Laminado ou linóleo: qual é o melhor para escolher?

 Laminado ou linóleo: qual é o melhor para escolher?

A escolha do pavimento permaneceu sempre um elemento significativo e integrante na concepção do interior geral da divisão. Muitas vezes depende de um grande número de razões. O pavimento existente é extremamente diversificado, diferenciam-se em finalidade, características, propriedades, custo, durabilidade, condições de cuidados e dificuldades de instalação, pelo que o comprador tem sempre a oportunidade de escolher o melhor pavimento para cada divisão.

Tipos de revestimento

  • Linóleo é um dos revestimentos mais populares, pois é adequado para quase todas as instalações. Os linoleos de PVC estão divididos em várias variedades: para casa e escritório. As principais vantagens do linóleo estão em seu baixo preço e longa vida útil.

Não pertence a revestimentos naturais, portanto diferirá significativamente dos materiais de construção de madeira em sua aparência e qualidade. Além disso, ele não suporta altas temperaturas e pode ser espremido em móveis.

  • Revestimento de policloreto de vinila É superior em qualidade ao linóleo, mas tem certas desvantagens. Para colá-lo, você deve ter habilidades especiais, pois a superfície deve ser preparada com antecedência.
  • Pavimentos em cortiça Distinguem-se pela sua simpatia ambiental, uma vez que são feitos de materiais naturais e também têm um bom isolamento acústico. Adequado para casas e apartamentos. Bem, reter o calor, mas não pode suportar a umidade.
  • Piso laminado - Este é um dos pisos que podem servir como alternativa ao parquet. É feito de fibra, resistente a qualquer estresse mecânico. Adequado para salas com a menor umidade.

Revestimentos naturais não são tóxicos. Requer instalação adequada em uma superfície plana e lisa. A vida útil e a qualidade dependerão inteiramente do custo.

  • Telhas cerâmicas perfeito para quartos com alta umidade e umidade. Distinguido por sua ampla escolha, não tem medo de umidade, é fácil de limpar e suportar qualquer carga. Requer habilidades especiais para instalar.
  • Carpete - Este é o revestimento mais popular para os quartos. Bem suporta impacto mecânico de móveis, sapatos, fácil de encaixar. Requer cuidados especiais, pois tem medo de umidade. Pode desbotar quando exposto à luz solar direta. Tem um preço acessível e uma ampla seleção de cores.
  • Parquet clássico e madeira maciça - Este é um dos revestimentos naturais e ecológicos. Com o devido cuidado vai durar muito tempo. Eles ajudarão a criar uma atmosfera de aconchego e conforto na casa.
  • Revestimentos poliméricos ou a granel geralmente instalado em instalações em plantas industriais. Os pisos com autonivelamento também são muito populares nos banheiros.Eles são feitos usando imagens 3D, eles são muito fortes e duráveis. A principal desvantagem destes pisos é o seu alto custo.

Vantagens e desvantagens do linóleo

As vantagens do linóleo incluem uma variedade de fatores. É colocado não só em casas e apartamentos, mas também em escritórios.

Isso tudo é devido às suas características específicas.

  • Primeiro de tudo, linóleo é muito facilmente transferido devido ao fato de que é feito de material flexível.
  • É fácil deitar no chão.
  • Ele também lava bem e tem uma longa vida útil (10-15 anos).
  • É famosa pela diversa escolha de design e gama de cores.

Também este piso tem suas desvantagens.

  • Ao colar suas partes, as costuras visíveis podem permanecer.
  • Mais sobre isso pode aparecer ao longo do tempo esfregando e dentes de móveis.
  • Linoleum de má qualidade a alta ou baixa temperatura do ar na sala pode rachar ou deformar. Isso irá torná-lo inutilizável e reduzir significativamente a vida útil.

Laminado: prós e contras

Deve-se notar que o laminado tem suas próprias qualidades positivas, porque é um dos materiais mais duráveis, já que sua superfície tem uma camada protetora. Normalmente, esse laminado é muito alto e não está disponível para todos os compradores.

Outro tipo de revestimento é o laminado de vinil. Não pertence a materiais altamente inflamáveis. Tem bom isolamento e tem uma aparência atraente. Esse material não tem medo de umidade e é bem lavado.

Qualidades negativas de qualquer tipo de laminado incluem sua fragilidade, uma vez que o material não possui boa qualidade, pois inicialmente serviu como alternativa aos revestimentos naturais.

Também durante a sua colocação no chão, certas dificuldades podem surgir, desde que a superfície deve ser par.

O laminado não suporta danos severos e pode permanecer pequenos arranhões nos móveis. Um laminado mais barato tem medo da umidade e pode inchar, por isso requer cuidados mais cuidadosos.

Comparação das principais características

Ao considerar as propriedades básicas desses dois revestimentos de piso, o linóleo tem mais vantagens do que desvantagens. Ao contrário do laminado, é muito mais prático, porque pode ser usado em qualquer local. Além disso, a diferença de preço fala em favor do linóleo.

Laminado, no entanto, é um dos materiais naturais, o que lhe confere vantagens particulares.Linóleo, ao contrário do laminado. Tem revestimento antiderrapante.

Tanto isso como outros materiais se encaixam perfeitamente em qualquer premissa, em média pelo tamanho.

Composição

Para comparar a composição desses materiais de construção, você deve informar separadamente sobre cada um deles. Por exemplo, tal piso como linóleo foi produzido por mais de cem anos. Durante todo esse tempo, sua composição sofreu algumas mudanças. Atualmente, é um revestimento plástico e macio, disponível em rolos ou seções de ladrilhos. Consiste em substâncias naturais e artificiais.

O linóleo natural é feito de base de juta, na superfície da qual o óleo de linho e outros ingredientes naturais são aplicados. De cima é coberto com uma substância protetora especial da cera. Este linóleo é também chamado de marmoleum. É completamente seguro para a saúde e é caracterizado pela alta resistência à umidade, durabilidade e durabilidade.

Suas desvantagens são o alto preço e as dificuldades encontradas durante a instalação, bem como o cheiro específico.

Há também revestimentos que serão semelhantes aos naturais.

Um desses revestimentos é o linóleo polimérico, que existe há mais de 50 anos. Linóleo sintético também não é inferior ao natural em qualidade, porque é mais prático e famoso por seu preço razoável. Com a ajuda da tecnologia moderna, os fabricantes têm a capacidade de produzir revestimento de PVC para todos os gostos, com qualquer design, textura e imitação de qualquer material.

Suas desvantagens são a composição química complexa e o cheiro desagradável da borracha, que estará presente por algum tempo após a compra.

Os linoleos estão disponíveis apenas em diversas variedades e classes.

Todos eles diferem em espessura, durabilidade e composição.

  • Casa Linóleo é adequado para casas e apartamentos, como é produzido de espessura média e é projetado para uma vida útil de até 10 anos.
  • Para instalações industriais e escritórios com alto tráfego adequado comercial e semi-comercial linoleums. A vida útil destes revestimentos é projetada para uma média de 10 a 15 anos.
  • Especial Os linóleos distinguem-se pela sua grande espessura, uma vez que foram concebidos para campos desportivos e outras superfícies não padronizadas.A categoria de preço deste material universal depende diretamente da qualidade e da sua escolha de cobertura.

O laminado também não é inferior ao linóleo na demanda.

Ele foi desenvolvido há 40 anos como uma contrapartida mais barata para parquet e outros pisos naturais. Em comparação com o linóleo, a superfície do laminado é mais rígida, pois contém pó de madeira e óleos especiais.

Sua camada superior é um filme de polímero invisível que protege o laminado contra arranhões, água e abrasão. Abaixo dessas camadas há outra camada, que é papel. Via de regra, representa um desenho imitando algum tipo de madeira maciça natural ou tendo outro desenho interessante.

Normalmente, é feita uma fixação especial numa laje com uma espessura de 7-10 milímetros, por meio da qual as lajes são unidas sem dispositivos especiais de fixação e sem cola. Alguns fabricantes produzem laminado que pode suportar a umidade e não incha.

Também um pré-requisito é a instalação correta do laminado. Isso permitirá que ele sirva por um longo tempo e não seja deformado.

As principais vantagens do laminado serão sempre a sua aparência elegante e atraente.

Condutividade térmica

O "calor" do revestimento depende da espessura do linóleo ou do laminado, bem como da composição do material. Linóleo com uma espessura de pelo menos 6 mm com todos os revestimentos e camadas será beneficiado contra o fundo do laminado. Além disso, o laminado requer suporte adicional. Se compararmos laminado caro e linóleo caro, então o laminado terá uma baixa condutividade térmica.

Respondendo à pergunta por que o laminado é mais frio do que o linóleo, podemos dizer com confiança: isso ocorre porque seu coeficiente de condutividade térmica é extremamente baixo, em contraste com um indicador semelhante para o linóleo.

Isolamento acústico

Se você tentar comparar o laminado e linóleo, então você pode ter certeza de que eles não são particularmente propriedades insonorizadas, por isso, ao instalar esses materiais deve escolher um substrato isolante especial ou isolamento, que servirá como isolamento acústico.

Acredita-se que, uma vez que o linóleo é feito de substâncias sintéticas, tem um isolamento sonoro maior do que o laminado. Portanto, é melhor escolher o material que tenha bom isolamento acústico.

O isolamento de ruído é especialmente importante nos prédios de apartamentos onde há crianças pequenas. Eles podem correr ao redor do apartamento, bater os pés, criando assim um ruído que atinge seus vizinhos. O revestimento do piso deve, se possível, eliminar completamente essa desvantagem.

O que é mais seguro para a saúde?

A indústria moderna oferece a escolha de um grande número de materiais de construção diferentes. Em regra, em primeiro lugar, o comprador tem uma pergunta sobre que soalho é menos tóxico e perigoso. Para dissipar dúvidas, você precisa saber o que está incluído nesses materiais, estejam eles sujeitos à certificação obrigatória.

O laminado é feito de materiais naturais, mas muitas vezes não é o caso. A composição inclui indústria de resíduos de madeira: aparas, serragem. Nele, sem dúvida, também existem impurezas nocivas.

Uma dessas substâncias nocivas é o formaldeído, que evapora quando o laminado é aquecido ou a temperatura na sala é alta, porque resinas fenólicas e acrílicas especiais que têm um efeito nocivo na saúde humana podem ser usadas no processamento e na fabricação deste revestimento.

Alguns fabricantes tentam substituir estas substâncias por outras mais respeitadoras do ambiente, sendo chamadas, regra geral, de polímeros.

Ao contrário do laminado, linóleo é a opção mais acessível para o revestimento. Linóleo é feito de material de PVC, no entanto, não difere em suas propriedades ambientais. Quando este piso é aquecido, substâncias tóxicas são liberadas, o que pode afetar adversamente a saúde humana.

Materiais de construção sintéticos, em particular, e revestimentos de pavimentos, são parte integrante da nossa existência, por isso é extremamente importante estar ciente das regras para a aquisição e operação de tais materiais, de modo que o impacto negativo dos revestimentos de pavimentos sintéticos seja minimizado. Então linóleo e laminado podem se tornar um ornamento de design de interiores, e não prejudicar a saúde dos moradores da casa.

Dificuldade de atendimento

Para que a aparência dos seus pisos esteja sempre em ordem, você precisa cuidar bem deles.

Caraterísticas do cuidado para o laminado e o linóleo são como segue.

  • O linóleo é um desses materiais que não requer cuidados especiais e é mais fácil de limpar e lavar, pois a umidade não o prejudica.
  • Laminado não deve ser lavado com água, como último recurso, você pode usar um pano úmido bem espremido para lavar.

Além disso, ao limpar estes revestimentos de piso, não é desejável usar agentes de limpeza agressivos, uma vez que depois deles as manchas desbotadas podem permanecer no chão.

Muitas vezes acontece que há arranhões ou arranhões em móveis e saltos no chão. Para fazer isso, existem ferramentas especiais que podem disfarçar traços indesejados.

Resistência ao desgaste

Long operação de linóleo e laminado depende de dois fatores principais. Ao comprar, preste atenção à classe de revestimento, pois sua qualidade e durabilidade dependem disso. O linóleo não é o revestimento mais durável, pois pode deixar marcas e amolgadelas de móveis e calçados. A resistência ao desgaste também depende das condições em que o revestimento será localizado e operado.

Se a sala não tiver um alto nível de umidade, um laminado é adequado para ela. Se não for apropriado cuidar do laminado e lavá-lo regularmente com água, ele pode se deformar e o revestimento rapidamente se tornará inutilizável.

Design

O aparecimento de revestimentos, como linóleo e laminado, tem uma aparência atraente. De uma ampla gama de produtos, você pode escolher um revestimento para todos os gostos.

  • Linóleo tem um design bonito devido ao fato de que ele pode imitar qualquer revestimento. A textura da superfície pode ser lisa, ou com relevo, bem como padrões feitos para madeira ou azulejo. A paleta de cores é rica e oferece ao comprador uma ampla seleção.
  • Piso laminado - este é um dos pisos naturais, e tradicionalmente pode imitar a aparência de pisos de madeira ou parquet. As cores vão desde os tons mais escuros de uma árvore até os mais claros.

Custo de

Ao escolher um piso em primeiro lugar, o comprador presta atenção ao custo e qualidade do piso.

A fim de distribuir adequadamente seus fundos e é mais rentável para comprar um revestimento de boa qualidade, você precisa considerar vários fatores-chave. O linóleo de baixa qualidade custa menos do que o laminado mais barato, e o laminado da mais alta qualidade é mais caro que o linóleo de alta classe.

Portanto, a opção mais lucrativa seria comprar um laminado ou linóleo de uma classe semi-comercial, já que seu preço não é muito diferente.

Recursos de instalação

Ao comparar os métodos de colocação de pisos como linóleo e laminado, você pode identificar diferenças significativas. Por este critério, é bastante difícil compará-los. Para fazer isso, é necessário considerar a natureza específica da preparação da superfície na qual o revestimento será aplicado.

Antes de instalar o linóleo, certifique-se de que o piso não tenha irregularidades e solavancos pronunciados, pois isso pode danificar o piso ao longo do tempo e reduzir a vida útil do material. Piso laminado também requer uma superfície completamente plana, mas é completamente capaz de esconder alguns desníveis no chão.

Antes de colocar o laminado em um piso de madeira ou outra superfície, é necessário colocar um substrato especial ou isolamento sob ele, e para o linóleo essa condição não é necessária.

Dicas para escolher

Entre a grande variedade de materiais de construção para os pisos é sempre difícil fazer a escolha certa. Para determinar qual cobertura é melhor, antes de tudo você precisa decidir para qual sala você estará comprando. Selecione também o design de capa apropriado que se adapte perfeitamente ao seu interior.

O piso mais popular no apartamento e uma casa privada permanecerá sempre linóleo e laminado. Eles variam em preço, qualidade e condições de operação.

Para tais instalações como cozinha, banheiro e banheiro só linóleo será adequado, porque não se deteriorará da umidade. Essa cobertura pode ser colocada em um corredor e em um quarto. Laminado é o mais ecológico, mas menos durável e resistente ao desgaste, para que você possa escolhê-lo no berçário ou no quarto. Para a varanda e a casa é de luz perfeita, linóleo fino e barato.

O que é melhor para colocar, linóleo ou laminado, você vai aprender com o vídeo a seguir.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto