Como escolher o laminado?
Piso laminado é usado em todos os lugares e há muito tempo ocupa o seu nicho no mercado consumidor. Na construção de hipermercados você pode ver uma rica seleção de laminado de diferentes cores, tipos e qualidade dos materiais. O comprador, que primeiro encontra essa diversidade, sempre faz a pergunta a si mesmo e ao vendedor: como escolher o piso laminado certo para a sala? Para fazer a escolha certa, não fará mal se familiarizar com as especificidades deste material, suas características, vantagens e desvantagens e somente depois disso tomar uma decisão.
O que é piso laminado?
Na vida cotidiana, o piso laminado é chamado de piso laminado. Seu preço é muito menor do que o de madeira natural.Naturalmente, as características estéticas do laminado são sempre muito altas, e o custo depende diretamente de quais materiais e tecnologias são usados em sua fabricação.
A palavra "laminar" na tradução do inglês significa nada mais do que "material de várias camadas". Baseia-se em aglomerado, papel colocado em camadas e um filme laminado na forma de uma resina melamínica ou acrílica. É este filme que serve para proteger as principais camadas de contaminação, umidade e possíveis danos mecânicos.
Na produção de aglomerados, os revestimentos laminados subjacentes, os materiais de madeira estão associados a compósitos e são comprimidos a altas temperaturas. Esse processo fornece densidade de placas e maior grau de resistência. A película laminada ou papel com uma impregnação resistente à humidade é aplicada no topo do revestimento. Pode ser representado textura amadeirada, a imagem pode ser "marmoreada" ou qualquer outra, graças às realizações de desenvolvimentos de design moderno e tecnologias.
Normalmente laminado tem quatro camadas, cada uma das quais executa uma função específica:
- A camada "overlay" está no topo, você pode tocar e ver. Este é o mesmo filme que impede não só a humidade e a sujidade, mas também protege o revestimento do sol, evitando que este desvanece. Dependendo do nível de qualidade do laminado, o filme também pode ser colocado em duas ou até três camadas, o que lhe confere proteção adicional.
- O filme transparente é seguido por uma camada decorativa. Este é um design externo, feito na forma de qualquer padrão ou padrão. A parte decorativa é feita de papel, sua cor e textura podem ser qualquer.
- A camada principal que está sob a imagem é a parte de suporte, que determina quanto tempo o laminado durará. Para colocá-lo em termos simples, este é o próprio painel de lascas de madeira, que tem um grau diferente de resistência ao estresse e umidade, bem como ao estresse mecânico.
- A última camada de revestimento também é representada por papel, que é impregnado com resina com uma composição especial. Isso é feito para proteger a superfície interna da madeira contra deformação e umidade em uma temperatura variável.
Espécie
Há um grande número de variedades de laminados que podem ser usados em diferentes locais e salas, dependendo das necessidades dos clientes. Um dos mais elegantes e populares é laminado, feito "sob a pedra". As estatísticas mostram que o nível de produção dessa cobertura é de cerca de 15% de todas as cópias produzidas: sua demanda está crescendo.
As imitações de pedra têm muitas vantagens, tanto estéticas quanto práticas. Graças ao equipamento moderno, o nível de imitação é tão alto que, à primeira vista, é impossível distinguir tal piso de um verdadeiro de pedra. Não apenas a aparência da pedra é copiada, mas também sua estrutura (desnível natural, defeitos). A resistência à umidade e a durabilidade deste laminado são inquestionáveis, e a pedra natural também é fria, e o revestimento laminado retém o calor graças aos componentes de madeira.
Se você pensar em qual laminado é mais adequado para uma sala de estar, é importante levar em conta sua alta permeabilidade: afinal, é sempre onde todos os membros da família e convidados se reúnem.Portanto, em primeiro lugar, vale a pena pensar em comprar um produto de alta qualidade para que, em pouco tempo, não precise ser alterado com urgência.
A classe do produto deve vir primeiro, no entanto, e o esquema de cores também é importante. Você deve escolher uma cor que se adapte bem à mobília, ao estilo de sala de estar, à cor de suas paredes. A escolha das cores sempre permite que você escolha a melhor opção para qualquer sala de estar, e se for pequena, os designers recomendam optar por qualquer sombra leve, por exemplo, para imitar um revestimento sob carvalho branqueado, cinza ou maple.
É possível que muitos sejam surpreendidos, mas há também um laminado de rua que pode suportar todas as condições climáticas e umidade. Ele tem seus próprios detalhes e não é deformado quando a temperatura flutua de menos 20 para mais 30 graus. Existem empresas especializadas na fabricação de laminados para uso externo, produzindo revestimentos de alto grau de resistência e confiabilidade, que podem servir em condições de ruas por pelo menos 15 anos.
Laminado ao ar livre é feito de plástico resistente, que foi submetido a tecnologia especial de processamento.Os desenhos têm uma estrutura bonita, na maioria das vezes imitam madeira natural. A montagem é fácil, sem o uso de materiais adesivos, com a ajuda de fechaduras especiais. A principal sutileza que deve ser levada em conta no processo de assentamento: uma vez que com maior resistência a espessura de tal revestimento não excede cinco milímetros e meio, a superfície deve ser absolutamente plana.
Seleção de materiais
Os revestimentos laminados são feitos não apenas do aglomerado. Para aqueles consumidores que não têm preconceito contra tipos de material de ponta, os desenvolvedores inventaram um laminado flexível, que também é chamado de piso macio, de borracha ou de vinil. Estes são geralmente telhas retangulares, mas às vezes os elementos quadrados podem ser encontrados.
O laminado "Borracha", em contraste com a versão aglomerada de aglomerado, consiste em apenas duas partes: na parte superior há uma estrutura de vinil densa que consiste em um tipo especial de filme de PVC. A composição da parte superior inclui uma grande quantidade de areia de quartzo, o que sugere um alto desempenho do produto em termos de sua operação.Abaixo está uma base rígida, ligeiramente deslocada para a esquerda e equipada com fita adesiva.
Qualquer revestimento de vinil é ideal para as salas em que há um aumento do nível de umidade. O alcance de sua aplicação é muito amplo: é encontrado em edifícios residenciais e instalações para fins comerciais. Salões, cozinhas, corredores, banheiros e corredores - os lugares mais populares do setor residencial, nos quais essa cobertura é simplesmente indispensável. Sua cor pode ser qualquer: se desejar, você pode encontrar ou encomendar um laminado com imitação "sob uma pedra" ou debaixo de uma árvore: bétula, faia, wengué, bambu, dependendo de qual estilo ou tom é preferível e mais adequado.
Existem diferentes tipos de laminados de vinil. Por exemplo, a versão em vinil-quartzo é muito prática e durável devido ao miolo de quartzo presente na composição. Seu outro tipo é a telha de PVC, que é produzida por forte prensagem com a adição de materiais de vinil e resinas epóxi. Talvez o mais incomum de todos é um laminado de vinil com um revestimento de espelho que ajuda a perceber as idéias de design original.
Dimensões
Ao escolher, deve-se ter em mente que o tamanho da prancha geralmente depende de sua força. Parâmetros típicos de placas - espessura de 7 a 12 mm, o seu comprimento é de um a dois metros e meio. Quanto à espessura da placa, seu tamanho varia de 6 a 12 mm. Quanto mais espesso o aglomerado, maior o custo do revestimento como um todo, mas as características de isolamento acústico aumentam significativamente.
Um laminado largo deve ter uma espessura apropriada, proporcional à carga possível.
Cores e cores
Como já mencionado, independentemente da natureza do material que é usado na fabricação de laminado, suas cores podem ser qualquer. Hipermercados de construção são abundantes em produtos de alta qualidade, desde cores claras até cores muito escuras, entre as quais há muitas tonalidades e, portanto, uma ampla escolha.
Produtos feitos de aglomerado transmitem habilmente não apenas a cor da noz, mas todos os tons de marrom. Para os amantes de cores mais brilhantes, há um laminado bege, creme ou mesmo pêssego à venda. Revestimentos de vinil não ficam atrás do aglomerado em termos de uma variedade de cores: um dos tons mais populares é esfumaçado, e se você gosta, você pode até encontrar um laminado de cor repleto de padrões extravagantes.
Recursos adicionais
Os tipos de revestimentos impermeáveis e resistentes ao desgaste são produtos de classe superior aos "dois", cuja produção muitas empresas já recusaram. Além disso, além das camadas de revestimento já listadas, os fabricantes podem adicionar várias camadas adicionais ao seu produto para maximizar sua qualidade. De modo a aumentar o nível de resistência, pode ser adicionada uma camada de corindo ou dióxido de alumínio ao revestimento laminado.
Uma camada antiestática também é adicionada algumas vezes para evitar que a poeira grude na superfície. Isso é muito importante para as salas em que a limpeza úmida é feita com menos frequência. Evidentemente, a adição de camadas adicionais aumenta o peso dos blocos laminados, que devem ser considerados ao montar a estrutura.
Classificação e rotulagem
Cada revestimento laminado é caracterizado por vários graus de resistência. Dependendo disso, o laminado é dividido em classes após dezoito testes. Existe uma norma chamada europeia, com base na qual o laminado é atribuído a marcação aceite pela norma. Consiste em um número de dois dígitos.O primeiro número indica o tipo de instalações nas quais é recomendado colocar este tipo de laminado, e o segundo indica com que intensidade ele pode ser usado. Neste caso, 2 é o setor residencial, 3 é comercial e 4 são instalações de produção:
- Primeiro grupo revestimentos, rotulados de 21 a 23, são recomendados para uso residencial. Esse grupo é chamado de "laminado doméstico". O laminado, com essa marcação, é projetado para operação em edifícios residenciais ou em locais com pouco tráfego, nos quais a carga na superfície do piso é baixa.
Essa cobertura não dura muito - de três a cinco anos, mas pode ser adequada para um quarto ou porão. Devido à baixa resistência ao desgaste nos principais fabricantes de laminados, tal marcação é descontinuada.
- Segundo grupo de revestimentos, marcados com marcações de 31 a 37, foi chamado de “laminado comercial” e foi inicialmente utilizado em escritórios, bancos, shopping centers - onde a permeabilidade é maior e a carga no piso é muito maior. Posteriormente, esses revestimentos foram utilizados em áreas residenciais, pois o primeiro grupo não se justificava em termos de resistência e longevidade, motivo pelo qual a terminação da produção das marcas do laminado era 21-23.O custo de tal cobertura é muito maior, mas justifica plenamente o dinheiro gasto com isso e pode servir de 6 a 10 anos.
- Terceiro grupo Ele é apresentado com marcações de 41 a 43 e é feito com mais frequência por pedidos especiais para instalações de produção. É chamado de "laminado premium", que é o mais durável e resistente ao desgaste. Por exemplo, a 42ª classe de laminados pode ser encontrada no Aeroporto Sheremetyevo de Moscou.
Tipos de montagens
Existem dois métodos pelos quais as placas laminadas são conectadas umas às outras. Eles são fixados com cola ou "fechaduras" especiais. Colocar tábuas com cola é muito menos comum do que com fechaduras, principalmente devido à complexidade e duração do processo.
No entanto, desde que o trabalho seja realizado com cola de alta qualidade, a cola de secagem rápida proporciona uma conexão confiável dos painéis, sem deixar lacunas. Aumenta o nível de resistência do produto à umidade.
Uma desvantagem significativa da fixação de cola é que o reparo parcial do revestimento se torna impossível.
As empresas líderes na produção de laminados não usam mais fixadores adesivos e acreditam que as fechaduras são a forma mais conveniente e rápida de assentamento.Na borda de cada placa laminada existe uma montagem especial que pode variar, dependendo do tipo de construção. Os bloqueios vêm em duas formas: "lok" e "click". “Lock” é muito simples: em ambos os lados do painel há um “groove” e um “espinho” de uma certa forma. Quando os painéis são montados uns com os outros, um "espinho" é cuidadosamente martelado na "ranhura" do vizinho e apenas se encaixa no lugar.
Colocar modelos com um design semelhante de fechaduras é melhor feito por especialistas profissionais. Os bloqueios são bastante frágeis e são muito facilmente danificados se o manipulador não souber sobre seus recursos.
Se você planeja desmontar o revestimento ou instalá-lo em outro lugar, você não poderá fazê-lo sozinho.
Bloqueios do tipo "click" são montados em tipo dobrável. Eles são mais modernos e desenvolvidos muito depois das fechaduras “lok” mais primitivas e frágeis. Sua construção em si é mais complicada, elimina todas as possíveis desvantagens do tipo anterior, mas o processo de montagem é muito mais fácil: até mesmo um amador não muito experiente pode montar essas fixações. Para fazer isso, conecte os painéis em um ângulo de 45 graus, sem usar qualquer material de sucata adicionalmente.
Graças a esta forma moderna e simples de colocação, houve uma grande oportunidade para colocar um revestimento laminado sem causar nenhum dano. Além disso, este método evita a deformação dos painéis, que podem aparecer durante o uso intensivo. Como a cola não é usada para esta instalação, e a proteção adicional contra a umidade nunca é demais, você pode manipular as juntas e as próprias trancas com qualquer vedante.
Acessórios
O conjunto de componentes necessários para a colocação do laminado é bastante simples e difere pouco do conjunto de ferramentas e acessórios que são utilizados para outras obras.
Sobre o substrato de painéis laminados de espuma de cortiça ou polietileno são colocados. Um quebra-cabeças completo com uma faca projetada para laminado, ajudará a "encaixar" a lamela no tamanho desejado. O selante de cola reforçará as propriedades de isolamento de umidade e, para eliminar pequenas lacunas técnicas, serão necessários cantos, cunhas e revestimentos de plástico para tubos. Quanto às paredes, você precisará pré-adquirir rodapés da cor e qualidade apropriadas: é importante lembrar que os rodapés de plástico baratos não caberão no quadro geral se o piso em si parecer caro e sólido.
Das ferramentas, exceto o quebra-cabeça, sempre temos uma fita métrica, um martelo, uma régua, um canto de madeira e um quadrado à mão.
Estilo
Como muitos outros revestimentos de pisos, o laminado pode ser feito em um estilo particular, especialmente dadas as possibilidades de tecnologia moderna e habilidades de design:
- Estilo clássico ideal para organizar um escritório ou sala de estar. Móveis no estilo clássico geralmente são maciços, pesados, tons escuros, feitos de madeira natural. Para mobiliário sólido e linhas estritas deve selecionar um laminado de alta qualidade, feito com madeira de imitação. É melhor escolher cores e tons de escuro - tudo dependerá do que a imagem geral é formada na sala de estar, com base no esquema geral de cores.
- Se o quarto estiver decorado Estilo provençalIsso implica em móveis e pisos que são “envelhecidos” usando técnicas especiais. Isso cria uma atmosfera de uma aconchegante mansão em cores vivas. Às vezes, acredita-se que nem linóleo nem laminado são adequados para o projeto de tal sala, mas agora é possível encontrar um revestimento laminado com o efeito de "envelhecimento", que se parecerá com tábuas de madeira natural. As cores são melhores para escolher branco, creme ou pêssego.Você pode limitar a escolha de laminado branco de alta qualidade, enquanto produtos de vinil não são recomendados para uso, é melhor dar preferência às opções mais naturais.
- Piso laminado estilo country também se aplica a revestimentos que imitam materiais de madeira natural, e cada um de seus elementos é feito com uma presença real de relevos e solavancos e é muito semelhante a um pedaço de madeira processado à mão. Há também moagem e envernizamento.
Decoração
Laminado decorativo é diferente. Painéis podem ter brilho lustroso bonito com uma sombra sedosa. A superfície pode ser coberta com uma camada encerada ou criar o efeito da madeira natural, que é coberta com tintas a óleo. Também no painel habilmente aplicada textura incomum na forma de desenhos tridimensionais para torná-los ainda mais naturais.
Laminado com um design brilhante parece muito brilhante e atraente, mas tem uma grande desvantagem: desliza muito e há sempre vestígios de pés descalços sobre ele. Este é o tipo mais comum e barato de laminado.
A superfície que imita as espécies arbóreas naturais tem um desenho de alta qualidade de todos os detalhes: de nós com uma textura característica a poros de madeira.Os painéis encerados são muito reminiscentes do estilo vintage: sabe-se que há muito tempo é popular esfregar o piso de madeira com cera natural para torná-lo liso e brilhante. Além disso, uma variedade vintage pode ser considerada um laminado com o efeito de madeira, pintado com tintas a óleo.
Design
Entre os modelos de produtos laminados, você pode encontrar opções de design convencional e muito originais que parecem muito especiais e não se encaixam nos padrões geralmente aceitos. Este é um segmento separado do mercado, que é comumente chamado de laminado de design - modelos com uma aparência específica. Suas cores podem ser as mais incríveis: azul claro ou verde claro, prata ou dourado - devido ao fato de que não há obstáculos técnicos na produção de variedades decorativas por um longo tempo. Existem opções que imitam muito bem a grama natural, pedra, superfície do mar.
Também laminado popular com registro na forma de formas geométricas de diferentes graus de complexidade. By the way, o laminado de cor completamente branca também pertence à direção do projeto.
A aparência não padronizada e sua originalidade podem levar o comprador à ideia de que ao criar essas obras-primas, algumas tecnologias de produção especiais são usadas. De fato, este não é o caso, e as principais características técnicas e propriedades de operação deste tipo de laminado não apresentam diferenças em relação aos revestimentos mais comuns. Sua estrutura tem quatro camadas e a resistência à umidade e choque é muito alta.
A única diferença, claro, é, e está na técnica da camada superior da decoração. Este é um tipo especial de papel ou papelão forte. É baseado em materiais poliméricos, que fornece uma aplicação de alta qualidade da imagem desejada. O desenho é aplicado usando impressoras industriais, sua textura e estilo são absolutamente ilimitados.
Como escolher?
A escolha certa do revestimento laminado depende em grande parte de quão intensivamente seu uso é planejado. Como já mencionado, se a sala tiver uma grande permeabilidade, a qualidade deve escolher um laminado com alta características técnicas de resistência e durabilidade.Sabe-se que algumas empresas chinesas ainda permitem a venda a varejo de laminados baratos classe 21-23. Apesar da tentação do preço, ele não deve ser comprado nem mesmo para colocar no quarto, onde, aparentemente, a perviedade não é tão intensa quanto na sala de estar ou na cozinha.
Independentemente de onde a colocação do revestimento laminado é planejada, é melhor comprar modelos com marcações de 31 a 37. Está entre os “representantes” dessa marcação que é realista escolher um revestimento que servirá por muitos anos.
Muitos compradores perguntam frequentemente aos vendedores a questão de saber se existe um laminado natural e onde comprá-lo. Se você sabe que qualquer revestimento laminado tem várias camadas, incluindo componentes naturais e sintéticos, tais questões não surgem. Quando se trata de uma tábua de madeira maciça, deixará de ser um laminado, por definição, uma vez que o piso de tábuas não fornece camadas adicionais.
Quanto ao conceito de naturalidade e naturalidade, então se uma pessoa quiser escolher um laminado com características mais próximas da natureza, faz sentido oferecer-lhe imediatamente opções de alta resistência, que são baseadas no papelão.Esse revestimento parece mais natural que o vinil ou plástico, e sua versatilidade permite que ele se encaixe organicamente em qualquer estilo de interior, independentemente do seu nível.
Para uma casa ou apartamento, é melhor comprar um laminado de aglomerado de alta qualidade. Pode ser colocado em qualquer sala, vai parecer natural e confortável. Se a casa tem crianças pequenas ou animais, você não deve optar por um acabamento brilhante atraente, que é propenso a sujeira. É preferível dar preferência a opções opacas de matte, com uma camada superior confiável, despretensiosa às influências externas e que não requer tratamento especial.
Em locais com alta umidade (por exemplo, em banheiros ou porões, bem como em locais de uso industrial), o laminado de vinil classe 31-37 é ideal. Deve ser lembrado que alguns revestimentos de vinil depois que eles são postos, leva algum tempo para resistir a substâncias tóxicas de origem polimérica. Além disso, os alérgicos não são recomendados para parar a sua escolha sobre eles, apesar do fato de que o aumento da resistência à umidade e despretensão desta opção parece muito atraente.
Os tipos de designer de laminado, que vão desde produtos de cor branca suave clássica a modelos com desenhos coloridos brilhantes, são ideais para a decoração de estúdios de arte, espaços de arte, clubes com certas especificidades, salas de aconselhamento psicológico.
Prós e contras
Como qualquer material, o laminado tem suas vantagens e desvantagens:
- Sua principal vantagem é a facilidade de cuidados, bem como a resistência ao estresse mecânico na forma de pernas e rodas de móveis, tachas, saltos afiados. Produtos de boa qualidade são fabricados com revestimentos impermeáveis de vários níveis, todos eles ambientalmente seguros. Devido ao tratamento térmico no processo de fabricação, o produto suporta altas temperaturas: por exemplo, se uma ponta de cigarro ou um fósforo cai sobre ele, o revestimento não irá derreter e nem se deteriorar.
- Além disso, o laminado é bem tolerado por produtos químicos que podem estar em sua superfície aleatoriamente. Esmalte e tinta podem ser removidos com segurança com acetona sem danificar a cor ou estrutura do revestimento, sem deixar vestígios do solvente.
- Piso laminado, ao contrário de parquet, pode ser comprado a um preço razoável.
- Quanto a questões técnicas, é bastante simples colocar o laminado em seu próprio país - basta ter habilidades de construção simples para isso.
- Das desvantagens, vale a pena notar que as bordas com as quais as placas são unidas entre si podem não ser de muito boa qualidade, o que leva às placas “razdezhaniyu” durante a operação.
- Além disso, nem todos os tipos de revestimentos são duráveis e duráveis: sabe-se que marcas baratas, que ainda podem ser encontradas à venda, não têm mais de sete anos. Assim, ao comprar vale a pena prestar muita atenção à classe e à rotulagem, e não a ser conduzida em opções baratas que não se justifiquem.
- Parquet, é claro, é muito mais caro, mas seus proprietários experientes conhecem esse método de “salvação” de sua restauração como raspagem. Laminado não pode ser raspado por causa da estratificação do seu material. Se quaisquer placas forem repentinamente danificadas, elas terão que ser completamente trocadas, portanto, ao comprar um revestimento de piso, é melhor comprar várias pranchas de reposição da mesma cor e qualidade.
- E o último negativo de um laminado ao qual os clientes especialmente sensíveis podem prestar atenção é sua alta capacidade de ressonância. Se algum objeto cair na capa (e não importa se é leve ou pesado), o som da queda será sempre muito alto. Isso se deve às propriedades do aglomerado, que são a base da composição: quando algo cai na superfície, amplificam o som.
Coisas úteis
Se nos quartos onde o laminado é colocado, há peças de mobiliário sobre rodas (cadeiras de trabalho, mesas de cabeceira móveis), um tapete de policarbonato para parquet e laminado pode ser uma aquisição adicional muito útil. Mesmo que a classe de revestimento seja a mais alta, deve-se levar em conta o fato de que, com um impacto mecânico regular e uniforme sobre ela no mesmo local, podem aparecer vestígios. Portanto, a aquisição de coisas tão simples e baratas nunca terminará.
O tapete para parquet e laminado é completamente transparente e pode nem ser imediatamente perceptível. Não estraga o interior da sala, é fácil de limpar e é resistente a qualquer esforço mecânico.Você pode colocá-lo não só no apartamento, mas também no escritório, por exemplo, naqueles lugares onde o “pisoteio” do revestimento laminado aumenta drasticamente: recepção do escritório, instalação de uma impressora ou um computador compartilhado, cafeteiras, etc. 2000 rublos. O policarbonato não se torna amarelo com o tempo, ele permanece sempre transparente, sem perder suas propriedades estéticas, o que é importante na presença de um revestimento laminado de alta qualidade e bonito.
O tapete é interessante porque pode parecer opaco e transparente ao mesmo tempo. Tem uma superfície áspera, o que é muito conveniente ao mover as rodas das cadeiras: elas não rolam para trás além da área do tapete. Ao comprar, você deve prestar atenção às bordas para que elas não pareçam desalinhadas, e também para garantir que a cadeira deslize para fora das bordas o mais suavemente possível (um corte especial é fornecido para isso em tapetes de alta qualidade).
Há também opções mais baratas para esses tapetes feitos de PVC, mas eles não são tão duráveis e estéticos como os produtos de policarbonato.
Fabricantes famosos - empresas e clientes
Entre os fabricantes mais populares incluem-se os seguintesempresa:
- Empresa sueca Pergo o primeiro no mundo começou a produção em massa de pisos laminados. Atua no mercado desde o final dos anos 70 do século passado e ainda é o líder mundial reconhecido na produção de laminados de vários tipos. Os especialistas da empresa realizam um claro controle de cada etapa do ciclo produtivo, garantia indiscutível de qualidade e confiabilidade. A classe de laminado produzido por esta empresa é 32-34. Ela também faz vinil resistente e piso em parquet.
- Marca "Berry Allock", de acordo com as avaliações dos clientes, é a marca belga mais digna de laminado. Surgiu através da fusão de várias empresas belgas e norueguesas com vasta experiência na produção de laminados e parquet. A tecnologia HPL, aplicada com sucesso por especialistas, fornece a fabricação de revestimentos prensados de alta pressão com o mais alto grau de resistência.
- Negócio familiar da Alemanha Kaindl Flooring Tem sido em torno de 120 anos, sua história está intimamente ligada ao desenvolvimento da madeira. Esta é a maior fábrica de ciclo completo, envolvida na fabricação de revestimentos laminados sob esta marca por um longo tempo.Marca "Kaindle" em outros países é claramente associada a compradores com produtos de alta qualidade. Foi esta empresa que em 2009 venceu a competição pelo melhor fabricante europeu.
- Empresa alemã Haro Produz não apenas revestimentos laminados, mas também substratos de cortiça duráveis. Os produtos desta empresa são fornecidos para mais de 80 países ao redor do mundo, e acabamentos de decoração da moda estão se tornando cada vez mais populares entre os consumidores. A classe do laminado que a Haro fabrica é representada pelos graus 31-33 com uma espessura impressionante de revestimentos: de sete a dez milímetros. As fotos imitam perfeitamente a superfície de qualquer árvore, e substratos especiais que previnem o efeito sonoro excessivo há muito tempo se tornam um tipo de cartão de visita desta empresa.
- Coprodução Tarkett (Rússia-Alemanha) especializada na fabricação de revestimentos de vinil e carpete desde o final dos anos 80 do século XX. No entanto, depois de dez anos, a Tarkett tem tempo para se tornar uma preocupação e começa a produzir revestimentos laminados de várias direções. A maior fábrica foi lançada em 2010 na cidade de Mytishchi, na região de Moscou. Revestimentos de marca - 32-33, apresenta pelo menos 30 coleções diferentes.Devido ao facto de a maior empresa da Tarkett estar localizada na Rússia, surgiu uma grande oportunidade para o consumidor doméstico comprar revestimentos laminados de alta qualidade a um preço bastante razoável.
- Fabricantes bielorrussos O laminado é representado por duas plantas concorrentes conhecidas: Kronospan e Gomeldrev. A Kronospan começou a produzir laminados há pouco tempo, em 2014, mas já conseguiu adquirir os fãs de seus produtos, tendo se estabelecido como fabricante de revestimentos de alta classe 31 e 32. Entre eles, mais de 20 variedades decorativas, cujo escopo de aplicação se expande ano a ano. Quanto à empresa “Gomeldrev” - devido à presença de modernos equipamentos alemães, ela representa um concorrente sério para a Kronospan em todos os aspectos e até um pouco à frente, permanecendo na virada da fabricação de revestimentos da classe 33 e acima.
Notícias e opções modernas
Uma das inovações dignas no mercado de revestimentos laminados é o piso Aqua da empresa HDM. A classe do laminado é de 31, é caracterizada pela resistência absoluta à água e durabilidade invejável, o que torna possível usá-lo para enfrentar um avental de cozinha e até mesmo para terminar uma varanda.O design decorativo adota totalmente a cor e a textura da madeira, e esse laminado parece exatamente como um piso de madeira real. Devido à presença de uma película protetora especial, ela não é afetada pela radiação solar direta, não desbota e não perde ao longo dos anos nem a cor nem as propriedades. Este laminado pode ser colocado mesmo se o sistema de aquecimento de piso estiver planejado para ser instalado na sala.
A mesma empresa HDM lançou um revestimento de design Superglanz, que traduzido do alemão significa "supergloss, espelho". Espelho brilho surpreendentemente combinado com as composições de cores originais na forma de acabamentos "caros": madeiras preciosas, parquet, variedades polidas de pedra. A resistência ao desgaste é muito alta e a tecnologia de produção, devido à presença de componentes como resinas acrílicas, é absolutamente segura.
A inestimável novidade de 2017 é um laminado “silencioso”, cujo nome fala por si. A empresa alemã Haro criou o tipo de laminado mais silencioso do mundo. Especialistas inventaram o revestimento Tritty Silent ST, que tem propriedades isolantes únicas.O nível de ruído pode ser reduzido em mais de 50%, o que é confirmado por consumidores e por numerosos experimentos. Essa visão também é bem combinada com o sistema de “piso quente”.
O laminado "quieto" fixado ao chão é muito confiável - usando material auto-adesivo, não deixa folgas e lacunas ao colocar e tem uma espessura de camada de pelo menos dez milímetros. Também é famosa por quase cem opções de cores e uma garantia de 25 anos. É agradável ao toque, não requer "secagem" antes do uso, está pronto para operação imediatamente após a conclusão de todo o trabalho.
Dicas profissionais
- A vida útil de um bom revestimento laminado com um manuseio decente pode durar de 15 a 20 anos. Ao planejar sua compra, será útil lembrar mais uma vez que o laminado não é parquete, e qualquer tentativa de revisá-lo, remover a camada superior ou fazer “limpeza profunda” pode ser fatal. A placa de madeira é uma peça sólida e o laminado é feito de várias camadas de diferentes materiais.
- Você precisa cuidar dele como faria em qualquer andar: varrer com uma vassoura, limpar com escovas.Ele não resiste à limpeza molhada, mas não tolera quaisquer agentes de polimento ou cera. Em caso de contaminação grave, recomenda-se o uso de produtos especificamente projetados para cuidar do laminado. Apesar do fato de que esses fundos são caros, eles não deixarão manchas desnecessárias e são seguras para cobrir, porque nem sabão nem substâncias ácidas são incluídas em sua composição. Após a limpeza na superfície deve ir com um pano úmido mergulhado em água limpa.
- Ao reorganizar o mobiliário, movê-lo para o interior com um laminado deve ser o mais cuidadosamente possível, de modo a não danificar o revestimento decorativo. Se houver mobília na sala que seja rearranjada de tempos em tempos, recomenda-se cobrir suas pernas e outras partes que entrarão em contato com o chão. É melhor levantar a mobília ao se mover, ela ajudará novamente a manter a capa em sua forma original. Se algum líquido for derramado no revestimento laminado, é desejável removê-lo imediatamente, porque a mancha pode aparecer muito rapidamente e terá que ser limpa muito longa e dura.
- É bom limpar a sujeira gordurosa e pegajosa usando um esfregão confortável com uma escova macia.A escova não deve estar muito molhada, a umidade é suficiente para remover esses contaminantes. Deve-se ter em mente que nem todos os revestimentos laminados têm um grau suficiente de resistência à umidade.
- O movimento deve ser realizado paralelamente às tiras laminadas, mais precisamente, seus lados longos. Recomenda-se trocar a água com mais frequência do que quando se limpa o pavimento habitual - isto ajudará a evitar que partes duras da sujidade entrem novamente no revestimento. Produtos especificamente projetados para limpeza de laminados podem ser adicionados à água limpa em pequenas porções. Normalmente, as instruções indicam a quantidade que deve ser adicionada, depende do tipo de produto e da concentração dos componentes de limpeza contidos nele.
- Se você comprar um equipamento especial é muito caro, você pode usar a solução usual de sabão - o laminado alcalino não faz mal, e a limpeza será boa. A propósito, há uma maravilhosa receita popular que economizará muito dinheiro. Para cinco litros de água morna pura, adicione uma colher de sopa de vinagre. No caso de sujeira pesada, o corredor pode ser lavado com uma solução simples de xampu,destinado a crianças na proporção de uma colher de sopa para dois litros de xampu.
- O aparecimento de manchas no revestimento laminado deve ser sempre cuidadosamente monitorizado. Mas se, no entanto, aconteceu de encontrar um local complexo, ele pode ser removido da seguinte maneira: primeiro, a mancha deve ser tratada com limpador ácido neutro. Se não houver efeito, tente esfregar com álcool.
- As manchas que aparecem do batom e do verniz para calçados são bem removidas com almofadas de algodão de álcool branco ou acetona. Também são exibidos traços de lápis e canetas com ponta de feltro. No caso em que o ponto do marcador não pode ser, pode ser manchado com pasta de dentes comum, deixe por alguns minutos e, em seguida, limpe com um pano seco e macio.
- Marcas pretas de solas de borracha são bem limpas com uma esponja seca para utensílios de cozinha, mais precisamente, seu lado reverso, mais rígido. Muitas vezes eles são bem limpos com uma borracha regular ou uma solução fraca de refrigerante. Esmalte pode ser limpo com sabão em pó comum.
- Goma de mascar e cera de velas não devem ser removidos imediatamente depois de cair no laminado. Você precisa esperar o momento em que eles endurecem completamente e, em seguida, remova-os cuidadosamente com um raspador de plástico macio.O processo de cura completa da goma de mascar pode ser acelerado colocando-se um saco com algum produto congelado. Não use uma espátula de metal para não arranhar a superfície.
- Apesar de sua alta resistência e durabilidade, o laminado precisa de cuidados especiais. Não é difícil se acostumar com isso, e se todas as recomendações necessárias forem seguidas, juntamente com uma manipulação cuidadosa, ela servirá de 15 a 20 anos, e talvez até mais.
Nosso vídeo lhe dirá como escolher o laminado e como combinar cores no interior.