Revestimento laminado para piso radiante: tipos e características
A escolha do substrato para o revestimento laminado não é particularmente difícil se estamos falando de pisos comuns. A situação é um pouco diferente se o substrato sob o laminado for necessário para a disposição de um pavimento aquecido. Tais revestimentos são um assunto de particular interesse para aqueles que decidem obter pisos isolados.
Tipos e materiais
Entre os substratos atualmente disponíveis para o consumidor, um dos produtos mais procurados é o polipropileno em espuma. Naquela época, quando o laminado era novidade entre os pisos, a base de polipropileno era a única opção disponível. As vantagens deste material são a sua acessibilidade, resistência à umidade absoluta e boas propriedades de nivelamento. A espuma de poliestireno também se distingue pela capacidade de absorver ondas sonoras.
No entanto, esse quadro não pode ser considerado ideal. Este material não é capaz de transportar cargas estáticas significativas e é rapidamente achatado.
Outro tipo de base laminada é o suporte de poliestireno extrudido. A força deste material é alta resistência combinada com custo acessível.
Outras propriedades úteis da espuma de poliestireno extrudido são um bom isolamento de umidade e a capacidade de absorver vapor. Isto é especialmente valioso para o laminado, que não é protegido da umidade do lado de trás.
Este material tem suas desvantagens. O poliestireno extrudido é inflamável e tem uma vida útil curta (não superior a 6 - 7 anos). Mesmo suas marcas com retardadores de chama e outros aditivos, que são individualmente considerados não combustíveis, diferem em sua capacidade de queimar. Isso porque, em altas temperaturas, qualquer tipo de poliestireno expandido sofre decomposição térmica. O resultado é a formação de uma enorme quantidade de substâncias altamente tóxicas na forma de fumaça.
Um exemplo é o arbítrio polonês. Este material econômico é feito através da extração de poliestireno em rolos densos. É equipado com fita adesiva para fixação e é coberto com uma barreira de vapor, tem excelentes propriedades de impermeabilização e propriedades de alta densidade, tem uma vida útil ilimitada.
O próximo tipo é um substrato de cortiça sob o laminado. Este material está em alta demanda, apesar do custo bastante significativo. A sua popularidade deve-se à durabilidade e respeito pelo ambiente da cortiça. Devido à sua natureza orgânica, esta base para pisos laminados é resistente a fatores biológicos.
No entanto, ao escolher um substrato de cortiça, você deve saber que suas variedades baratas são facilmente manchadas. Ao mesmo tempo, pequenos fragmentos aparecem, fazendo com que o laminado rache. Este material tem uma baixa resistência à umidade, por isso não é aconselhável usá-lo em banheiros, banheiros ou outras salas com alta umidade.
Substrato de coníferas é feita sob a forma de folhas de cartão duro, a matéria-prima para a qual em sua maior parte é pinho.Esta base é caracterizada pela alta resistência e condutividade térmica. Placas de fibra de pinho são um material "respirável", como eles deixam o ar quase sem impedimento. As placas são capazes de absorver até 20% de umidade em relação ao seu volume sem sacrificar o desempenho.
A única desvantagem do substrato conífero pode ser chamada de falta de elasticidade. Como um exemplo de tal substrato pode ser chamado isoplat, que é um material de folha. Ele é feito pressionando madeira spruce woodworking resíduos de madeira ou pinho. Este revestimento é completamente ecológico. Ao instalar um piso de água em condições de alta umidade, as isoplatas incham e podem aumentar, adquirindo adicionalmente até um terço de seu volume, sem perda de propriedades de isolamento térmico.
Outro tipo de base para piso laminado deve ser considerado substrato laminado. Além do núcleo, possui uma camada refletora de calor. É feito de folha de alumínio. Outro tipo de tal camada pode ser um filme polimérico metalizado.Tal estrutura atua como uma parede térmica, refletindo efetivamente a radiação infravermelha e minimizando a perda de calor. Os fabricantes modernos oferecem espuma laminada com camadas inferiores e superiores revestidas com papel alumínio.
Quanto aos substratos perfurados sob o revestimento laminado de um piso de água quente, eles são feitos de folhas de espuma de poliestireno extrudido que se parece com um acordeão. Através do uso de folhas perfuradas, um nível mais alto de transferência de calor é alcançado. Indicadores quantitativos do regime de temperatura de tal substrato permitem suportar temperaturas muito altas.
O perfil perfurado da folha de poliestireno extrudido também evita a deformação do revestimento laminado e proporciona poupanças significativas nos custos de aquecimento.
Como escolher?
O substrato deve ser selecionado em espessura, levando em consideração a probabilidade de deflexão dos painéis e a deformação das juntas de travamento. Aumenta com uma espessura considerável do material e sua tendência a aluimento devido a cargas mecânicas. Portanto, é aconselhável escolher um substrato com uma espessura de 2-4 mm, no máximo 5 mm.Este indicador varia um pouco dependendo do tipo de produto.
Quanto à base sobre a qual o piso quente está sendo montado, ao usar uma base de concreto deve-se estar ciente de que o concreto permite a passagem da umidade, especialmente na ausência de impermeabilização.
Para pisos de concreto, não é recomendado o uso de bases à base de umidade. de material natural (por exemplo, cortiça). Isto é especialmente verdadeiro para as instalações localizadas acima do porão ou no chão. A colocação de tal material com base no concreto pode ser feita somente na camada impermeabilizante de filme de polietileno.
Se, no entanto, a fundação é colocada sob a lamela na base da madeira, quando o piso é constituído por tábuas, madeira compensada, aglomerado de vários tipos, então você pode usar um substrato de quase qualquer tipo. As características de impermeabilização neste caso não são de fundamental importância, uma vez que qualquer base de madeira deve estar seca e protegida da umidade. Portanto, os principais critérios aqui são a naturalidade de tal substrato, sua capacidade de absorver, propriedades de isolamento térmico e preço.
Para o assoalho da água
Além das características acima dos principais tipos de bases sob o painel laminado, você deve prestar atenção ao projeto de um piso de água quente. Esse piso é uma coleção de tubos nos quais circula refrigerante. Estes tubos são colocados em cima de uma camada de espuma de poliestireno e são vazados com um empate de concreto, acima do qual o próprio substrato é colocado sob o revestimento laminado. Assim, o substrato está localizado entre o circuito de aquecimento e as lamelas. Portanto, a melhor solução aqui é usar o produto com a menor resistência térmica.
Se um substrato barato for escolhido, inevitavelmente surgirão problemas com o inchaço do laminado.que vai começar a fazer sons desagradáveis. Portanto, você deve selecionar apenas materiais de alta qualidade, caracterizados por bom isolamento acústico e características de isolamento térmico, a capacidade de nivelar. O substrato sob o revestimento laminado deve ser resistente à umidade, capaz de evaporar o condensado e suportar facilmente as diferenças de temperatura.
Para aquecimento de piso infravermelho
Aquecimento por piso radiante infravermelho nos nossos dias não são menos populares do que os pisos aquecidos a água.Sua peculiaridade reside no fato de que a transferência de calor ocorre não como resultado da troca de calor por contato, mas devido à radiação térmica de um emissor de IR, que é o principal elemento do sistema. É um tipo de filme montado diretamente sob a lamela, eliminando assim a necessidade de uma betonilha de concreto.
Substratos sob o piso laminado com aquecimento infravermelho são colocados diretamente sob o filme infravermelho, portanto, não há nenhum obstáculo para o fluxo de calor para o laminado.
A escolha do material é realizada com base em suas características de custo e resistência mecânica. Vazamento de umidade, neste caso, em princípio, não pode ser devido à ausência de tubos com transportador de calor, portanto, instalar uma urdidura de uma cortiça com o uso de folha, sem a qual a perda de calor do aquecedor IR é inevitável, é muito apropriado como substrato.
Deve-se ter cuidado ao usar substratos de espuma de poliestireno com pisos infravermelhos isolados termicamente, devido à liberação de uma grande quantidade de substâncias voláteis insalubres quando o poliestireno expandido entra em contato com as superfícies aquecidas do aquecedor infravermelho.
Características qualitativas
Em suma, deve-se dizer que o revestimento laminado, além da estética, também se distingue pelo seu custo sólido. Por esse motivo, os materiais dos componentes devem ser de qualidade adequada. O uso de substratos orçamentários está repleto de conseqüências indesejáveis: inchaço do laminado colocado em material de baixa qualidade. Portanto, você deve prestar muita atenção às propriedades de isolamento acústico, à capacidade de nivelamento, à resistência a álcalis, às características de isolamento térmico e à resistência à umidade de tal substrato.
Um produto de qualidade para o chão deve afugentar roedores e insetos para que seu material não seja uma fonte atraente de alimento ou um lugar para se mover.
Outro critério para escolher um substrato de qualidade para um laminado deve ser sua característica de microventilação - a capacidade de evaporar o condensado que se acumula nele.
O substrato deve ter boas propriedades de amortecimento.para reduzir a carga nas juntas de travamento da placa laminada, para ter uma boa refletividade, resistência a diferenças de temperatura, compatibilidade com o meio ambiente, resistência à deformação, facilidade de instalação e altas propriedades de barreira ao vapor.
Os substratos podem ser usados não apenas para equipamentos de aquecimento de piso, mas também como base para pisos de parquete e laminados comuns.
Dicas sobre como escolher o substrato sob o laminado, você encontrará no próximo vídeo.