Fontes para o jardim: variedades de formas e decoração
Reservatórios decorativos há muito deixam de ser uma prerrogativa apenas de pessoas ricas. Hoje, todo mundo tem o poder de refinar sua trama com a ajuda de uma fonte ou lago em miniatura. Nas lojas, você pode encontrar soluções prontas e os detalhes necessários para criar seu próprio dispositivo exclusivo.
Características especiais
O objetivo principal de qualquer estrutura de fonte (parque, cabana de verão, coberta) é fazer a água se mover. No entanto, simplesmente o movimento não será adequado para nós, é claro. Os cursos de água devem criar um belo quadro atraente, gerenciado e orientado. O fluxo quase imperceptível na lagoa, a mola rompendo as pedras, o entrelaçamento caótico dos jatos em algumas composições - tudo isso está sujeito a um complexo sistema de bicos e bombas.
Ao projetar uma fonte de rua para uma casa de campo, você deve considerar que fonte de água será usada. Se for natural, por exemplo, um lago ou um rio, a quantidade de água será suficiente para criar estruturas poderosas de vários estágios. Se não houver nenhum, o sistema é conectado à rede de abastecimento de água. A funcionalidade da fonte neste caso, respectivamente, é limitada.
Dispositivo
A escolha da fonte para a dacha depende do tamanho do território, das características do relevo, da potência da bomba, do padrão de água desejado, dos materiais e do conceito geral de um jardim de inverno ou verão.
Todos os tipos de dispositivos de fonte combinam vários elementos básicos: tanque, bomba e bocal (bocal). Taças podem ser compradas prontas de metal, plástico, pedra ou construí-las diretamente no chão, dando a forma desejada.
Em seguida, você precisa decidir sobre a imagem da água e, com base nisso, selecione os bicos ou uma combinação deles. Bem, não se esqueça da força motriz de qualquer fonte - a bomba.
Eles são de dois tipos - submersíveis e de superfície. O primeiro, como o nome indica, é instalado debaixo d'água. Sua instalação é simples, mas para manutenção é necessário capturá-lo constantemente, o que não é muito conveniente. O segundo está localizado fora da estrutura da água, devido ao qual é facilmente acessível para reparo.
Todos os outros elementos do design são projetados para decorar e facilitar o gerenciamento e o cuidado da fonte. Por exemplo, o sistema de limpeza e filtragem de água não permitirá que a lagoa desabroche e se transforme em um pântano.
Iluminação já se refere à decoração. O principal segredo das fabulosas luzes noturnas é a seleção dos elementos mais vívidos da composição e o sombreamento dos demais. Nas fontes dançantes amadas por todos, a perfeição da composição é conseguida justamente com iluminação de alta qualidade.
Espécie
Apesar do constante desenvolvimento e complicação dos sistemas de fonte, eles ainda podem ser classificados de acordo com vários princípios.
De acordo com a decisão arquitetônica geral, costuma-se destacar:
- Um grupo cuja composição é baseada em fluxos de água.
- A visão a seguir combina opções em que a função principal é dada aos elementos arquitetônicos. A água neste caso é secundária.
- O terceiro grupo é um conjunto harmonioso de água e partes artísticas.
Por localização são distinguidos:
- Em um grande lago de origem natural ou artificial.
- Em terra em um pequeno lago decorativo.
- Interior: quartos, jardins de inverno, loggias.
De acordo com a forma de abastecimento de água:
- Mais comum fonte do jato. Uma corrente fina vertical é formada por bicos na forma de um bocal afilado. Sua altura depende da pressão da água.
- "Bell". O bocal é um tubo com um comprimento de 0,5 a 1,5 m, que termina com dois discos esféricos dispostos uns em cima dos outros. A água que sai sob pressão do espaço entre eles assume a forma de uma cúpula.
- Fonte Hemisférica consiste em mini bicos de sino. Eles são fixados em um ângulo para que o fluxo de cada um deles faça parte da parede do hemisfério.
- "Tulipa". Como nas duas versões anteriores, o fluxo é regulado por dois discos com a única diferença de que a água não sai horizontalmente, mas sobe em um ângulo de 30-40 graus. Ao mesmo tempo, um funil que se expande em direção ao topo é formado no centro, e o filme de água cai em um círculo, lembrando uma flor.
- "Rabo de peixe". Seu desenho tem características comuns com uma tulipa, porém o fluxo de água não forma uma parede sólida, mas consiste em jatos separados. Este efeito dá vários bicos localizados no centro na forma de um ventilador em um ângulo de 30-40 graus.
- "Tiffany" - Combinando os tipos de "sino" e "rabo de peixe". Uma imagem fascinante é alcançada devido à diferença de pressão.Como regra geral, é mais no nó "sino".
- Figura fonte tipo "Anel" fornece um tubo, fechado em círculo, no qual, a uma distância igual, existem furos para a saída de água, nos quais os bicos injetores são instalados.
- Um único pulverizador é semelhante em design Rabo de peixe, mas com a diferença de que a água sai de um número maior de bicos em um ângulo menor (15 a 20 graus). Sua variação mais complexa é o nebulizador de longline. O efeito desejado é alcançado aumentando a pressão da água do extremo para os buracos centrais. Se não houver vontade de “brincar” com a pressão, a pulverização de várias camadas é obtida devido aos bicos de diferentes diâmetros.
- Tipo de fonte "Spinner" cria uma sensação de jatos de dança. Pistolas de pulverização são montadas em uma base rotativa. Quando se move, inicialmente os jatos verticais se torcem em espirais intricadas. A principal sutileza é encontrar um equilíbrio entre a pressão da água e a velocidade de rotação.
- Muitas vezes você pode conhecer chaves de fontes e pedras-chave. No primeiro caso, o bocal é instalado sob a coluna de água. Para criar uma segunda espécie em uma pedra natural, um buraco é feito com um diâmetro de 2,5 cm, onde uma mangueira é introduzida.Ajustar a pressão permite que você alcance a altura da coluna, necessária para a imitação natural de uma mola, batendo a partir do fundo ou do buraco na pedra.
- Cachoeira da Fonte, ao contrário de outras espécies, não depende do tipo de bicos ou pressão no sistema. A água não tende para cima na forma de jatos, mas flui em um fluxo de múltiplas camadas ao longo da base. Portanto, a natureza da mini-cachoeira dependerá da altura e do relevo da base.
Os tipos acima de fontes são básicos. Em sua forma pura, eles podem ser encontrados nos interiores ou em pequenas áreas. Mas suas várias combinações compõem as composições de água mais impressionantes. Por exemplo, a famosa fonte da Pirâmide em Peterhof consiste em 505 bicos de jato. Devido à diferença de pressão neles, os jatos de água sobem a diferentes alturas, formando uma pirâmide.
Se falamos sobre as formas das fontes, aqui as opções são limitadas apenas pela fantasia e pelo estilo geral do jardim. Os clássicos do gênero são tigelas hemisféricas, decoradas com várias esculturas. Cabeças e cupidos de leão apelarão aos amantes do luxo aristocrático.
Formas simples e concisas seriam uma excelente opção se a pretensão e a pompa não forem tidas em alta consideração.Bem, se destaque na massa total de amantes da água ajudará opções de forma incomum.
Dimensões
A escolha do tamanho da fonte em primeiro lugar depende do local de instalação. Por conseguinte, os modelos com menos de 3 m de diâmetro são adequados para um jardim ou uma dacha. Parques e praças são capazes de acomodar piscinas de 4 metros, mas as opções de interiores serão bastante diminutas.
Deve-se ter em mente e o espaço circundante.
Uma pequena fonte na praça espaçosa será perdida (a menos que seja concebida pelo conceito geral de jardim), e modelos grandes em um pequeno pátio parecerão ridículos.
É muito importante considerar a correspondência entre a altura e o padrão dos jatos ao diâmetro da cuba. E a questão não é apenas que a água não deve se espalhar, mas também de maneira harmoniosa. Se o dispositivo de fonte for comprado para o jardim, o tamanho dependerá das plantas disponíveis, especialmente se elas não gostarem muito de umidade. A partir destes tipos de fonte deve ser instalado longe, bem como das paredes da casa e outra decoração não impermeável.
Materiais
À venda você pode encontrar instalações de fontes prontas, que incluem uma tigela e estão totalmente equipadas com equipamentos.Tudo o que precisa ser feito é escolher o local da fonte futura e conectá-la de acordo com as instruções, tendo fornecido comunicações anteriormente. Para fazer isso, provavelmente precisará de canos e cabos elétricos.
Se as soluções prontas não forem satisfeitas, então, além dos tubos com cabo, você deverá estocar cimento, areia, entulho e paciência. A presença de um recipiente à prova d'água do volume desejado acelerará o trabalho no arranjo da tigela. Caso contrário, o tanque será derramado com concreto e aqui você precisa cuidar da boa impermeabilização. Você pode seguir o exemplo de artesãos que fazem a base dos pneus e em vez de concretar o piso é coberto com polietileno denso. A única desvantagem desta solução é a vida útil limitada do filme (até um ano).
Se toda a composição ou elementos individuais da decoração são de pedra, então eles precisam ser preparados com antecedência. Uma boa opção são várias imitações de pedra, são resistentes à umidade e duram mais.
Opções de decoração
Quanto à questão da decoração, o principal conselheiro é a fantasia e o gosto, bem, uma pequena carteira.
Mas alguns pontos ainda valem a pena notar:
- Os modelos Polyresin não requerem decorações adicionais, são, em regra, auto-suficientes e lacónicos.
- Pedras para decoração se encaixam em qualquer - pequenos paralelepípedos, seixos, granito. Eles podem equipar o meio-fio ao redor do perímetro da tigela. Parece aro muito natural de grandes pedras cruas, nas quais crescem musgo, samambaia.
- A pilha decorativa de pedras não parece ridícula, deve usar não mais do que duas espécies diferentes.
- A água e as plantas costeiras irão adicionar completude e naturalidade à estrutura.
- Se o projeto for um animal projetado na forma de peixe, é importante garantir que a raça selecionada tolere silenciosamente o som da água.
- Esculturas e grutas e cavernas decorativas são outra maneira de equipar esteticamente o reservatório da dacha. E se as grutas parecem bastante naturais, então aqui com as cavernas você precisa saber quando parar.
- As telhas cerâmicas como revestimento permite que você crie ornamentos e pinturas individuais brilhantes. Esta fonte complementa perfeitamente o jardim no estilo mediterrânico.
O que considerar ao escolher?
Então, os dados são coletados, e as mãos estão coçando para começar os negócios, mas primeiro você deve sistematizar o conhecimento adquirido:
- O tamanho da fonte deve ser ideal em termos da sua finalidade, área do local, vegetação e edifícios circundantes.
- Combinando o tamanho da bacia com a altura e a potência dos fluxos de água evitará inundar o solo circundante.
- O poder da bomba depende do tipo de fonte. Quanto mais poder, maior o jato.
- Escolhendo bicos, é melhor prestar atenção ao material, e não ao preço. Modelos de plástico baratos são de curta duração. Mais perto das amostras ideais de aço, latão ou bronze de alumínio.
- É importante considerar um indicador como a resistência ao vento do bocal. Caso contrário, a imagem concebida agradará apenas em calma.
Como fazer?
Uma master class com instruções passo-a-passo sobre a criação de vários tipos de fontes é o tópico de um artigo separado e até mesmo de uma série.
Vamos nos concentrar em várias etapas principais:
- Qualquer construção - da fonte ao arranha-céu, começa com o design. Nesta fase, projetos de design e construção estão sendo desenvolvidos. O processamento cuidadoso de todos os detalhes - desde a escolha do local até o acabamento decorativo final, facilitará e agilizará a instalação.
- O próximo passo - a seleção de equipamentos e materiais, flui suavemente do anterior.
Além disso, na verdade, o trabalho de construção:
- Preparação da base. A maneira mais fácil de trabalhar em casa é a tecnologia de filme. Você também pode cavar no chão uma forma rígida de plástico ou metal. Bem, a tigela de concreto mais demorada;
- Instalação de pulverizadores;
- Instalando a força motriz - a bomba. Não há muito o que escolher aqui - seja submersível ou “seco”. Para as necessidades de uma construção pequena casa de campo, o primeiro é perfeitamente adequado
- Definindo a luz de fundo;
- Enchimento de água e verificação do funcionamento do sistema;
- Vestir
Cuidado
Construa uma fonte - isso é metade da batalha. Qualquer estrutura, independentemente do tipo e do sistema, precisa de manutenção cuidadosa. É importante manter constantemente o nível de água desejado para evitar avarias e avarias do equipamento. Isto é especialmente verdadeiro para modelos com um sistema fechado, já que a água neles evapora naturalmente.
O florescimento da água pode matar completamente a beleza do edifício, e o cheiro que é emitido ao mesmo tempo não é agradável.
Existem várias opções para lidar com o problema:
- limpeza regular do tipo faça-você-mesmo com troca de água;
- instalação de filtros multi-estágio;
- limpeza química, em que é inseguro flora e fauna (se existirem);
- limpeza biológica - plantas aquáticas, lagostas e algumas espécies de peixes, microorganismos.
A limpeza regular de bombas, bicos e outros equipamentos prolongará significativamente sua vida útil. No inverno, a água é completamente drenada, o equipamento é desmontado e a fonte é coberta com uma película protetora. Se forem encontradas rachaduras, a superfície é tratada com materiais impermeabilizantes.
Projetos de paisagem bonita
Qualquer paisagem, decorada com uma fonte, terá um destaque, seja uma área de estar encantadora em um pequeno pátio ou composições mais ambiciosas.
Veja o vídeo para dicas sobre como instalar uma fonte.