Colocação correta de linóleo no piso de concreto
Durante a decoração final da sala inevitavelmente vem o momento da instalação de um revestimento de piso particular. Mas nem cada um deles é fácil e simples de colocar em uma base de concreto por conta própria, mas no caso de problemas de linóleo deve surgir.
Características especiais
O linóleo é um revestimento bastante durável, feito, em regra, a partir de materiais poliméricos.
Este material, como qualquer outro, tem vários prós e contras.
As vantagens incluem:
- Fácil instalação. É muito fácil colocar uma cobertura sobre o piso preparado, o principal é colocar a peça de antemão e esperar até que a tela esteja completamente desdobrada.
- Devido às características de seu uso é possível em quase qualquer sala.Não tem medo de umidade, mudanças de temperatura e opções com maior resistência não são suscetíveis a amassados.
- Linoleum não requer tratamento de proteção adicional, é inicialmente coberto com uma camada de brilho, o que evita danos mecânicos.
Desvantagens são mais freqüentemente observadas nas opções mais baratas.
As desvantagens incluem:
- Ao decidir colocar no chão sem um substrato, é necessário criar uma superfície perfeitamente plana e lisa, o que nem sempre é possível em apartamentos típicos.
- Revestimentos baratos podem ser excessivamente resilientes, o que resultará na preservação de amassados de móveis ou outros objetos pesados.
- Além disso, os revestimentos artificiais podem produzir um cheiro químico desagradável que é perigoso para o trato respiratório humano.
No mercado, na maioria das vezes você pode encontrar dois tipos deste tipo de revestimento: doméstico e comercial.
O linóleo doméstico é usado em apartamentos e locais onde a permeabilidade não é alta o suficiente. Esta opção é capaz de fornecer isolamento térmico e acústico suficiente para uso doméstico. Além disso, o linóleo doméstico tem um baixo custo, o que permite cobrir grandes espaços sem custos especiais.Este revestimento oferece uma enorme gama de cores, bem como texturas.
Para as áreas com maior capacidade de manobra, bem como mudanças bruscas de temperatura, por exemplo, na varanda, é melhor escolher o tipo de linóleo comercial. Este revestimento tem uma vida útil mais longa, tem excelentes propriedades de isolamento térmico e acústico, e também tem uma grande variedade de cores e texturas. Você pode pegar material com imitação de madeira, lã e até alvenaria.
Vale a pena lembrar que, independentemente de durabilidade de classe, você deve definitivamente escolher uma opção, feita a partir de materiais naturais. Apenas como um linóleo é capaz, não só para servir o tempo suficiente, mas não irá libertar substâncias perigosas, a evaporação a partir da superfície do qual - um fenómeno frequente em materiais não-naturais.
Antes de tudo, deve ser lembrado que, para ao colocar nenhum problema, é melhor escolher opções de linóleo sobre um substrato especial. Deitado linóleo no chão de concreto com um substrato será mais fácil, mas não é a única vantagem de usar material adicional. Adequadamente substrato escolhido vai ajudar a aumentar a vida útil, dar revestimento macio ou vice-versa, para dar firmeza.Além disso, o substrato é capaz de fornecer isolamento adicional de som e calor na sala.
Os materiais mais comuns para o substrato são:
- Isopor;
- Juta;
- Revestimento de cortiça;
- Espuma de polietileno;
- Composto.
O material mais barato e mais versátil é, evidentemente, o polietileno em espuma. Ele prolonga a vida útil do revestimento e também é um material versátil que foi usado com sucesso em outros tipos de pisos.
Por isso, a fixação do revestimento no chão dependerá diretamente do período desejado de uso e da qualidade do revestimento. Se você planeja colocar o piso no apartamento por um curto período de tempo, é melhor usar fita de fixação especial para fixação, mas se o reparo não for planejado por um longo tempo, é aconselhável parar a escolha com cola especial ou mastique.
Preparação do piso
Colocar o linóleo em casa consiste nas seguintes etapas:
- Medição das instalações e cálculo do material.
- Preparação do piso para instalação.
- Corte de linóleo, sua colocação e fixação.
Para servir o tempo suficiente, mantendo sua aparência original,é necessário abordar o segundo ponto com a maior responsabilidade e preparar o piso o mais completamente possível, porque devido às peculiaridades do linóleo como revestimento, toda lacuna, arranhão ou outros desníveis na superfície se tornarão visíveis com rapidez suficiente.
Colocar o linóleo em um piso de concreto exige o menor esforço em relação a outros materiais da base do piso. Por exemplo, nivelar um piso de madeira exigirá várias vezes mais habilidades e materiais.
Então, para preparar um piso de concreto, você deve primeiro limpar sua superfície. É necessário tirar todos os móveis, remover o revestimento antigo, se for, se for removido, retire o plinto antigo, e também varrer toda a poeira de construção que se forma durante o desmantelamento, após o que o piso deve ser ligeiramente umedecido com água.
A maneira mais comum e mais fácil de nivelar o chão - este acopladorque é uma mistura de areia e cimento. A solução necessária é obtida misturando numa proporção de 1 a 3 cimento e areia de rio bem peneirada. A mistura resultante para o nivelamento deve ser bem misturada e, em seguida, aplicada ao chão, sem esquecer de nivelá-la suavemente.Por conveniência e para alcançar a superfície mais uniforme, vale a pena usar balizas especiais - estas são ripas de madeira ou metálicas, que são instaladas no chão a uma distância de um metro e meio um do outro. O preenchimento preenche a distância entre os faróis, fornecendo o mesmo nível de cobertura. A espessura da camada aplicada dependerá diretamente do relevo inicial.
O piso da mesa dita algumas regras para o mestre. Assim, por exemplo, durante a secagem da solução, é necessário garantir o seu umedecimento constante, caso contrário pode ocorrer rachaduras no revestimento, o que exigirá trabalho adicional ou mesmo a sua substituição. Normalmente, para a secagem completa, é necessário de 5 dias a uma semana. Essas manipulações permitem que você obtenha um piso perfeitamente plano, no qual você pode colocar o linóleo imediatamente após uma pequena moagem e limpeza de poeira.
Além disso, piso de concreto irregular pode salvar madeira compensada ou folha de cortiça. Esse substrato é capaz de fornecer um revestimento liso com isolamento acústico adicional. O tempo necessário para esta opção de alinhamento é várias vezes menor, no entanto, graças à instalação de um substrato de madeira, este método é mais adequado para pisos de madeira, uma vez que a madeira compensada é presa a ele com parafusos auto-roscantes,mas para a base de concreto vai exigir a compra de cola especial.
Se necessário e desejado, você pode combinar duas maneiras de nivelar o piso. Imediatamente após a secagem completa da argamassa de cimento, é necessário colocar folhas de cortiça, contraplacado ou espuma de polietileno na superfície do pavimento. Estes substratos não só fixam o efeito de nivelamento, mas também fornecem isolamento térmico e acústico adicional, bem como uma melhor aderência com linóleo.
Como colocar?
Antes de colocar o linóleo, é necessário fazer medições cuidadosas da sala, o que ajudará a determinar o tamanho necessário do revestimento. Para determinar o tamanho da folha de material, é necessário medir o comprimento e a largura da sala, multiplicando essas duas dimensões, a área será obtida e isso ajudará a determinar o tamanho necessário da tela de linóleo.
Ao comprar um material, você precisa se concentrar na área da sala, mas não se esqueça de adicionar à medida de 20-30 centímetros de estoque. Isso não acarretará grandes custos financeiros, mas permitirá não apenas calcular incorretamente no caso de erros de medição, mas também recortar a capa, se necessário, para colocá-la no chão de um formulário não padronizado.
Depois que as imagens necessárias tiverem sido compradas, vale a pena cuidar da seleção de mais algumas ferramentas que serão necessárias no processo de trabalhar com suas próprias mãos.
A instalação é melhor feita com o seguinte kit:
- Bom aspirador poderoso. É melhor se for industrial, porque é mais fácil remover o pó da construção e o lixo indesejado com sua ajuda.
- Colocar o linóleo é impossível sem uma faca de construção afiada e uma tesoura, com a ajuda de que não só o material do piso, mas também o lixo que passa por baixo dele serão cortados.
- Se a instalação for feita diretamente na mesa antiga, você precisará cuidar da presença de uma retificadora ou de uma quantidade suficiente de lixa. Antes de colocar um novo material, o piso antigo precisará ser cuidadosamente lixado.
- Nastilka assume também o uso de uma longa régua de construção. Com sua ajuda, é possível não apenas medir o corte, mas também verificar a cobertura de vincos.
- Além disso, você precisa de uma cola especial e uma espátula para aplicá-la.
- Se você planeja colocar vários cortes com uma costura, vale a pena estocar com uma argamassa para vedação, caso contrário, umidade e detritos podem entrar neles, o que estragará todo o revestimento.
Então, quando há todos os materiais necessários, o piso já está nivelado, se necessário, o substrato escolhido foi colocado, você pode ir diretamente para o piso. A tecnologia de styling é simples. Comece com ajustes de tamanho. O material é colocado na superfície e com a ajuda de tesouras e uma faca afiada é cortada, os furos para tubos, cantos e outros elementos funcionais necessários são cortados dependendo da forma e tipo da sala. Ao aparar vale a pena lembrar que a tela deve ser esticada o máximo possível de uma parede para outra, caso contrário, vincos e bolhas podem se formar na superfície, o que parecerá inestético e encurtará a vida útil.
Depois de ajustar as dimensões da tela, você deve fixá-la na superfície de concreto. Existem três opções comuns de montagem. Curiosamente, o primeiro tipo é a ausência de fixadores como tal. O linóleo é bem esticado e protegido apenas com a ajuda do pedestal. Esta opção de piso é aconselhável usar apenas em salas com pequenas dimensões.
O segundo método comum é montar em fita adesiva. Este é um método bastante complicado e demorado.Primeiro você precisa colar a fita ao redor do perímetro do material, então, gradualmente removendo o filme, você quer colocar a tela e alisá-la no chão.
O método mais conveniente de fixação para salas com grandes dimensões transversais e grandes é a colagem de uma solução adesiva especial. Para completar o processo de pavimentação é necessário fixar o material ao redor do perímetro com a ajuda de rodapés.
Depois de colocar em qualquer forma, é necessário dar o revestimento de alguns dias para secar e encolher, após o qual você pode colocar qualquer mobília sobre ele e usar a sala para a sua finalidade.
Como colocar o Lenoleum corretamente, você pode ver no próximo vídeo.
O que é melhor para consertar?
No parágrafo anterior, três formas de anexar o linóleo foram mencionadas. Este é um método livre de adesivos, fita adesiva e cola.
A solução mais apropriada é, obviamente, colar o revestimento ao concreto. Isso ajudará a evitar o borbulhamento, o descascamento do material, além disso, esse tipo de acessório fortalecerá um pouco o material em si, adicionando rigidez e resistência a ele.
Se você escolher um método adesivo de fixação, você deve escolher o tipo de cola.Ele deve corresponder não apenas ao tipo de material, mas também ser combinado com um primer, que será aplicado ao concreto antes da colocação.
Hoje à venda você pode encontrar dois tipos de cola:
- Dispersão;
- Reacionário
Esses dois tipos de soluções adesivas têm características próprias e são combinados de maneira diferente com diferentes tipos de primers. A escolha mais adequada para garantir uma colagem adequada e de alta qualidade em casa é a cola de dispersão. É baseado em água, pode ser combinado com sucesso com um substrato de qualquer material, e também contém em sua composição uma substância especial que impede a formação de mofo sob o revestimento.
O tipo de reação da cola age através de uma reação química especial, que é derivada da interação da cola e da base de linóleo. Esta conexão tem uma alta aderência. É melhor fixar o linóleo neste tipo de cola em locais com alto tráfego, bem como em salas com grandes dimensões.
O custo médio de uma solução adesiva universal é de 160 rublos por quilograma.
Além de vários tipos de cola, o mastique de cola é freqüentemente usado para unir o piso de concreto e o material escolhido. É feito com base no betume.Além disso, a resina ou borracha pode estar presente na composição deste mastique, o que permite uma perfeita aderência e, ao mesmo tempo, mesmo pequenas irregularidades ou arranhões no concreto podem ser nivelados, o que pode permanecer mesmo após o nivelamento mais cuidadoso. Um requisito especial para este tipo de argamassa é usar somente ferramentas de plástico para aplicar e nivelar a mistura, uma vez que o metal pode entrar em uma reação indesejável com o betume.
O procedimento de colagem com qualquer um dos materiais selecionados é extremamente simples, apenas são possíveis alterações na seqüência de aplicação. Assim, a cola pode ser aplicada diretamente no piso ou substrato ou no próprio material de revestimento. Depois de desenhar é necessário nivelar a camada de cola colocada. Outras ações dependerão do tipo de material de embreagem selecionado. Se você escolher uma dispersão ou adesivo de reação, você pode imediatamente proceder à colagem e alisamento dos pisos. Mas no caso do mastique de betume, antes do adesivo será necessário esperar 15-20 minutos até que a massa aplicada seja levemente agarrada. Essa exposição proporcionará uma aderência mais confiável e o processo de colagem será mais fácil.
Se for necessário colar o tecido em uma junta plana, é necessário aplicar cola no concreto, mas colocar o próprio revestimento sobreposto. Um intervalo de 2-3 centímetros deve necessariamente permanecer com este método de colagem. Depois disso, você precisa pegar uma faca industrial afiada e cortar as duas camadas, depois remover o excesso e cobrir a junção com uma massa especial sobre uma base de cola, o que garantirá uma junção lisa e forte. Além disso, é precisamente a técnica de assentamento na junta que necessariamente requer a colagem da lona ao chão, caso contrário, o revestimento estará todo o tempo eriçado e se afastando.
Como posso tirar?
O processo de remoção do revestimento antigo deve ser abordado com muita responsabilidade. Erros no desmantelamento podem afetar adversamente a saúde do mestre. Perfurações, lixamento e outras manipulações com linóleo, que levem ao aumento do pó nocivo da base adesiva ou do substrato, são inaceitáveis. O efeito de tais partículas nos seres humanos é extremamente pernicioso, eles podem causar doenças graves até oncologia. Para uma pessoa com tendência a reações alérgicas, desmantelar o revestimento antigo é um caminho direto para um ataque de sufocamento.
É necessário pensar algumas vezes se vale a pena remover este material você mesmo.Este procedimento é indesejável e deve ser realizado nos casos mais excepcionais, especialmente porque o novo revestimento pode ser colocado diretamente no linóleo, já que é um bom isolante de calor e ruído e pode servir como substrato.
Se o material antigo ainda é necessário para remover, é necessário cumprir certas regras. É imperativo usar proteção respiratória - respiradores. Além disso, você pode cuidar da proteção dos olhos usando óculos especiais e protegendo as mãos com luvas.
O desmantelamento só pode ser realizado depois de todos os móveis terem sido removidos do quarto. Após a remoção, é melhor arrancar e substituir o papel de parede, pois partículas de pó nocivo podem se depositar nelas. Todo o pó formado deve ser limpo com um aspirador, o uso de uma vassoura ou uma vassoura é completamente excluído. Além disso, uma excelente opção neste caso seria um aspirador de pó com uma função de lavagem - a água vai bater no pó e impedir que ele suba no ar, impedindo assim que ele entre no trato respiratório humano.
Ele também deve cuidar da umidade na sala - é necessário pulverizar a sala com água pura para aumentar a umidade, o que também reduz a propagação de poeira nociva no ar.
Antes de desmontar, você deve tomar cuidado não apenas com você mesmo, mas também com os outros, e descobrir informações sobre a disponibilidade de pontos especializados para reciclagem de material. Todos os detritos deixados após o procedimento devem ser bem embalados e entregues ao ponto de descarte.
No início do desmantelamento, é necessário preparar uma solução de água com detergente, em seguida, faça cortes com uma faca afiada em toda a tela. Eles devem passar claramente de parede a parede. Você não deve cortar cortes profundos e suficientes a metade da espessura do material.
Além disso, não esquecendo de umedecer constantemente o chão com água líquida e sabão, com a ajuda de uma espátula é necessário arrancar a parte superior da matéria camada por camada. No curso disto, deve permanecer a última camada sentida, cujo desmantelamento tem o maior perigo para os humanos. Para separar a base do feltro do chão, é necessário embebê-la completamente com água e sabão, ela deve estar úmida. Depois de saturar toda a camada, vale a pena iniciar o umedecimento novamente, somente agora os segmentos inteiros não serão afetados, mas segmentos individuais. Isso é necessário para que a camada não tenha tempo para secar.Liberalmente umedecendo áreas da camada de feltro, você precisa devagar e com cuidado começar a raspá-lo do chão com uma espátula. Após a remoção, é necessário aspirar completamente e depois limpar o chão da sala.
Para máxima segurança e velocidade de desmontagem, é melhor produzi-lo em um par, para que um possa rapidamente umedecer as camadas, e remover o segundo imediatamente e embalá-lo em sacos de lixo, pois longos detritos e movimentos também são indesejáveis e inseguros.
Seguindo essas regras, você pode limpar com segurança a sala do revestimento antigo, mas hoje as empresas fornecem serviços para o desmantelamento profissional de linóleo, que pode ser facilmente acessado se não houver confiança suficiente em suas habilidades. Os especialistas removerão a capa de maneira rápida e segura e fornecerão ao host um campo já preparado para outras atividades.
Uma alternativa ao desmantelamento pode ser colocar uma nova tela sobre a antiga. Esta é a maneira mais fácil e conveniente de atualizar o piso.
A tecnologia moderna deu um grande salto à frente, e hoje você pode facilmente restaurar o linóleo danificado.Com a ajuda de materiais especiais e polimento sem removê-lo, você pode obter um piso refrescado que pode durar por um longo tempo. Se a substituição for planejada devido ao aparecimento de amassados, eles também podem ser mascarados com uma mistura especial. No topo do linóleo, você pode colocar qualquer substrato que servirá de base para um novo piso. Este método também evita a desmontagem insegura da saúde.
Exemplos de sucesso no interior
Apesar da insegurança do material no desmantelamento, bem como o surgimento de muitas alternativas, o linóleo não perde a sua popularidade e, por vezes, o seu uso no interior é bastante bem sucedido e expediente. Os exemplos abaixo ilustram isso.