O que você precisa para cortar o laminado?

Piso laminado é um revestimento popular, pois tem um design elegante e uma longa vida útil. Produtos deste tipo consistem de uma base amadeirada e uma camada decorativa especial. A tecnologia de produção do laminado permite-lhe dar não só uma cor diferente, mas também a estrutura de várias espécies de madeira. Colocar este material é relativamente simples, mas quase sempre requer placas de recorte. Portanto, antes de prosseguir para o trabalho de instalação, certifique-se de descobrir o que precisa para cortar o laminado.

Métodos de corte

A instalação da placa laminada envolve fixá-la ao chão com cola ou parafusos especiais. Mas muitos iniciantes não sabem como cortar o laminado para obter uma boa e uniforme articulação.

Você pode cortar laminado de vinil ou cortiça em casa com algumas ferramentas:

  • Cortador Este projeto se assemelha a uma guilhotina. Para cortar a placa, ela deve ser colocada sob a faca ao longo da linha do corte. Depois disso, com um certo esforço, o cortador é pressionado, o que produz um corte. Se você tem certas habilidades com esta ferramenta, você pode cortar o laminado até mesmo junto.
  • Jigsaw. Cortar com esta máquina é um dos mais rápidos e mais acessíveis. Mas, para o processamento do laminado, é importante usar apenas serras especiais. Para cortar a peça desejada, você precisa medir as dimensões necessárias e desenhar uma linha reta. Depois disso, a prancha se move um pouco para fora da mesa para que a serra se mova no ar e o corte comece.
  • Serrote Cortar o laminado com ele pode ser feito tanto no chão quanto em uma certa elevação. Para fazer isso, você também precisa marcar a linha e começar a serrar suavemente. Aqui é importante considerar o divórcio da serra, pois pode levar muito laminado. Isso, por sua vez, pode levar a inconsistências.
  • A faca. A camada superior do laminado é uma fina camada de filme que é facilmente danificada com uma faca de papel comum. A tecnologia de trabalhar com essa ferramenta é bem simples.Ao longo da linha marcada, você precisa segurar a ponta da faca de modo a cortar a camada superior. Se você quiser obter uma linha plana, então, além disso, a placa deve ser devidamente corrigida.

Quando você corta a camada superior, você precisa quebrar uma peça extra. Para fazer isso, lamine na borda da mesa ao longo do corte e pressione com força em um dos lados. Esta abordagem é uma reminiscência de quebrar azulejos ou vidro após o corte de vidro.

  • Serra Circular Cortar com esta ferramenta é muito mais rápido. Para cortar um pedaço de laminado, você também deve marcar. Depois disso, a placa é fixada na armação ao longo do plano de movimento da serra. Coloque o produto no topo da camada laminada. Neste caso, as lâminas da serra entrarão no material, o que reduzirá a formação de cavacos e rachaduras. Quando tudo está definido, você precisa conduzir lentamente a placa ao longo da linha de corte com a circular ligada.
  • Búlgaro Esta ferramenta funciona como uma serra circular. Tipos similares de rodas de corte também são usados ​​aqui. Mas o corte já pode ser feito em praticamente qualquer lugar. Mas, para obter um corte uniforme, você precisa preencher a mão que controla o triturador durante o processamento.

Escolhendo uma ferramenta

Como você já entendeu, não existe uma maneira universal de cortar o laminado. Para fazer isso, use uma variedade de ferramentas que têm seus prós e contras. É impossível dizer qual opção é melhor, já que tudo depende da situação individual.

Para escolher uma ferramenta de qualidade, você deve considerar vários fatores:

  • A qualidade exigida do bumbum. Se você precisar de um número mínimo de chips, use um cortador manual ou quebra-cabeças. Em outro caso, todos os métodos de corte considerados são perfeitos. Eles permitirão que você corte corretamente a placa com o mínimo de esforço.
  • Tipo de corte. A opção mais fácil é quando você precisa cortar o laminado. O comprimento da ranhura é relativamente curto, o que minimiza o risco de grande curvatura. Quando você precisa cortar um dos lados, neste caso é melhor usar o cortador e uma serra circular.

Por favor, note que você pode realizar operações semelhantes com outras ferramentas. Tudo depende das suas capacidades.

  • Formulário rezi. Praticamente todos os mecanismos permitem cortar a prancha somente em linha reta.Se você precisa obter uma forma complexa de laminado, a solução para esse problema será um moedor ou quebra-cabeças.

Serra Circular

O corte circular é uma das opções mais populares, pois possui várias vantagens:

  1. A capacidade de usar discos com diferentes tamanhos de dentes. Isso permite ajustar o processo de corte e a qualidade da superfície.
  2. A ferramenta funciona com eletricidade, o que elimina o uso de combustível.
  3. O processamento do laminado não é acompanhado por ruído significativo, o que permite processar a placa, mesmo em prédios de apartamentos.
  4. Alta velocidade. A eficiência da serra circular é uma das melhores. Portanto, é usado por muitos profissionais que estão envolvidos na colocação de tais materiais.

A única desvantagem deste mecanismo é que, para obter cortes de alta qualidade, é necessário ter certa prática e experiência em trabalhar com ele.

Serra Elétrica

Trabalhar com um quebra-cabeça é bom e rápido. A ferramenta tem um peso pequeno que permite mantê-lo bem durante o corte. Ao mesmo tempo, o mecanismo praticamente não forma poeira, o que o torna uma opção única para uso privado.

A falta de quebra-cabeças só pode ser escolhida incorretamente. Produtos de baixa qualidade simplesmente rasgam o laminado, formando extremidades feias, que terão que ser ainda mais limpas. Para obter um encadeamento de qualidade, o quebra-cabeça deve funcionar na velocidade máxima.

Facas

O corte laminado manual é relativamente raro. Para tais fins, use como facas de escritório e serras de cabelo.

Ao usar o último tipo de ferramenta, é importante que ele tenha dentes muito pequenos.

Existem várias desvantagens nessa abordagem:

  1. O processo de corte com ferramentas manuais leva tempo. Isso, por sua vez, afeta a eficiência da instalação do laminado.
  2. Para obter um corte de alta qualidade, você precisa agir com muito cuidado e devagar. Para isso, você precisa ter uma experiência relativamente grande com materiais e ferramentas semelhantes.
  3. Obter rachaduras sem chipping com uma serra é quase irreal. Portanto, a posição de corte é frequentemente mais limpa.

Búlgaro

O moedor é um mecanismo universal com o qual você pode cortar não só madeira, mas também concreto.Para o processamento de discos especiais laminados utilizados, que são aplicados aos dentes, como uma serra circular.

O uso do moedor tem várias vantagens:

  1. Pode ser usado para formar um corte reto e em forma.
  2. As extremidades obtidas após o corte são de alta qualidade.
  3. O funcionamento do moinho é possível mesmo sem preparação prévia do material.

Mas esta ferramenta tem vários lados ruins:

  1. O peso da estrutura é significativo, o que nem sempre permite o controle de qualidade do processo de corte.
  2. Durante a operação, o moedor forma muita poeira fina. Nem sempre é eficaz em áreas residenciais.
  3. Ao cortar, as extremidades do laminado começam a aquecer, o que leva à formação de queima, que, juntamente com a poeira, é muito prejudicial ao corpo humano.

Guilhotina

O cortador é perfeito para o corte manual. Entre as vantagens desta ferramenta pode ser identificada operação silenciosa, fácil e corte de alta qualidade. É relativamente simples trabalhar com tais mecanismos, o principal é observar apenas precauções, já que a faca é muito afiada. O corte da guilhotina não leva à formação de poeira, o que a torna uma ferramenta profissional.

A peculiaridade deste material é que é recomendado cortá-los somente no sentido transversal.

Mas se você treinar um pouco, poderá trabalhar nas pranchas. O custo de tal ferramenta é bastante alto, por isso, para uma instalação única de laminado para comprá-lo não é economicamente rentável.

Outras opções

Uma opção alternativa para o processamento de laminados são máquinas especiais, com as quais você pode obter um corte de alta qualidade. Eles são destinados apenas para trabalhar com essa substância. Cortar o laminado com a ajuda deles é muito simples, pois eles são equipados com grampos especiais e vários tipos de facas para diferentes camadas. Na vida cotidiana, é quase impossível encontrá-los, pois as construções são muito caras.

Recursos de corte

A tecnologia de corte depende não apenas da ferramenta, mas também da abordagem correta para o processamento dessa substância.

Portanto, tais operações devem ser realizadas, guiadas por várias recomendações simples:

  1. Todas as ferramentas de corte devem estar equipadas com uma serra com dentes muito pequenos. Isso se aplica tanto a um serrote comum quanto a um quebra-cabeças. Tal abordagem eliminaria a aparência de chips e extremidades feias.Muitos especialistas recomendam o uso de serras de metal para artesanato.
  2. Se você tiver um corte feio, tente esconder este quadro embaixo do pedestal. Às vezes, pode ser recortado novamente, mas é importante que o comprimento do elemento depois disso seja adequado para uma linha específica.
  3. Tente fazer medições várias vezes. Assim, você obtém dados mais precisos e isso não causará danos ao laminado.
  4. Dependendo da ferramenta escolhida, as placas devem ser colocadas para cima ou para baixo com uma camada decorativa. Isso eliminará a formação de fichas grandes.
  5. Se você precisa obter um corte em forma, a melhor opção seria usar modelos especiais. Para simplificar essa operação, você pode colocar uma fita de construção ao longo de todo o comprimento do corte. A melhor ferramenta para esse processamento é um quebra-cabeças.

O laminado de corte é uma operação simples, exigindo apenas a escolha de uma ferramenta de qualidade. Deve ser realizado seguindo as regras básicas de segurança, pois o trabalho é feito com lâminas e serras muito afiadas.

Você pode assistir a uma das maneiras de cortar o laminado no vídeo abaixo.

Comentários
 Autor
Informações fornecidas para fins de referência. Para questões de construção, consulte sempre um especialista.

Sala de entrada

Sala de estar

Quarto