, inclusive irregular.
- A resistência às influências físicas e químicas permite que o mosaico permaneça em seu estado original por muito tempo - ele não perde sua cor mesmo quando tratado com agentes bactericidas químicos.
- O mosaico não é exposto à umidade, por isso é colocado em salas com altos níveis de umidade. Pisos de mosaico podem ser encontrados em piscinas e banheiros.
- A compatibilidade ambiental do material permitirá que ele seja usado não apenas nas instalações domésticas, mas também em casa, sem representar uma ameaça à saúde do domicílio.
- A prevalência e popularidade do mosaico determina seu preço acessível. O custo do material varia de 3 a 15 mil rublos por metro quadrado. Isso significa que agora no mercado de materiais de construção você pode encontrar uma cobertura que atenda a todos os requisitos do comprador, mas isso não afetará o orçamento familiar.
Espécie
As tecnologias modernas permitem produzir mosaicos de vários tipos de matérias-primas, entre eles mármore, grés porcelânico e até seixos.
- Telhas cerâmicas É muito popular porque é altamente durável, e também vai bem com vários tipos de materiais de acabamento. Além disso, o azulejo é relativamente barato, o que explica sua relevância no mercado de materiais de construção.
- Deve notar-se telha de materiais naturaiscomo migalhas de mármore. Distingue-se pela sofisticação e, graças a ela, o interior ficará luxuoso. Esta telha é produzida por moagem de pedras naturais, dando-lhes a forma e a espessura necessárias.
- Porcelanato combina as qualidades dos dois tipos de revestimentos listados acima: por um lado, parece caro porque é feito de grés porcelânico e é caracterizado pela alta resistência. Ao mesmo tempo, é perfeitamente combinado com outros materiais usados como decoração de quartos.
- Mosaico de vidro parece incomum, que é criado durante o tratamento térmico de vidro (principalmente veneziano). Isso permite que você obtenha um revestimento muito durável que durará por muitos anos sem queixas.
Existe uma grande variedade de mosaicos deste tipo: As cores neutras (preto e branco) são perfeitas para um interior calmo e minimalista, enquanto o revestimento multicolorido pode colocar vantajosamente detalhes em um design de quarto mais sofisticado. Por exemplo, para um banheiro em estilo náutico, você deve usar azulejos de vidro azul ou azul - ele enfatizará a decoração original da sala e parecerá muito impressionante.
Diferenças na textura também são peculiares às telhas de vidro, porque existem vários tipos de revestimento: fosco, brilhante, transparente, em que muitas vezes há incrustações. Naturalmente, isso dilui muito a monotonia do azulejo e o torna mais interessante visualmente e estilisticamente.
Mosaico fosco é chamado de smalt e tem uma longa história, foi usado na Grécia antiga. Os mestres misturam de maneira especial sais de potássio, corantes e compostos naturais para obter um material denso e rico que pode ser usado para decorar as premissas criando certos padrões. As tecnologias modernas contribuem para a rápida produção deste revestimento e também permitem criar até 10 mil diferentes tons de azulejo.
- É interessante que haja telha de madeirano entanto, não foi generalizada devido ao seu alto custo, uma vez que apenas materiais naturais são utilizados na produção. Além disso, eles permitem que você crie desenhos de pavimentos brilhantes e exclusivos que irão agradar a todos os amantes de beleza e amantes de luxo.
Além da classificação dos materiais de mosaico, Há também uma tipologia baseada na aparência e profundidade da junção entre os quadrados:
- Chão de mosaico com fendas profundas, permitindo que você crie a opção de revestimento mais apresentável. Graças a este material, é possível tornar a superfície visível a partir de uma variedade de peças individuais. No entanto, é importante entender que tal acabamento requer esforços adicionais: após a colocação do piso, é necessário realizar um rejuntamento especial para obter o resultado que mais simula um mosaico.
- Entalhes rasos na superfície coberturas são feitas como uma alternativa aos mosaicos de profundidade selada. Para revestimentos deste tipo, o rejuntamento não é um passo obrigatório no assentamento, uma vez que os quadrados são aplicados em matrizes especiais e as emendas são processadas em produção com um composto especial.No entanto, uma das desvantagens significativas deste material está relacionada com isso: a argamassa é muito frágil e pode rachar ou desmoronar durante o transporte.
- Articulações em falta entre as telhas, crie uma superfície de piso perfeitamente lisa; Isto é conseguido tratando o revestimento com um esmalte especial.
Design
Como o mosaico é perfeitamente combinado com muitos materiais (de madeira a superfícies naturais), os designers usam isso para criar a decoração mais original e interessante.
Inserções de azulejos em várias cores são frequentemente oferecidas. - Isso permite que você crie um padrão único e enfatize sua individualidade. Padrões geométricos e florais são especialmente populares, e eles são aplicados não a toda a superfície do piso, mas apenas à parte onde é planejado enfatizar. Depende da finalidade do desenho: ele pode expandir o espaço e pode dividi-lo, criando várias zonas semânticas na sala. Isso será especialmente verdadeiro para um estúdio ou para uma cozinha combinada com uma sala de jantar.
Interiores incríveis podem ser criados com uma combinação de mosaico e madeira - Esta decisão de design não é generalizada na Rússia, embora no exterior seja muito popular. O contraste entre os dois materiais, que muitas vezes é reforçado pelo jogo de luz e cor, destina-se a servir como uma distinção entre zonas com finalidades diferentes. É melhor confiar o desenvolvimento de tal decoração a um especialista, uma vez que só ele é capaz de avaliar a compatibilidade de materiais, texturas e sombras, o designer será capaz de vencê-lo e apresentá-lo corretamente no interior.
Escopo
Devido à estrutura do mosaico, ele pode ser colocado em praticamente qualquer lugar. Claro, na maioria das vezes é usado na decoração de banheiros e salas de serviço, por exemplo, a cozinha. Como o painel de mosaicos não é praticamente submetido a esforços mecânicos, ele também pode ser usado no corredor: ele não apenas agradará aos olhos, mas também servirá como revestimento de piso suficientemente durável. No entanto, vale lembrar que o piso é uma área propensa à poluição constante, portanto, usar um mosaico leve e a mesma argamassa não é muito racional em salas como, por exemplo, o corredor. A este respeito, é melhor dar preferência a tons mais escuros que não requeiram limpeza diária, e não enfatizem pequenas manchas.
Curiosamente, pisos de mosaico também são usados para decorar terraços e espaços abertos.mas neste caso o parâmetro de força prevalece sobre fatores estilísticos e pesquisa. Requisitos reduzidos ao colocar superfícies de piso no terraço ou no gazebo permitem a instalação rápida e fácil, uma vez que a precisão de filigrana no desenho não é importante, e poucas pessoas escolhem padrões ornamentados complexos para o revestimento em espaços abertos. Muitas vezes usava desenhos lapidares, quase grosseiros.
Belos exemplos no interior
Como observado, é possível criar painéis de diferentes complexidades a partir de um mosaico. A maioria, é claro, procura usar as soluções mais neutras no interior, de modo que os projetos de azulejos minimalistas são muito populares. Oferecemos a análise de algumas variações estilísticas interessantes do uso de cores básicas e padrões monocromáticos no design da sala.
Há também aqueles que gostam da decoração original, para não dizer elaborada - neste caso, desenhos tridimensionais complexos com uma reivindicação de originalidade são criados.Tais painéis ajudam a colocar acentos na sala e enfatizam a complexidade do design.
Veja o vídeo a seguir para um exemplo de design de piso de grés porcelânico, completado com carpete em mosaico.