Colagem resistente ao calor: tipos e características da composição

 Colagem resistente ao calor: tipos e características da composição

Materiais que são sujeitos a influências periódicas de baixa e alta temperatura, ditam maiores exigências para adesivos. Para o fogão, lareira, piso aquecido e cerâmica, cola de alta qualidade e confiável resistente ao calor é necessária. A força de qualquer material pode fornecer apenas um adesivo desse tipo. É utilizado sob a forma de pasta ou mistura seca. Para obter a consistência necessária, você precisa adicionar uma certa quantidade de água pura, dependendo das recomendações indicadas na etiqueta.

Características especiais

Hoje, os componentes da cola resistente ao calor são vários elementos cada um deles tem propriedades especiais:

  • areia e cimento;
  • uma mistura de plastificantes (proporciona a maior elasticidade e não permite a destruição das camadas de ligação);
  • aditivo sintético (melhora as propriedades térmicas do adesivo).

Muitas vezes, o fabricante pode adicionar argila refratária na composição da cola resistente ao calor. Isso é feito para fornecer uma forte conexão de substâncias e aumentar a estabilidade do local de pico a flutuações súbitas de temperatura.

O adesivo resistente ao calor de alta qualidade, que será usado no futuro, deve ser caracterizado por algumas propriedades:

  • expansão linear;
  • resistência ao desgaste e umidade;
  • temperatura mínima de estabilidade - não menos de trezentos graus;
  • resistência a altas e baixas temperaturas simultaneamente;
  • inofensivo ao meio ambiente;
  • a composição deve ser universal, adequada para trabalhos internos e externos;
  • Capacidade de boa transferência de calor.

Quando utilizar cola de alta temperatura para ligar superfícies de plástico, recomenda-se a utilização de plástico resistente ao calor. Em outras palavras, as características dos materiais devem corresponder.

A composição adesiva de telha resistente ao calor é desejável para uso no revestimento, por exemplo, fornos.

Espécie

Ao escolher um adesivo resistente ao calor, é necessário considerar a área de seu uso. Se uma composição é mais eficaz para o revestimento de uma lareira, fogão, fachada de um edifício residencial, o outro é adequado para pedras naturais e vidro, o terceiro - para colar elementos metálicos. E ao colar utensílios de cozinha, é mais prático usar um adesivo especial resistente ao calor e atóxico.

As categorias separadas de cola resistente ao calor têm seus próprios componentes distintos que determinam a área de seu uso. Em geral, a cola resistente ao calor é dividida em duas categorias principais: mistura natural e sintética. A categoria de cola é indicada no rótulo.

  • Mistura natural. Como parte deste adesivo, o principal ingrediente é o metassilicato de sódio como uma solução aquosa de vidro líquido. Quando misturado com areia, fibras de argila refratária e minerais, um adesivo é obtido.

Ele é capaz de resistir a uma temperatura de até mil graus.

Esta mistura amiga do ambiente, quando aquecida, não emite substâncias nocivas e tóxicas.Esta composição é freqüentemente usada em reparos domésticos. Por exemplo, se você precisar consertar o selo no forno.

  • Mistura sintética. Polímeros, oligômeros, monômeros e suas combinações são tomados como base para a fabricação. Substâncias inorgânicas são usadas para criar a cola mais resistente ao calor. Material adesivo de fosfato pode suportar uma temperatura de 1-2 mil graus. Outras espécies podem suportar temperaturas ainda maiores - até 3 mil graus.

Tais composições são resistentes ao ácido e à umidade. Frequentemente usado para colagem de grafite e vários metais.

O adesivo dielétrico resistente ao calor é dividido pela sua composição em uma mistura seca e pastosa.

Cada um deles tem certas características que ajudarão você a determinar o produto certo.

  • Composição monocomponente para colagem de ladrilhos cerâmicos. A base é uma mistura acrílica na qual resina e vários modificadores são adicionados. Tem uma alta taxa de adesão, você pode ajustar a posição da telha dentro de vinte minutos.
  • Composição adesiva de borracha de aluminossilicato de dois componentes.Feito com base em dois ingredientes - poliuretano e resina epóxi. Ao usá-los, você deve misturar bem. Esta cola é conhecida como endurecimento rápido, o tempo de ajuste é insignificante.
  • Mistura seca. Cimento com características de elasticidade e aderência melhoradas é tomado como base para a fabricação. O modificador de polímero na mistura adesiva não permite a formação de fissuras a altas temperaturas e a compactação de aglutinantes.
Único componente
Dois componentes
Mistura seca

Cada fabricante nas etiquetas especificou a temperatura mínima, que pode suportar uma composição adesiva transparente, impermeável e toda a outra. Além disso, a temperatura máxima de operação permitida é indicada.

Fabricantes

Até hoje, a gama de composições resistentes ao calor é marcante em sua diversidade. Cada fabricante tenta fazer uma opção melhor e mais versátil do que as que já estão nas prateleiras. Para não se confundir com a escolha de toda essa abundância de marcas, é necessário ter uma idéia dos produtos adesivos mais populares.

  • "D-314" - esta é uma composição adesiva, que é produzida pela nossa empresa nacional "Diola". É usado principalmente para trabalhos de acabamento com fogões e telhas de cerâmica em lareiras. A composição fabricada é elástica e resistente à forma, em conexão com a qual os ladrilhos não escorregam e grudam firmemente nas superfícies revestidas.
"D-314"
"D-314"
  • "Super lareira" - este é um composto de ligação com fibra de reforço do fabricante nacional Plitonit. Confie fielmente estruturas feitas de concreto e tijolos, que estão sujeitos a aquecimento, cerâmica, granito e outros materiais naturais.
  • Hércules - adesivo, projetado para construir uma lareira ou fogão que pode tirar o aquecimento da superfície a mil graus. Perfeitamente lida com o trabalho de acabamento de revestimentos que são constantemente expostos ao calor: cerâmicas de baixa porcelana e azulejos. A estrutura dá a oportunidade de realizar trabalhos de acabamento a uma temperatura de -10 a +35 graus.
"Super lareira"
Hércules
  • "Momento Epoxilina" - composição adesiva muito resistente e durável, produzida pela mundialmente famosa empresa Henkel. A resina epóxi é tomada como base, a cola é uma mistura de dois componentes. Recomenda-se usá-lo para unir superfícies de metais, cerâmica e vidro.Depois que a cola endurece, uma camada durável é formada, para que você possa polir com segurança ou perfurar os orifícios necessários.
  • Mistura adesiva Terracotte - Opção ideal para uso em trabalhos de frente.

Ele aprimorou as características adesivas.

"Momento Epoxilina"
"Terracota"
  • Adesivo resistente ao calor finlandês "Scanmix Fi" usado para a construção de projetos de combustível sólido ou fogão.
  • Mistura adesiva epóxi Adesilex do fabricante indonésio lidar perfeitamente com a combinação de composição diferente de materiais.
"Scanmix Fi"
Adesilex
  • Mistura adesiva à prova de fogo "Desfile 77" mantém o aquecimento de uma superfície a oitocentos graus. Não recomendado para a superfície rebocada do design da estufa ou lareira.
  • Base adesiva pastosa "Neomid"Com características universais, aplicáveis ​​à lareira, fogão, azulejo e muito mais. Tais características tem a composição "Pechnik".
"Desfile 77"
"Neomid"

Como escolher?

A escolha da opção necessária depende de quais materiais você planeja colar.Além disso, a escolha da localização e operação dos materiais colados. Um adesivo de boa qualidade pode suportar temperaturas de cento e vinte graus e acima.

A condição do material também desempenha um papel significativo.

  • Cola resistente ao calor para fogão. Primeiro você precisa determinar a localização do futuro forno. Pode ser localizado dentro e fora da casa. Se o prédio estiver na rua, ele enfrentará mudanças bruscas de temperatura. De tarde - tempo quente de sol e à noite - temperatura abaixo de zero.

Subsequentemente, isso pode levar à descamação do ladrilho, portanto, revise cuidadosamente o rótulo do adesivo. O fabricante é obrigado a indicar a resistência da composição a tais mudanças de temperatura. Dê uma olhada nos produtos, com base em talkohlorite e vidro líquido - ambas as substâncias têm alta condutividade térmica e elasticidade. Para se livrar das rachaduras ajudará silicato resistente ao calor ou selante de silicone de dois componentes resistente ao calor.

  • A melhor opção para colar alumínio e outros metais é um adesivo epóxi poliuretano de dois componentes.Contém componentes químicos que garantem uma fixação confiável. Deve notar-se que a composição adesiva de dois componentes é misturada com um endurecedor antes da utilização, numa proporção de um para um. Muitas vezes as proporções podem variar, dependendo do objetivo.
  • Banheiro, banho ou sauna são os quartos mais propensos à umidade, por isso, ao escolher um adesivo, você precisa se lembrar disso. Antes de comprar, considere em que base o ladrilho será fixado (gesso, azulejo antigo, drywall), tipo de ladrilho e suas propriedades para absorção de umidade (isso afeta a absorção de cola), tamanho do ladrilho (quanto maiores os parâmetros do ladrilho, mais espessa será a camada de cola ), área de superfície, etc.

Além disso, tudo depende de suas preferências e características da sala em que o trabalho de frente será realizado. Por exemplo, nos banheiros, recomenda-se escolher uma composição seca, baseada em cimento. Em adesivos prontos, há uma nuance importante: eles têm um preço mais alto do que os análogos secos. É necessário aplicar misturas prontas em superfícies idealmente lisas.No entanto, muitos ainda preferem comprar um mix seco, é mais acessível e ideal em suas características.

Dicas de aplicação

  • Primeiro de tudo, recomenda-se preparar a superfície a ser colada. Deve ser durável, mesmo, limpo de cal, óleo, substâncias gordurosas, poeira e sujeira, pois eles podem reduzir a aderência da cola. Ao colar a base, que é altamente absorvente, é necessário pré-processá-la usando uma emulsão de priming. Deixe secar completamente por várias horas.

No caso de uma base fracamente absorvente, também é recomendável tratá-la com um composto especialmente planejado. Prepare a superfície alguns dias antes de enfrentar.

  • Durante o trabalho com misturas secas é necessário preparar uma superfície e esperar aproximadamente uma hora. A cola é diluída com água limpa numa proporção de cerca de um quarto de litro por quilograma de mistura seca. Ao misturar, é melhor usar uma broca ou um misturador especial para evitar o aparecimento de coágulos e grumos.
  • O algoritmo para trabalhar com cola é o seguinte: usando uma espátula, a composição é aplicada na superfície desejada, suavizada ao redor do perímetro.Em seguida, o ladrilho é pressionado (é passível de correção em cerca de quinze minutos após a colagem). É importante lembrar que a espessura da mistura aplicada não deve exceder mais de um centímetro.

O graute ocorre após a instalação, após dois dias.

A cola com propriedades térmicas ocupou por muito tempo uma das posições principais entre misturas adesivas. Pode ser usado, por exemplo, para cerâmica, ferro fundido forte, cerâmica de vidro e borracha. Ele provou a si mesmo na vida cotidiana. Por exemplo, de acordo com as instruções de uso, ele pode ser usado para processar diferentes partes do forno. Devido à capacidade de manter a resistência, durabilidade, plasticidade e alta aderência, independentemente das flutuações de temperatura, este material tornou-se realmente indispensável para trabalhos de construção e reparação.

Como cola bem vários materiais, você pode aprender com o vídeo abaixo.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto