Mosaico: recursos e seu escopo

O mercado de materiais de construção está se expandindo a cada ano - há novos tipos de materiais de acabamento que são produzidos com as mais recentes tecnologias. A este respeito, os compradores estão perdidos na escolha de uma ampla gama. Um dos tipos mais populares de acabamentos é o mosaico, que também pode variar em suas propriedades. Para entender as especificidades do material e seu escopo, consideramos esse revestimento com mais detalhes.

Características especiais

Mosaico é uma telha feita de maneira especial com base em pequenas partes de vários materiais, como vidro ou cerâmica. Este design de interiores é conhecido desde tempos imemoriais - segundo os historiadores, o uso de mosaicos pode ser traçado até ao século V aC! ExatamenteDo Oriente Médio e do Mediterrâneo, a tradição tem sido criar cenas complexas e painéis habilidosos no chão e paredes baseados em pequenos elementos individuais.

Hoje, esta tecnologia não perdeu sua popularidade, pelo contrário, agora está no topo das tendências do edifício. Graças ao desenvolvimento da tecnologia, tornou-se possível simplificar e acelerar a produção de revestimentos de mosaico, tanto quanto possível.

Durante a criação de um produto, todos os seus elementos constituintes são produzidos: células tesseriais, um substrato especial, terra de ligação, bem como padrões ou desenhos são desenvolvidos.

É claro que consumidores particularmente pretensiosos podem criar seu próprio projeto de mosaico, mas vale a pena entender que hoje há um grande número de empresas no mercado que desenvolvem seus próprios padrões para todos os gostos, cores e orçamentos. Isso permite que o comprador encontre exatamente o que ele pode perfeitamente satisfazer suas necessidades e desejos.

Coberturas em mosaico são uma superfície na qual pequenas células estão imitando azulejos de uma determinada maneira. Graças a estes elementos múltiplos, é criado um jogo de luz constante, que permite expandir visualmente e organizar a sala de uma forma interessante, independentemente do estilo do interior.Com base nisso, podemos dizer que o mosaico é talvez a forma mais artística de acabamento, que permite não apenas decorar o espaço da sala, mas até mesmo transformá-lo, se houver necessidade.

Curiosamente, o mosaico pode ser usado não apenas como piso ou paredes de revestimento, mas é frequentemente usado no design de itens de interiores, como bancadas, lareiras e espelhos.

Esta técnica coloca acentos estilísticos na sala, aumenta a elegância das coisas, enfatiza o seu design único e o gosto excepcional dos proprietários.

Prós e contras

Durante a última década, o mosaico evoluiu de uma forma elitista de decorar o interior para um método muito comum de decorar o espaço que muitas pessoas recorrem hoje. Isto é devido às muitas vantagens que o material tem.

Primeiro de tudo, é de alta resistência, o que é conseguido por matérias-primas (por exemplo, pedras naturais) e um método especial de produção deste material - muitas vezes um mosaico é produzido pela mistura de certos componentes e sua posterior queima.

Não é segredo para ninguém que o piso de mosaico é usado em cozinhas, banheiros e piscinas. Isso ocorre porque o material tem um alto nível de resistência à água. É por esse motivo que o acabamento em mosaico pode ser encontrado em salas com alta umidade.

A resistência às mudanças de temperatura também permite aplicar esse revestimento em várias condições, por exemplo, em banhos e hammams.

Essa resistência ao calor e ao gelo é uma das vantagens mais importantes do material.

Outra vantagem significativa é a capacidade de suportar a exposição a produtos químicos. Pode-se dizer que esse é um dos critérios mais importantes pelos quais as pessoas querem usar o mosaico como decoração. Uma vez que é usado principalmente para revestimento de paredes e pisos, muitas vezes o revestimento é exposto a sujidades e impurezas.

Portanto, é necessário limpar periodicamente o revestimento, e isso é feito na maioria dos casos com a ajuda de produtos químicos.

A este respeito, a maioria dos fabricantes procura evitar as consequências dos efeitos negativos de vários agentes de limpeza no tecido de mosaico.A interação dos produtos de limpeza e a superfície do mosaico não é prejudicial ao material, por isso pode ser mantido por um longo tempo e com pouco esforço limpo e arrumado. E esta é uma vantagem indiscutível deste tipo de revestimento.

Entre outras vantagens, é necessário notar a mais ampla gama de materiais e paleta de cores. Isso permite que você "encaixe" mosaicos em um interior existente e coloque nele cores e acentos texturizados. Por outro lado, a escolha do revestimento de azulejos abre muitas possibilidades para criar um padrão de mosaico único e realizar suas próprias idéias e potencial criativo. Uma sala decorada com tecnologia de mosaico artístico criará uma atmosfera agradável e relaxante.

Isso se aplica particularmente aos tipos de mosaicos de vidro, que muitas vezes são criados a partir de vidro veneziano, o que proporciona uma grande variedade de texturas, profundidade e brilho das cores.

Mosaico frequentemente usado no campo da construção privadae é bastante justificável: além de excelentes características operacionais e estéticas, este revestimento é um produto ecologicamente correto que atende a uma variedade de padrões internacionais de qualidade e segurança.Por esta razão, pode ser usado em sua própria casa, sem medo da saúde de seus entes queridos.

Apesar de uma série de vantagens funcionais e vantagens estilísticas deste revestimento, existem algumas desvantagens que devem ser mencionadas. Primeiro, é a possibilidade de arranhões - embora os mosaicos sejam resistentes ao estresse mecânico, alguns tipos de ferramentas de limpeza e escovas podem causar danos irreparáveis ​​à superfície do mosaico.

Claro, você pode esconder arranhões com a ajuda de tintas especiais e o chamado grouting, mas com o tempo isso só se tornará mais perceptível, o que provavelmente exigirá a substituição do acabamento.

Custo também representa uma das desvantagens do mosaico. Em geral, o material pode ser encontrado e de baixo custo - até 4 mil por metro quadrado, mas vale lembrar que muitas vezes com um preço tão baixo existem muitas desvantagens do próprio material. Isso afetará negativamente a qualidade do revestimento e sua vida útil. Um mosaico muito bom e de alta qualidade pode ser comprado por cerca de 8 mil por metro quadrado.Esse custo pode exigir despesas significativas do orçamento familiar. Por outro lado, eles serão justificados, caso contrário, pode afetar a durabilidade do revestimento em mosaico.

A complexidade da instalação desse material está associada a despesas adicionais, que incluem a chamada de mestres que podem fazer o revestimento do mosaico da sala adequadamente. Claro, o grau de complexidade do trabalho depende do tipo de revestimento, por exemplo, é mais conveniente confiar telhas de pedra natural de raça rara para profissionais em seu campo, enquanto PVC pode ser instalado por uma pessoa que tenha apenas experiência de reparo.

De qualquer forma, os iniciantes não devem se envolver em experimentos no ramo de reparosem vez disso, é melhor recorrer a especialistas que consigam fixar corretamente o ladrilho na superfície e, assim, garantir sua durabilidade. Por outro lado, os profissionais poderão atestar a aparência, que desempenha um papel quase que fundamental, uma vez que o mosaico é uma arte de trabalho intensivo. Coloca exigências especiais sobre o componente estético do revestimento.

Outra desvantagem do acabamento, que é revelado apenas durante o seu funcionamento, é o seu escorregadio. Isto é especialmente verdadeiro de revestimentos no banheiro, piscina.Embora o material tenha um baixo nível de absorção de água, ele ainda não é capaz de repelir a umidade - ele simplesmente permanece na superfície do mosaico, portanto, após os procedimentos com água, é possível escorregar sobre ele, o que pode ser prejudicial à saúde. Usar um carpete em cima de um piso de cerâmica pode reduzir um pouco a ameaça subjacente, mas ainda vale a pena levar isso em conta, isso é particularmente verdadeiro para os tipos de mosaicos transparentes lisos.

Espécie

Graças ao desenvolvimento da tecnologia, agora é possível criar revestimentos em mosaico a partir de uma ampla variedade de materiais. Para entender que tipos de mosaico existem e qual é a diferença entre eles, é necessário considerar em detalhes as variedades desse material.

Glass

Um dos tipos mais populares de mosaico é o vidro. Ele recebeu tal popularidade porque é forte o suficiente, resistente a extremos de temperatura e estresse mecânico.

Este revestimento tem várias vantagens, uma vez que é criado usando uma tecnologia especial, que é um derretimento a longo prazo de areia de quartzo, spar, vários óxidos e sais em altas temperaturas.Após a conclusão do primeiro estágio, o material quase acabado é submetido a queima e subsequente resfriamento. Este método de produção permite que você crie um material muito durável que é muito superior ao vidro em suas qualidades, mesmo que eles tenham a mesma composição.

Uma diferença semelhante é alcançada devido ao fato de que o mosaico tem uma área menor de módulos individuais - eles são quadrados com um lado de 2 centímetros.

Essas formas fracionárias permitem criar um padrão perfeitamente detalhado em qualquer superfície. e em qualquer sala. Também é possível criar um acabamento espetacular devido à ampla gama de cores do mosaico de vidro, porque no processo de produção do material vários elementos de coloração são adicionados à composição, por exemplo, cádmio. Em opções de revestimento mais caras feitas de vidro Venetian premium, minerais naturais como ônix ou até mesmo pedras semipreciosas como aventurina, madrepérola são adicionadas.

Vidro fosco

Há também o chamado mosaico de vidro fosco - smalt, é feito com a adição de potássio ao material.É essa substância que causa saturação de cor, falta de transparência e um efeito brilhante na superfície do revestimento. Talvez seja smalt que é o material mais antigo de decoração de interiores, que tem sido usado no trabalho de reparação desde a Grécia antiga, mas não perdeu sua relevância para este dia.

Superfície lisa, textura agradável e a ausência de impregnações permitem criar um padrão tridimensional intrincado. Graças a essas qualidades operacionais, a SMElt continua sendo o material básico para a implementação da maioria das soluções de arquitetura e design.

Além disso, este tipo de material tem o melhor desempenho em comparação com o mosaico de vidro convencional, o que, obviamente, afeta o custo do material.

Uma vasta gama de mosaicos de vidro garante a sua popularidade entre os compradores de vários rendimentos: não sem razão, essa cobertura pode ser vista nos pequenos banheiros dos prédios de apartamentos e na espaçosa piscina de uma luxuosa mansão.

No entanto, com todas as vantagens óbvias deste material, não devemos esquecer que o seu uso é possível apenas em instalações fechadas, e o uso em espaços abertos, como terraços, parecerá, no mínimo, ridículo.

De pedra natural

Revestimento de mosaico pode ser feito a partir de matérias-primas como a pedra natural. Deve-se notar imediatamente que este é um material muito caro, cujo preço varia entre 5-40 mil rublos. O limite superior é devido ao uso de matérias-primas de excepcional qualidade premium e padrão único.

Mosaico de pedra tem uma incrível saturação de cor, porque para a produção de material, o fabricante seleciona rochas raras - por exemplo, mármore, jaspe, malaquita, quartzo.

Para aumentar o número de compradores, as empresas estão se voltando não apenas para tipos exclusivos de pedra. Muitas vezes, granito, tufo e até seixos do mar estão envolvidos na produção! Ao criar um revestimento, as pedras são repetidamente trituradas, esmagadas e recebem a forma e o tamanho necessários, e também cobertas com compostos especiais de proteção. Apesar disso, o mosaico é instável para o uso de produtos químicos de limpeza e várias escovas duras. Com base nisso, podemos dizer que esse tipo de revestimento requer manuseio cuidadoso, caso contrário, vários defeitos no material podem aparecer.

Cerâmica

O mosaico cerâmico ocupa também uma das posições de liderança na frequência de uso em trabalhos de acabamento e revestimento. Ele imita o revestimento de azulejos com muita precisão, diferindo apenas nas dimensões da tessela, ou seja, nas células individuais que compõem uma tela de mosaico de pleno direito.

Uma vantagem indiscutível deste tipo de revestimento é a sua ampla gama: isso se aplica a uma ampla gama de cores, à estrutura do material e à sua textura. No mercado da construção encontra-se tanto o mosaico tradicionalmente envidraçado como as suas diversas modificações, incluindo múltiplas inclusões e imitações de fissuras e quebras.

É importante entender que as diferenças na estrutura de um mosaico podem afetar sua durabilidade e aparência, por isso é melhor prestar atenção ao mosaico cerâmico de uma estrutura densa não porosa.

Esse material será mais durável e não será exposto a contaminação e impacto abrasivo negativo, enquanto os poros do mosaico cerâmico criam um pequeno espaço aéreo dentro da tessela, o que afeta a resistência e o grau de desgaste do mosaico cerâmico.

Metálico

Graças à tecnologia moderna, o mosaico de azulejos também é criado a partir de materiais não convencionais, por exemplo, de metal. Tais revestimentos são feitos de aço inoxidável com uma densidade de cerca de 7g / cm2, a espessura deste material é de 0,05 M. Tais características fornecem alta resistência do mosaico com sua relativa leveza. Células individuais são fixadas em um suporte de borracha especial que ajuda a garantir a flexibilidade necessária do revestimento. Devido a isso, os proprietários podem colocar um revestimento de metal, mesmo em uma superfície irregular. No entanto, o uso de mosaico de metal como um revestimento sólido é observado com pouca freqüência.

No ambiente arquitetônico, é costume usar o metal como um acento e um meio de expressividade, que enfatizará uma ou outra decisão colorista do designer.

Grés Porcelanato

A lista de matérias-primas para a produção de mosaicos foi recentemente adicionada ao granito cerâmico, que combina muitas vantagens diferentes, por exemplo, alta resistência a danos mecânicos (como arranhões, rachaduras e abrasão), resistência ao impacto e simplicidade no processo de instalação.Seguindo os conselhos dos profissionais, passo a passo, você pode obter um excelente resultado - o revestimento de grés irá aderir à superfície por um longo tempo.

Uma rica paleta de cores também é uma vantagem inquestionável de um mosaico de grés porcelânico.É ela quem permite implementar as ideias de design mais originais e ousadas. Esta utilização generalizada é também conseguida devido ao facto de o grés porcelânico, como material artificial, implicar um conjunto extenso de texturas em mosaico: tanto em vidrado liso, como em relevo, e com imitação de fissuras, e com a presença de várias incrustações.

Outro fator importante que caracteriza positivamente o grés porcelânico e distingue-o favoravelmente de outros revestimentos é o baixo custo.

Graças a isso, quase qualquer comprador poderá escolher uma opção digna para si, sem prejudicar o orçamento familiar. As qualidades de desempenho dos mosaicos de grés porcelânico fornecem uma variedade de usos na construção privada: revestimento semelhante pode ser visto nas áreas domésticas da casa, no espaço de trabalho e, claro, nas casas de banho.Além disso, um revestimento em mosaico deste tipo também pode ser usado como um revestimento de fachadas.

De plástico

Entre as matérias-primas não-padrão usadas na fabricação de mosaicos, vale a pena notar o plástico. Este material entrou recentemente no mercado de revestimentos de mosaicos como matéria-prima: são utilizadas folhas de PVC finas de PVC (4 mm de espessura) para a produção deste tipo, concebidas para imitar as telhas cerâmicas. Atendendo aos padrões alemães, as telhas de plástico podem oferecer revestimento durável de alta qualidade que pode transformar significativamente ou simplesmente refrescar o interior, sem exigir grandes gastos. Além disso, quase todos os artesãos domésticos poderão instalar este revestimento por conta própria, talvez esta seja uma das principais vantagens dos painéis de mosaico feitos de plástico.

Design

Mosaico enfrentando é um tipo de arte aplicada, e neles, como você sabe, você pode dar rédea solta à fantasia. É através deste revestimento que você pode perceber as idéias de design mais ousadas. Isso é possível porque o mosaico não tem nenhum padrão e varia em tamanho, cor e textura: além do quadrado usual, há também um mosaico de seis lados.

É um conjunto de módulos lisos envidraçados em forma de hexágono, que vêm em uma variedade de cores, mas as soluções de cores mais populares para este tipo de revestimento são branco, cinza, preto e alguns tons pastel.

Cores semelhantes são típicas de interiores feitos no estilo minimalista, hi-tech, eco ou escandinavo.

A forma quadrada, que já é habitual para as pessoas comuns, em combinação com um acabamento fosco, será interessante olhar tanto em um interior clássico e em uma sala com uma decoração moderna. Além disso, a funcionalidade, facilidade e simplicidade das formas de tais estilos, como a alta tecnologia, pode ser enfatizada pelos mosaicos 3D, que, graças ao florescimento da tecnologia, estão se tornando cada vez mais populares. Não só será capaz de se tornar uma personificação do design de alta velocidade e tecnologias de rápido desenvolvimento, mas também será capaz de complementar o interior de fusão, conhecido por sua atenção aos detalhes e textura.

Estilo

Hoje, a arte em mosaico está passando por um renascimento, já que a abundância de vários tipos de revestimento contribui para a expansão da cobertura funcional, que a cada ano é usada cada vez mais intricada.Representando múltiplas opções estilísticas para o design do espaço, o mosaico abre grandes oportunidades para o mestre perceber seu potencial criativo.

Apesar disso, o desenho da telha deve ser feito em estrita conformidade com o design da sala.

Uma tradição semelhante foi formada nos tempos antigos, quando um painel de mosaico era uma maneira elitista de decorar uma sala. Foi feito apenas em estrita conformidade com o tipo de sala em que o painel estava localizado. Por exemplo, nas igrejas bizantinas, mosaicos foram usados ​​para representar santos e transmitir uma certa trama moralizadora.

Ao mesmo tempo, em estados islâmicos, por exemplo, o Império Otomano e os países árabes, o mosaico foi usado como um ornamento e uma forma de decoração - ornamentos intrincados e padrões extraordinariamente belos foram criados, feitos por artistas habilidosos.

Devido a dogmas religiosos especiais, eles foram proibidos de retratar seres vivos, então os mestres de mosaicos se concentraram em padrões geométricos e ornamentos florais.

Estilo oriental não perdeu sua popularidade por muitos séculos, não só no Oriente Médiomas em todo o mundo. O revestimento, feito com um viés em motivos orientais, sempre parece muito incomum e é caracterizado por um conjunto de cores brilhantes, pequenos padrões que exigem um alto nível de habilidade.

Além disso, esse mosaico é caracterizado por um certo ritmo arquitetônico, porque a base estilística desse tipo de revestimento é um ornamento.

A desvantagem de tal projeto dos quartos é que é visualmente muito difícil para o visitante perceber todo o tumulto de cores e formas, e é por isso que muitos designers que trabalham com o estilo de mosaico do Oriente Médio usam fragmentariamente apenas em certas áreas de superfície para destacá-los. Esta técnica permite adicionar raspas ao interior, sem sobrecarregá-lo visualmente. De qualquer forma, mesmo os padrões de estilo árabe colocados em um pequeno número parecem coloridos, elegantes e atraem permanentemente a atenção.

Os estilos que vieram da Europa para a Rússia são mais contidos. e envolvem o uso de soluções de mosaicos monocromáticos ou padrões simples de estilo e cores que não parecerão grosseiros e pretensiosos.Normalmente, o uso de imagens é um senso bastante racional - fazer o zoneamento da sala e selecionar nela qualquer área-chave. Trata-se, em primeiro lugar, de pequenos estúdios, nos quais o mosaico de pavimentos pode literalmente delinear os limites de uma determinada área semântica, por exemplo, para separar a sala de jantar da cozinha. Muitas vezes, vários tons de cores são usados ​​para esses fins, criando um contraste entre eles.

Paleta de cores

Falando de técnicas de cores, notamos que seu uso depende do estilo da sala em que está prevista a realização de trabalhos de reparação. No entanto, existem padrões de arquitetura que permitem simplificar a tarefa de selecionar uma paleta de cores, pois há algumas tonalidades que podem se "encaixar" em qualquer decoração.

Entre o neutro e, portanto, universal para a maioria dos interiores, as cores podem ser chamadas de branco e bege. Ambas as cores, em primeiro lugar, expandem o espaço, o que é muito necessário para pequenos espaços em prédios de apartamentos. E em segundo lugar, eles têm um efeito benéfico sobre uma pessoa em um sentido psicológico: é agradável estar em salas feitas em cores brilhantes porque as pessoas se sentem calmas e relaxadas nelas.

Os tons frios são muito elegantes, muitos designers recorrem a eles para criar um interior apresentável.

Isso se justifica, porque até os psicólogos dizem que usar uma paleta de cores similar alivia o estresse e a tensão, além de promover o relaxamento. É por essa razão que cores como azul e azul podem ser encontradas em piscinas e banheiros, porque é nessas salas que uma pessoa precisa descansar e descansar para aproveitar os tratamentos de água.

Além disso, esses tons de todos, sem exceção, são associados à água, o que leva ao uso de um mosaico dessas cores como revestimento de banheiros e piscinas. Particularmente interessante olharão em um quarto decorado em um estilo náutico e poderão manter o humor geral e o contexto psicológico do quarto, mas também acentuarão a ingenuidade dos proprietários da casa.

Muitas pessoas adoram interiores brilhantes e intrincados com todos os tipos de padrões. Mosaicos deste tipo são caracterizados por cores brilhantes. Claro, o pano de fundo principal do forro é feito em cores calmas e contidas, por exemplo, amarelo ou bege,enquanto o próprio padrão de mosaico é apresentado em um design multicolorido - entre as cores mais comumente encontradas - vermelho, verde e lilás. Eles são bastante simples e versáteis para serem combinados com seus tons mais escuros ou com outras cores básicas.

Muitas vezes, o uso de um gradiente é sugerido como um dispositivo estilístico vencedor, ou seja, um jogo com matizes e saturação de tom é realizado.

Assim, ao usar um mosaico multicolorido, você pode enfatizar elementos individuais da decoração, por exemplo, um enfeite habilidoso que enfatizará o gosto excepcional dos proprietários.

Qual deles escolher?

A presença no mercado de materiais de construção de vários tipos de mosaicos cria muitas dificuldades para os artesãos inexperientes na seleção do revestimento necessário. Isto está associado a uma variedade de materiais, e com uma grande variedade de texturas e tamanhos de mosaico, e, claro, com a sua maior gama de cores. No entanto, ao escolher um acabamento, tudo isso não é o fator primordial, porque o principal critério é a sala em que o reparo é planejado, bem como suas propriedades. Considere alguns exemplos em mais detalhes.

Para diferentes salas

Ao terminar a cozinha e as salas de serviço, onde há um alto risco de exposição a produtos químicos, é melhor escolher amostras de mosaico feitas de materiais que sejam mais resistentes a produtos químicos. Entre eles estão vidro, smalt e cerâmica. São revestimentos duráveis ​​que podem facilmente transferir a interação com produtos químicos, e o uso de vários produtos e ferramentas de limpeza não os prejudicará.

Para o projeto do corredor, vale a pena considerar o fato de que nesta sala em particular o revestimento pode enfrentar um impacto mecânico.

É nessa zona que a maior passabilidade é possível e existe também a possibilidade de objetos pesados ​​caírem na superfície do revestimento. A este respeito, é necessário escolher os revestimentos mais duráveis ​​que serão muito duráveis ​​e resistentes a vários tipos de impactos. Isso também é importante porque, quando vêm da rua, as pessoas de alguma forma trazem poeira e sujeira para o ambiente. Por esse motivo, você precisa prestar atenção especial à limpeza do corredor e à preservação do mosaico. Tudo isto sugere que na decoração do corredor é necessário usar materiais como porcelanato ou mesmo pedra natural.

Outros tipos de acabamentos, como mosaicos de vidro, parecerão particularmente impressionantes no banheiro.

Outra excelente sala para um acabamento em mosaico será o Hammam. A tradição de decorar os banhos veio do Império Otomano, no qual o hamam desempenhou um papel importante não apenas como um local para a realização de procedimentos hídricos, mas também como uma plataforma para a socialização. Para o hamam foi caracterizado pela presença de decoração intrincada, feita em cores brilhantes e com padrões intrincados.

Essa tradição ainda está viva hoje, pode-se dizer que ela recebeu um renascimento em nosso tempo. Claro, poucas pessoas hoje criam desenhos elaborados nas paredes da banheira, mas o mosaico ainda é popular, porque o design da tessela de vidro pode perfeitamente sobreviver aos efeitos da temperatura e este verniz é resistente à umidade. Ambas estas qualidades desempenham um papel fundamental na escolha de materiais para banhos de acabamento.

Para acabamento exterior

As telhas de mosaico são usadas não só para decoração de interiores, mas também para a decoração de fachadas, espaços abertos ao ar livre e pequenas formas de paisagem - canteiros de flores, terraços, caminhos no local. Brincando com as texturas, você pode organizar o site de maneira interessante.Naturalmente, para isso é necessário usar materiais que não sejam matérias-primas para decoração de interiores.

Os ladrilhos de fachadas devem ser resistentes aos efeitos dos microrganismos de um ambiente agressivo e não devem ser expostos a extremos de temperatura ou estresse mecânico.

Com base nesses fatores, é melhor usar grés porcelânico, que pode transferir facilmente a influência negativa do ambiente externo.

Colocar espaços exteriores é simples.já que o tamanho dos módulos de mosaico excede significativamente os parâmetros de uma célula de mosaico padrão. Não é difícil realizar trabalhos de instalação, porque o desenho não é de suma importância, portanto, a precisão de filigrana não é tão importante para a decoração exterior.

Dicas e truques

Como o mosaico é um tipo de criatividade arquitetônica, não há um modelo único de como colocar o ladrilho. Existem vários layouts possíveis que precisam ser considerados e avaliados antes do processo de revestimento real.

O estilo de alvenaria reta é adequado apenas para superfícies planas. É realizado diretamente no local e familiar para a maioria dos mestres.

A essência do processo não é diferente do layout de um ladrilho regular: tessera virada para cima colocar em um substrato especial. Depois de colocar os painéis com base no uso de cola ou argamassa, que mantêm os pequenos elementos individuais juntos. Não devemos esquecer o uso de argamassa, que fará costuras invisíveis entre tesseram. Como existe em diferentes tons, é provável que o assistente inicial cometa um erro ao selecionar a cor. Para evitar isso, você deve usar uma argamassa, cuja cor é a mais próxima da cor principal do mosaico. Se não houver tal sombra, então você deve prestar atenção às cores neutras, por exemplo, bege.

Para superfícies curvilíneas, o método reverso de dispor mosaicos é característico, onde o papel principal é desempenhado pelo padrão de modelo na imagem espelhada. É com base nesse padrão que o mosaico é criado. Tendo disposto as folhas com um padrão na superfície, elas devem ser cobertas com um filme autoadesivo especial, no qual as próprias células revestidas serão dispostas posteriormente. Isso deve ser feito com muito cuidado, em plena conformidade com o esboço, com a face para baixo e pressione imediatamente para fixar.

Após o tempo necessário para fixar os módulos pequenos, o filme auto-adesivo é removido e, em seguida, os espaços entre as células são rejuntados - neste estágio, o processo é idêntico ao rejuntamento das juntas em um layout direto.

Como os dois métodos de cálculo não são tão simples e exigem certas habilidades de reparo, é melhor entrar em contato com empresas especializadas que podem oferecer soluções prontas. A maioria das empresas que operam no segmento de construção vendem padrões de alongamento de mosaico já terminados que ajudarão a alcançar o efeito de um padrão tridimensional.

A principal característica distintiva de tal revestimento é a sua solução de cor: é um gradiente no qual uma transição suave ocorre dentro de uma única cor, da sombra mais escura até a mais clara. Este estilo é devido ao uso de módulos de profundidade e intensidade de cor diferentes. Especialmente efetivamente olhará nos interiores, implicando um jogo de cor e luz, por exemplo, na piscina. Áreas mais escuras geralmente estão localizadas mais perto do fundo da piscina, enquanto a parte mais clara do layout estará localizada na própria superfície.

Esse revestimento criará o efeito do espaço tridimensional e enfatizará visualmente a profundidade da tigela.

Ao escolher um ou outro tipo de mosaico, você não deve esquecer o tipo de quarto que planeja instalar, e também é importante lembrar que você não deve buscar ofertas muito baratas, porque o material de alta qualidade de um fabricante confiável custa muito, mas servirá por muitos anos Infelizmente, muitos mestres caseiros, em um esforço para economizar dinheiro, esquecem e tentam criar um mosaico com suas próprias mãos, sem ter nenhuma experiência nesse assunto. Geralmente, isso resulta em reparos malsucedidos e desapontamento subseqüente, que podem ser evitados ao recorrer a profissionais.

Sobre as peculiaridades do mosaico, veja o seguinte vídeo.

Fabricantes e comentários

Existem muitas empresas envolvidas na produção de mosaicos. Entre eles estão fabricantes russos e estrangeiros. Entre os fornecedores estrangeiros, as empresas do Oriente Médio têm um respeito especial pelos compradores, porque sua produção é baseada nos antigos segredos da criação de mosaicos,que são complementados por um componente técnico desenvolvido e métodos modernos de produção.

Mosaico turco é muito popular entre os compradores. Telhas de empresas como Mármore FK - Este é um revestimento de mármore exclusivo, que se distingue pela profundidade de cor, design elegante e mosaico de alta qualidade. Os compradores também destacam os fabricantes marroquinos, que fornecem cobertura em uma ampla gama. Sua paleta de cores é muito ampla - do azul profundo e verde escuro ao delicado rosa, pêssego. Entre os fabricantes marroquinos, é fácil escolher uma cor que se adapte a um tipo diferente de interior.

Belos exemplos no interior

Tendo recebido todas as informações necessárias sobre o revestimento em mosaico, você pode apreciar as vantagens e desvantagens deste revestimento e, se necessário, projetar e decorar a sala de acordo com seu próprio gosto e soluções de design interessantes, especialmente desde que o mosaico tem infinitas possibilidades artísticas. Existem inúmeras opções para decorar uma sala com revestimento de mosaico, mas vamos ver as técnicas arquitetônicas mais populares com alguns exemplos.

O mosaico pode ser muito rico, colorido e intrincado - para isso, pequenas formas de módulos são usadas, que são dispostas em uma ordem específica para formar um complexo intrincado ornamento que pode ser feito em cores brilhantes. Essa técnica pode parecer interessante não apenas no chão do corredor ou nas paredes do banheiro, mas também na sala de estar. No entanto, esta decisão implica que todos os outros itens interiores devem ser restringidos em seu estilo e cor.

Não só padrões orientais excêntricos e originais podem ser refletidos no interior da casa, mas também o design moderno pode se referir à decoração de mosaico em sua pesquisa estilística. Por exemplo, é possível decorar uma lareira para dar uma aparência completa e concentrar a atenção nela como no local de atração da casa.

Tradicionalmente, o mosaico é colocado no banheiro - parece que todos estão acostumados a este tipo de acabamento. No entanto, poucas pessoas sabem que, mesmo no contexto de um mosaico, você pode criar retratos completos - um exemplo é a imagem em mosaico de uma estátua antiga no banheiro. Aqui, não tanto uma questão de gosto vem em primeiro lugar - eles não discutem sobre isso,quanta tecnicalidade fez painéis.

É impossível não destacar os exemplos clássicos do uso de revestimento - decoração de parede em mosaico na cozinha. É neles que a ênfase. O revestimento é feito em cor azul escuro profundo. Parece muito elegante na área da cozinha, em que todos os outros objetos são feitos em um intervalo frio e discreto.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto