Como colocar o laminado?

Todos os anos, um número crescente de pessoas escolhe o piso laminado. E isso é compreensível: tem claras vantagens sobre o piso de concreto dos apartamentos comuns. Sim, e em pisos de madeira, ele ganha em alguns casos. Portanto, muitas pessoas são confrontadas com a questão não "deitar ou não deitar?", Mas "como colocar o piso laminado corretamente?".

Características especiais

Antes de começar a estudar o processo de colocação deve entender o que constitui este material de construção.

A estrutura da placa de laminação consiste em quatro camadas:

  • Papel melamínico, que atua como uma camada de equilíbrio (estabilização) e protege a lamela (placa) da umidade.
  • Placa de fibra de alta densidade - placa de suporte, responsável pela carga principal.
  • O papelão impresso é uma camada decorativa de várias cores e padrões.
  • Resina acrílica e melamina (ou outras resinas), cujo composto fornece um revestimento protetor compósito de alta resistência.

Assim, cada camada tem sua própria carga funcional. Além disso, cada lamela é equipada com uma trava que permite conectar as placas umas às outras.

Alguns erroneamente chamam este material de construção de parquet. O erro é que o parquet é feito de madeira natural.

Piso laminado é o resultado do trabalho da indústria de processamento de madeira e químicos. No entanto, ele tem muitas vantagens para as quais deve ser dada atenção.

As vantagens do laminado:

  • Para muitos, a questão principal é o preço. Tal material é muito mais barato do que as telhas cerâmicas do assoalho e do assoalho.
  • A possibilidade de colocar o laminado com as próprias mãos sem o envolvimento de um especialista e economizar dinheiro.
  • Uma grande variedade de cores e uma possibilidade de escolha em qualquer interior. Para o viveiro, os fabricantes oferecem padrões especiais de revestimento.
  • Dependendo da categoria, tipo e tipo, você pode escolher lamelas de diferentes níveis de resistência ao desgaste: para um apartamento com um pequeno número de pessoas ou um café comalta visibilidade dos visitantes.
  • Para a cozinha, produzir lamelas com alta resistência à umidade.
  • Laminado tem uma variedade estilística: brilho ou revestimento fosco, imitação de madeira, pedra, areia ou metal.

Mas não há coisas perfeitas no mundo.

O laminado também tem suas desvantagens:

  • Mesmo quando colocado por um especialista, o laminado não cai perfeitamente ideal: com o tempo, as costuras serão visíveis, o que pode resultar em umidade ou sujeira.
  • Para laminado precisa de cuidados especiais para que ele não apareça divórcio. Lavar e espremer cuidadosamente o pano do chão ajudará a evitar isso.
  • O material é suscetível a danos físicos: a queda de objetos pesados ​​ou pontiagudos deixará marcas.
  • Se as lamelas da resistência à umidade convencional forem colocadas em uma sala com alta umidade, a vida útil diminuirá significativamente.

Assim, o laminado será uma aquisição lucrativa no caso de instalação e operação adequadas.

Espécie

Apesar do fato de que foi dito acima que o laminado consiste de quatro camadas, isso não se aplica a todo tipo de material. Além de placas de MDF, há um laminado de vinil. Este cloreto de polivinilo não tem mais de 5 mm de altura. Das chapas de fibra - as ripas distinguem-se pela flexibilidade.

Esta opção é conveniente onde o novo piso é colocado no antigo: a altura da sala não muda.

As telhas de vinil distinguem-se pelo método de instalação:

  • Castle Apesar da pequena espessura do ladrilho, ele pode ter trancas semelhantes ao laminado convencional.
  • Com a ajuda de fita adesiva inteligente. Em vez de bloqueio mecânico da fechadura, as lamelas são coladas ao longo do perímetro.
  • Colando com cola especial para PVC. Azulejo na base, pré-tratado com mastique adesivo. Esta é uma maneira impopular para os artesãos domésticos.
  • Com a ajuda de base de cola, no princípio da fita dupla face. É conveniente colar ao linóleo velho ou à telha cerâmica. Não está sujeito a desmontar em caso de erro ou necessidade de substituição.

Laminado de vinil é, sem dúvida, uma maneira mais fácil de instalar um novo piso. Além disso, é perfeito para salas molhadas.

Mas ele tem uma séria desvantagem: espessura insignificante. Isso reduzirá significativamente o período de abrasão e o calor reterá mal. Portanto, a discussão a seguir enfoca o laminado de papelão.

Este tipo de lamelas é classificado pelos seguintes critérios:

  • classe de resistência ao desgaste
  • grau de espessura
  • forma e tamanho
  • tipo de fechaduras,
  • design da capa.

Os fabricantes criaram uma classificação clara da resistência ao desgaste do laminado, facilitando a determinação de qual material é melhor comprar para uma determinada sala.

  • 21, 22, 23 aula - Laminado para uso doméstico com baixa resistência ao desgaste. Adequado para qualquer divisão da casa, mas durará apenas 2 a 6 anos. Devido à curta vida útil não é popular.
  • 31 aulas - semi-comercial. Em um escritório pouco povoado, durará até 3 anos e em uma casa de até 10 anos. E isso já força a prestar atenção a isso.
  • 32 - material comercial para boutiques, recepções, pequenos escritórios com uma vida útil de até 5 anos. E em casa pode servir até 12 anos.
  • 33 - piso para restaurantes e grandes lojas. Com uma grande carga em locais públicos servirá até 6 - 7 anos. Mas em casa - até 20 anos.
  • 34 a classe não tem reconhecimento oficial, mas alguns fabricantes marcam painéis laminados ultra-fortes para aeroportos, academias, pistas de dança, etc. Para uso doméstico, os fabricantes dão uma garantia vitalícia.

A resistência ao desgaste é determinada pelo grau de abrasão, que é denotado como AC.A verificação é realizada "taber - massa", quando o laminado é polido de uma maneira especial. A extensão em que os riscos aparecem na camada protetora e quando ela é destruída em 95% determina o grau de abrasão.

O AC3 mais baixo é atribuído a 31 classes de painel.

Mas os fabricantes de diferentes países nem sempre aderem a uma única classificação, por isso é mais seguro analisar a rotulagem geral do produto. Isso permitirá determinar o nível de resistência à umidade, produtos químicos domésticos, ultravioleta e outros indicadores.

O próximo tipo de classificação do laminado de aglomerado é a espessura do painel. Este indicador tem uma graduação de 6 a 12 mm.

Resistência ao desgaste, som e isolamento térmico dependem da espessura. Além disso, quanto mais espessas as ripas, mais fácil é montá-las.

Fabricantes oferecem painéis quadrados e retangulares de tamanho não padronizado. Cada produção tem seus próprios parâmetros. É melhor escolher ripas retangulares longas: elas são mais fáceis de montar, têm menos juntas.

Um critério muito importante é o tipo de bloqueios. Existem apenas dois: bloquear e clicar.

O primeiro inventou o Lock. Cada lamela é fornecida com uma protuberância (ponta) em um lado e uma ranhura (entalhe) no outro.A tarefa do empilhador: insira o espigão na ranhura e com a ajuda de uma doboína ou alameda para vedar as lamelas. Este é um tipo de tecido mais barato, mas também um tipo de montagem mais trabalhoso.

O clique é um espigão em forma de gancho, que é inserido na ranhura em um ângulo de 45 graus, após o qual a lamela é pressionada contra o piso. Um clique indica que o gancho está preso no slot. Tal laminado pode, se necessário, ser desmontado.

Assim, as diferenças entre esses dois tipos de bloqueios são as seguintes:

Critério Bloqueio Clique
Remontagem Não é possível É possível
Qualidade de montagem laminado Pior Melhor
Aplicação Doboin ou Mallet Claro que Não obrigatório

O design do laminado é determinado pela sua textura e padrão.

Fatura distinguir:

  • superfície lustrosa
  • fosco
  • textural.

Ao desenhar, os fabricantes oferecem os seguintes produtos:

  • Tabuleiro natural - o tipo mais popular de painéis. Foi o desejo de ver a tábua do piso no chão, a invenção do laminado. Então agora você pode comprar lamelas sob carvalho, nogueira, amieiro, faia, cereja, bétula, maple, pau-rosa. E é usado não só para pisos, mas também nas paredes e no teto.
  • Telha cerâmica. Em países quentes, os pisos de grés porcelânico são comuns, pois criam uma sensação de frescor.Nas nossas latitudes com tais pisos será frio, mas a ideia de um azulejo multicolorido foi adotada. Como resultado, belos padrões apareceram no chão.
  • Brilho metálico - Esta é uma característica distintiva da Hi-Tec. Mas outros estilos irão apreciar a sombra metálica cinzenta e calma.
  • Imitação de pele réptil - Este é um revestimento de solução extraordinário. Empresas estrangeiras oferecem painéis de pele de crocodilo premium. Mas você pode comprar lamelas mais baratas de produtores domésticos.
  • Laminado de Arte Design - este é um padrão e cores completamente incomuns. Mapas e desenhos, desenhos e fotografias, pinturas rupestres e abstração. Estas são sempre coisas exclusivas e, portanto, não são baratas.
  • Para as crianças produzem suas coleções. Meninos e meninas, meninas e meninos: seus personagens de desenhos animados, jogos, músicos. Sua atmosfera.

Qualquer tipo de painel está disponível com ou sem faceta. Este é um bisel arredondado e reto ao longo da borda de cada lamela. Se não houver chanfro, a sensação de uma teia monolítica é criada. Especialmente bonito parece com uma textura brilhante. Mas a superfície mate com uma faceta lembra o parquet, isto é, mais perto do chão natural.

Kit de ferramentas necessário

Antes de começar, certifique-se de preparar as ferramentas. Será uma pena se, no processo de assentamento, não houver algumas pequenas coisas à mão e o trabalho aumentar.

Como o conjunto de ferramentas para diferentes tipos de bloqueios é um pouco diferente, damos a lista máxima.

  • Roleta. Para construção use principalmente fita de metal.
  • Lápis Lápis de construção especiais permitem que você desenhe uma linha grossa. Mas você pode usar o soft usual. Por motivos de segurança (se a linha do lápis não estiver claramente visível), você pode preparar um marcador da cor mais apropriada para que a linha fique visível e não seja necessário lavar as marcas.
  • Triângulo ou quadrado. Não use metal, para não arranhar as ripas.
  • Faca de construção ou quebra-cabeças, melhor - quebra-cabeças, melhor ainda - uma serra circular em uma cama enorme. A última ferramenta ajudará especialmente ao trabalhar com grandes volumes, bem como para salas de configuração complexa.
  • É conveniente fazer pequenas serras com uma serra.
  • Um martelo de borracha ou alameda será útil na montagem dos painéis.
  • Barra de compactação (em outras palavras, esse dispositivo é chamado de doboynik)necessário para trabalhar com bloqueio de bloqueio.
  • Você pode criar furos para tubos com uma furadeira com bicos de “penas”.
  • Serrote
  • O nível para o primeiro estágio do trabalho é a avaliação da superfície do piso.
  • Fita adesiva dupla face ou regular para colar o suporte ao chão.
  • Suporte para apertar os painéis nas travas. Em alguns casos, é mais conveniente fazer isso com uma pequena montagem (por exemplo, montagem perto de paredes).
  • Cunhas espaçadoras que regulam o espaço "painel de parede" (esse espaço é necessário para compensar a expansão térmica dos painéis).
  • Limpar selante se empilhado com ele.
  • Adesivo laminado especial (se você pretende usá-lo).
  • Tesoura para cortar o substrato.

Como se deitar?

Antes de comprar um laminado, calcule cuidadosamente a quantidade de material necessário. Para fazer isso, é melhor desenhar um padrão de colocação na escala da maneira em que você vai colocar lamelas. Isso ajudará a ver visualmente o fluxo, as dificuldades do layout na porta e em torno dos radiadores.

O que procurar ao colocar o piso laminado você mesmo será solicitado pelas seguintes regras:

  • Se a direção das costuras longitudinais é paralela à direção dos raios da janela, então as costuras serão quase invisíveis. Este fato afeta o empilhamento transversal ou longitudinal dos painéis.
  • Coloque o início do laminado a partir do canto esquerdo em linhas ao longo da parede. Os painéis da primeira fila devem ser colocados com uma ponta contra a parede, após o que deve ser cortado para obter uma extremidade plana.
  • O esquema deve ser projetado de tal maneira que a fileira final de lamelas tenha uma largura de pelo menos 10 cm, se a largura permanecer menor, então você terá que aparar a primeira fileira e fazer isso já. O mesmo se aplica a todos os cantos internos.
  • Para que a espessura do laminado não interfira na abertura da porta, ele é removido e cortado da parte inferior da folha da porta.
  • Buracos para tubos cortam um quebra-cabeças. Após a montagem, são colocados revestimentos especiais nos tubos para decorar o furo.

Etapas de montagem em laminado:

  • Preparação da base. Não há sentido em economizar no alinhamento. Lamels, colocados em pisos irregulares, logo começam a tocar, rangem e divergem. Dependendo do tipo de piso existente na sala antes do piso laminado, ele pode ser nivelado com lixa (piso de madeira), betonilha (piso de concreto), piso de compensado, aglomerado ou GFBL.O nivelamento adequado da base deve ser cuidadosamente examinado.
  • Adaptação do laminado. Os painéis devem permanecer por dois dias na embalagem aberta com uma pilha no centro da sala onde serão montados. Isso garantirá que o laminado não mude de tamanho devido à umidade muito alta ou baixa do ambiente.
  • Colocando o substrato. Dependendo do substrato usado, primeiro coloque uma camada de barreira de vapor. O substrato é colocado para garantir que o piso esteja aquecido (especialmente na varanda), além disso, ele tem uma função de isolamento de ruído, além de ajudar a nivelar o piso.
  • Painéis de empilhamento (vamos falar sobre isso um pouco abaixo).
  • Instalação do rodapé. Passo obrigatório para esconder todas as lacunas entre os painéis e a parede.

Maneiras

A fim de calcular corretamente a quantidade de material necessário, você precisa decidir como colocar o laminado: ao longo ou ao longo, na diagonal ou em alvenaria, em cruz ou deck. Existem outras formas apresentadas na figura.

Empilhamento ou empilhamento offset é a maneira mais econômica de encaixar painéis.

A coisa mais difícil de coletar pisos com insertos: há uma ordem complicada de instalação e um grande número de elementos.Apesar do fato de que existem muitos programas de televisão e vídeos na Internet que permitem a você montar um piso laminado, você não deve escolher imediatamente um método de montagem complicado.

Passo a passo

A tecnologia de montagem do piso laminado será parcialmente diferente, dependendo do método de instalação e das travas nos painéis.

Mas a sequência geral será a seguinte:

  • Limpe cuidadosamente os detritos da sala.
  • Use o nível para verificar a planura do piso. Nivele o chão de qualquer forma. Erro de irregularidade - 2 mm por 2 metros quadrados.
  • Para colocar uma película plástica regular no chão de concreto com uma sobreposição de 20 cm, esta é uma impermeabilização. Recomenda-se fazer uma pequena parede. Para outros tipos de sexo não precisa.
  • Coloque o substrato na junta. Pode ser cortiça, EPS ou espuma de polietileno. Para fixação confiável, o substrato é colado ao chão com fita adesiva dupla face ou colado ao longo da costura com fita adesiva comum.
  • Um pico (crista) é cortado nos painéis da primeira linha. A linha é colocada em si. Não é necessário aplicá-lo muito perto da parede.
  • Para a primeira linha é montado o segundo. E só então as duas linhas são aplicadas na parede.Ao mesmo tempo, entre a primeira fileira e a parede, é necessário inserir cunhas de madeira ou de plástico.
  • Ao montar painéis com fechadura, eles são constantemente revestidos com um martelo de borracha ou com a ajuda de um doboynik.
  • Ao montar os painéis do sistema Click, isso não é necessário: o painel é inserido na ranhura em um ângulo de 45 graus e abaixado para um clique.
  • Da mesma forma, as linhas restantes são coletadas.
  • Enquadre o quadro da moldura da porta a partir de baixo para que o espaço entre no espaço.
  • Os furos para tubos devem ser cortados com um quebra-cabeças 2 cm maior que o diâmetro do tubo. Isso permitirá que a placa resista a quedas de temperatura.
  • A última fileira com a trava de bloqueio deve ser apertada com um gancho para que ele se encaixe com segurança na ranhura.
  • O acabamento do limiar é realizado usando um perfil especial de alumínio ou plástico de uma cor adequada.
  • Coloque tubos especiais nos canos.
  • Monte os rodapés, que estão ligados apenas à parede. Não é permitido pregar o plinto ao laminado.

Existem algumas características dos painéis de montagem em um piso aquecido a água. As nuances começam com a compra. Você precisa procurar por uma embalagem chamada "Warm Wasser". Para esses propósitos, não monte uma placa enorme, senão o calor não passará por ela.

O substrato deve ser fino - neste caso, o piso será bem aquecido pelo aquecimento da água.

Outra nuance - acabamento de escadas. Para fazer isso, use o painel 32 - 34 class. Isso aumentará a vida da placa laminada. Mas durante a instalação, não é o sistema de travamento que funciona mais, mas a cola na qual os perfis e as placas são plantadas.

Como colar?

Para laminado usado misturas adesivas especiais de vários tipos:

  • água - dispersão,
  • baseado em resina sintética
  • poliuretano de dois componentes,
  • componente único baseado em polímeros.

Que tipo de cola é adequado para o laminado selecionado pode ser encontrado somente após um estudo completo das instruções para cola e material.

Os painéis adesivos não possuem trava, podem ser colados uns aos outros com a ajuda de cola. Além disso, a cola pode ser usada para o sistema de travamento para que os painéis não se dispersem. Mas será impossível desmontar tal piso.

Para poder re-analisar, proteger as costuras da umidade e da sujeira, existe um selante - pasta. A vantagem disso é que não é cola.

Mas ao preencher a ranhura da fechadura com selante, ela retém o pente e preenche todo o espaço livre: o acesso de água e sujeira é evitado.

Como eu posso sair?

A necessidade de desmontar ocorre por vários motivos:

  • a necessidade de substituir um painel devido a seus danos,
  • a necessidade de substituição total devido a uma emergência,
  • desejo de levar com eles o chão quando se mudar para outro local de residência.

A pergunta "por onde começar a desmontar? »É decidido inequivocamente: começar com a remoção de rodapés e tubulações, se eles caem sob o desmantelamento. Em seguida, levante o painel que colocou o último e cuidadosamente desconecte o sistema de travamento. Bloqueio de bloqueio será muito mais difícil de desconectar. Clique - o bloqueio manterá cada placa em perfeitas condições.

Todos os painéis devem ser numerados, caso contrário, será extremamente difícil de montar, porque eles já estão cortados. Lamelas inteiras não podem ser numeradas.

Para substituir uma placa, é preciso armazená-la ou pegá-la na loja. Se exatamente a mesma placa não foi encontrada, escolhemos a mais adequada e montamos no lugar mais discreto da sala.

E o painel daquele local deve ser instalado em vez da falha da lamela. Com essa opção, problemas de instalação podem ocorrer.

O que fazer se as fechaduras divergirem?

As razões para a discrepância de bloqueios são:

  • umidade muito baixa na sala (ar seco),
  • revestimento desigual sob o laminado,
  • violação da tecnologia de postura (não deixou lacunas perto da parede),
  • sujeira nas aberturas.

Cada um dos motivos é resolvido à sua maneira:

  • para aumentar a umidade usando um umidificador; com humedecimento de piso aquecido é obrigatório;
  • se o piso for irregular, será necessário desmontar o laminado, fazer uma boa betonilha e colocar o laminado novamente (por isso é tão importante nivelar cuidadosamente o piso);
  • em caso de violação da tecnologia, você precisa remover o plinto, viu os painéis que estão muito próximos das paredes; onde há muita folga entre a placa e a parede, as cunhas devem ser inseridas;
  • É possível se livrar do rangido devido à sujeira apenas desmontando e limpando sulcos e pontas.

Detalhes adicionais

Com alguma proteção extra, você pode "prolongar a vida" do laminado. Este é um selante de pasta, que irá esconder todas as lacunas e lacunas. E também sobre o mastique, que irá proteger a superfície e dar-lhe uma aparência bonita. Encontra-se sob a forma de um líquido ou spray. Você pode usar imediatamente após a instalação e depois, conforme necessário.

Encerar fortalecerá o laminado. Ele se tornará menos suscetível à umidade e à exposição ambiental.

Disponível em forma líquida e pastosa. A massa laminada é um meio de lidar com arranhões e pequenas fissuras. Além disso, pode ser usado para restaurar a aparência dos painéis.

O isolamento acústico sob o laminado é um bom substrato. Estes incluem: espuma de polietileno, cortiça, espuma de poliestireno, substratos combinados, placa isolante, cartão com feltro.

Cada sala precisa de seu próprio isolamento, então você precisa escolher o material adequado à situação específica.

Exemplos e opções de sucesso

Versão muito interessante do padrão "sob a árvore". Apesar dos muitos tons, o chão não parece colorido.

Piso laminado para parquet artístico é extraordinariamente bonito. Este produto precisa de espaço.

Laminado com uma imagem requer um cuidado especial e profissionalismo na instalação. É melhor confiar tal montagem a profissionais.

Veja instruções passo a passo para colocar o laminado neste vídeo.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto