Plantas em paisagismo: regras de design de jardins
Paisagismo de um país ou casa de campo permite que você faça o território bonito e bem preparado. A melhoria do jardim é um processo bastante complicado, porque você precisa selecionar cuidadosamente todos os componentes para que eles se encaixem harmoniosamente no exterior. O objeto principal do jardim é a vegetação.
Recursos de seleção
Para que o projeto da paisagem seja original, ao escolher as plantas, as seguintes nuances devem ser levadas em conta:
- Condições climáticas. Certifique-se de escolher as plantas nas quais o clima da sua região terá um efeito positivo. Por exemplo, se você mora em uma área fria, você não precisa comprar plantas que gostem de calor, elas não serão capazes de crescer e florescer, mas apenas estragam a aparência do jardim;
- Características do site. Se estiver localizado em uma colina, onde o vento está soprando constantemente, então você não terá raízes delicadas flores;
- Todas as plantas devem estar no mesmo estilo., assim como todos os objetos da paisagem, devem caber na atmosfera geral;
- Tipo de soloAntes de escolher a vegetação, deve-se estudar cuidadosamente as características da terra, a fim de entender quais plantas ficarão mais confortáveis nela. O solo pode ser preenchido com substâncias úteis, mas não vai funcionar para mudar sua composição, não importa o quanto você queira;
- Composição única - todos os componentes devem combinar um ao outro em cores. Não faça composições multicores, como regra, parece muito claro e sem gosto;
- Não esqueça o cheiro plantas de modo que não seja muito afiada;
- Floração Lembre-se de que todas as plantas florescem de maneiras diferentes, algumas no segundo ano de crescimento, algumas de uma só vez. Considere esta nuance para que seu jardim seja rico e deleite seus olhos durante todo o verão e, possivelmente, no começo do outono.
Seleção cuidadosamente pensada de plantas - a regra principal, que deve ser levada em conta no projeto da paisagem.
Espécie
Entre a enorme gama de plantas para escolher adequado não é tão difícil quanto parece à primeira vista.O principal é considerar não apenas a aparência, mas também suas peculiaridades de atividade vital e floração. Muitas vezes, escolha para o jardim de plantas medicinais.
Mint é lindo, tem muitas propriedades úteis. A planta medicinal mais antiga. Muitas vitaminas e minerais. O chá com hortelã é muito útil, tem um efeito benéfico na saúde geral.
As árvores e arbustos perenes serão uma excelente decoração do jardim tanto no inverno como no verão. Você pode plantar abeto, zimbro, pinho, thuja. Parcela plantada com coníferas, parece ótimo. Mas, escolhendo tais plantas, lembre-se de que tamanhos elas podem crescer depois de alguns anos. É melhor plantar árvores que crescem por muito tempo, ou espécies anãs. Árvores como junípero, thuja e larício assumem diferentes formas, elas serão o orgulho de seu hospedeiro.
Os canteiros de flores são decorados em cores monocromáticas, composições complexas e originais podem ser criadas. Lindamente parece pervinca como um stand-alone e em combinação com outras plantas. As flores são plantadas simetricamente com formas geométricas claras, ou sem aderência à forma, os tamanhos podem ser variados e as flores são dispostas aleatoriamente. Além disso, as camas são simples e multi-nível, sob o jardim de flores é escolhido uma plataforma para o plantio de flores.Camas com composições padronizadas devem ser plantadas com plantas com o mesmo período de floração, caso contrário a forma de floração será distorcida. Um dos mais perenes populares são geyhera, os anfitriões também estão em demanda.
A jardinagem vertical envolve o uso de sebes, arcos, vasos suspensos, canteiros verticais. O uso de plantas trepadeiras decora significativamente edifícios, cercas e estruturas arquitetônicas diversas. Essas plantas crescem rapidamente para 25 metros. E os arvoredos podem receber qualquer forma.
O orgulho de qualquer jardim é o slide alpinoque retrata o mundo ao redor em uma forma em miniatura. Arbustos e árvores em miniatura de crescimento lento com a forma original da coroa estão se tornando cada vez mais populares. De arbustos e árvores de folha caduca, os especialistas recomendam a escolha de belas espécies frondosas florescentes e decorativas. No sopé do jardim da rocha é melhor plantar flores que são resistentes ao pisoteio, cujos nomes são cravo, tomilho, phlox.
Se o território dos raios do sol cair em pequena quantidade, os arbustos sombra serão uma excelente escolha.Eles são caracterizados não por belas flores, mas por folhas fofas de várias formas. Você pode escolher para a composição de plantas perenes de diferentes tamanhos, criando uma imagem vegetal de várias camadas.
Variantes de combinações
Qualquer grupo de plantas em paisagismo deve ser bonito. Mesmo se você descartar flores e arbustos de forma caótica, eles não devem parecer ridículos. Plantas podem ser combinadas entre si. Ao fazer uma área de jardim, considere algumas nuances:
- Plantas coníferas ficam ótimas com rosas, árvores de folha caduca e arbustos, urze. Eles vão dar o brilho e contraste do design. Ao lado das coníferas não plantam vidoeiro e cereja de pássaro, elas são ruins para sempre-vivas;
- É apropriado usar plantas altas perto das escadas e muros de contenção. Como tal, as plantas são uma grande decoração de paisagismo;
- Designers recomendam colocar árvores e arbustos em canteiros de flores, e você pode plantá-los perto de canteiros de flores;
- Árvores coníferas da forma piramidal se tornarão um adorno de reservatórios, colinas de pedra. Lindamente eles olham para as diferenças de relevo e são uma excelente adição ao jardim de rochas.
Regras de localização
Parece apenas que colocar plantas em um jardim é fácil e simples. Na verdade, o trabalho de um paisagista é muito complicado. Ao criar uma composição, é necessário ter em conta todos os detalhes, mesmo os mais pequenos, só que neste caso, a harmonia pode ser alcançada no jardim.
As plantas devem ser plantadas, dado o seu crescimento: altos arbustos ou flores um ótimo lugar para estar no centro do canteiro de flores.
Ao longo dos caminhos do jardim sem revestimento duro, você pode plantar uma bérberis, íris, medunitsu, manguito. Se o caminho estiver escondido do sol, então a melhor escolha seria o lírio do vale, a samambaia, o banho. E ao longo dos caminhos de pedregulho ou pedra, recomenda-se a plantar peônias, lírios, cravos.
Todo o seu geyery favorito deve ser plantado à sombra de outras plantas.
Níveis
Áreas irregulares são frequentemente decoradas com pedras soltas. Onde o declive é grande, você pode criar o jardim de pedra original, e em áreas com um declive ligeiro é melhor criar uma composição de slide alpino.
Com uma diferença acentuada de altura, é melhor fazer vários terraços no território, que podem ser combinados com escadas, mas isso vai custar muito. Se a inclinação for pequena e não bloquear o acesso ao cuidado da grama, o gramado deve ser dividido em partes irregulares.
Gama de cores
Cada composição de paisagem tem sua própria sombra, o que você terá - tudo depende dos desejos e requisitos. Hoje você pode escolher uma variedade de plantas - desde as mais coloridas às suaves tonalidades verdes.
O território do jardim, que está praticamente todo na sombra, deve ser adicionalmente “iluminado”. A melhor maneira de lidar com esta tarefa é as plantas de cor rosa pálido, amarelo claro ou lavanda. Plantas com folhas verdes escuras tornam o exterior ainda mais escuro.
No lado ensolarado do jardim você pode plantar arbustos e flores com folhas verdes brilhantes e caules. Cores saturadas vermelhas, azuis e violetas ficarão ótimas. É melhor deixar as cores pastel para outra parte do jardim.
Quanto à combinação de cores, para isso é melhor usar uma roda de cores especial, com a qual você pode entender quais tons são combinados. Por exemplo, as flores azuis e roxas parecerão visualmente mais volumosas e luxuriantes. Se você planta uma fileira de flores amarelas, roxas e alaranjadas brilhantes, então você criará uma cama de flor luxuosa, que não permanecerá sem a atenção de hóspedes.
Estilos
Para fazer o jardim parecer harmonioso, é necessário selecionar todos os componentes no mesmo estilo. Existem vários estilos de design de paisagem:
- Inglês - O principal objetivo deste estilo é a imitação da paisagem natural. Uma característica distintiva é a assimetria e a completa ausência de formas geométricas. O jardim inglês deve estar sempre limpo, as plantas sempre aparadas;
- Estilo francês - Uma característica é o rigor das formas e simetria. É necessário usar composições axiais quando o objeto principal está localizado no centro. Decore o jardim será capaz de várias esculturas e lagoas;
- Escandinavo - no jardim deste estilo é caótico, mas ao mesmo tempo organizou harmoniosamente todos os componentes. Mobiliário de jardim é recomendado para usar vime ou madeira. As pedras são um componente obrigatório do jardim escandinavo;
- Estilo japonês - Sua ideia principal é unir-se à natureza. Uso inadequado de formas geométricas estritas. No exterior deve ser tons calmos e pastel;
- Alta tecnologia - estilo moderno, que tem um visual simples e conciso. Estilo implica simetria e assimetria. É fácil de limpar, funcional e original.
Dicas úteis
Parece que criar um jardim é bastante simples - em um lugar eu coloquei um gazebo, um pouco mais adiante no braseiro e plantei flores. Mas o resultado é uma área amontoada, onde todos os componentes parecem desajeitados.
Para evitar isso, você pode usar o conselho de especialistas:
- Estilo uniforme - o jardim deve corresponder à arquitetura da casa, complementá-lo e ter uma ideia central comum;
- Componentes centrais - crie pontos-chave que serão o foco de todos os convidados. Observe que várias composições centrais são recomendadas para serem colocadas nos cantos do território;
- Praticidade - ao escolher mandris, bancos, playgrounds, certifique-se de considerar o material de fabricação e acabamento. É importante que eles sejam resistentes a temperaturas extremas, invernos rigorosos, caso contrário você terá que atualizar esses componentes a cada ano;
- Funcionalidade - pense cuidadosamente sobre a localização de todos os elementos, quando todo o trabalho estiver concluído, será difícil suplementar o jardim, qualquer alteração pode estragar a aparência geral;
- Esconda todas as falhas - em cada site existem algumas falhas que você quer esconder, pode até ser uma simples lixeira.
Se você levar em conta todas as regras acima, então você terá um jardim harmonioso e funcional, que reinará em um ambiente agradável.
Exemplos e opções elegantes
Você pode criar seu próprio jardim exclusivo com suas próprias mãos, tendo cuidadosamente estudado todas as informações. Se você tem medo de não dar conta dessa tarefa, peça ajuda a paisagistas experientes. Eles vão criar um jardim que atenda plenamente às suas necessidades e desejos.
Vários esquemas de arranjos de flores, bem como soluções prontas serão oferecidos a você por designers experientes, você pode escolher as opções que atendem plenamente às suas necessidades e desejos.
No paisagismo, os geyhers são usados para criar detalhes brilhantes e únicos. Também efetivamente eles preenchem as lacunas nos canteiros de flores. Geykhery parece muito bom durante toda a temporada. A planta tolera baixas temperaturas e tem resistência.
Plantas muito bonitas que crescem ativamente em amplitude. Muitas vezes você pode ver tapetes coloridos brilhantes dessas plantas. Plantas ativas florescem na primavera. As flores podem ser perenes, resistentes a baixas temperaturas.
Os anfitriões têm resistência e apelo consistentes. As folhas abrem em abril e parecem frescas até meados de outubro. A planta é uma resistência diferente, adora penumbra. Propagado pela divisão dos arbustos nos meses de primavera.
Como resultado, você terá seu próprio paraíso, onde poderá relaxar da agitação da cidade.
Para informações sobre como escolher plantas em paisagismo, veja o seguinte vídeo.