Quais são as classes de linóleo e o que elas significam?
O mercado moderno de materiais para construção e decoração é representado por uma grande variedade de pisos. Linoleum compara favoravelmente com o resto a um preço acessível, facilidade de instalação, cuidados despretensiosos e uma rica variedade de cores e padrões para salas de vários fins. Praticidade e durabilidade - estas são as principais vantagens do linóleo. Graças às modernas tecnologias de produção, o linóleo pode parecer, externamente, uma tábua de chão, laminado e cerâmica. Até mesmo o comprador mais caprichoso poderá fazer sua escolha.
Espécie
Estar envolvido em reparação, você deve ser muito sério sobre a escolha do revestimento. Se você estiver hospedado em linóleo, você deve saber que existem vários tipos de linóleo, diferentes em características, dependendo do propósito da sala em que será usado. Cada vez mais, o linóleo é escolhido não apenas para consertar apartamentos, mas também para finalizar escritórios, instalações industriais e públicas. Para não ficar confuso na grande variedade de tipos desse piso, cada um deles deve ser considerado com mais detalhes.
Tomando os materiais de que o linóleo é feito, podemos designar vários tipos:
- Linóleo natural. Na fabricação de tal revestimento usando um máximo de materiais naturais e um mínimo de componentes sintéticos (resinas, farinha de madeira, calcário, óleo de linhaça e outros). Este linóleo é particularmente durável, resistente ao desbotamento, capaz de suportar uma carga significativa, resistente ao desgaste, mas ao mesmo tempo tem um custo relativamente alto devido a componentes ecologicamente corretos em sua composição.
- Linóleo de PVC (policloreto de vinila). Este tipo é o mais popular entre os compradores, pois é caracterizado por um preço acessível, uma ampla gama de cores, alta elasticidade e segurança. De acordo com a estrutura, pode ser de camada única ou multicamadas, devido ao qual suas características técnicas são aprimoradas. Na base de espuma de vinil, tecido ou material não tecido. Entre as desvantagens desse tipo, o encolhimento e o odor desagradável podem ser identificados no início da vida útil.
- Linóleo de nitrocelulose. A gama de tais revestimentos são produtos monocromáticos e coloridos que imitam a estrutura de uma pedra (por exemplo, mármore). Entre as vantagens podemos destacar a resistência ao desgaste, alta resistência, longa vida útil, aparência rica. No entanto, uma desvantagem significativa é o risco de incêndio de tal revestimento, e é por isso que não é muito popular entre os consumidores.
- Linóleo alquídico. É produzido a partir de uma resina modificada com adição de cargas inorgânicas. Para obter uma paleta de cores diversificada, os fabricantes adicionam vários pigmentos à composição. O linóleo de tal material difere favoravelmente em alto isolamento acústico, baixa condutividade térmica, durabilidade e facilidade de manutenção.Entre as desvantagens, existe uma tecnologia especial e complexa de colocar este revestimento.
- Linóleo de borracha (relin). Este tipo de revestimento é frequentemente encontrado nas instalações de edifícios industriais e instituições públicas. A composição contém borracha sintética, que emite um odor desagradável durante o uso, o que é uma desvantagem significativa deste tipo. Entre as vantagens estão as propriedades repelentes de água e alta elasticidade.
Características
Cada comprador, tendo chegado à loja de materiais de acabamento, procura comprar um revestimento que se distingue pela alta qualidade e longa vida útil. Para evitar problemas ao longo da vida do linóleo, é necessário estudar antecipadamente suas principais características.
A primeira coisa que você deve prestar atenção é a força do produto. O material do piso deve ser resistente a vários tipos de danos. Quanto maior a carga, mais durável deve ser o linóleo. O revestimento mais durável é recomendado para ser colocado em instituições de ensino e de saúde, escritórios e shopping centers com tráfego médio e o uso de móveis móveis (cadeiras e mesas sobre rodas, pedestais móveis e carrinhos).A característica definidora é a força do linóleo no espaço transversal. Escolhendo uma tela, você tem o direito de dobrar suas bordas, esmagar cantos, fazer uma serifa com a unha - se a camada superior não estiver deformada, significa que a tela, de fato, tem alta resistência e excelente qualidade.
A próxima característica importante é o risco de incêndio. Ao escolher o linóleo, preste atenção a dois parâmetros: combustibilidade (a capacidade dos materiais da composição de inflamar e sustentar a combustão) e formação de fumaça (densidade visual da cortina de fumaça quando incendiada). A inflamabilidade é representada por uma escala de 1 a 4, onde 1 é o tipo mais à prova de fogo. A fumaça também é medida por uma escala de 1 a 3, onde 1 é a menor densidade de fumaça.
Além disso, ao determinar o risco de incêndio do linóleo, vale a pena explorar propriedades como a inflamabilidade (difícil de inflamar, moderadamente inflamável e facilmente inflamável) e a toxicidade dos produtos de combustão. Preste atenção a esses fatores, especialmente quando o piso é selecionado para objetos com um grande número de pessoas: escritórios, instituições industriais e públicas, instituições infantis.Mas mesmo se você escolher linóleo para o seu próprio apartamento, você deve se lembrar da sua segurança.
Outra característica é a espessura do produto. De acordo com este tipo de linóleo pode ser classificado em dois tipos: homogêneo e heterogêneo. O primeiro tipo é distinguido por uma estrutura homogênea, e seu desenho é aplicado a toda a massa. Tal aplicação mantém uma aparência decorativa brilhante, não está sujeita a desbotamento durante todo o período de operação. Outro tipo não tem uma camada, mas várias camadas, devido a que a força e a elasticidade da cobertura aumentam significativamente.
Em modelos heterogêneos, o feltro ou juta é usado como base e como camada. Eles fornecem isolamento térmico e de ruído, o que aumenta o conforto para o quarto. A espessura do linóleo pode variar, depende do local onde este ou aquele tipo de revestimento será usado: para instalações residenciais é melhor escolher linóleo com espessura de 1-3 mm, para escritórios - 3-5 mm e em locais de produção - de 6 mm e acima . Considera-se apenas a espessura da camada superior, na qual o desenho é aplicado e diretamente com o qual ocorre o contato direto durante a operação.
Propósito
Tipos de linóleo podem ser divididos por finalidade, respectivamente, são usados em diferentes áreas, cada um dos quais impõe um certo número de requisitos para um determinado tipo de tela. Para determinar que tipo de linóleo pode ser usado em cada aplicação específica, as seguintes características ajudarão.
- Para casa. Linóleo para a casa tem um valor ideal e uma ampla gama de cores. A espessura da tela para instalações residenciais é insignificante, mas não contém substâncias tóxicas que podem prejudicar a saúde humana.
- Escritório. Linóleo escritório mais durável, no entanto, a gama de ornamentos menos ricos. Basicamente, este é um estilo estrito para laminado, azulejo ou piso. A cobertura para instalações do tipo escritório é caracterizada por maior espessura e durabilidade.
- Industrial Linóleo industrial é o mais durável, é capaz de suportar cargas pesadas, os efeitos de cargas pesadas e veículos em movimento.
Classiness
Se você quiser que o piso sirva o maior tempo possível e sempre preserve uma excelente aparência decorativa, você deve selecionar corretamente a classe de linóleo.Vamos considerar mais detalhadamente quais classes são, como elas diferem, o que elas significam e como escolher a classe necessária para diferentes salas.
A classificação do linóleo baseia-se em duas características fundamentais: resistência ao desgaste e abrasão.
Resistência ao desgaste
Esta é a capacidade do revestimento suportar estresse e estresse mecânicos freqüentes. Como o linóleo suporta a pressão de objetos de grande porte, o movimento dos móveis, a caminhada freqüente, sem perder sua aparência apresentável, determina o grau de sua durabilidade. A classificação de durabilidade é baseada no sistema europeu EN685, que é um código numérico de dois dígitos (tipo de sala e grau de carga). Vamos tentar descobrir isso.
O primeiro número indica o objetivo funcional da sala.onde é suposto usar um ou outro tipo de piso:
- 2 - instalações residenciais de tipo particular (apartamento, casa particular, casa de campo);
- 3 - instalações de tipo comercial, escritório e público (instituições educacionais infantis, policlínicas, escritórios e salões de lojas);
- 4 - edifícios industriais e instalações (trabalhadores de fábrica, estações, aeroportos).
O segundo número indica o grau de carga, varia de 1 a 4, onde, respectivamente, 1 é uma carga pequena, 4 é a mais alta.
Assim, ao distinguir as classes de linóleo, pode-se determinar facilmente para qual carga ele é projetado e onde ele pode ser usado. Vamos examinar em detalhes cada subgrupo.
Indo para a escolha da cobertura para habitação privada, vamos nos encontrar três marcações:
- "21" - este tipo de linóleo é adequado para um quarto, estudo ou outra sala com uma pequena cruz.
- "22" - o grau de intensidade da carga, neste caso, é muito maior, de modo que o linóleo com tal marcação pode ser colocado na sala de estar ou no quarto das crianças.
- “23” é um pavimento que é mais frequentemente utilizado em instalações residenciais onde ocorrem movimentos constantes e cargas elevadas: corredores, corredores, cozinhas.
O seguinte subgrupo de revestimentos para pavimentos destina-se principalmente a instalações semi-comerciais:
- "31" - linóleo, usado em instalações de funcionários de alto nível (salas de aula, salas de reunião, salas de conferência, quartos de hotel).
- “32” - este tipo de tela é colocado em salas onde o rendimento chega a 30 pessoas (aula de treinamento, grupo do jardim de infância, salão de beleza, escritório com um pequeno número de funcionários).
- "33" - linóleo desta classe é usado para salas com alto tráfego de pessoas (corredores da escola, escritórios com numerosos funcionários).
- "34" - o material deste revestimento irá suportar uma carga séria, localizada no chão de edifícios administrativos, estações, galerias comerciais.
As seguintes classes de roupa de cama podem ser encontradas em comércio e instalações industriais:
- "41" - é usado para assentamento em oficinas de trabalho principalmente com local de trabalho estático fixo (por exemplo, oficinas de costura, call centers de grandes empresas).
- "42" - esta classe é usada em oficinas com alto grau de ação mecânica, onde ocorrem movimentos contínuos.
- "43" - é fácil adivinhar que esta é a classe mais durável de linóleo, que é mais frequentemente usado em grandes departamentos de produção, bases de atacado. Como diferença das anteriores, essa classe é usada onde o equipamento se move e a produção da máquina é aplicada.
Visualmente as classes de linóleo são apresentadas na tabela:
Tal classificação é clara e conveniente para um homem simples na rua e permite que você navegue facilmente a diversidade do material no mercado.No entanto, se você veio à loja para comprar linóleo para o seu apartamento, isso não significa que sua escolha deve ser limitada a modelos com marcações 21 - 23. Mas sempre o preço depende diretamente da classe: linóleo de classes mais altas custa mais.
Abrasão
Esta é a tendência da camada protectora exterior da teia de se afinar durante a operação directa. Experimentalmente, a classe de linóleo de desbaste pode ser identificada usando um procedimento simples: uma amostra do revestimento deve ser aplicada ao rebolo com um certo grau de pressão e produzir 25.000 revoluções.
Assim, o linóleo é geralmente classificado em quatro categorias:
- Categoria "F" - linóleo, que rapidamente se desgasta. A amostra perde até 0,6 mm de sua espessura.
- Categoria "M" - o revestimento abrasivo médio, durante o experimento, perde até 0,3 mm.
- Categoria "P" - linóleo mal desgastado, o material é diluído para 0,15 mm.
- Categoria "T" - o tecido é o mais durável, é apagado por menos de 0,08 mm.
Abrasão e resistência ao desgaste - conceitos diferentes, não os confunda. A abrasão é determinada apenas pela camada externa do tecido, e a espessura total de todo o produto afeta o grau de resistência ao desgaste.
Recomendações para seleção
Para que você possa decidir facilmente sobre a escolha do linóleo, use os conselhos práticos de especialistas:
- Se você está procurando linóleo para a sala de jantar ou cozinha, verifique com o vendedor quais modelos têm uma camada de verniz. O verniz não é apenas brilhante, mas também mate. Além de proteção adicional, é também uma garantia de limpeza e conveniência de limpeza.
- Ao escolher um material, atenção especial deve ser dada à parte de trás do produto: muitas vezes, na forma de uma tabela ou pictograma, a classe de revestimento e suas características adicionais são claramente apresentadas (antiderrapante, limpeza com vários detergentes, resistente a estresse mecânico e sem medo de animais, não inclinado a fogo, não tóxico).
- Se você tem crianças pequenas ou animais de estimação, escolha linóleo com uma camada protetora antibacteriana.
- Organizando o interior do seu apartamento, leia os comentários, escolha linóleo não só por causa de sua cor agradável e textura, mas também de acordo com as características das camadas internas e inferiores. Para colocar em uma casa ou apartamento, vale a pena preferir uma lona de várias camadas com base no feltro.
- O verso do linóleo contém uma série de características funcionais importantes, que também devem prestar muita atenção.O PVC espumoso garante isolamento térmico e sonoro, o que é especialmente importante em edifícios de apartamentos.
- Sinta-se livre para esmagar, dobrar, riscar o linóleo na loja. É melhor determinar sua força experimentalmente antes da compra do que ficar desapontado com a qualidade do produto depois.
Agora, armado com dicas e estudando as classes de linóleo, você pode facilmente escolher a melhor opção que irá atendê-lo por um longo tempo sem perder suas qualidades decorativas no processo de operação!
Sobre classes de linóleo, veja também o vídeo abaixo.