Substrato sob linóleo no piso de concreto
Encarar o chão tem suas próprias nuances. É bom que o piso seja colocado no painel de fibras ou no piso autonivelante. É completamente outra coisa se a superfície do piso for de concreto, mas é necessário que o linóleo permaneça impecável.
Não perca as etapas importantes de preparação da base, uma das quais é o substrato de montagem.
O substrato sob o linóleo no piso de concreto desempenha várias funções, e o material possui características que determinam o grau de sua relevância em cada caso particular.
Características especiais
O substrato é um material especial de origem natural ou sintética do tipo rolo ou folha, usado na colocação de linóleo. Mais frequentemente é vendido na forma de rolos de largura de metro, fazendo 10 m de comprimento.Esta é uma camada adicional com uma espessura de 2 a 10 mm, que é colocada entre o linóleo e a base de concreto. É móvel no transporte: depois de comprá-lo, é fácil trazê-lo para casa, pois cabe no porta-malas de um carro.
O material pode diferir na aparência, tem uma cor e textura diferentes, enquanto independentemente da aparência e componentes, executa várias funções:
- É um material isolante de ruído, através do qual é possível reduzir o nível de sons irrelevantes vindos de apartamentos vizinhos;
- Reduz a quantidade de perda de calor, sendo um aquecedor de piso (sem ele, o piso é muito mais frio);
- No caso de defeitos menores, a superfície da base de concreto é um rover;
- Aumenta a vida útil do piso, eliminando o contato com a base do piso (é uma barreira hidráulica).
Vale a pena fazer uma reserva sobre a adequação do uso do substrato sob o linóleo. Não é adequado para todo tipo de linóleo.
Se o revestimento do piso do tipo multicamada (heterogêneo) tiver uma camada de juta ou feltro, o substrato não é necessário. Neste caso, já está lá, então o segundo não é necessário.O linóleo com um substrato pode ser reconhecido pela espessura, que é de cerca de 5 mm, bem como pelo lado de trás, que não tem uma base de espuma.
O substrato sob o linóleo pode ser usado em diferentes tipos de instalações: industrial, armazém, em um apartamento e uma casa particular. Difere em textura e pode ser macio, duro, solto, denso, bem como a carga na superfície de trabalho. O aplicativo é baseado nos recursos específicos da sala. Cada tipo de camada de isolamento é projetado para um piso diferente.
Por exemplo, a umidade é importante: alguns materiais são completamente inadequados para o uso em tais salas, sob essas condições eles podem apodrecer, adquirir mofo ou traça. Outros são pressionados, o que não é nada bom.
Há casos de frente para o chão, quando você não pode ficar sem um substrato.
É necessário nas seguintes situações:
- Ao instalar uma casa privada com um porão sem aquecimento ou em um apartamento no primeiro andar do MKD;
- Se o chão é incrivelmente frio, mesmo com carpete;
- Nos antigos edifícios de apartamentos com pouco isolamento acústico.
Não pode ser colocado sobre o revestimento antigo ou outro material que estava em uso.Isso pode levar a um processo de decomposição na superfície antiga.
Substrato de alta qualidade economizará calor. Estando firmemente preso ao chão, ele dará ao linóleo uma aparência uniforme, aliviando o chão da frieza, o que é especialmente importante se houver crianças ou famílias com problemas de saúde na casa.
Espécie
O substrato sob o linóleo é diferente. Cada tipo tem suas próprias características, tem vantagens e desvantagens, que são levadas em conta na colocação do linóleo.
Os nomes das variedades são de composição obrigatória.
- Juta a camada é prensada de fibras naturais e artificiais, absorve e remove perfeitamente a umidade, enquanto não destrói a estrutura do linóleo, tem uma impregnação refratária e antibacteriana, tem um retardador de chama, mas é cara;
- Linhaça a variedade é baseada em fibra de linho, é ecologicamente correta, suporta ventilação entre o piso e a superfície da sub-base, não apodrece, elimina a formação de microorganismos, não é suscetível a mofo, é resistente ao fogo e é ótima para alergias, vendidas em rolos, feitas por agulha dupla penetração
- Quadro de cortiça a camada é um produto de processamento de casca de madeira, é natural, tem altos níveis de ruído e isolamento térmico, no entanto, é completamente inadequado para instalação na sala onde móveis pesados serão localizados (este tipo é pressionado e tem uma estrutura macia);
- Conífera a variedade é um dos melhores amortecedores sob o revestimento do piso, é feito de espécies de árvores coníferas esmagadas, é encontrado na venda sob a forma de folhas, telhas, rolos, é de até 7 mm de espessura, amortece vibrações de som, máscaras pisos irregulares, não ceder, não encolher, faz requer o uso de cola durante a instalação, embora seja propenso à formação de mofo e não se destina a salas com alta umidade;
- Material combinado consiste numa combinação de fibras de linho, lã e juta em partes iguais, é um substrato sólido universal com elevadas propriedades de resistência ao desgaste e máxima poupança de calor (devido à presença de fibras de lã na composição o pavimento será tão quente quanto possível, a juta confere rigidez ao interlayer e excelente resistência ao desgaste);
- Espumado a camada é significativamente inferior aos análogos anteriores em todos os aspectos: praticamente não aquece o chão, se dobra sob o peso do mobiliário fornecido, perde sua forma,esbanjando e diminuindo de espessura (sua única vantagem é o preço, embora a perda de qualidade seja muito maior).
As principais variedades do substrato de polímero usado no piso de concreto incluem o seguinte:
- Placas de isopor;
- Penofol laminado;
- Folha isolon.
Qual é melhor?
Neste caso, a resposta eloquente é o preço. Os tipos existentes de substrato têm distinções claras: os materiais orçamentários incluem isolon, penofol e outros análogos sintéticos. Eles duram menos que os outros, eles serão instantaneamente comprimidos mesmo durante a caminhada normal, fazendo com que a espessura do interlayer seja diferente da pressão na superfície de revestimento do piso. Além disso, o colapso será desigual, o que afetará a aparência do revestimento do piso.
Se o reparo não permitir o revestimento cessado após alguns anos, é necessário excluir as camadas de polímero e espuma da lista de prioridades para isolamento e nivelamento do piso.
Se você não deseja trabalhar em duplas, é melhor optar por materiais de feltro e de linho. No entanto, as melhores opções são o análogo da cortiça do isolamento e do substrato de juta.Tais revestimentos são bastante densos e capazes de reter suas propriedades por 20 a 30 anos, sem necessidade de substituição.
Infelizmente, nem todas as lojas têm esses materiais: elas são caras, então os vendedores muitas vezes colocam mais opções aceitáveis de substratos nas vitrines das lojas, concentrando-se no comprador em massa. Se de repente houver um substrato combinado no balcão, é a melhor opção para o isolamento de som e calor do tipo de orçamento.
A instalação do piso num pavimento de betão não permite a colocação de folhas de contraplacado ou painéis de fibras. Em 100% dos casos, este isolamento absorve umidade e inchaços.
Muitas vezes, os especialistas sugerem que vários materiais sejam utilizados como material de isolamento térmico, realizando a preparação de uma base composta multicamada para linóleo. Por exemplo, esse método é usado quando se está de frente para um piso de concreto em uma sacada, usando o sistema de “piso infravermelho”, que não reage à umidade e ao fogo.
Como você pode se aquecer?
A instalação de alta qualidade do piso usando o material de substrato correto prolongará a vida útil da base. Mesmo que o piso se deteriore ao longo do tempo, o substrato pode durar muitas vezes mais tempo que o linóleo,além disso, sujeito à tecnologia de preparação e instalação, eliminará a alteração da base: bastará remover o linóleo antigo e substituí-lo por um novo.
Para que o piso do piso de concreto dure por um longo tempo, não inche, não quebre, não escorregue por causa de um substrato ruim, é importante escolher uma camada com uma densidade de 700-750 gramas por metro quadrado. m
A tecnologia de instalação não é tão complicada quanto parece à primeira vista.
Consiste em várias etapas:
- Preparação da superfície de trabalho;
- Isolamento a vapor;
- Piso de substrato;
- Fixação de cola.
Preparação
A primeira etapa é nivelar o chão. Primeiro, ele é limpo da poeira do prédio, detritos e, em seguida, nivelado por meio de argamassa. Se as irregularidades são insignificantes, você pode cobrir as rachaduras e poços com mistura de cimento. Bem adequado para este tipo de adesivo cerâmico "Ceresite" e "Eunice".
Para evitar que a composição se quebre e cole com firmeza as áreas problemáticas do pavimento de betão, adiciona-se cola PVA (o segredo de artesãos experientes).
Antes de mascarar os defeitos, é importante preparar a superfície do piso nesses locais. É importante que a superfície esteja limpa, sem poeira, desengordurada. Não deve ser solavancos, diferenças de altura.Se a base é feita de compensado, uma camada de impermeabilização é colocada no piso de concreto. Isto é importante para que a madeira seja protegida da umidade: assim a vida útil do material aumenta.
Impermeabilização
Antes de colocar o substrato, é necessário verificar várias vezes a superfície do piso quanto à presença de vapores, aplicando uma película plástica no chão (se houver umidade, ela estará visível). Se uma tecnologia de barreira de vapor for concebida, você pode usar um invólucro plástico comum como o seu, colocando-o em tiras de aproximadamente 10 cm de diâmetro (2 cm é suficiente para paredes).
É preferível que a impermeabilização seja uma única folha de filme. Esta etapa é realizada sem fixação ao chão: as camadas subsequentes impedirão o deslocamento do filme. Você pode consertar o filme entre si (qualquer fita de embalagem, mesmo, é adequado, mas o melhor é uma fita reforçada durável).
Substrato
Depois você pode colocar o substrato. Isso deve ser feito com cuidado, as lacunas não são necessárias: o material é aplicado em tiras de junção de topo, fixando o isolamento entre eles por meio de fita dupla face. A quantidade certa de material é calculada com antecedência: não há motivo para pagar demais pela matéria-prima extra que está sujeita ao corte.Deitando o material, ele deve ser imediatamente esticado: dobras e ondas na superfície são inaceitáveis e ainda mais distorcidas.
A formação de juntas é inaceitável pelo motivo que o piso dará esse relevo, independentemente da classe e tipo de tela. Isto é especialmente verdadeiro para o tipo comercial, que tem uma espessura mínima de 2-3 mm. Se o substrato for denso, até mesmo a cobertura de agregado familiar irá eventualmente demonstrar a curvatura do interlayer. Material sintético corrugado deve ser colocado em relevo (até o concreto).
Fixação
O substrato deve ser colado ao chão, caso contrário, a colagem do linóleo em si é impossível. A fixação é realizada com um adesivo especial sobre uma base de poliuretano resinosa ou fita adesiva (dependendo do tipo de substrato). É importante que a cola se adapte ao material específico, caso contrário, os defeitos de instalação não serão excluídos. Ao trabalhar com fita dupla face, é primeiro colado ao concreto nas juntas.
Depois que a cama é assente e esticada, a camada superior é removida da fita adesiva e o substrato é colado ao chão. Após o substrato, o linóleo fica deitado, cortando-o no local e aderindo ao chão com o substrato com mastique.
A tecnologia de isolamento do piso nas placas é apropriada se não houver umidade na sala.
É importante lembrar que às vezes o substrato e linóleo precisam descansar na cama para ter uma superfície plana. As variedades de folhas não precisam disso. É muito mais denso que o rolo, e é melhor colocado em uma superfície irregular, mascarando suas falhas.
Recomendações
Para não perder dinheiro ao comprar com a qualidade do material e fazer uma boa instalação do piso de concreto com linóleo, vale a pena notar algumas dicas de artesãos experientes.
- Ao comprar, faz sentido fazer um pequeno teste de elasticidade: se houver amassados no material ao comprimir o substrato com os dedos, a matéria-prima não é adequada para a compra;
- O nivelamento de concreto com misturas à base de gesso é inaceitável: em áreas molhadas elas são descascadas por camadas, e este material não é projetado para uma grande carga de peso;
- Se o piso estiver frio e nivelado, o substrato é necessário para isolamento térmico;
- Ao realizar a preparação com um método de mesa, sua secagem completa é importante (em média 28 dias);
- É impossível colocar fibra de vidro em áreas de tráfego intenso;
- Antes da colocação, é inaceitável a presença de resíduos de detergente, manchas oleosas e sujidade na superfície do betão.
Dicas para escolher o substrato são recomendadas para assistir no próximo vídeo.
Comentários
- O assistente comenta que essa camada é necessária, pode realmente melhorar a aparência do revestimento do piso, mascarando as pequenas imperfeições do piso de concreto. Nivela a superfície de certa forma, torna-a mais quente.
- Depois de reparar suas próprias mãos, alguns artesãos acreditam que não há grande diferença, não é necessário colocar o substrato quando você pode simplesmente colocar o carpete por cima. No entanto, na realidade, nenhum tapete irá esconder o frio do piso de concreto, a sua irregularidade.
Exemplos e opções de sucesso
Conhecendo as sutilezas de cada material, muitas pessoas estão se perguntando o que escolher, como os mestres trabalham, o que eles estabelecem, para que o trabalho seja de alta qualidade, e o revestimento é impecável.
Aqui estão algumas boas escolhas:
- O substrato de juta é mais adequado para o berçário: é ambientalmente amigável, não emite toxinas no ar, suprime o atropelamento dos pés das crianças;
- Se os requisitos para a durabilidade do substrato forem elevados, é possível colocar uma camada de cortiça com borracha no betão: embora não seja amiga do ambiente, é adequada para áreas com elevado tráfego e salas com uma elevada percentagem de humidade;
- Se o piso de concreto estiver localizado diretamente no chão, escolha um tipo de matéria prima de juta: ele suportará qualquer umidade e não precisará de camadas adicionais;
- Quando o piso é quase plano e precisa de excelente isolamento acústico, é melhor colocar um substrato de linho (verdadeiro para salas com pouco tráfego).