Escadas semi-espirais no interior de uma casa particular
Existem muitas opções para a execução de escadas entre andares em uma casa particular. Escolha aqui é algo que se encaixa perfeitamente no interior da casa e não ocupa muito espaço. O artigo discutirá as escadas do semi-parafuso e qual seria a melhor opção para uma casa particular.
O que é isso?
Uma escada semi-espiral, em contraste com uma escada espiral de pleno direito, é uma construção de degraus em postes de apoio que fazem uma volta total de menos de 360 graus em torno do eixo. Além disso, de acordo com o GOST, as escadas semicirculares incluem construções em espiral com torneamento e marchas, cujo eixo é uma seção de um círculo. Este projeto de escadas tem um número de vantagens inegáveis, incluindo:
- praticidade de instalação e instalação;
- o uso de tal escada permite que você coloque a entrada do prédio em qualquer lugar;
- altura ajustável de subida e espalhar entre as etapas;
- rigidez e durabilidade da estrutura;
- preços acessíveis (na maioria das lojas especializadas).
A especificidade do desenho de uma tal escada conduz ao facto de os degraus em forma mais se assemelharem a um trapézio ou a um triângulo, uma vez que estão ligados um ao outro sobrepondo-se. A peculiaridade do arranjo das etapas leva ao fato de que durante o movimento uma grande parte do comprimento total é usada.
Escadarias em espiral semi-reversas para o segundo andar faça você mesmo é fácil. A produção será muito mais fácil se você seguir as recomendações de especialistas. Primeiro você precisa preparar todos os diagramas e desenhos, bem como calcular os materiais necessários.
Medições
Você pode calcular o número e a configuração das etapas por conta própria. A altura da escada será calculada nos cantos do nicho em que está localizada. Se os níveis não coincidirem entre si, você precisa escolher a maior altura, após o que você já pode fazer o ajuste das etapas de acordo com o nível definido.
Preste especial atenção ao facto de a estrutura de suporte ser feita de madeira, a instalação é realizada apenas na superfície de acabamento.
Abaixo está uma lista de fatos e regras que permitem projetar e montar a escada corretamente:
- na residência você precisa construir a transferência de calor correta em ambos os andares - somente sob essa condição faz sentido instalar uma escada semi-rosqueada;
- subindo as escadas, gastamos muita energia, ao contrário da caminhada normal, e portanto as escadas podem ser consideradas seguras e práticas se a altura do riser multiplicada por 2 no total com o piso for igual ao comprimento médio do passo de uma pessoa (600-650 mm);
- a escada deve ser feita com sabedoria, ou seja, o comprimento ideal do primeiro degrau até o teto é de 1,5 a 2 metros em média, a falha em seguir essa regra levará ao fato de que uma pessoa alta sentirá desconforto;
- quanto mais íngreme a escada, menos espaço será necessário, mas mais difícil será montá-la adequadamente.
O design da escada semi-espiral e do interior
A escada semi-rosqueada, além de sua tarefa original (conectando 2 ou mais andares), também desempenha uma função estética - é um elemento importante que complementa a decoração das instalações e o interior geral do edifício. Portanto, é impossível cometer um erro com a seleção de materiais e design, caso contrário, a imagem acabará por ser pelo menos sem graça.
Tente usar toda a variedade de formas e materiais para encaixar com sucesso a escadaria futura no fundo geral da sala.
Por exemplo, o desempenho no estilo high-tech requer brevidade e simplicidade de detalhes e formas. Além disso, para um quarto em um estilo semelhante na hora de projetar uma escada e selecionar materiais é necessário evitar cores brilhantes: é melhor preferir sombras mais moderadas do contexto geral do corredor ou quarto no qual a escadaria se localizará. Uma das opções universais, neste caso, pode ser considerada uma escada feita de metal.
Em uma sala com um design clássico, o melhor ajuste é uma escada feita inteiramente de madeira ou com inserções de madeira. Neste caso, você precisa monitorar cuidadosamente a textura e a cor do material a partir do qual o corrimão, as pernas de apoio e os degraus são feitos. Madeira - um material, embora prático, mas caprichoso, e uma cor de passos ou transições escolhida incorretamente pode acabar estragando o interior geral devido ao forte contraste que surgiu.
Se a mobília da sala onde as escadas estiverem localizadas não se encaixar bem no acabamento geral, então o material das etapas selecionado corretamente pode salvar a situação. Por exemplo, para fazer a transição de tons da luz para a escuridão - do primeiro ao último passo.
Características do design semi-parafuso
Considere os principais tipos de escadas semi-parafuso. Eles são poucos e, basicamente, as escadas deste tipo são mais convenientemente classificadas nas seguintes categorias:
- forjado - todo em metal, fundido e pré-fabricado;
- madeira maciça de madeira, madeira ou madeira de outra forma;
- combinado - vidro com metal ou madeira com metal;
- opções com mármore, granito ou pedra, bem como feitas desses materiais;
- baixo custo - feito de materiais poliméricos, com decoração de madeira, montado em uma estrutura metálica de liga leve (baixo custo e flexibilidade permite a imitação de encadernações mesmo forjadas).
Em geral, a escada é meia-hélice ou torce em torno de um suporte central, no qual tudo está ligado, ou preso em 2 ou mais módulos a uma parede rotativa. No último caso, as etapas são intercaladas com plataformas, localizadas nos cantos, se o edifício tiver mais de dois andares.
Auto-montagem de escadas de madeira
Uma das condições básicas que terá que executar - a escolha da madeira mais seca e de alta qualidade. A coisa é que o material comprado às pressas, pode começar a encolher, e então a construção pronta começará a “dirigir” de um lado para o outro. Isso, pelo menos, distorcerá as arquibancadas e as etapas, e a passagem terá que ser refeita, tendo passado muito tempo e esforço nisto. Este erro é muito comum entre os iniciantes: uma tentativa de economizar madeira leva ao fato de que a escadaria desmorona, racha e às vezes é afetada por um fungo ou algo que não é bom. É por isso que, na prática, as etapas que não se apoiam em uma armação de metal não podem ser feitas a partir de uma matriz sólida - apenas a partir de material colado.
O material colado é uma barra, aplainada em quatro lados, que é completamente impregnada com argamassa de cola de acordo com a tecnologia, após o que é comprimida em um pacote até que esteja completamente seco.
O material deve ser disposto de tal forma que as fibras de madeira percorram as duas direções alternadamente - de camada para camada. O contorno das etapas futuras deve ser desenhado independentemente usando um modelo de um material denso.
Não se esqueça de levar em consideração o local de corte e esmerilhamento das peças no momento da marcação. Do lado de fora, os furos para os suportes e fixações devem coincidir o mais precisamente possível: qualquer erro levará ao fato de que você terá que refazer vários passos.
Por favor, note que no resultado final, a espessura de um passo não pode ser inferior a 50 milímetros no caso de existir uma escada com um diâmetro de até 2 metros e não inferior a 60 milímetros (se o diâmetro for de até 3 metros). Depois que as etapas estiverem prontas e prontas, você poderá começar a cortar os locais de aterrissagem dos trilhos.
Um dos momentos importantes aqui pode ser considerado o trabalho com as mangas de apoio. Sem ter antes desta prática, obviamente não vale a pena se engajar na conexão das mangas com um suporte - qualquer erro de cálculo pode afetar muito o alinhamento da estrutura e a estabilidade geral. Nesta fase, é melhor ter a ajuda de uma pessoa experiente, por exemplo, um carpinteiro qualificado.
Na junção das mangas e degraus em ambos os lados existem arruelas de metal com as quais o ajuste é feito. Flanges usados em encanamentos podem ser usados como arruelas.Como o metal não se ajusta bem à madeira, as arruelas são frequentemente coladas com uma película que imita a madeira.
Como um balaústre, localizado no topo do corrimão, faz sentido usar um tubo roscado crimpado. É mais fácil fazer isso de duas maneiras:
- um tubo similar a um suporte é usado (os fios são cortados na parte externa e unidos aos postes usando um acoplamento);
- o tubo de crimpagem é o mesmo das mangas (o fio é cortado por dentro).
Como resultado, uma montagem aproximada é realizada, permitindo identificar defeitos e falhas da estrutura. Se você está envolvido em montar as escadas sozinho, pular este estágio é estritamente proibido. Caso contrário: se você pular a montagem do rascunho, certamente enfrentará o fato de que várias etapas não querem ficar nas fixações, ou o suporte não é fixo entre os pisos devido a alguns centímetros extras.
Tudo isso é feito na seguinte sequência:
- enrosque o suporte na manga inferior (pode diferir em tamanho com as outras);
- posicione os degraus através das arruelas em ambos os lados e coloque o revestimento no topo (não esqueça de colocar os degraus na posição correta);
- continue todo o caminho até o topo do tubo de crimpagem;
- você pode experimentar o corrimão, mas com a instalação vale a pena esperar.
Depois que os defeitos e problemas forem identificados, finalize os suportes, mangas e todas as partes da estrutura. Feito!
Agora você pode seguramente montar a escada finalmente e fortalecê-la no lugar. Corrimãos são instalados no final, já na estrutura fixa e de forma alguma antes. Se tudo deu certo para você desde a primeira vez, com pequenos problemas, só podemos parabenizá-lo, já que na verdade não é uma tarefa simples configurar um especialista para configurar e construir adequadamente uma escada semi-rosqueada de madeira.
Você pode ver o processo de instalação da escada semi-espiral no vídeo abaixo.