Laminado de cortiça: os prós e contras
O laminado de cortiça é um novo material no mercado de pavimentos domésticos. Ele apareceu como uma alternativa aos caros pisos de cortiça e começou a ganhar popularidade rapidamente. Este material exclusivo de acabamento combina as melhores qualidades de revestimentos naturais e artificiais - respeito ao meio ambiente, alta resistência, excelentes propriedades isolantes e aparência apresentável.
Construção
O laminado de cortiça é composto por cinco camadas. A parte inferior é constituída por granito prensado e desempenha uma função de estabilização. Ele serve como uma camada de amortecimento entre o sub-piso e a placa de base e também protege a tábua de piso da umidade. Isto é seguido por uma folha resistente à umidade de aglomerado ou MDF. Esta camada é fornecida com um bloqueio Uniclick e serve como a espinha dorsal da estrutura. Tem propriedades de alto impacto e é responsável pela força do painel.
Acima da camada principal é uma camada de cortiça, que executa a função de isolamento de som e calor. Ela também é responsável pela suavidade do revestimento. Isto é seguido pelo folheado de cortiça, que é uma fina folha lenhosa formando o padrão de revestimento. Como a camada superior atua como uma película protetora, que é formada a partir de vinil ou verniz à base de água. Protege a superfície do folheado contra danos mecânicos, humidade e luz ultravioleta. A durabilidade e o nível de resistência ao desgaste do revestimento dependem da camada superior.
Todos os produtos fabricados estão em conformidade com rigorosos padrões europeus e possuem certificados de conformidade. O nível de inflamabilidade do revestimento corresponde a índice B2 e classe DIN4102. Isto significa que em contato com fogo aberto, o material não emite substâncias tóxicas.
Graças a estes indicadores, o laminado pode ser usado em instituições residenciais, infantis e médicas.
Recursos e Benefícios
O laminado de cortiça está a tornar-se cada vez mais reconhecível e procurado não apenas no mercado europeu, mas também no mercado russo de materiais de acabamento. A tendência de crescimento em popularidade devido aos seguintes inegáveis méritos de produtos:
- excelentes propriedades de isolamento de ruído e calor proporcionado pela estrutura multicamadas dos painéis e pelas propriedades físicas do sobreiro. Esta qualidade permite-lhe utilizar o revestimento nos primeiros pisos dos edifícios, acima dos porões sem aquecimento, bem como o isolamento acústico nos apartamentos localizados acima de instituições ruidosas: jardins de infância privados e centros de entretenimento. O revestimento é quente ao toque e devido à natureza antiestática não é propenso ao acúmulo de poeira;
- suavidade e boas qualidades de amortecimento do laminado são conseguidas pela elasticidade da camada de cortiça. Isso faz com que seja indispensável no quarto das crianças ou na sala de jogos. Pratos que caiam acidentalmente no chão de cortiça não se quebram;
- O material é absolutamente ecológico e hipoalergênico. O revestimento não requer cuidados especiais e é fácil de limpar com todos os detergentes. As únicas exceções são compostos contendo partículas abrasivas, que, se usadas com freqüência, podem causar abrasão da superfície.O laminado possui alta propriedade repelente de água, podendo ser utilizado em ambientes com alta umidade. Mas o acúmulo prolongado de grandes quantidades de água na superfície do revestimento não deve ser permitido.
No caso de sua ocorrência, é necessário coletar imediatamente água e limpar a superfície com um pano absorvente;
- sistema de castelo único permite que você monte e desmonte o revestimento de forma independente, sem recorrer aos serviços dos manipuladores-mestres. O sistema "crest groove" é montado como designer e tem uma alta rigidez. Na junção não é formado rachaduras, lacunas e mudanças de elevação. As perdas de calor através do mecanismo de bloqueio são excluídas;
- durabilidade Os fabricantes de laminados garantem 10 a 15 anos de serviço de revestimento impecável. Tudo depende das condições e modelo de operação. Devido à elasticidade do material, os dentes obtidos durante a operação, depois de um tempo, são endireitados. O revestimento é reparável e presta-se bem a um ponto fixo, sem a necessidade de mudá-lo completamente.
- aparência apresentável assegurada pela estética do material natural e pela possibilidade de aplicar uma impressão fotográfica e desenhar nele Isso permite que você escolha um revestimento para qualquer interior.
Desvantagens
Juntamente com uma enorme quantidade de feedback positivo e vantagens óbvias na operação, A cortiça tem alguns inconvenientes:
- custo dos produtos. Embora seja significativamente menor do que o preço do piso de cortiça, mas se compararmos este material com revestimentos clássicos, é um material caro;
- a impossibilidade de montar o produto em pisos aquecidos. O material tem altas propriedades de isolamento térmico, portanto o calor do sistema de aquecimento não fluirá para a sala;
- lavar a cortiça é mais difícil do que o normal. Isto é devido à superfície áspera do material e uma predisposição para o acúmulo de sujeira nos poros;
- baixa resistência do revestimento com cargas pontuais elevadas. Armários pesados, de pé sobre pernas finas, podem empurrar o revestimento. Há também menos resistência ao desgaste em comparação com os painéis laminados tradicionais. Em locais com grande carga de pedestres, a superfície envernizada desaparece rapidamente e perde sua aparência original. Para eliminar arranhões, será necessário o tratamento adicional de laca de superfícies danificadas;
- a resistência à ruptura do laminado de cortiça é baixa,portanto, você deve tentar evitar que objetos pesados caiam na superfície do piso e evitar caminhar sobre os calcanhares afiados.
Critérios de Seleção
Antes de proceder à escolha do modelo laminado de cortiça, é necessário determinar a carga pedonal, a humidade e a finalidade da sala. Para banheiros, cozinhas e corredores você precisa escolher opções resistentes à umidade, cobertas com um verniz especial. Em locais públicos com alto tráfego é necessário comprar produtos da 33ª classe de resistência ao desgaste. Ao escolher um modelo para salas de estar e quartos, você pode ser guiado unicamente pelas propriedades decorativas dos revestimentos.
Em seguida, você deve decidir sobre o estilo em que o quarto é decorado. Para um interior rústico e ecológico, uma boa opção seria cobrir as cores claras com uma estrutura distinta de design natural. No interior clássico e estilo retro é bem adaptado laminado de cores escuras saturadas com uma superfície envernizada. Para techno, minimalismo e oi-tech, você pode escolher superfícies mate brilhantes com salpicos caóticos e a falta de uma estrutura clara do padrão.
Um ponto importante na aquisição do laminado de cortiça é a escolha do fabricante. O líder na produção é Portugal. Seus produtos são representados por marcas bem conhecidas. Wicanders, Corkart e Eliter. Russo Maestro Também é produzido em fábricas portuguesas. Preocupações alemãs Witex, Proteco, Kronotex, Egger, Aberhof e Parador amplamente conhecido no mercado europeu. Seus produtos são altamente duráveis e duráveis. Na Rússia, a Tarkett fabrica laminados de cortiça laminados.
Juntamente com os fabricantes europeus, a liberação de revestimentos de cortiça está envolvida em empresas chinesas. Seus produtos são um pouco mais baratos do que os famosos, mas dado que a China não tem suas matérias-primas, mas compra na Europa, e o custo é menor, você não deve confiar em produtos de alta qualidade.
Em seguida, você deve escolher uma faixa de preço confortável e começar a navegar nos catálogos. O custo médio por metro quadrado do produto varia de 1.500 a 2.000 rublos.
Ao comprar um laminado, você deve garantir a integridade do pacote e a ausência de defeitos no produto, verificar a integridade das estruturas do castelo e a borda de cada painel.
Tendo encontrado rugosidade e desnivelamento, é necessário substituir os produtos: tais lamelas não asseguram suficiente estanqueidade e integridade do revestimento.
Cuidado
Ao mesmo tempo em que assegura um bom atendimento e uma operação cuidadosa, A vida útil do laminado de cortiça pode ser de 20 anos.
Para garantir que o revestimento dure muito tempo e não perca sua aparência original, a limpeza a úmido deve ser realizada com um pano úmido ou aspirador de pó.
A umidade excessiva deve ser evitada, mesmo ao processar modelos à prova de umidade. O uso de escovas de metal duro e produtos químicos cáusticos é proibido. Se a sala tiver mobília dimensional, então você precisa fazer um substrato de feltro e colocá-lo sob as pernas.
Não é recomendado andar no chão de cortiça em sapatos com sola de borracha e salto alto. Isso ajudará a evitar arranhões e deformações na superfície.
Em condições de temperaturas elevadas, é necessário humedecer regularmente a teia para evitar a sua secagem. Em caso de contaminação severa, é necessário limpar suavemente a superfície com papel abrasivo fino e, em seguida, cobrir com um verniz especial concebido para pavimentos de cortiça. Se o laminado não é verniz, mas o revestimento de vinil, recomenda-se esfregar com o mastique pelo menos quatro vezes por ano.
Devido à origem natural dos materiais, à aparência exótica e às excelentes propriedades isolantes, o número de ventiladores laminados de cortiça está aumentando constantemente.Este material nobre e estético é capaz não só de proteger de forma confiável uma sala de frio, rascunhos e ruído estranho, mas também para se tornar um elemento independente de decoração e se encaixar harmoniosamente em qualquer interior.
O laminado de cortiça é um novo material no mercado de pavimentos domésticos. Ele apareceu como alternativas aos caros pisos de cortiça e começou a ganhar popularidade rapidamente. Este material exclusivo de acabamento combina as melhores qualidades de revestimentos naturais e artificiais - respeito ao meio ambiente, alta resistência, excelentes propriedades isolantes e aparência apresentável.
Como colocar laminado de cortiça?
Você pode aprender sobre todas as complexidades do laminado de cortiça assistindo ao seguinte vídeo.