Que cortinas escolher na loggia?
Na maioria das casas, as loggias começaram a funcionar como salas adicionais. Um elemento muito importante para criar um interior acolhedor são as cortinas. A anfitriã trata as janelas com uma trepidação especial, porque nesta sala elas ocupam quase toda a parte da parede.
Características especiais
Cortinas para loggias possuem vários recursos, já que as aberturas de janelas que eles precisam fechar são significativamente diferentes daquelas em outras salas:
- Nas galerias é muito importante que as cortinas não interfiram com a abertura e fecho frequentes das janelas.
- É desejável parar a escolha em modelos com fixação a um quadro.Então as cortinas não ocupam o espaço que é tão importante para uma pequena loggia.
- Um pequeno espaço da sala não dá muito decorar o interior, então a principal função decorativa é atribuída às cortinas. Ao mesmo tempo, não devem ter frescuras, para não ocupar muito espaço e não “pesar” o interior.
- Se a loggia está localizada no lado norte da casa, então é melhor para cortina das janelas com tons quentes de pano, e se no lado sul, em seguida, as cortinas devem ser tons frios para que a sala não aquecer.
- Cortinas na loggia e na próxima sala ou cozinha devem ser combinadas entre si em estilo e cor.
Modelos, seus prós e contras
Hoje, as lojas especializadas oferecem uma ampla seleção de diferentes cortinas para janelas nas galerias. Cada modelo tem seus aspectos e características positivos.
Sua escolha deve ser interrompida naquelas cortinas que estarão em harmonia com outros elementos do interior, e também correspondem ao propósito da sala.
Cortinas de rolo
Este tipo de cortinas é conveniente devido ao fato de que seu comprimento pode ser ajustado, se necessário - uma vantagem definitiva para aberturas de janelas não padronizadas. Eles consistem em um tecido de corte denso, que é enrolado em um rolo.
As cortinas laminadas são adequadas para as salas nas quais o grau de iluminação é muito importante. Tal modelo é capaz de fornecer tanto o acesso máximo de luz e proteção completa do sol. Esse recurso depende não apenas da densidade do tecido, mas também do modelo.
Uma variação de persianas é o modelo de dia e noite. A parte principal do design consiste em tiras de tecido transparente e opaco que podem ser combinadas ou alternadas, ajustando o nível de iluminação.
Cortinas romanas
No estado desdobrado, eles se encaixam perfeitamente à janela, o que é importante para um pequeno espaço de loggia. Para que a luz do sol entre na sala, as cortinas sobem do fundo e são fixas. Nesta posição, eles se assemelham a cortinas de ar. Cortinas romanas podem ser combinadas com outros tipos de cortinas.
Há muitas variações sobre o assunto de cortinas romanas, já que este tipo de construção permite o uso de um tecido de qualquer densidade e cor. Modelos de cortinas romanas feitas de tecido translúcido de luz monocromática ou de material denso em uma pequena flor podem ser radicalmente diferentes umas das outras.
Por este motivo, este tipo de cortina pode ser usado em qualquer interior.
Cortinas
Blinds são de dois tipos: horizontal, vertical. E esses e outros podem ser aplicados nas janelas da loggia.
Horizontal
Sobre as vantagens são semelhantes às cortinas romanas. Eles também são fixados na faixa, o que elimina o inconveniente de abrir e fechar e não ocupa muito espaço. Os estores horizontais de madeira e bambu são cobertos por uma ferramenta especial que repele o pó.
Eles podem ser usados em um dueto com cortinas, que serão combinadas com o interior da sala adjacente.
Vertical
Menos populares (em comparação com a horizontal), porque ocupam mais espaço. Na maioria das vezes eles são usados em loggias, onde não há necessidade de abrir e fechar janelas com freqüência.
Persianas plissadas
Na aparência assemelham-se a persianas horizontais, apenas as pregas são feitas não de partes horizontais individuais, mas de tecido corrugado. São regulados, assim como seus outros "irmãos", por meio de uma corrente ou cordão.
Existem vários projetos que permitem que sejam fixados em janelas não padronizadas: triangular, semicircular ou trapezoidal.
Austríaco e francês
Estas cortinas parecem muito agradáveis e arejadas (apesar do uso de uma grande quantidade de tecido). Eles são costurados a partir de um único pedaço de tecido, costurados em vários lugares. Com a ajuda do laço, o comprimento das cortinas é ajustado e uma bela cortina é criada.
Como regra geral, as cortinas austríacas são feitas de tule e as cortinas francesas são feitas de seda com um padrão floral. Tais cortinas são frequentemente complementadas por vários ornamentos decorativos na forma de franjas, tranças ou laços.
O melhor de tudo, eles olham para as janelas nas loggias longas e espaçosas.
Cortinas e Cortinas
Não se esqueça das cortinas e cortinas clássicas. Para facilitar o acesso às janelas, as cortinas podem ser recolhidas usando lambrequins. Eles não apenas permitirão a penetração da luz solar, mas também desempenharão uma importante função decorativa.
Para janelas que ocupam quase toda a altura da parede, as cortinas são o tipo de cortina mais bem-sucedido.
Cores e impressões
Ao escolher as cortinas para uma loggia, é desejável considerar primeiro modelos leves (ou até mesmo transparentes). Perfeitamente tons pastel de azeitona, pêssego ou bege.
Cortinas com estampas florais ficarão muito bem nas janelas da loggia (especialmente se for um padrão claro em um fundo claro). O estilo e o esquema de cores das cortinas devem coincidir com o interior - tanto a loggia quanto a sala à qual ela se une.
Dicas para escolher
Ao escolher cortinas para uma loggia, existem vários fatores a serem considerados:
- Sala de nomeação. Em cada casa, uma loggia pode executar diferentes funções - de uma sala de serviço adicional para um estudo.
- Square Cortinas volumosas não são adequadas para um quarto pequeno. Como regra geral, uma loggia é um pequeno espaço onde cada centímetro é importante.
- O grau de iluminação. O melhor de tudo, se as cortinas da loggia deixarem a luz do dia no máximo. Se o quarto for cercado pelo quarto, a luz solar direta atinge as janelas e as cortinas devem proporcionar conforto.
- O estilo geral da casa. O interior da loggia não deve se destacar da orientação estilística geral da decoração de interiores de outras salas. É importante que as cortinas decorem a sala, mas não atraiam muita atenção.
Como fazer você mesmo?
Às vezes, fazer cortinas com as próprias mãos é a única decisão certa se houver janelas não padronizadas ou interiores originais nas galerias.
O mais fácil de costurar em casa são as persianas romanas. Para eles será necessário:
- tecido grosso;
- ripas de madeira para dobras;
- anéis de metal;
- tira para o fundo das cortinas;
- cabo (como dois comprimentos e uma largura de cortinas futuras);
- Velcro na largura do produto.
O corte de tecido para cortinas romanas deve ser igual à área das janelas mais 2 cm em cada borda nas costuras. Primeiro você precisa cortar e costurar bolsos para slats. Depois, com giz ou alfinetes, marque o local das dobras, pisque as bordas. Depois disso, você precisa costurar um pedaço de velcro, dobrar a borda inferior e costurá-lo com uma costura dupla.
Quando a base do tecido estiver preparada, você pode inserir uma barra de peso e slats. Ao longo da borda superior estão os anéis através dos quais o cordão é puxado. Acontece uma verdadeira cega romana, que pode ser fixada nos caixilhos da janela.
Exemplos de lindas decisões
As cortinas francesas em estilo provençal parecem muito acolhedoras com uma pequena estampa floral e uma decoração ao longo da borda inferior. Deixe as cortinas ocupar o terço superior da janela, e o resto será cortinas plissadas ajustáveis de um tom claro.
Esta combinação de cortinas ficará muito bem em janelas de madeira com partições frequentes.
Para qualquer interior ajuste cortinas de bambu, persianas. Eles refratam a luz solar direta, deixando a sala cheia de luz suave e agradável.
Cortinas planas podem ser combinadas com tule arejado com um padrão interessante. Neste caso, o tule assumirá a função decorativa, e as cortinas de rolo protegerão da luz solar intensa. Levante as cortinas das listras romanas em listras verticais. Eles caberão no interior brilhante e lacônico.
Você pode combinar diferentes tipos de cortinas, feitas em cores semelhantes. Por exemplo, você pode fixar as cortinas durante toda a abertura da janela com duas cores contrastantes.