Escolhendo um piso quente sob o laminado
Andar sobre um piso liso é uma das sensações mais agradáveis. Cobrindo uma temperatura confortável fará estas sensações até mais agradáveis: no verão será fresco, e no inverno - quente. Entre os materiais populares para acabamento do piso, leva um laminado bonito, suave e agradável ao toque.
Mas, por si só, este material é bastante frio, e no inverno requer medidas adicionais para o aquecimento, especialmente se houver crianças na casa.
Para resolver este problema de uma vez por todas, você deve escolher um piso quente sob o laminado.
Prós e contras
Chão aquecido ou chão "aquecido" foi difundido não mais que dez anos atrás. Até aquele momento, ele pertencia ao exótico, e poucos podiam se dar ao luxo de melhorar esse tipo na casa. Hoje é um fenômeno comum e, de fato, a única maneira de obter uma temperatura confortável em apartamentos e casas de campo frios.
A popularidade do piso quente oferece inúmeras vantagens:
- Esta é uma alternativa prática para todos os tipos de aquecedores e ventiladores de calor, que emitem calor fora da sala e aquecem ao invés do chão, mas todo o ar, o que leva ao entupimento e ressecamento.
- A maioria dos sistemas modernos de aquecimento de piso distribui-o uniformemente por toda a área da superfície. Ao mesmo tempo, se o calor dos radiadores para aquecimento ambiente não for suficiente, o sistema de aquecimento substitui com sucesso quaisquer aparelhos elétricos.
- No piso quente e duro, você pode andar sem meias e chinelos, o que não é apenas agradável, mas também muito útil por várias razões.
- Em crianças e adolescentes, os ossos, músculos e ligamentos dos pés são formados corretamente. Estes incluem a prevenção de doenças, flat-footedness, pé torto e outros defeitos, e a garantia da formação de uma forma de pé bonita, regular;
- A pele nas pernas, livre de suor excessivo em chinelos e meias, permanece em um estado saudável. É menos suscetível a doenças fúngicas e à formação de calos;
- Andar descalço estimula a circulação sanguínea, que afeta o tônus de todo o corpo;
- Sensações táteis ao andar no chão de diferentes temperaturas desenvolvem o sistema nervoso;
- O prazer emocional de andar descalço caminha pela casa;
- Além da distribuição uniforme do calor, os modernos sistemas de aquecimento do piso permitem ajustar o nível deste calor para um grau;
- Muitos sistemas inteligentes são automatizados. Se você ajustar o sensor na temperatura desejada, ele ligará automaticamente, aquecerá o piso e desligará novamente;
- Simplicidade e facilidade de operação;
- Em um andar quente, a criança pode sentar-se, deitar-se, jogar o quanto quiser sem prejudicar a saúde;
- Uma pessoa se sente confortável quando a temperatura do ar no nível da cabeça é menor do que no nível do pé. Desta forma, de baixo para cima com a perda gradual de calor, aquecer a sala é aquecida por pisos quentes;
- Se houver alergias na casa, o piso aquecido eliminará o eterno dilema - carpete sintético,não causa reações alérgicas e não tem outras vantagens, ou prejudiciais, mas a qualidade natural;
- Salva moradores de apartamentos no piso térreo e em uma casa de campo, onde o piso é a principal fonte de frio;
- A garantia do sistema de aquecimento de um bom fabricante é de pelo menos 10 anos.
Momentos negativos na escolha do piso quente também são suficientes:
- Requisitos de alta qualidade para o revestimento. É necessário excluir todos os materiais cuja espessura impedirá o condutor de calor. Você também terá que abandonar o laminado não especial, que quebra os efeitos de altas temperaturas, e um parquet temperamental a esse respeito.
- Piso aquecido - caro. Tanto o sistema quanto sua instalação e outras operações exigem as grandes despesas financeiras. E quanto mais perfeito o sistema, mais caro ele é.
- O sistema é montado em várias “camadas”, cada uma tirando um centímetro positivo ou negativo da altura da sala. No total, diminuirá de 4 a 8 cm, o que não é crítico para salas com tetos altos, mas afetará visivelmente a aparência dos apartamentos “squat”. Uma exceção é o piso infravermelho - apenas 1 cm.
- Não importa o que alguém diga sobre a possibilidade de substituir radiadores e baterias por um sistema de aquecimento de piso, hoje é impossível. Tal sistema não é forte o suficiente e não é capaz de aquecer a sala mais do que 15-20 graus. E isso com bom piso.
- Ao usar um sistema elétrico, há risco de incêndio;
- Piso de água com a escolha errada de materiais para tubos pode contribuir para a formação de condensado sob o revestimento. Esta humidade estragará o laminado a partir do interior antes de expirar o prazo de validade no sistema de aquecimento.
- Desmontar o piso e reparar falhas no sistema de aquecimento é um processo trabalhoso, empoeirado e dispendioso.
Espécie
Piso aquecido é de dois tipos: água e elétrica. O piso aquecido a água, além dos benefícios comuns para todos os sistemas, tem algumas vantagens individuais. Primeiro de tudo, é durabilidade. Um sistema bem montado durará até meio século, enquanto um sistema elétrico não suportará mais de 20. A segunda vantagem é a relação custo-eficácia. Os materiais serão mais baratos, a operação será mais barata e, em regiões onde as geadas severas não se enfurecem, esse sistema só pode substituir o aquecimento centralizado.
Mas as desvantagens de um piso quente, baseado em um sistema de tubulação, são muito mais:
- É proibido o uso de aquecimento de água aquecida em um prédio de apartamentos. Requer um circuito ou bomba de aquecimento separado e um tanque com um aquecedor, cuja instalação é necessariamente acordada em instituições estatais;
- A altura do teto na sala deve estar acima da média, uma vez que o piso aumentará em uma dúzia de centímetros após a instalação do sistema de aquecimento;
- Não é adequado para instalação em salas com menos de 20 metros quadrados. Em tal área, você precisa fazer muitos "vincos" e "voltas" de tubos para que o piso aqueça uniformemente, mas isso é problemático. Sistemas de passo pequeno são mais fáceis de fazer com cabos elétricos flexíveis;
- O sistema de água é mais difícil de regular. A água aquece e não arrefece instantaneamente, portanto, a mudança rápida da temperatura não irá funcionar;
- Danos ao tubo podem causar vazamentos.
O piso elétrico é considerado mais moderno e versátil. Existem várias variedades deste sistema de aquecimento:
- Cabo ou fita. Por seu arranjo, um cabo especial é usado,que se encaixa de alguma forma e é fixado em uma grade de metal com grampos de fita. Também usado amarrar altura restritiva de 4 cm.Este empate aumenta significativamente o consumo de energia, apesar do fato de que o piso do cabo, e assim requer um alto consumo de energia.
Além disso, esse sistema é mais difícil de regular e você precisa saber exatamente onde colocar os móveis, a fim de evitar o superaquecimento. Em suma, esses fatores tornam o aquecimento por piso elétrico a cabo o mais inadequado para o laminado.
- Infravermelho ou chamado "filme" chão. Ele fornece aquecimento elétrico econômico e é o mais econômico em termos de instalação. Além disso, minimiza os problemas do revestimento laminado sobre o sistema de aquecimento, tais como fissuras e fissuras do material e a liberação da substância formaldeído. A taxa de aquecimento da área do piso é máxima, adequada para uso em qualquer local.
Além disso, o sistema emite íons de carga negativa, que destroem odores desagradáveis. E a última coisa que fala em favor do piso infravermelho - uma pequena altura de construção.
- Em esteiras de calor. Este aquecimento elétrico é muito conveniente de usar, uma vez que o cabo fino já está colocado em esteiras de material termicamente condutivo.
Isso simultaneamente simplifica o trabalho de instalação e elimina a necessidade de calcular o passo ao colocar o cabo.
No entanto, o consumo de energia é quase tão bom quanto ao usar um cabo de fita. A diferença é a falta de mesa.
Qual laminado para escolher?
O laminado é um tipo de revestimento muito popular devido às suas qualidades estéticas. É capaz de imitar qualquer tipo de madeira, mármore e granito, desenho de pedra natural.
Ele pode ser colocado em direções diferentes, para formar um padrão de lamela, ou mesmo para adquirir um laminado, cujos detalhes são dobrados em uma imagem colorida de acordo com o esquema.
Por sua estrutura, os painéis laminados são complexos e em camadas. A base é o painel de fibras de alta densidade. Na produção de laminados utilizados placas de fibra de alta densidade, protegidos do inchaço e destruição quando a umidade é injetada. Sob o painel de fibra, há uma camada estabilizadora que fornece uma estrutura geométrica uniforme para toda a placa.Acima do painel de fibra está uma folha grossa de papelão (ou papel kraft), impregnada com resinas. Atrás dele é um papel decorativo com imitação da textura e cor de madeira ou pedra. A camada final é uma bainha de resinas de melamina que fornece resistência ao desgaste, resistência a tensões mecânicas, abrasão e desbotamento.
As vantagens do laminado são:
- O revestimento é resistente a pressão, atrito, cargas constantes. É difícil arranhar movendo móveis e objetos pesados;
- Ao contrário do parquet, não requer polimento;
- Adequado para limpeza úmida;
- Muitas espécies são resistentes a altas temperaturas;
- O produto de um fabricante de boa-fé não contém substâncias tóxicas e tóxicas;
- Fácil de instalar;
- Preço acessível;
- Longa vida útil.
As desvantagens do laminado são as seguintes:
- Só pode ser colocado em uma superfície seca e nivelada, evitando locais com alta umidade;
- Devido à constante influência de alta temperatura ou umidade, pode começar a desmoronar e rachar;
- Sem uma camada inferior à prova de som e os painéis de cortiça podem começar a ranger com o tempo;
- Laminado de alta qualidade, compatível com piso aquecido,a um custo não muito mais barato que o floorboard.
Esta é uma descrição do laminado usual, que não é adequado para marcação na colocação no piso quente. Em pisos aquecidos é melhor colocar o produto com recursos avançados. Difere do habitual nos seguintes parâmetros:
Marcação especial
Como regra geral, os fabricantes especificam 4 parâmetros importantes:
- Vida útil É importante prestar atenção a este ponto, uma vez que mudar o revestimento do piso do sistema de aquecimento de piso é longo e caro. A vida útil mínima do laminado de baixa classe para instalações residenciais é de 5 anos, o máximo para produtos comerciais é de até 50 anos.
Os fabricantes dão uma garantia vitalícia ao laminado comercial para uso residencial.
- Tipo de quarto. Piso aquecido é muitas vezes escolhido para salas em que é impossível colocar tapetes (cozinha, banheiros). No entanto, nem todos eles podem colocar o laminado, mesmo que seja projetado para aquecimento por baixo do piso, devido à alta umidade.
- Características qualitativas. Este parágrafo especifica parâmetros como resistência ao desgaste, resistência a impactos, química, manchas, abrasão com sapatos duros, calcanhares, garras de animais e outros tipos de cargas.Também reflete a presença de substratos embutidos, ergonomia, métodos de limpeza da superfície. Importante é a temperatura máxima que o revestimento pode suportar. A média de aquecimento de piso - 28-30 graus.
Mas é mais importante levar em conta a espessura dos painéis e das placas de suporte, uma vez que os painéis muito espessos podem reter o calor, e o piso não aquecerá bem, e o material fino demais pode rachar e rachar.
- Conformidade com regulamentos ambientais. Se a produção usou materiais tóxicos, substâncias e resinas, quando aquecidas, elas serão facilmente liberadas no ar e se acumularão nela. Ameaça com envenenamento e doenças respiratórias. Além disso, laminado de alta qualidade para piso radiante deve ter um emblema de "classe de emissão E1", o que significa que as placas contêm a quantidade mínima de formaldeído por 100 g de placa. Isso faz com que seja ambientalmente amigável para crianças e adultos.
É bom que o revestimento tenha um efeito antibacteriano e antiestático, uma vez que um ambiente quente e um piso elétrico contribuem para o rápido desenvolvimento de bactérias e o aparecimento de eletricidade estática. Um item separado indica a capacidade de colocar laminado em sistemas de aquecimentoandar. É importante notar que o piso laminado não é adequado para o sistema elétrico e vice-versa.
Recursos e tipos de superfícies
Basicamente, estamos falando das qualidades estéticas do produto. Entre os tipos de superfícies que você pode usar vinil, o quartzo também é adequado.
Propriedades de isolamento térmico
As características técnicas devem refletir um indicador importante - o coeficiente de resistência térmica. Os padrões europeus determinam a espessura do laminado para um piso quente de 0,15 metros quadrados. * K / W. Este indicador é influenciado pela espessura do painel e pela espessura do substrato, portanto os valores são somados e não devem exceder a norma no total.
Exceder a norma pode levar ao superaquecimento do substrato e do sistema de aquecimento do piso, o que causará danos no primeiro e no segundo. Nesta base, vale a pena escolher um laminado com menor densidade (para um piso de água - com maior densidade) e uma espessura de até 10 mm.
Classe laminado
O revestimento inferior aquecido é submetido a cargas pesadas. Para tais condições operacionais extremas, é necessário um laminado com alta resistência ao desgaste. O laminado para uso doméstico na classe 21-23 geralmente não é adequado.A melhor escolha para pisos elétricos é o laminado para instalações comerciais de 32 classes.
Método de conexão
Existem apenas dois deles - cola e fechadura. Ao colocar o laminado em um sistema de aquecimento, o uso de adesivo é proibido por várias razões. Primeiro, substâncias tóxicas podem ser liberadas. Em segundo lugar, quando aquecido, o composto adesivo pode “dispersar” e o revestimento é deformado. O mais adequado é o método de conexão livre de cola com o bloqueio de pressão (Lock) ou sistema de pré-moldado (Click). Bloqueio é um sistema mais simples que se conecta com picos e ranhuras. O sistema de cliques é mais complicado. Aqui a trava se encaixa nas extremidades das placas, e é muito difícil danificar o revestimento.
O tipo e espessura do substrato
A melhor opção é o poliestireno extrudido com pequenos furos (perfurados). Espessura da chapa - 2-3 mm. Tal substrato ao mesmo tempo elimina o desnível do piso e passa bem o calor.
Temperatura máxima de aquecimento permitida
É 80 graus Fahrenheit ou 30 graus Celsius.
Compatibilidade
Lay laminado em um piso quente no apartamento não é apenas conveniente e bonito, mas também na moda.No entanto, na busca de soluções modernas, é importante combinar corretamente o tipo de laminado e o tipo de sistema de aquecimento do piso.
Laminado piso de água
Para sistemas de aquecimento baseados em tubos e água quente são caracterizados pelo aumento da temperatura e umidade constante. A condensação pode se formar se o interlayer não for selecionado corretamente. Esses fatores de risco tornam o sistema de água o mais difícil de selecionar um revestimento de piso, uma vez que ele deve ser distinguido por sua qualidade de primeira classe e resistência a condições operacionais adversas.
O laminado combinado com este tipo de aquecimento deve ter as seguintes características:
- A presença de marcação adequada que permita a utilização do produto para colocação em piso aquecido a água;
- O uso de um material particularmente denso e de alta qualidade para a fabricação da base;
- Impregnação especial, aumentando a resistência dos componentes de madeira à formação de fungos, mofo e podridão;
- Uma boa camada de revestimento protetor;
- A classe de resistência ao desgaste não é inferior a 32. A melhor opção é 34;
- Resistência à umidade e resistência à água de chapas e revestimentos.É fornecido com uma impregnação hidrofóbica e um bom sistema de travamento para conectar as placas.
- A classe de emissão é estritamente E1. Um produto sem uma etiqueta indicando uma classe não vale a pena comprar produtos E2;
- Espessura da chapa não inferior a 8 mm. Com uma espessura menor, existe o risco de deformação do produto. Mas o substrato não deve ser muito grosso, caso contrário, transmitirá mal o calor.
Para todo o sistema como um todo, várias regras importantes devem ser seguidas. Primeiro de tudo, é importante comprar um termostato - um sensor que detectará mudanças de temperatura entre o piso e o sistema de aquecimento. Ajudará a regular claramente o aumento e a diminuição da temperatura.
A partir da primeira regra, o segundo segue - para manter a temperatura na faixa de 26-28 graus. Temperaturas mais altas podem causar danos ao revestimento e, a 30 graus ou mais, o formaldeído começa a ser liberado das placas laminadas.
A terceira regra refere-se diretamente à operação do sistema. No início da estação de aquecimento, não é possível aumentar drasticamente a temperatura do aquecimento de água. Isso deve ser feito gradualmente, dentro de 4 a 5 dias, cada vez aumentando o valor em 5 graus.Desligar o sistema também precisa ser feito gradualmente, mudanças bruscas de temperatura podem levar a uma emergência.
O quarto é de natureza consultiva - antes do início da estação de aquecimento, um novo laminado deve ser processado nas costuras com um selante transparente. Isso aumenta sua repelência à água.
Piso laminado e cabo elétrico
A escolha do pavimento para tal combinação é menos problemática, mas por si só o aquecimento do chão por cabo é o que mais consome energia e é dispendioso.
Critérios para a escolha do laminado para aquecimento elétrico são os seguintes:
- Marcação permitindo a instalação de painéis no sistema de aquecimento de piso de cabos ou termofixos;
- Alta resistência ao desgaste (classe de 32 a 34);
- Boa condutividade térmica;
- Espessura do painel 7-8 mm;
- Resistência a altas temperaturas;
- Baixo teor de formaldeído (emissão E1):
- Tipo de castelo de painéis de conexão.
Tem suas próprias regras de operação:
- É proibido colocar o cabo perto de aquecedores estacionários (radiadores, lareiras). É necessário recuar pelo menos 50 cm das zonas de calor.
- A presença do sistema de ventilação no chão.Para fazer isso, deixe um pequeno espaço sob os rodapés, e nos rodapés para fazer buracos para circulação de ar.
- Não cubra os tapetes com piso aquecido. Isso fará com que o sistema superaqueça. Na melhor das hipóteses, o termostato irá desligar a energia regularmente, na pior das hipóteses, o reparo será necessário.
- Os fabricantes de sistemas de aquecimento por cabo recomendam tomar cuidado com a limpeza a úmido. Se a água for derramada sobre o cabo, o circuito elétrico será danificado além do reparo. Paul vai parar de trabalhar.
Laminado e thermomats
A conveniência deste sistema é que ele pode ser colocado em salas de qualquer tamanho e sob qualquer superfície (não apenas laminado simples, mas também parquet).
Os critérios de seleção do laminado são os seguintes:
- Com todas as vantagens do sistema, a marcação deve ser adequada - permitindo a instalação de painéis no piso com aquecimento;
- Resistência ao calor até 29 graus;
- Espessura do painel 6-10 mm, enquanto o substrato não é necessário;
- A classe de resistência ao desgaste pode ser menor do que a de outros sistemas, já que as esteiras são herméticas, aumentam a resistência à umidade do revestimento e não apresentam uma carga tão extrema sobre elas. Produtos adequados para classe residencial e comercial de 24 a 32;
- Classe de emissão E1;
- Tipo de painéis de conexão - Bloqueie ou clique.
Ao montar a si mesmo, é importante ter em mente que você pode cortar o tapete apenas em áreas especiais de acabamento. Para a operação, é necessário instalar termostatos e não ajustar a temperatura acima de 28-29 graus no regulador.
Piso laminado e infravermelho
Até hoje, esta é a melhor simbiose entre os sistemas de piso e aquecimento. Não requer uma betonilha, um substrato espesso ou um grande consumo de energia. Devido ao competente dispositivo de aquecimento por infravermelhos reduziu os requisitos para a qualidade do laminado.
- Rotulagem relevante;
- Qualquer classe de resistência ao desgaste entre produtos para instalações residenciais e comerciais;
- Espessura até 8,5 mm;
- Sem substrato;
- Valores máximos de resistência à umidade não são necessários, uma vez que o piso infravermelho não contribui para a formação de condensado, e o filme protetor protege o sistema da entrada de água;
- A classe de emissão não importa, porque quando se utiliza o sistema de infravermelho, o formaldeído não é emitido, mas é melhor se concentrar em seu menor conteúdo - E1.
Empresas
A integridade do fabricante desempenha um papel importante na escolha de um laminado para piso radiante.Qualquer dano implicará reparos demorados e altos custos financeiros, por isso é melhor escolher entre fabricantes comprovados. Nos últimos 10 anos, essas empresas provaram-se no mercado russo.
- Quick-Step. Laminado do fabricante belga, que coloca à frente de toda a qualidade e aplicação de tecnologias inovadoras. Mais de 20 anos é líder na fabricação de sistemas de castelo para pisos. Além disso, uma característica distintiva do Quick-Step são experimentos com o tamanho, forma e textura dos painéis.
Entre os materiais de sua produção você pode encontrar pisos laminados de uma ampla gama de cores para todos os cômodos da casa, incluindo o banheiro.
- Tarkett. Uma empresa internacional que produz produtos universais e especializados. O laminado da Tarkett é uma solução equilibrada em termos de características estéticas e de desempenho.
A empresa desenvolve várias coleções de diferentes materiais a preços diferentes, mas todos os produtos têm a mesma classe de alta resistência ao desgaste - 32 e 34.
- Alloc. A preocupação norueguesa se distingue pelo fato de produzir produtos patenteados 2 em 1 - piso laminado e piso aquecido.Elementos de aquecimento são montados nas lamelas, o que simplifica muito a escolha do revestimento e dos sistemas e procedimentos de instalação.
- Kronostar. Fabricante russo, distinguido pela boa qualidade e preço econômico para os produtos.
- Ritter. Outro representante nacional focou na criação de decoração incomum e coleções exclusivas.
O laminado desses fabricantes é combinado com sucesso com Devi da Dinamarca, com o sul-coreano Caleo e Unimart, o russo "Teplolux", os sistemas alemães Rehau. Destacam-se também produtos provenientes de países realmente frios - Energy da Inglaterra e Ensto da Finlândia.
Interiores bonitos
Para criar interiores bonitos, é importante usar técnicas de design eficazes.
- Escolha um laminado com imitação de madeira preciosa, mármore ou malaquita;
- Use lamelas de formas não padronizadas;
- Coloque as ripas na diagonal;
- Brinque nos contrastes, escolhendo um tom claro (branco, cinza, leitoso) para o chão e a cor escura das paredes. A mesma técnica funciona muito bem na direção oposta, por exemplo, ao combinar paredes brancas e laminados na cor do wengué, mogno ou mocha;
- Para escolher outros detalhes no interior de acordo com a cor do chão: móveis, portas, decoração de janela, plinto, uma das paredes.
Para mais informações sobre como escolher o filme infravermelho, você pode aprender com o vídeo a seguir.