Árvores, arbustos e flores em paisagismo

Cada proprietário dos terrenos do jardim sonha que sua casa está imersa em vegetação e flores. Em um esforço para escapar dos problemas e agitação urbana no silêncio da natureza, estamos tentando de alguma forma organizar o espaço verde em nosso site, para que seja agradável aos olhos, é conveniente e útil para todos. Afinal, apenas fora da cidade podemos relaxar e ficar sozinhos com a natureza e conosco mesmos.

Para que o terreno crie um bom humor, é necessário organizá-lo levando em conta a compatibilidade de plantas individuais, as regras de seu arranjo harmonioso e a combinação de cores.

Como escolher?

Antes de proceder à seleção de plantas do jardim, é necessário familiarizar-se com a sua espécie.

Tipos de arbustos ornamentais

Ambos os arbustos decíduos e perenes podem ajudar a decorar esteticamente e de forma atraente o jardim. Este último permite que você torne o local atraente não apenas no verão, mas também na estação fria.

Os arbustos perenes podem ser caducifólias e coníferas. Nas regiões centrais da Rússia com invernos frios, arbustos coníferos são mais comumente usados ​​para paisagismo, como zimbro, teixo, abeto, cipreste, microbiota, pinho Mugus, abeto anão, cipreste, abeto canadense.

Especialmente popular no design de paisagens recentemente utilizados vários tipos de zimbros:

  • Juniper comum - grande arbusto com agulhas farpadas azuladas. No desenho de paisagem usualmente usam formas colunares e anãs deste arbusto. Estes últimos são perfeitos para a decoração de slides alpinos, o primeiro - para a formação de sebes. As seguintes variedades são mais amplamente distribuídas: Green Carpet, Compressa, Repanda Sentinel.
  • Juniper Cossack - o mais despretensioso. Tem agulhas escamosas e cresce até um metro e meio. Seu principal uso é o design de gramados e rochas ornamentais. As formas mais populares são Glauca, Tamariscifolia, Variegata.
  • Rock Juniper tem uma coroa estreita com uma coroa afiada em forma de flecha e agulhas azuis suaves.A altura máxima da planta é de cerca de 2,5 m Este arbusto é mais adequado para criar becos e sebes. Os tipos mais populares de rock zimbro são Moonglow, Blue Arrow (Blue Arrow), Blue Carpet e Blue Chip.
  • Junípero Chinês - arbustos com uma altura de até 10 m cor amarelada ou esverdeada é mais frequentemente usado em jardins de pedra ou em composições de grupos de plantas. Variedades famosas - Olympia, Strickt, Blue Alps.
  • Juniper horizontal. Esta é uma planta rasteira curta. As agulhas podem ter verde (Andorra Kompkt), amarelo (Lima), verde-acinzentado (Alpina, Bar Harbor), verde-azulado (Azul Gelo, Viltoni), azul ("Príncipe de Gales") ou azul-prateado (Jade River, Pérola Cinza). Este tipo de zimbro é usado para decorar jardins pedregosos, bordas e encostas.
  • Junípero escamoso - arbusto de crescimento lento, tem quase ramos pendurados. A altura máxima do arbusto é de 3-4 metros. Variedades populares são Meyeri, Blue Carpet, Holger, Dream Joy, Hannetorp, Blue Svid e Blue Star. Usado no design de jardins de pedra.

Todos os tipos de zimbro são incrivelmente bonitos.No entanto, a presença desta planta não será apropriada em todos os jardins.

O arbusto irá se encaixar mais organicamente no design da paisagem em estilo escandinavo com sua naturalidade, espaço e geometria correta.

O zimbro parecerá especialmente bom contra urze, musgos e líquenes.

O estilo inglês também sugere a presença deste arbusto conífero sempre-verde, mas em espécies altas com agulhas verdes ou azuis. Ao desenhar um jardim no estilo inglês, o arbusto não age como o centro da composição (como no estilo escandinavo), mas como uma espécie de acorde final que dá à composição um aspecto final.

Os arbustos de folha caduca sempre-verdes são mais usados ​​em paisagismo em áreas localizadas em uma zona de clima quente, onde não há invernos congelados e com neve. Essas plantas incluem: camélia, rododendro, ilex, buxo, calistemon, bambu, aucuba, cordilina e outros.

Entre a variedade de arbustos ornamentais emitem plantas folhosas floridas e decorativas. Seus nomes falam por si. Belos arbustos floridos são floração brilhantee decorativo e decídua - com uma cor interessante de folhagem. Eles são projetados para criar pontos de cor da paisagem de diferentes tonalidades em diferentes períodos de tempo.

A rainha entre os arbustos floridos é uma rosa. Os humores cor-de-rosa da mola e as cachoeiras amarelas de flores da forsítia ajustaram o humor da mola. Então eles são substituídos por avalanches branco-neve e lilás-rosa de lilás, spirea, espinheiro e buldenezh viburno.

Verão abre com floração de rododendros, peônias de árvore, Chubushnik. Os arbustos Potentilla pontilhados de flores amarelas, vermelhas ou laranjas criam um clima especial no jardim.

O projeto do jardim de verão também usa uma cinza de montanha com suas inflorescências panículas brancas, tamarix com nuvens cor de rosa de pequenas guirlandas de flores pequenas, vários tipos e variedades de hortênsias, colqution e ação com suas inflorescências exuberantes.

No outono, o silverweed e hortênsias, rosas e snowberry, budley e euonymus, redrook e bexiga continuam a encantar o olho.

Paisagistas gostam de usar arbustos folhosos decorativos ao decorar sites.

Especialmente merecem seu amor:

  • relva branca com sua folhagem branco-verde brilhante, rosa-verde ou verde-amarelo;
  • flores amarelas, carmesim e roxas;
  • bérberis com folhagem verde-clara, dourada ou vermelho-violeta;
  • fieldfare;
  • aralia;
  • mahonia

Para um paisagismo vertical, muitas vezes usam diferentes tipos de videiras. Entre eles são especialmente populares: uvas selvagens, uvas da menina, subindo rosa, glicínias, madressilva encaracolado, clematis, actinidia.

Espécie de árvore

No design do quintal, você pode usar uma variedade de espécies de árvores. O principal é que as árvores se aproximam do local de acordo com sua altura, de acordo com sua suscetibilidade à luz e aos nutrientes, de acordo com sua cor e condições de crescimento.

As árvores de folha caduca são os principais pontos de relevo do local, devido ao pronunciado eixo esquelético e à coroa que se espalha. Eles devem ser selecionados por:

  • Forma de coroa.
  • Folhagem. Preste atenção à forma das folhas, seu tamanho, mudar sua cor durante a temporada.
  • Pela natureza da floração. Algumas árvores distinguem-se pela presença de grandes flores (por exemplo, magnólia), outras têm flores quase imperceptíveis (bordo, rowan, salgueiro), e algumas florescem tão despercebidas que é difícil dizer se são árvores floridas ou não florescentes (bétula).
  • No momento de flores desabrochando. Então, avelã, salgueiro e cornel florescem primeiro no jardim.
  • Para frutas decorativas. Especialmente lindamente olhar na paisagem de cinza de montanha e viburno, que atraem a atenção devido a bagas vermelhas brilhantes.

Na formação da composição do jardim também são ativamente utilizadas árvores frutíferas. Seus nomes são conhecidos por todos: pêra, cereja, maçã, damasco, ameixa, cereja. O benefício de seu pouso é óbvio - na primavera eles transformam o quintal em uma nuvem perfumada e florescente, e no verão e no outono encantam os proprietários com frutas saborosas.

E que tipo de paisagismo fará sem coníferas? Eles são uma excelente adição às árvores frutíferas e decíduas e tornam o jardim mais exótico e elegante.

Escolhendo árvores coníferas, você deve prestar atenção para:

  • Agulhas de cor. A paleta de cores dessas plantas inclui diferentes tons de verde, azul e amarelo;
  • A forma da árvore. Pode ser esférico ou cônico. Formas geometricamente rigorosas dessas plantas conferem à paisagem uma magreza especial;
  • Cor e textura da casca. Este parâmetro também pode contribuir para a percepção geral do espaço natural em torno da casa de campo;
  • Aroma Os hvoyniki separados produzem óleos essenciais com um cheiro agradável e perceptível.Assim, no calor do verão, você pode inalar o aroma agradável que vem do pinheiro e, na primavera, você pode apreciar o cheiro do larício;
  • A presença de cones. Cones também trazem o destaque para paisagismo. Assim, em abetos jovens, os cones têm uma cor avermelhada ou púrpura interessante, enquanto que em abeto eles olham para cima, como velas em uma árvore de Natal.

Design incomum pode ser criado no site com a ajuda de árvores que são enxertadas em um tronco. Estas são pequenas árvores (geralmente até 2 m) que são cultivadas com um enxerto. Uma coroa enrolada, chorosa ou esférica é enxertada em um tronco uniforme. O resultado é um salgueiro em miniatura, olmo e pêra. Para enxertia usualmente usavam plantas pertencentes ao mesmo gênero.

Flores

Flores - um dos atributos mais importantes da decoração da paisagem do quintal. Sem eles, o enredo parecerá vazio e sem vida. A presença de flores que se substituem ao longo da temporada, cria um clima festivo, adiciona cor ao site.

As flores são um tipo de ligação entre árvores e arbustos. Este pacote é realizado organizando bordas, canteiros de flores, parterre, slides alpinos ou colocação única.

Para o design do site usar uma variedade de cores: perene e anual, alto, atrofiado e groundcover, tolerante à sombra e amante da luz, ampelous, crescimento selvagem, flores com folhagem decorativa e outros.

Opções de layout de árvore

No paisagismo existem várias opções para colocar árvores no site.

Conversão

Com essa opção, as árvores são usadas como uma espécie de cerca que deve desempenhar várias funções: proteger o local do vento, do ruído, da neve, da curiosidade de vizinhos e transeuntes, marcar os limites do território, disfarçar objetos não estéticos.

Para formar um hedge, as árvores são plantadas em uma única linha a uma distância mínima entre si. Árvores de folha caduca com densas coroas piramidais ou árvores cujos galhos começam a crescer no fundo do tronco (tílias, bordos, canadenses e Berlim) são perfeitos para realizar a função de sebe.

Sebes baixas podem ser feitas de cerejas feltradas ou comuns. Se o tamanho do gráfico permitir, você pode criar uma cerca de vários níveis,em um deles haverá árvores altas (freixo, olmo, cestos, pera Ussuri, maçã ornamental) e nos outros arbustos.

Becos

O beco é um tipo de estrada, em ambos os lados do qual árvores ou arbustos são plantados com uma certa freqüência. Árvores podem ser plantadas razoavelmente perto do topo de suas coroas entrelaçadas umas com as outras, formando assim um arco homogêneo.

A colocação de árvores na forma de becos é justificada apenas em grandes espaços. Em uma pequena parcela de jardim, a aterrissagem da avenida criará uma sensação de aleatoriedade, já que a avenida não será visível devido à escassez da área ao redor.

Para criar becos, plantas que são resistentes a fatores naturais adversos, como bétula, carvalho, tília, olmo, bordo, sicômoro, chifre, faia, cipreste, abeto, larício, abeto, são usados.

Grupo

Esse arranjo de árvores é usado quando uma composição de várias árvores e arbustos é criada em um jardim. As plantas são plantadas de acordo com certas regras de uma combinação de cores, tamanhos e formas.

No plantio em grupo, o princípio de multi-camadas deve ser observado.Se um grupo de plantas está localizado perto de uma cerca ou parede, então as árvores mais altas são plantadas no fundo e na frente - subdimensionadas.

Ao colocar um grupo em um espaço aberto, os elementos mais altos devem estar localizados no centro, e os elementos menos altos devem estar nas bordas.

A maneira mais fácil de plantar árvores. Mas, ao mesmo tempo, é necessário selecionar cuidadosamente a árvore, porque ela deve ser igualmente atraente em qualquer época do ano. Portanto, plantas ornamentais com uma coroa incomum, interessante cor da folhagem, belas flores ou frutas coloridas são mais adequadas para essas plantações.

Se o local for pequeno, apenas uma árvore será plantada, o que será o centro de toda a composição da paisagem. Como as tênias, geralmente utilizadas são abetos ou pinheiros, carvalhos, castanheiros, macieiras ornamentais, skumpiyu, álamo preto e outros.

Crie uma composição

Grupos de árvores, arbustos e flores devem ser criados levando em conta as regras de uma combinação de formas, cores e tamanhos de plantas. Eles podem ser colocados em vários lugares do site: ao longo da cerca, perto de edifícios, áreas de recreação, ao longo de trilhas, em espaços abertos.

Cada composição deve consistir de plantas com diferentes alturas, formas e cores. Mas às vezes ao projetar uma paisagem, as plantas são agrupadas de acordo com uma única característica: por exemplo, uma composição de arbustos com uma coroa redonda ou um grupo de árvores da mesma espécie, mas de diferentes idades ou uma composição de vários arbustos, árvores e flores da mesma cor (prata ou vermelho) .

Ao criar composições, as árvores devem se relacionar harmoniosamente com a localização de outras plantas, seu tamanho e cor. Durante a preparação de um grupo de fábricas é necessário olhá-lo do lado de pontos diferentes do jardim.

Não se esqueça da colocação das plantas no palangre - do mais alto ao mais baixo. No lado sul, as plantas que exigem luz geralmente estão localizadas.

Fazendo um grupo de plantas, é necessário considerar o momento de floração de cada um dos seus elementos. Isso permite que você mantenha a composição decorativa durante toda a temporada. E para manter a atratividade e no inverno, o grupo deve conter árvores ou arbustos perenes.

E não negligencie a introdução à composição de anuários, cereais, plantas herbáceas, elementos decorativos.Isso torna os grupos mais originais e dinâmicos.

Lindas soluções para o quintal

O pátio com um jardim rochoso está decorado em estilo indiano. Arbustos folhosos decorativos e vários tipos de hvoyniki enfatizam o estilo individual dos donos da casa.

O projeto paisagístico deste pátio é baseado principalmente na jardinagem vertical. Para este propósito, são utilizadas pérgulas com clematis floridas e uma sebe com formas geometricamente regulares.

Decorado com arbustos floridos, o pátio de uma casa privada abala a elegância das cores e a magnificência das formas naturais.

Thuy, anfitrião, stonecrop, zimbro, pinho e uvas selvagens - tudo neste quintal em seu lugar. E todos juntos formam uma excelente composição que contribui para a pacificação e manutenção do equilíbrio emocional.

Como decorar o jardim com árvores ornamentais, veja o próximo vídeo.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto