Como escolher um piso laminado?
O plinto é um elemento importante na decoração de uma sala. Com ele, você pode selar o espaço entre o laminado e a parede. Eles também cobrem papel de parede desigualmente cortado ou não totalmente pintado parede. Um elemento tão pequeno como um plinto pode alterar a impressão do laminado ou da sala como um todo.
Características especiais
Antes de colocar o chão, você deve lembrar que o laminado é um material flutuante. Para evitar problemas, uma lacuna é deixada entre o laminado e a parede. Caso contrário, o material pode encostar na parede e inchar, formando saliências ao longo de todo o perímetro.
A fim de esconder a lacuna entre o laminado e o plinto de parede é necessário. Não pode ser fixado ao chão. Montagens precisam fazer apenas na parede.
Espécie
Ao escolher rodapés de chão, você precisa saberque o laminado combinado plinto de materiais como madeira, plástico ou MDF:
- Rodapés de madeira são feitos na maioria das vezes a partir de amieiro. Pinho e carvalho menos comumente usados. Na fabricação usando uma matriz sólida ou verniz. Antes de escolher tal plinto, você deve lembrar que eles não são dobrados.
Nos quartos com formas arredondadas eles não cabem. E quando você tenta colocar isso não no avião, formou uma lacuna. Este elemento do interior é caracterizado por uma boa durabilidade e respeito pelo ambiente. O custo é alto, enquanto sem tratamento é afetado pela umidade. Somente o processamento de tintas e vernizes protegerá as partes da umidade e prolongará sua vida útil.
Ao escolher, também vale a pena observar que não há lascas ou fibras salientes na superfície. Se forem, então a peça é feita de má qualidade ou de madeira mal seca.
- Rodapés de plástico são feitos de PVC. Essa opção é considerada a mais fácil de instalar e manter. Não é necessário manusear tinta, é muito fácil de limpar, tem uma aparência bonita. Muitas vezes essas partes imitam a madeira, menos frequentemente outras superfícies, sendo a principal vantagem o baixo preço.A principal desvantagem é a fragilidade e incapacidade de transferir cargas mecânicas e impactos.
- Plinto laminado é composto por MDF coberto com filme. Tal plinto tem um preço médio. Tem boa resistência à umidade, mas serve menos analógico de plástico. Muito menos frequentemente devido às características dos materiais, preço e incompatibilidade com o laminado, alumínio ou produtos cerâmicos são utilizados.
Dimensões
A escolha do tamanho do pedestal depende muitas vezes da altura da sala. Nos quartos altos e espaçosos, você não pode colocar detalhes finos e estreitos - eles vão estragar a geometria da sala e todo o interior da sala. Em tal sala é melhor colocar peças com uma largura grande. Em salas pequenas ou em salas com tetos baixos, é melhor usar um pedestal de 5 a 7 cm de altura.
Qual é o melhor para escolher?
Muitas vezes, a questão de instalar os rodapés confunde as pessoas.
Torna-se difícil escolher a cor certa e o material certo:
- Se o objetivo é escolher o método mais orçamentário, então a escolha será feita em favor dos produtos de plástico. Devido ao fato de que os fabricantes fabricam plásticos de qualquer cor que imitem muitos materiais, problemas com a combinação de rodapés e piso não resistirão.Também vale a pena considerar que em tais produtos há um canal a cabo no qual você pode esconder todos os fios.
- Ao escolher uma opção natural na sala, serão instaladas peças de madeira. Eles têm alta densidade, aparência bonita e alto preço.
Uma opção intermediária seria a escolha do plinto do MDF. Muitas vezes a cor de tal elemento é escolhida não sob o piso, mas sob a parede. Tal plinth colocou no banheiro, em combinação com o azulejo. Tais produtos têm alta resistência à umidade em relação aos análogos. No entanto, eles têm a vida útil mais curta.
Como instalar e corrigir?
Piso laminado não é rigidamente ligado à sub-base. Também vale a pena considerar o fato de que com um aumento na umidade ou uma mudança na temperatura, o laminado pode se expandir.
A tecnologia de instalação do plinto no laminado possui características próprias:
- A partir da ferramenta de modelagem será necessário: uma fita métrica, uma serra, uma furadeira, uma chave de fenda elétrica e uma chave de fenda cruzada.
- A coisa mais importante que você precisa saber antes da instalação é que o rodapé não pode ser fixado ao revestimento do piso. Caso contrário, à medida que o laminado se expande, tanto a prancha como o laminado podem deformar-se. Portanto, é necessário fixar as peças apenas na parede.
- Agora a instalação de ripas na parede é feita usando clipes. Há uma grande variedade de tais fixadores, diferindo em força e preço. Ao escolher fixadores caros e de alta qualidade, você pode ter certeza que ao substituir o plinto antigo por um novo, você não precisará de novos grampos.
O procedimento para instalar o rodapé desta forma é muito simples e consiste em três etapas:
- Furos são feitos e buchas de plástico são inseridos neles.
- Clipes auto-montados.
- Nos clipes, encaixe as ripas.
É importante saber que é melhor soltar ligeiramente os parafusos e fazer um aperto de acabamento.
Se, no entanto, apertar demais o hardware, pode ocorrer deformação das peças.
Existe outra opção com a qual você pode montar o rodapé na parede com suas próprias mãos - usando parafusos ou buchas. O método é usado apenas para peças plásticas ou MDF. No entanto, esta opção não é prática.
O laminado foi instalado há várias décadas e as peças plásticas podem se desgastar. Substituir o plinto, fixado com um parafuso ou bucha, é considerado menos preciso. Além disso, na parede haverá muitos buracos feios de hardware.Comece a instalação de preferência a partir do canto da sala. É necessário se mover no sentido horário.
Com a ajuda dessas dicas, você pode montar facilmente os rodapés.
Como escolher por cor?
A cor do rodapé e a cor do laminado devem estar na mesma faixa.
A escolha da cor de ambos os elementos dependerá do interior escolhido da sala:
- Se você quiser expandir ligeiramente os limites da sala, é necessário escolher cores claras. A cor do plinto não é exceção. Sua principal desvantagem é a marcha das partes.
- Com pisos escuros e paredes claras, você pode escolher um plinto de luz. Mas antes disso é necessário pensar sobre todos os detalhes sobre a compatibilidade das cores.
- Agora, tal movimento está ganhando popularidade como a escolha de rodapés escuros em uma sala com um piso leve. Plinths de matiz, de acordo com os desenhistas, deveriam combinar a cor e sombra da mobília no quarto. Então tal plinto ficará espetacular.
Opções bem sucedidas no interior
Normalmente os rodapés são comprados juntos com o laminado juntos, na mesma loja. Assim, você pode escolher com precisão os detalhes desejados de cor, sombra e desenho. Se o plinto é comprado por último, então quando comprá-los é melhor ter um pedaço de laminado com você para a seleção exata da cor e textura desejada.
As variantes mais simples e bem-sucedidas podem ser consideradas como tal, quando a cor do revestimento do piso e o plinto coincidem completamente. Além disso, sua cor não é selecionada no laminado e no papel de parede, mas muito menos.
Quando a ignorância ou a complexidade da escolha é melhor tomar um rodapé leve ou branco - é muito melhor combinado com diferentes tipos de interiores. Escuridão é mais frequentemente combinada com salas escuras.
A variante com a seleção de peças para combinar com a cor da porta e aparar. Com esse método, você também pode criar uma única composição. Movimentos de design em negrito permitem que você crie um padrão único em detalhes. Mas tais situações são raras, porque há uma grande chance de cometer um erro com a cor, e em vez de decorar uma sala, você pode obter um interior estragado e uma sensação de geometria do ambiente.
Laminado, como qualquer revestimento de piso, requer um quadro bonito. Portanto, o plinto é ideal.
Eles não devem apenas se encaixar no interior, mas também não danificar o piso.
Para informações sobre que tipo de rodapé de piso escolher, veja o seguinte vídeo.