Escolhendo cola para linóleo
Linóleo é uma das variedades de materiais de rolo que são usados como revestimento de piso. A peculiaridade deste produto é seu tamanho relativamente pequeno e estrutura de sua tela. Não permite que a folha se encaixe firme e uniformemente na superfície. Este problema pode ser resolvido com a ajuda de soluções adesivas especiais. O mercado moderno produz muitas variedades desses produtos, então você precisa escolher cola para linóleo apenas de acordo com os parâmetros técnicos e o objetivo deste último.
Pontos fortes e fracos
Cola para linóleo é projetada para resolver vários problemas. Com ele, você pode não apenas colar o tecido no chão, mas também fazer uma costura forte sem juntas visíveis.
Esses produtos têm várias vantagens significativas:
- O linóleo fica mais firme no chãoenquanto formando uma superfície plana. Isso elimina distorções. Nesse caso, o material não é danificado durante a operação, o que permite estender sua vida útil a 15 anos.
- Despesa mínima. A mistura é consumida em volumes relativamente pequenos, o que torna possível cobrir rápida e eficientemente uma grande área com ela.
- Tecnologia de aplicação simples. O processo de colagem envolve cobrir o chão com cola usando uma escova ou uma espátula especial (dependendo do tipo de argamassa).
- Amizade ambiental. Isso se aplica a formulações de dispersão de água que praticamente não contêm substâncias nocivas. Portanto, eles podem ser usados tanto em casa como em empresas industriais.
- Resistência à água e plasticidade. Isso se aplica apenas ao adesivo de reação, que forma uma forte ligação homogênea com a teia.
Mas cola para linóleo nem sempre é uma solução única, como temalguns contras de peso:
- A substância não esconde a aspereza da superfície, o que requer o seu alinhamento adicional, se necessário.
- A solução não é recomendada para uso com substratos que podem atuar como isolamento adicional.
- Baixa resistência à água. Se o linóleo for operado em um ambiente úmido, a cola perderá suas propriedades ao longo do tempo, e o material ficará para trás da superfície (isso não se aplica a modificações de reação).
- Baixa resistência ao gelo. Isso também se aplica a soluções de dispersão de água que não são destinadas a uso em tais condições.
- Toxicidade Características semelhantes têm tipos reacionários de cola, que nem sempre recomendam o uso em instalações domésticas.
Espécie
Fabricantes de cola para linóleo produzem várias modificações dos mesmos, que diferem na composição e ambiente de uso.
Dependendo dessas características, essas composições podem ser divididas em dois grandes grupos:
- Dispersão de água. A composição de tal substância pode incluir cola de PVA e acrílico à base de água. Tudo depende do fabricante e finalidade da marca específica de cola. Aplique composições semelhantes para fixar a tela ao revestimento do piso.
- Reacionário Uma característica desta substância é que entra em uma reação química com linóleo. Durante essa interação, o material se funde, formando um líquido. Depois de endurecer, essa mistura se transforma em linóleo novamente. Use adesivos reativos para unir ou reparar. A maioria das formulações é projetada para trabalhar com revestimentos de PVC.
A cola de dispersão, por sua vez, é dividida nos seguintes grupos:
- Bustilat Esta é a cola mais comum que tem sido usada há muito tempo. Esta substância é composta por CMC, látex, giz e componentes auxiliares. A solução é perfeita para linóleo, que tem uma base de feltro.
- Formulações de polímero. A base de tais substâncias inclui resinas que permitem ligar linóleo de vinil de quase qualquer tipo. Um exemplo notável dessa solução é o Homakoll 208.
- Acrilato Tal solução consiste em uma mistura acrílica destinada a linóleo heterogêneo e homogêneo. Esta cola pode ser aplicada mesmo em superfícies que são pouco absorvidas por líquidos.
- Gumilax A cola desta marca é feita a partir de uma mistura de borracha e látex natural.É usado para fixar linóleo a partir de materiais naturais.
- Condutora Esta é uma cola especial, usada na instalação de linóleo antiestático. Tais revestimentos não são capazes de acumular corrente elétrica, o que os torna muito populares quando um piso aquecido ou outros sistemas similares são formados.
Para a fixação do linóleo, são usadas, ocasionalmente, pastas de cola especiais ou unhas líquidas. Mas eles são adequados apenas para certos tipos de superfícies e materiais, por isso não são tão comuns.
A cola de reação também é muito usada para trabalhar com linóleo.
Hoje existem vários tipos de cola para soldagem a frio:
- Tipo A. Este adesivo é usado para conectar juntas mínimas de não mais que 2 mm. Isto é devido ao fato de que a substância tem uma consistência líquida e não é capaz de apreender materiais a uma grande distância. A soldagem a frio deste tipo permite obter não apenas soldas impermeáveis e resistentes ao frio, mas quase não perceptíveis. Os especialistas recomendam o uso de cola para novas folhas de linóleo, já que elas têm extremidades lisas e podem ser unidas com uma folga mínima.
- Tipo C. Na composição da solução já é muito mais enchimento de PVC e a quantidade mínima de solvente. Portanto, a mistura já é muito mais espessa, o que possibilita o preenchimento de rachaduras de até 4 mm de tamanho. Este tipo de cola é excelente para reparar linóleo (cortes, etc.).
- Tipo T. Uma mistura deste tipo é usada para conectar o linóleo com base em vários componentes. A composição pode reagir com produtos de poliéster e PVC. Esta cola é adequada mesmo para revestimentos semi-comerciais.
Fabricantes
O mercado moderno de cola de linóleo está saturado com várias composições, que diferem em composição química e ambiente de uso. Entre os fabricantes das composições de reação podem-se distinguir várias marcas bem conhecidas:
- Werner Muller. Os produtos desta empresa são de alta qualidade. O foco principal é a liberação de cola para as articulações. O uso desta substância permite-lhe obter uma forte ligação à custa de um tubo até 10 metros.
- Linocol. Particular atenção deve ser dada aos adesivos, que são destinados a tipos heterogêneos de linóleo. Este produto é distinguido pela qualidade e pelo consumo ótimo.
- Thomsit K. A empresa produz diversos tipos de cola que podem ser usados tanto para unir costuras quanto para reparar cortes.
O mercado de materiais para dispersão de água também tem seus líderes:
- Homakoll A empresa produz um grande número de misturas para linóleo de ligação. Aqui são encontradas as formulações universais e aquelas que só podem ser usadas para um determinado tipo de substância. Entre toda essa diversidade, há também misturas e soluções condutivas para chapas heterogêneas com feltro ou base de juta.
- Forbo Erfurt. Sob esta marca produziu um dos adesivos de dispersão de água da mais alta qualidade. Os produtos da empresa têm muitas variedades que podem ser usadas para quase todos os tipos de linóleo. Deve-se notar que o fabricante também produz misturas que secam muito mais rápido que suas contrapartes.
Como calcular a quantidade?
O consumo de cada tipo de cola para linóleo depende de vários fatores principais:
- tipo de base (concreto, madeira);
- finalidade (soldagem ou fixação no chão).
O cálculo da quantidade necessária da mistura é bastante simples e envolve a seguinte seqüência de ações:
- Primeiro você precisa conhecer o fluxo de cola. Esse valor é frequentemente indicado na embalagem do produto. Na maioria dos casos, é indicado por um intervalo. É melhor usar o limite inferior para cálculos, pois isso fornecerá uma certa margem.
- Para calcular a quantidade certa da mistura, o fluxo deve ser multiplicado pela área a ser coberta com eles. Por exemplo, a uma taxa de 0,5 kg por metro quadrado para uma sala de 10 metros quadrados. Você precisará de 5 kg de solução. Se você comprar um adesivo de reação para soldar juntas, então seu consumo é indicado em gramas ou mililitros por metro linear. Este valor deve ser multiplicado pelo comprimento da costura.
Quanto tempo seca?
O tempo de secagem da cola não é universal, pois depende das condições de temperatura no interior da sala, do tipo de composição e do volume aplicado. Muitas vezes, as soluções de dispersão secam em 1-2 dias.
Ao mesmo tempo, é importante não influenciar o linóleo de qualquer forma, pois isso pode levar a sua mudança. A soldagem a frio, por sua vez, endurece completamente em poucas horas, o que possibilita lidar rapidamente com a junção das juntas.
Qual deles escolher?
A variedade de composições adesivas é tão grande que nem sempre é possível navegar corretamente pela escolha. Para obter um resultado de qualidade, você deve considerar os seguintes fatores:
- Âmbito de aplicação. Se você planeja colocar linóleo no chão, então você precisa olhar para as formulações de dispersão de água. Deve-se notar que eles são completamente inofensivos e podem ser usados em instalações domésticas. Quando você precisa realizar costuras de colagem, a melhor opção seria a soldagem a frio.
- Tipo de superfície Os compostos adesivos são destinados a determinados tipos de pisos. Alguns deles podem suportar a umidade, enquanto outros precisam de uma quantidade mínima para estragar. Você pode descobrir todas essas características na embalagem de cada cola.
- Tipo de linóleo. Esse recurso é um dos mais importantes. Quase todos os tipos de cola funcionam com materiais à base de PVC, mas às vezes existem produtos para substâncias naturais. A soldagem a frio pode muitas vezes ser usada para folhas de espuma homogêneas, pois isso fornecerá uma costura confiável e elástica. Para linóleo comercial e semi-comercial, tipos adequados de bustilat ou compostos poliméricos.
Algoritmo de trabalho
A colagem do linóleo ao chão é realizada em várias etapas:
- Inicialmente, o piso é nivelado, completamente limpo e seco.Se a superfície absorve muito fortemente a umidade, então é desejável que primeiro a prepare.
- Após esta cola é aplicada ao chão com uma espátula dentada. Quando é distribuído, você precisa deixá-lo um pouco seco. Tempo específico pode ser encontrado na embalagem de produtos.
- O procedimento termina com a colocação de linóleo. Para que a folha cole corretamente, ela deve ser enrolada com um rolo para remover o ar.
Se você precisar selar as rachaduras ou juntar as costuras, esse procedimento envolve as seguintes operações:
- Inicialmente, todas as juntas estão alinhadas, especialmente se você estiver montando um novo material.
- Depois disso, eles são colados fita adesiva dupla face. É necessário evitar que a cola entre no linóleo. Quando está colado, você precisa fazer um slot ao longo de toda a extensão da costura.
- O processo é completado preenchendo a costura com cola. Para fazer isso, um bocal especial na forma de uma agulha é colocado no tubo. Com isso, a mistura é alimentada na costura. Sua quantidade deve ser tal que se projete ligeiramente acima da superfície do linóleo. Da mesma forma, a lacuna é preenchida ao longo de todo o comprimento. Quando tudo estiver pronto, você precisa deixar a substância por 20 minutos, após o que você pode remover a fita adesiva.A costura em si endurecerá depois de algumas horas.
Trabalhar com cola para linóleo não é difícil e requer apenas a escolha de material de qualidade e conformidade com as instruções do fabricante.
O vídeo a seguir é sobre como escolher a cola certa e calcular o fluxo.