É possível isolar a casa usando espuma?

Antes de falarmos sobre a montagem de espuma como meio de aquecer uma casa, é necessário descobrir o que é esse material e por que ele é realmente necessário.

Características e especificações

A espuma de poliuretano, também conhecida como vedante de espuma de poliuretano, é uma substância amplamente usada na construção para fixar em conjunto partes separadas de uma estrutura a ser unida, isolamento térmico e acústico, vedando e enchendo vazios que surgem durante a operação. Geralmente vendido em latas de metal, em que a própria espuma e a mistura de gases liquefeitos estão sob pressão - o chamado. um propelente que serve como força impulsionadora do conteúdo da lata. A versatilidade deste polímero sintético torna-o um assistente indispensável em muitos tipos de trabalhos de construção e em quase todos os reparos.

Evidentemente, o selante de espuma de poliuretano tem características e características próprias, que serão discutidas abaixo.

Méritos

As vantagens indiscutíveis da substância em questão, que o fabricante geralmente indica na embalagem, são:

  • alto grau de aderência - isto é, sua capacidade de se fixar firmemente a muitas superfícies. As exceções são Teflon, silicone, gelo, polietileno e superfícies oleosas;
  • resistência ao calor (como regra, está na faixa de -45 ° C a + 90 ° C);
  • espuma de poliuretano congelado é um dielétrico (não conduz corrente elétrica);
  • velocidade de ajuste razoavelmente rápida - de oito minutos a dias;
  • alta resistência à umidade;
  • sem toxicidade (claro, após a solidificação final);
  • uma pequena porcentagem de encolhimento (não mais de 5%) durante todo o período de operação;
  • resistência química;
  • alta resistência;
  • longa vida útil do material (até meio século).

Também não são características menos importantes:

  1. A produção total do selante é calculada em litros e implica a quantidade de espuma deixando uma unidade de capacidade.Esta característica é influenciada pela temperatura ambiente, grau de umidade e windiness.
  2. Viscosidade - depende principalmente da temperatura do ar. Temperaturas acima (ou abaixo) de certos limites especificados para cada tipo de espuma afetam negativamente a viscosidade de uma substância. Para colocar isso é ruim.
  3. Expansão primária e secundária. Expansão primária - a capacidade da composição se expandir imediatamente após deixar o cilindro em um intervalo de tempo muito curto (até sessenta segundos). Neste curto prazo, o selante de espuma de poliuretano é capaz de aumentar em volume de 20 a 40 vezes. Expansão secundária refere-se à capacidade de um polímero sintético se expandir por um longo tempo até a finalização da polimerização.

A espuma de montagem de alta qualidade tem uma agradável cor amarela clara ou ligeiramente esverdeada, não flui para baixo quando aplicada à superfície e é adequada mesmo para o telhado. Não é comido por roedores e insetos, não agride o meio ambiente. Endurecida, a substância se transforma em um material semiduro durável poroso que é bastante resistente à umidade e tem excelentes propriedades isolantes.O selante de espuma de poliuretano é quimicamente inerte, o que é sua vantagem e desvantagem. Após sua solidificação, ela não está sujeita à ação destrutiva dos solventes; portanto, seu excedente deverá ser removido mecanicamente - com um raspador ou pedra-pomes.

É importante notar que, sob a influência do ultravioleta solar, este material isolante está sujeito a uma rápida destruição - primeiro escurece e depois se torna quebradiço. Nunca se esqueça de rebocar a área preenchida com espuma depois de endurecer. Caso contrário, pode simplesmente transformar-se em pó.

Espuma de poliuretano é adequado para aquecer uma casa de madeira. Ele servirá como uma camada de ar especial.

Espécie

Não é segredo que os fabricantes modernos de aquecedores oferecem uma ampla gama de selantes para escolher. Vamos tentar juntos entender a abundância de tipos de espuma e ver quais tipos de substâncias necessárias servirão melhor a um propósito ou outro.

Espuma de poliuretano difere em vários parâmetros.

Por tipo

Casa

Prós: para trabalhar com espuma doméstica não requer equipamento especial.Ele pode ser facilmente distinguido de um tipo de cartucho externo profissional: no final do contêiner, há uma válvula especial na qual a alavanca com um tubo de plástico é fixada.

Contras: só pode ser usado para preencher pequenos vazios ou ranhuras, não é usado para instalação, como quase sempre exige aparar - o volume deste tipo de selante, como regra, é maior que o volume do espaço preenchido por ele.

Profissional

Prós: superior ao tipo anterior, o coeficiente de expansão primária, maior elasticidade e uma estrutura menor. O suprimento de material pode ser controlado, de modo que é estabelecido com mais cuidado do que o doméstico, enchendo o volume necessário de maneira uniforme. Também é necessário mencionar que a espuma de poliuretano profissional se liga facilmente a quase qualquer superfície.

Contras: para trabalhar com uma visão profissional requer uma arma de montagem. No entanto, dada a versatilidade e amplo escopo de aplicação, este menos é muito relativo.

Por temperatura de uso

Verão

A espuma de verão é recomendada para uso em temperaturas positivas - aproximadamente de +5 a +30.Em baixas temperaturas ambientes, o rendimento da substância benéfica do cartucho diminui, e o grau de expansão cai significativamente. O trabalho a temperaturas elevadas também não deve ser devido às características do pré-polímero, cuja viscosidade em tais casos é significativamente reduzida.

Inverno

Usado geralmente em temperaturas de -10 a +40 graus. No entanto, existem alguns tipos de espuma que permitem trabalhar mesmo a -20 - por exemplo, selante "Tytan Professional 65". Após a solidificação, o tipo de inverno pode suportar facilmente uma geada de 70 graus. Adequado para barris em que você pode armazenar qualquer substância.

All-season (ou universal)

De fato, ele tem quase a mesma faixa de temperatura que o inverno e nem sempre se destaca em um grupo separado. O trabalho com isto executa-se em uma temperatura de -15 a +30 graus.

Pelo número de componentes no cartucho

Único componente

É bastante difundido e tem um custo relativamente baixo. A reação de polimerização ocorre com água. O prazo de validade não excede um ano.

    Prós: baixo custo, pronto para uso imediatamente após a compra, fácil de usar.

    Contras: vida útil curta.

    Dois componentes (construção)

    A água não participa da reação. É substituído por um componente especial que está localizado em um pequeno recipiente hermeticamente fechado dentro do próprio recipiente. Seu custo é superior ao de um único componente e, via de regra, é comercializado em cilindros de pequeno volume (usualmente 220 ml), pois o período de endurecimento da substância após a mistura dos componentes é breve e é de dez minutos.

    Prós: enchimento limpo de vazios.

    Contras: alto custo, na fabricação de misturas de poliuretano deve aderir estritamente às proporções estabelecidas.

    De acordo com o grau de inflamabilidade

    • Classe B1 - resistente ao fogo e combate a incêndios. Normalmente, há uma coloração vermelha rosa ou brilhante - os corantes são adicionados especificamente para que, quando aplicados, o tipo de composição seja imediatamente visível.
    • Classe B2 - auto-extinguível, como o nome indica, não suporta combustão.
    • Classe B3 - espuma de PPU combustível com refratariedade zero. O feedback é principalmente positivo.

    Tecnologia de isolamento

    Existem vários princípios de isolamento com um selante com suas próprias mãos. Nós destacamos dois princípios básicos e os consideramos detalhadamente:

    • A primeira e mais comum tecnologia de isolamento, produzida com a participação de espuma de poliuretano, é pulverização. Como o nome indica, este é o processo de distribuição de espuma sobre a superfície usando um frasco de spray. O selante se conecta instantaneamente ao substrato no qual ele é aplicado, criando uma camada uniforme que cobre a área que está sendo isolada. Isso permite que você faça o isolamento rapidamente e, mais importante, não requer o alinhamento das paredes antes da pulverização. Os restos do material são simplesmente cortados.
    • Recheio. Essa tecnologia é mais usada no processo de construção, quando a construção de um edifício sendo erguido fornece vazios que devem ser preenchidos com uma substância isolante. No entanto, a aplicação deste princípio de aquecimento é possível mesmo com uma estrutura totalmente montada, embora neste caso seja necessário ter furos tecnológicos através dos quais a espuma será fornecida, bem como o equipamento para a sua injeção. Existe uma perfuração bastante complexa. O uso do método de enchimento é perigoso para edifícios alinhados com materiais de baixa qualidade - porque o selante, em expansão, pode danificar as paredes.Uma vantagem significativa do enchimento pode ser chamada de falta de necessidade de acabamento externo.

    Etapas do trabalho

    Antes de começar a trabalhar com esta substância isolante, você deve usar roupas de trabalho, luvas e proteger seus órgãos respiratórios - por exemplo, um respirador e os olhos - com óculos transparentes de plástico. Não é recomendado permitir o contato prolongado da substância líquida com a pele - pode causar irritação grave. Se o selante entrar em contato com a pele desprotegida, é desejável lavá-lo o mais rápido possível com água e sabão.

    Então você deve preparar a superfície para a aplicação do material isolante, depois de remover poeira e sujeira. É preferível realizar a limpeza por via úmida, porque a espuma de montagem irá aderir à superfície molhada muito melhor. Se a composição deve preencher o espaço entre os tubos, então eles podem ser embrulhados com oleado para não ficarem sujos.

    Após o estágio preparatório, podemos começar, de fato, o isolamento.

    Se utilizar a tecnologia de pulverização, a espuma de instalação deve ser aplicada de baixo para cima, prestando especial atenção aos cantos e juntas das superfícies, de modo a não deixar áreas em branco.Para obter uma certa espessura de isolamento, você pode aplicar com segurança várias camadas umas às outras.

    Se o método escolhido por você for o preenchimento, recomenda-se encher a espuma em porções de cima para baixo, contando com o fato de que o próprio selante será distribuído dentro do volume preenchido e irá preenchê-lo uniformemente. Infelizmente, ao usar esta tecnologia, você não poderá seguir o preenchimento uniforme dos espaços vazios deixados. Após o vazamento, é aconselhável remover as manchas que podem aparecer - elas parecem bastante inestéticas. Furos tecnológicos, através dos quais o selante entrou no espaço preenchido, é melhor não deixar aberto. É desejável fechá-los.

    Após o endurecimento / endurecimento final da espuma de montagem, podemos seguramente assumir que o isolamento ocorreu. No entanto, não se deve esquecer que, para evitar a decomposição e reduzir a resistência de uma substância, a superfície aquecida deve ser protegida da luz solar direta. Isso pode ser feito com tinta, gesso, massa de vidraceiro. Você também pode embainhar a superfície tratada com algo, digamos, drywall ou outro material denso.

    Onde posso usar?

    É possível aquecer espuma de poliuretano como edifícios residenciais ou industriais (dentro ou fora), e aberturas de janelas ou portas, bem como preencher os vazios formados nas paredes durante a colocação de comunicações e tubos. O maravilha-selante preenche facilmente pequenas rachaduras, prevenindo a ocorrência de rascunhos insidiosos. As paredes, pisos e tetos são fáceis de aquecer. Ele protege a árvore da decomposição e do fungo. Ferro - da corrosão.

    A pureza ecológica do selante permite que você o use mesmo em casos como o aquecimento do berçário. Portanto, se retornarmos ao tópico de nosso artigo: “É possível aquecer a casa com o uso de espuma? "- a resposta será determinada. Você pode até precisar! Naturalmente, o alto preço do selante de espuma de poliuretano pode assustar, mas as vantagens expressas acima valerão definitivamente o dinheiro gasto no aquecimento de sua casa. É verdade que não devemos esquecer uma nuance - o uso deste tipo de material de isolamento torna a sala isolada praticamente hermética, o que significa que o edifício ou sala deve ter uma ventilação bem pensada para que não ocorram problemas de ar ou entupidos de ar.

    A espuma de poliuretano é adequada para isolamento de hangares, portas de garagens, garagens, fachadas, janelas e varandas e banheiras. Com a ajuda do material, é possível aquecer a área do espaço intersticial entre o tijolo e o bloco. Impermeabilizá-lo a partir do interior e no telhado é mais confiável.

    Como isolar uma varanda com espuma de poliuretano, veja o seguinte vídeo.

    Comentários
     Autor
    Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

    Sala de entrada

    Sala de estar

    Quarto