Ceresit CM 11 cola: propriedades e aplicação
Ao trabalhar com telhas usadas materiais para diversos fins. Eles permitem que você prepare qualitativamente a base, anexar diferentes revestimentos, como cerâmica, pedra natural, mármore, mosaico e preencher as juntas de azulejo, proporcionando o produto com proteção hermética de umidade e fungos. A confiabilidade e a durabilidade dos revestimentos de assentamento de azulejos dependem em grande parte da qualidade do adesivo da telha e do rejunte.
Entre os produtos auxiliares para o reparo de marcas de renome, os sistemas Ceresit integrados criados pela Henkel e projetados para trabalhar com todos os tipos possíveis de materiais de revestimento para decoração interior e exterior merecem atenção especial.Neste artigo vamos nos concentrar na mistura de adesivos básicos Ceresit CM 11, considerar as variações deste produto, suas propriedades de trabalho e as nuances de uso.
Características especiais
Composições adesivas para assentamento de azulejos Ceresit diferem no escopo, como pode ser visto no rótulo da embalagem:
- CM - uma mistura com a qual fixar o azulejo;
- SV - materiais para reparo fragmentário de revestimento;
- ST - misturas de montagem, com a ajuda de que eles organizam isolamento térmico externo em fachadas.
Ceresit CM 11 cola - material com malha de cimento como base, a adição de cargas minerais e aditivos modificadores que melhoram as propriedades tecnológicas do produto final. Cerâmica ou granito cerâmico é fixado nele ao realizar tipos internos ou externos de decoração de interiores em habitação e instalações civis e no setor de fabricação. Combina-se com quaisquer bases minerais não deformáveis típicas: betonilha de cimento-areia, betão, revestimentos de nivelamento de gesso à base de cimento ou cal. Recomendado para salas que experimentam exposição regular constante ou a curto prazo ao ambiente aquático.
CM 11 plus é usado para revestimento com cerâmica ou pedra natural com dimensões máximas de 400x400 e um valor de absorção de água de 3%. De acordo com “SP 29.13330.2011. Pisos ”, também é permitido plantar telhas (grés porcelânico, pedra, clínquer) com capacidade de absorção de água de menos de 3% para pisos sem aquecimento elétrico. Nestes casos, a composição é utilizada exclusivamente para os trabalhos de acabamento interno nas instalações de uso doméstico e administrativo, ou seja, onde a operação não implica altas cargas mecânicas.
Espécie
Para o dispositivo de contrapisos nas bases com aquecimento interno e trabalho com bases deformáveis na linha de colas Ceresit - Henkel existem misturas altamente elásticas ММ-11 e ММ17 com carga baixa modular CC83. Ao adicionar este elastômero, o produto final adquire a capacidade de suportar choques e cargas alternadas. Além disso, a presença na composição do elastificante impede a formação de microfissuras na base de colagem.
Altamente elástico SM-11:
- realizar revestimento externo de pisos e paredes com qualquer tipo existente de telhas;
- providenciar mesas sobre as fundações com piso aquecido;
- confeccionar balaustradas, parapeitos, escada externa, áreas privativas, terraços e varandas, telhados planos com inclinação de até 15 graus, piscinas externas e tipo fechado;
- para envernizar fundações deformáveis das fundações de ABS e aglomerados de madeira, gesso, gesso, anidrite, concreto leve e celular ou preenchidas recentemente com menos de 4 semanas de idade;
- trabalhar com cerâmicas, inclusive envidraçadas por dentro e por fora;
- faça trabalhos de revestimento em superfícies com pintura durável, gesso ou revestimentos de anidrite, que tenham boa aderência.
Para revestir com mármore, clínquer de tons claros, módulos de mosaico de vidro, recomenda-se a utilização do CM 115 de cor branca. Os ladrilhos de grande formato são colocados usando o CM12.
Benefícios
Interesse sustentado no Ceresit CM 11 devido a um conjunto de qualidades de trabalho atraentes, incluindo:
- resistência à água;
- resistência à geada;
- manufaturabilidade;
- estabilidade ao enfrentar superfícies verticais;
- composição ecológica que elimina danos à saúde;
- incombustibilidade de acordo com o GOST 30244 94;
- facilidade de uso e longo período de adaptação;
- universalidade de uso (adequado para revestimento de azulejos no desempenho de trabalhos internos e externos).
Especificações técnicas
- Dosagem líquida para mistura: para preparar uma solução de trabalho, um saco de 25 libras de produto em pó é misturado com 6 litros de água, isto é, aproximadamente em proporções 1: 4. O número de ingredientes para preparar uma solução com CC83: pó 25 kg + líquido 2 l + elastômero 4 l.
- O tempo de produção da solução de trabalho é limitado a 2 horas.
- Condições ótimas de trabalho: t de ar e superfície de trabalho até + 30 ° С graus, umidade relativa menor que 80%.
- O período aberto é 15/20 minutos para uma mistura normal ou super elástica.
- O tempo de ajuste permitido é de 20/25 minutos para uma composição padrão ou altamente elástica.
- O limite de deslizamento da face da telha é de 0,05 cm.
- O rejunte de juntas quando se trabalha com um composto não elastomérico é feito após um dia, no caso de se usar uma composição altamente elástica - após três dias.
- A adesão ao concreto com cola sem CC83 é superior a 0,8 MPa, para um elástico - 1,3 MPa.
- Força na compressão - mais de 10 MPa.
- Resistência ao gelo - pelo menos 100 ciclos de congelamento e descongelamento.
- A faixa de temperatura de operação varia de -50 ° C a + 70 ° C.
As misturas são embaladas em sacos de papel de várias camadas de vários tamanhos: 5, 15, 25 kg cada.
Consumo
Entre as normas teóricas do consumo de mistura adesiva e indicadores práticos muitas vezes há discrepâncias. Isso se deve ao fato de que o consumo por 1m2 depende do tamanho do azulejo e pente usado, assim como da qualidade da fundação e do nível de formação profissional do mestre. Portanto, apresentamos apenas valores aproximados de vazão em uma espessura de camada adesiva de 0,2-1 cm.
Comprimento da telha, mm | As dimensões dos dentes da espátula, cm | Taxas de consumo, kg por m2 | |
CM-11 | SS-83 | ||
≤ 50 | 0,3 | ≈ 1,7 | ≈ 0,27 |
≤ 100 | 0,4 | ≈ 2 | ≈ 0,3 |
≤ 150 | 0,6 | ≈ 2,7 | ≈ 0,4 |
≤ 250 | 0,8 | ≈ 3,6 | ≈ 0,6 |
≤ 300 | 1 | ≈ 4,2 | ≈ 0,7 |
Trabalho preparatório
O trabalho de faceamento é realizado em bases com alta capacidade de carga, processadas de acordo com normas sanitárias, o que significa limpá-las de poluentes, reduzindo as propriedades adesivas da mistura adesiva (eflorescências, gorduras, betume), removendo áreas soltas e removíveis.
Para nivelar as paredes é desejável usar a mistura de gesso de reparo Ceresit CT-29, e para andares - o composto de nivelamento Ceresit CH. O trabalho de reboco deve ser realizado 72 horas antes do revestimento do dispositivo.Os defeitos de construção com uma diferença de altura inferior a 0,5 cm podem ser corrigidos com uma mistura de CM-9 24 horas antes de fixar o ladrilho.
Para a preparação de bases típicas use CM 11. Areia-cimento, superfícies rebocadas com cal-cimento e betonilhas de cimento-areia com mais de 28 dias e umidade inferior a 4% requerem tratamento com solo ST17 seguido de secagem por 4-5 horas. Se a superfície é densa, durável e limpa, então você pode fazer sem um primer. Nos casos de preparação de bases atípicas, utiliza-se a combinação de CM11 com CC-83. Superfícies rebocadas com umidade menos de 0.5%, barba de madeira, cimento de partícula, bases de hygrochny e bases de concreto leve e celular ou jovem, cuja idade não excede um mês, e umidade - 4%, bem como contrapiso de areia-cimento com aquecimento interno Primer recomendado CN94 / CT17.
Revestimentos feitos de pedra ou sob pedra, superfícies tratadas com revestimentos de dispersão de água com altas propriedades adesivas, contrapisos flutuantes de asfalto fundido são necessários para serem tratados com o primer CN-94. Tempo de secagem - pelo menos 2-3 horas.
Como se reproduzir
Para preparar a solução de trabalho, a água é tomada a uma temperatura de 10 a 20 ° C ou a um elastômero diluído com água nas proporções de 2 partes de CC-83 e 1 parte de líquido. O pó é medido em um recipiente com líquido e imediatamente misturado com um misturador de construção ou uma broca com um misturador de bicos em espiral para soluções de consistência viscosa a 500-800 rpm. Depois disso, uma pausa tecnológica é mantida por cerca de 5-7 minutos, devido a qual a mistura de argamassa tem tempo para amadurecer. Então, resta apenas misturar novamente e aplicar como pretendido.
Recomendações para uso
- Para a aplicação de cola de ladrilho de cimento, é adequada uma talocha dentada ou um ralador dentado, no qual é utilizado um lado liso como o lado de trabalho. A forma dos dentes deve ser quadrada. Ao escolher a altura do dente, eles são guiados pelo formato do ladrilho, conforme mostrado na tabela acima.
- Se a consistência da solução de trabalho e a altura dos dentes forem escolhidas corretamente, depois que a placa for pressionada na base, a superfície da parede a ser revestida deve ser coberta com uma mistura adesiva de pelo menos 65% e pisos - 80% ou mais.
- Ao utilizar o Ceresit CM 11, não é necessário pré-embeber as placas.
- Instalação de telha de bunda não é permitida. A largura das costuras é escolhida com base no formato do ladrilho e nas condições operacionais específicas. Devido à alta capacidade de fixação da cola, não há necessidade de usar cruzamentos de juntas, que assegurem a uniformidade e a mesma largura da abertura inter-lacuna.
- Nos casos de fazer revestimento de pedra ou executar trabalhos de fachada, recomenda-se uma instalação combinada, o que implica uma aplicação adicional de misturas de cola na base da instalação de ladrilhos. Ao formar a camada adesiva (espessura de até 1 mm) com uma espátula fina, a taxa de consumo aumentará em 500 g / m2.
- As costuras são preenchidas com as misturas de espátula apropriadas sob a marca CE após o dia que passou desde o final do trabalho de frente.
- A água é usada para remover resíduos frescos da mistura de argamassa, enquanto que os pontos secos e vazamentos da solução podem ser descartados exclusivamente por limpeza mecânica.
- Devido ao teor de cimento na composição do produto quando este está em contato com o líquido, ocorre uma reação alcalina. Por este motivo, ao trabalhar com o CM 11, é importante usar luvas para proteger a pele e evitar o contato com os olhos.
Comentários
Basicamente, as avaliações dos usuários do Ceresit CM 11 são positivas.
Dos benefícios que os compradores mais apontam:
- colagem de alta qualidade;
- rentabilidade;
- longa vida útil;
- a confiabilidade da fixação de ladrilhos pesados (o SM 11 não permite que ele rasteje);
- conforto no trabalho, como a mistura é agitada sem problemas, não se espalha, não forma grumos e seca rapidamente.
Este produto não tem desvantagens graves. Alguns estão insatisfeitos com o alto preço, embora outros considerem que isso é plenamente justificável se levarmos em conta o alto desempenho do CM 11. A maioria dos usuários recomenda comprar misturas adesivas de revendedores oficiais da Ceresit, caso contrário, existe o risco de comprar um falso.
Para as propriedades e aplicação da cola Ceresit CM 11, veja o seguinte vídeo.