Cola quente: o que é, recursos de aplicação

A cola quente é um material sólido que amolece a um estado de gel sob a influência de altas temperaturas. Para o trabalho com tal estrutura a arma especial usa-se.

O que é isso?

O adesivo térmico é produzido na forma de bastões de polímero sólidos. O material é chamado de quente porque adquire propriedades adesivas e de vedação somente após o aquecimento sob uma determinada temperatura. Quando aquecido, parte da haste se funde e se parece com uma massa densa e viscosa. Depois de endurecer, a cola fica sólida novamente. Esfrie a composição em segundos.

Esta composição é conveniente para uso em bordados e decoração. No entanto, o uso deste adesivo não se limita à criação de váriosartesanato - mistura quente cola perfeitamente uma variedade de materiais e pode ser usado para obras de reparação e construção.

Para trabalhar com cola quente, você precisa de uma arma especial, com a qual as hastes longas e sólidas são aquecidas. No entanto, é possível derreter o material sem uma arma, aquecendo-o bem com um isqueiro ou outros dispositivos. No entanto, este uso de cola não é muito conveniente.

Características especiais

Varas de cola quente estão disponíveis em várias versões, que diferem em algumas propriedades, características técnicas e aparência. Uma característica comum de todas as variedades deste material é a capacidade de colar rápida e firmemente a maioria dos tipos de superfícies. O efeito do uso de cola quente pode ser comparado com o uso de soldagem.

Abaixo estão as principais vantagens da cola quente:

  • Fortemente aperta entre eles vários materiais. Quebrar as partes coladas é bastante problemático.
  • A cola líquida aquecida seca em poucos segundos, retornando ao seu estado sólido anterior, mantendo firmemente os materiais juntos.
  • Fatores ambientais negativos não afetam a composição adesiva e não a alteram.características técnicas. O produto não tem medo de baixas e altas temperaturas, luz solar direta e umidade.
  • Baixo custo. Além disso, você pode escolher o tamanho de haste mais adequado, pois os tubos diferem em comprimento e diâmetro, o que permite que você não pague demais pela quantidade extra de material que não é necessária para reparos.

Apesar das vantagens significativas da cola, o material tem suas desvantagens. As desvantagens desta composição adesiva incluem as seguintes posições:

  • A cola quente pode colar entre diferentes tipos de superfícies. No entanto, existem algumas limitações: o material adesivo não é utilizado em bases de concreto e gesso, bem como em alguns tipos de tecidos e produtos de PVC.
  • Como a cola quente tem um ponto de fusão bastante alto, é necessário trabalhar com esse material com muito cuidado.

Espécie

Hoje existem muitas variedades de cola quente. Em primeiro lugar, as varetas sólidas diferem em tamanho e peso: na maioria das vezes você pode encontrar tubos com um diâmetro de 7 e 11 mm, e o comprimento do material pode ser de 4 a 20 cm.

A próxima diferença importante é a cor do material. No mercado de construção, você pode encontrar as seguintes opções para hastes adesivas:

  • Tubo translúcido cor branca. Este tipo de composição é considerado universal para todos os materiais. O produto é utilizado tanto para necessidades domésticas como no campo da construção profissional.
  • Tubo opaco cor branca. Nesta forma, misturas de cola são produzidas para uso universal e uma modificação especial para fixação de vidro.
  • Barras opacas de cores diferentes. Esta opção é conveniente para colar coisas coloridas, de modo que a junta adesiva não difira da cor do material. A gama de cores da cola quente é bastante ampla.
  • Tonalidade amarelada tubo transparente. Este tipo de cola quente é usado para armazenar madeira, papelão ou papel.
  • Tubos pretos ou cinzentos. Esta modificação não é usada para unir vários itens. Neste caso, a cola desempenhará o papel de um vedante para selar as juntas. Além disso, esta composição é usada para isolar condutores elétricos.

Outra diferença importante de bastões de cola é o seu ponto de fusão: algumas espécies podem derreter a uma temperatura não inferior a 150 graus, e para outras temperaturas bastante baixas.Este indicador é importante considerar ao comprar cola.

A composição adequada deve ser selecionada de acordo com o tipo de material que deve ser colado, bem como tendo em conta as características da pistola de cola.

Como escolher?

A escolha de barras adesivas adequadas, em primeiro lugar, dependerá do tipo de superfície sobre a qual a composição será aplicada e do propósito geral do trabalho. Os mesmos fatores devem ser considerados ao escolher uma pistola de cola. É importante prestar atenção a características da composição adesiva como a cor da haste, o ponto de fusão, o grau de viscosidade e a finalidade.

Como você sabe, as hastes estão disponíveis em diâmetros de 7 e 11 mm. Tubos de pequeno diâmetro são adequados para a criação de diversos artesanatos, bijuterias, elementos decorativos, bem como para a fabricação de brinquedos macios à mão. Rods com diâmetro de 11 mm são necessários para instalação e construção.

Como fazer você mesmo?

Para trabalhar com cola quente, você precisa de um dispositivo especial. A pistola de cola mais fácil é relativamente barata. No entanto, se necessário, você pode fazer um análogo de tal dispositivo em casa. Isto é especialmente verdadeiro se você precisa urgentemente colar todos os materiaise o equipamento certo não estava à mão.

Um dispositivo para fusão de bastões de cola pode ser feito a partir de um reboiler convencional. Além disso, os seguintes dispositivos serão necessários:

  • Fita de teflon ou outro material com propriedades semelhantes;
  • lata de lata;
  • fio de cobre;
  • uma pequena barra de madeira.

A alça para o futuro dispositivo deve ser feita de um pedaço de madeira. Para fazer isso, meça a distância do começo do tubo até a espiral, a medida é transferida para a barra. Duas partes do tamanho apropriado são cortadas da madeira e um pequeno orifício para o tubo é cortado no meio.

A alça é formada por duas partes da barra. O tubo de aquecimento deve ser envolvido com fita de Teflon, após o que você pode anexar uma alça para ele. Ligue as barras com a fita habitual.

É necessário fazer um tubo a partir de um pedaço de lata em que as varas de cola derreterão. A lata deve ser cortada em duas partes com uma largura de 9 e um comprimento de 16 cm.Um tubo é feito de uma peça, que deve corresponder em diâmetro ao bastão de cola. Para fazer isso, você pode envolver o produto adesivo com um pano de estanho.

Um pequeno pedaço de largura de 5 e 8 cm de comprimento é cortado da segunda parte da peça de estanho Um cone de nariz aberto é formado a partir da teia resultante, a partir da qual a cola fluirá. Ambas as partes das placas de estanho estão interligadas e inseridas no orifício entre a espiral da caldeira. O tubo de estanho é preso à hélice com fio de cobre. Depois de concluir todas as etapas, você poderá usar o dispositivo.

Para saber como fazer cola quente com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

Instruções de uso

A aplicação de cola quente em casa não é particularmente difícil. Para trabalhar com este material, você deve comprar uma pistola de cola especial. O princípio de trabalhar com esse dispositivo é bastante simples:

  • A haste deve ser colocada em um orifício especial, localizado na parte traseira do dispositivo.
  • A arma com um cabo é conectada à rede elétrica com uma voltagem de 220 volts. No entanto, alguns tipos de dispositivos podem funcionar com bateria.
  • Para que o núcleo comece a derreter, você deve esperar um pouco. O tempo de espera pode ser de 5 a 10 minutos, dependendo do tipo de cola quente.
  • Para aplicar uma cola líquida quente na superfície, puxe o gatilho no dispositivo. Na frente da arma há um buraco especial do qual uma massa viscosa irá fluir.

Dicas

Apesar do fato de que quase qualquer um pode facilmente trabalhar com uma pistola de cola, há uma alta probabilidade de queimar se você manuseia o equipamento de maneira descuidada.

  1. Cuidados devem ser tomados para garantir que o dispositivo não superaqueça a cola, caso contrário a massa viscosa pode vazar do corpo da pistola e causar ferimentos quando em contato com a pele das mãos.
  2. Não deixe o equipamento ligado, se não houver necessidade de usá-lo em um determinado momento para a aplicação de cola.
  3. Quando é necessário substituir uma haste de uma cor por outra, é importante limpar bem o tubo da pistola da massa adesiva restante. Para fazer isso, recomenda-se conectar o dispositivo à rede elétrica, aquecê-lo por alguns minutos e, pressionando o gatilho, espremer toda a cola quente restante.

Se a cola acidentalmente entrar nas roupas, você pode dissolvê-la com acetona.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto