Chanfrado laminado: o que é e onde é usado?
Piso laminado é um revestimento exclusivo que se adapta a diferentes tipos de interiores. Produza produtos a partir de componentes de peças com uma pequena adição de madeira. Para dar a naturalidade das lamelas, os fabricantes complementam sua superfície com vários atributos visuais. Particularmente popular hoje é o laminado com um chanfro.
O que é isso?
Laminado é um produto de acabamento popular, caracterizado por uma ótima relação entre preço e qualidade. Portanto, hoje os fabricantes aprimoram constantemente esses produtos, tornando-os visualmente e tecnicamente mais qualitativos e duráveis. Uma das variedades desses produtos são as lamelas, complementadas por uma faceta. Tecnicamente Este é o mesmo laminado clássico, cujas extremidades são ligeiramente cortadas. O ângulo de corte e sua forma são determinados apenas por tecnologias específicas do fabricante.
Cada um desses níveis, como na versão clássica, é complementado por um sistema de bloqueio. Portanto, o processo de estilização não é diferente da montagem de outros tipos de placas. Quando atracadas, as lamelas formam pequenas depressões nas extremidades.
Um desenho similar foi copiado do piso do tabuleiro natural, que se expande sob a influência da temperatura. Portanto, para ocultar visualmente as rachaduras do mestre, complemente a matriz com chanfros.
No laminado, os chanfros são usados apenas para imitar materiais naturais.
Prós e contras
O laminado com chanfro apareceu no mercado doméstico há relativamente pouco tempo, portanto muitos compradores ainda não sabem se essa superfície serve bem ou mal. Mas, como mostra a prática, produtos deste tipo não são piores que os laminados clássicos sem chanfro. Existem várias vantagens significativas do laminado com um chanfro:
- Visualmente, o chanfro forma uma pequena cavidade, que muito bem esconde as folgas entre as lamelas. Isso é importante porque o laminado também está exposto a temperaturas, expandindo ou contraindo.
- Design exclusivo. A superfície é muito semelhante ao piso de madeira natural, o que permite que seja usado para resolver várias idéias de design.
- A força do tabuleiro. A presença de chanfro não torna os produtos menos resistentes ao estresse. A superfície pode ser usada tanto em salas de estar quanto em escritórios com alto tráfego. Isso, por sua vez, também garante a durabilidade do piso.
- Para obter resistência, o chanfro é adicionalmente tratado com soluções químicas especiais. Eles também não permitem que a umidade seja absorvida, o que torna as lâminas resistentes à umidade.
Mas deve ser entendido que essas características dependem do fabricante e das tecnologias usadas por eles.
- Os parâmetros técnicos do laminado podem ser colocados na base com pequenas irregularidades. Na maioria dos casos, as diferenças de altura não devem exceder 3 mm.
Mas o laminado com um chanfro não é um revestimento universal, pois tem vários lados negativos:
- O preço de tais produtos é ligeiramente superior aos slats clássicos. Devido a esta tecnologia de produção, que requer fundos adicionais para a formação de chanfro.
- Poeira e detritos são frequentemente coletados dentro de cavidades.Portanto, ao limpar, você deve monitorar cuidadosamente cada junta. Se a qualidade do laminado, em seguida, remova os detritos de lá usando um aspirador convencional.
- Colocar as tábuas no banheiro deve ser acompanhado por um tratamento adicional das articulações, pois a água pode penetrar entre elas e destruir o substrato das lamelas por dentro.
Espécie
O laminado com chanfro é um subtipo de lamelas clássicas, pois possui as mesmas características técnicas e de design. Mas esses produtos podem ser classificados de acordo com vários recursos básicos. Um dos parâmetros mais importantes é o tipo de chanfro:
- Ranhura em V. Obtê-lo, cortando o final em um ligeiro ângulo. Esse parâmetro geralmente depende apenas do fabricante. Profundidade de corte atinge 2-4 mm. Hoje, existem modelos de laminado com chanfro desigual em forma de V. Uma abordagem semelhante é usada por projetistas com envelhecimento artificial da superfície.
- Chanfro em forma de U. As bordas de tal fatia têm a forma de uma depressão suave. Isto é conseguido através do uso de ferramentas especiais.
- Microfacet. Esta variedade tem uma profundidade pequena, que não excede 1 mm.Um chanfro só pode imitar as juntas, mas ao mesmo tempo a sujeira não é tão bem coletada dentro dela.
Há um laminado especial para o teto com um grande bisel, que não é tão fácil de encontrar. É raramente usado, já que a instalação desses materiais é um procedimento bastante complicado. O laminado de face única pode ser complementado com cortes de vários lados, que permite selecionar esses tipos de produtos:
- Slats de dupla face. Muitas vezes o chanfro está presente ao longo dos lados longos. Isso limita um pouco a maneira como o laminado é colocado, pois é necessário garantir que a luz incida nos cortes.
- Placa com um quadrilátero. Produtos com fatias quadrilaterais são mais práticos. Um laminado deste tipo suaviza muito melhor as irregularidades superficiais. A presença de chanfro de todos os lados permite montar a placa em qualquer direção.
A superfície do produto é frequentemente pintada sob a textura de várias espécies de madeira. Hoje há um laminado escovado, que tem uma superfície texturizada. Permite imitar madeira e ao toque. Dependendo do revestimento protetor, o chanfro em si pode ser dividido nos seguintes tipos:
- Corte pintado.A superfície do chanfro é coberta com tintas especiais que não permitem a penetração de umidade no interior. Sua cor é escolhida para o estilo da superfície principal. Produtos desse tipo são caracterizados por baixa durabilidade, portanto seu custo é relativamente baixo. Fabricantes famosos não cortam seções de maneira semelhante.
- Chanfro laminado. Após a formação da fatia, é coberta com uma película de laminação, que é semelhante em composição à camada superior da lamela. Este tipo de chanfro é muito mais forte. Também repele melhor o líquido, o que prolonga a vida útil do produto.
Dimensões
Laminado com um chanfro quase não é diferente dos modelos clássicos. A largura da placa pode variar muito. Os modelos estreitos atingem um tamanho de apenas 8-9 cm, enquanto o indicador ideal é considerado de 18,5-19,5 cm, dependendo do fabricante.
Uma atenção especial deve ser dada à espessura. A presença de um chanfro no final reduz significativamente esse número. Portanto, para atingir a força ideal, somente ripas com espessura de 10 a 12 mm são equipadas com um corte. No mercado, você pode encontrar análogos para os quais este indicador é de apenas 8 mm.
Mas esses produtos não são duráveis e, portanto, é possível comprá-los apenas por sua própria conta e risco.
Cores
O design do laminado com um chanfro não é tão amplo quanto este estilo se encaixa mais “sob o quadro natural”. Portanto, os fabricantes raramente produzem placas "sob os ladrilhos de cerâmica".
Considera-se produtos universais com um chanfro escuro, que está envelhecendo as ripas. Original também parece leve laminado com um bisel. Quanto às flores, Existem muitos estilos no mercado, entre os quais estão:
- Laminado completamente branco, decorado com padrões ou texturas únicas.
- Carvalho Branqueado Perfeito para interiores modernos, preenchendo-os com pureza e frescura.
- Um freixo A textura desta árvore é comparada com os tipos nobres de madeira. Portanto, tal laminado é adequado para qualquer estilo clássico.
Opções de estilo
A tecnologia de instalação do laminado com uma faceta é muito simples, pois o design pressupõe a presença de travas especiais. Colocar slats deste tipo só pode ser de 2 maneiras:
- Em linha reta. Todos os slats são paralelos a uma das paredes.Os especialistas recomendam montar a placa de forma que a luz caia ao longo dos longos chanfros. Isso irá expandir visualmente o espaço. Também é importante levar em conta as dimensões da sala para minimizar a quantidade de resíduos.
- Na diagonal. As lamelas já são colocadas de um canto para outro. Essa abordagem permite criar um design bonito. Mas isso aumenta a quantidade de resíduos, uma vez que a placa é unida à parede em um ângulo de 45 graus. Colocar diagonalmente pode ampliar visualmente uma sala se a sua forma é quadrada.
Ao colocar o laminado podem ser utilizadas lamelas de várias larguras. Com esta abordagem, imite a superfície da tábua de chão. Se desejar, você pode combinar não apenas o tamanho, mas também o design da superfície.
Mas essa abordagem requer certas habilidades de design e, portanto, é aplicada apenas por profissionais.
Como chanfrar?
Um chanfro em um laminado é um corte comum que simplesmente altera a forma da placa. Após a colocação deste produto, é importante proteger as juntas contra a umidade. Para tais fins, use substâncias especiais que repelem a água. Você pode chanfrar usando estes materiais:
- A opção mais fácil é lubrificar a fatia. A substância envolve qualitativamente a superfície e a protege. É importante que este produto contenha cera que repele a água.
- Cobrindo chanfro e vedante de juntas. Para tais fins, o uso de compostos à base de silicone. Os fabricantes também adicionam farinha de quartzo, corantes e ingredientes antifúngicos. Selecionando a composição, você também deve prestar atenção à sua cor, que deve se encaixar perfeitamente na estrutura da superfície do piso.
- Cera O material é emitido sob a forma de um lápis ou um aerossol. Isto permite que a mistura seja aplicada na fase de colocação e depois dela.
Como se importar?
A superfície do laminado é apenas papel e uma película protetora que é facilmente danificada. Para prolongar a vida útil do revestimento deve ser realizado Algumas regras simples para cuidar deste material:
- Mova os móveis da sala somente se necessário. Se isso acontecer, então é aconselhável fazê-lo com cuidado. Não mova armários, pois isso resultará em arranhões que devem ser reparados.
- Laminado lavar apenas panos molhados.É desejável limpar a superfície apenas com a ajuda de compostos especiais que não incluem componentes agressivos.
- Quando a limpeza deve prestar atenção às articulações das placas. Para remover a umidade nas ranhuras, os especialistas recomendam usar aspiradores equipados com bicos de carpete. Os componentes do tecido penetrarão no interior da fatia e absorverão o líquido.
O uso de um pano úmido também depende do tipo de laminado. Se a superfície for destinada ao banheiro, ela pode ser lavada mesmo com muita água.
Regras de seleção
A escolha do laminado com uma faceta envolve a avaliação de suas muitas características:
- Design O design externo da placa é selecionado, dependendo do estilo básico da sala. O principal é que a superfície está em harmonia com o mobiliário e papel de parede.
- Tipo de fundação Se o piso tiver diferenças significativas (mas não mais de 3 mm), é melhor usar o laminado com uma faceta de 4 lados. Isso permitirá que você visualmente nivelar a superfície após a colocação das placas.
- Fabricante Esse parâmetro é um dos mais importantes, já que a qualidade do material depende dele. Os especialistas recomendam dar preferência a marcas conhecidas que já foram testadas por muitos compradores.
Como escolher um laminado, veja o próximo vídeo.
Ideias para o design de pavimentos no interior do apartamento
Laminado com um chanfro permite que você crie uma atmosfera especial na sala, enfatizando e complementando a idéia do designer de seu design.
Assim, o laminado branco original é ideal para este interior. Ele é complementado por uma mesa de café de formato incomum, e a cor vermelha brilhante do sofá não permite que a sala seja "chata".
E neste caso, o laminado não pode ser distinguido da tábua de chão natural. Graças a esse piso, a casa da biblioteca parece sólida.
Piso laminado escuro, chanfro destacado em tom branco - é incomum, original e muito bonito.
Mais algumas opções para o revestimento com uma faceta, que não pode ser descrita em palavras, mas simplesmente para admirar e admirar o efeito obtido.