Diluentes: tipos e suas características
Muitos de nós não sabemos a diferença entre os conceitos de solvente e diluente, no entanto, estas são formulações diferentes com certas propriedades e características. Portanto, é importante conhecer as diferenças entre essas substâncias, os tipos existentes de diluentes e as características de seu uso com diferentes composições de coloração.
O que é isso?
Diluente é um líquido com uma composição especial destinada a misturar com tintas de vários tipos. Dependendo dos componentes, a solução é rotulada com um número. Às vezes, as composições são usadas para limpar a paleta ou para remover as partículas de tinta.
O preço desses produtos é baixo, o que desempenhou um papel importante no processo de distribuição deste produto. Existem muitos tipos de diluentes que são usados quando se trabalha com tintas e vernizes. Cada componente incluído na composição tem um efeito específico.
Diferenças
Para falar sobre as propriedades de uma composição especial, é importante identificar as principais diferenças entre o diluente e o solvente.
Os solventes são usados para remover tinta das superfícies ou couro, bem como para diluí-lo. Se o período de secagem for encurtado, então o revestimento perderá propriedades.
Os diluentes são uma base, a mesma estrutura de coloração, mas sem adição de pigmentos e componentes adicionais. A ferramenta não afeta negativamente a qualidade da camada decorativa. Propriedades práticas e elásticas são preservadas.
Você não pode prescindir de uma ferramenta ao trabalhar com tintas muito espessas. e criando técnicas criativas especiais. Esta é uma ferramenta obrigatória para decoradores profissionais e artistas. Para alcançar o efeito desejado, você precisa escolher a solução certa, levando em conta a composição da tinta e as características individuais do diluente.
A escolha e características das composições
A principal esfera de uso do material - tintas para design decorativo (pintura de materiais têxteis, porcelana, tintas de arte). Durante o trabalho dos mestres é necessário observar rigorosamente certos requisitos, para que o resultado seja espetacular, elegante, atraente e preserve a beleza por um longo tempo. Caso contrário, as cores perderão rapidamente o brilho e a saturação.
Tintas à base de água
Tintas à base de água que são usadas na indústria da construção podem ser diluídas com água limpa, mas se você trabalhar com composições artísticas, você deve usar um diluente. Trabalhar com ele é muito mais seguro do que com a água, porque é difícil exagerar com a dosagem da composição. A água reduz o brilho da cor, o que não deve ser permitido ao criar uma composição artística.
Tintas dispersas em água e seu uso
Este grupo inclui as seguintes composições:
- tintas acrílicas;
- tempera;
- guache;
- acrílico.
O mais difundido encontrou a última opção. A pintura possui facilidade de uso, durabilidade e saturação de cores.Pode ser usado em conjunto com outras formulações de cor à base de água.
Ao trabalhar com tinta, os artistas profissionais usam diluentes especiais necessários para mudar a solução sem deteriorar suas características técnicas.
Especialistas identificam vários tipos de diluentes que são recomendados para uso quando se trabalha com tintas acrílicas.
- Solução Brilhante - o tipo mais popular de diluente. Este material é usado para melhorar as propriedades especiais da tinta. A composição é praticamente inodora. Externamente, é um líquido translúcido, que consiste em dispersão acrílica.
Usando tal produto, você não pode se preocupar com a preservação das qualidades positivas da camada decorativa.
- A composição do tecido. Para diluir a tinta usada na pintura de tecidos, é utilizada uma solução especial. Seus componentes são selecionados de forma a não danificar o material delicado e, ao mesmo tempo, preservar as propriedades da composição da coloração.
O uso de substâncias adicionais melhora a adesão e aumenta a vida útil da composição por várias vezes.
- Pasta mais fina - Esta é uma composição espessa especial. É necessário reduzir o consumo de material.É possível usar um diluente deste tipo em conjunto com tinta guache e têmpera. Além disso, a pasta torna a camada mais densa e forte e melhora suas outras características positivas. O diluente é usado como substrato para criar uma paleta individual.
Composição para tintas a óleo e vernizes
Vernizes também são diluídos antes da aplicação. Para trabalhar com laca de poliuretano ou alquídica, um composto especial chamado White spirit é usado. O produto é vendido em forma acabada em estabelecimentos especializados.
O clássico branco mais espesso também é usado para diluir as composições corantes de óleo, bem como as tintas acrílicas e alquídicas. Este produto é obtido refinando o óleo.
Para tinta a óleo
Tintas a óleo - um segmento especial das composições de coloração de meio. Diluentes para estas composições desempenham um papel importante no campo da pintura e da criação artística. Em comparação com guache ou aquarela, substâncias oleosas não devem ser misturadas com água. Desenvolveu várias formulações especiais projetadas especificamente para trabalhar com produtos de petróleo. Cada espécie tem certas propriedades e funções.
Dada a sua rica variedade, você precisa saber como fazer a escolha certa.
Para fazer isso, entenda o alcance.
- Óleo vegetal regular. Este método foi usado nos tempos antigos. A partir desse método, as diluições da tinta receberam seu nome, que foi fixado por séculos. Para diluição use óleos de tais plantas: sementes de linho, sementes de cânhamo, nozes, girassol, papoula. Hoje, o óleo pode ser substituído por produtos profissionais.
- Verniz de arte. Uma substância que consiste em solvente ou resina é usada para diluir as tintas. Isso torna a estrutura mais densa, o que cria um efeito especial ao escrever imagens. Após a secagem completa, o material é mantido muito mais forte do que quando diluído com óleo. Adicionar verniz como diluente torna a cor da tinta mais brilhante, preenchendo-a com brilho e brilho.
Ao trabalhar com tintas a óleo use verniz de abeto, mastique, dammar, copal ou cedro.
- Duplo Este tipo de diluente é chamado de “gêmeo” devido à composição de dois componentes. A ferramenta é rotulada com o número "2" na etiqueta. Para obter fundos, misture óleo e verniz em proporções apropriadas: 2-3 partes de óleo e 1 parte de verniz.
- Tee - este é o mesmo “gêmeo” mais fino, apenas com a adição de outro componente. Todos os três componentes são misturados nas mesmas proporções. O resultado é uma solução padrão que é ideal para fins artísticos. Os produtos são indicados pelo termo "tee" ou pelo número correspondente. A solução é frequentemente usada para diluir o metal.
- Composição número 4. Diluente número 4 é também chamado de "Pinen". Esta composição pode ser usada para diluir substâncias tais como tintas alquídicas, vernizes, tintas a óleo e penta. A produção difere na excelente capacidade de dissolução e também no indicador mínimo de evaporação. O diluente contém o produto da retificação da terebintina da gengiva.
Recomendações para seleção
O diluente puro é recomendado se você planeja criar uma composição artística ou escrever uma foto o mais rápido possível. Esta composição seca mais rapidamente, acelerando o processo de endurecimento da composição de coloração. Uma camada fina é suficiente algumas horas para uma secagem completa.
Ao usar óleo vegetal como diluente, prepare-se para passar muito tempo secando.O período aproximado é de 3 a 5 dias.
Thinners "twin" e "tee" são os mais versáteis. Artesãos habilidosos fazem tais soluções independentemente, conhecendo a composição e as proporções. Você também pode alterar ligeiramente a composição para obter o efeito desejado. O período ideal de secagem da tinta é de cerca de 2-4 dias.
Ao escolher um diluente limpo para trabalhar com tinta a óleo, adquira uma solução inodora. O custo de tais produtos é maior, mas trabalhar com eles é muito melhor e mais conveniente.
Produtos populares e suas propriedades
Entre a enorme variedade dos mais populares estão os seguintes diluentes.
- Marca registrada Vika oferece um diluente de qualidade para pintura metálica. É uma laca acrílica com alta porcentagem de resíduo seco. Recomenda-se usar em revestimentos de camada dupla. Esta ferramenta é eficaz para pintar em menos tempo. A composição tem um alto grau de transparência. Devido aos absorvedores de UV, o material não tem medo dos efeitos negativos dos raios ultravioleta.
- Firme Sikkens (Holanda) oferece aos clientes uma grande variedade de diluentes para tintas.Os profissionais apreciaram os diluentes rápidos - Fast, PLUS Reducer Fast encontrou um uso generalizado. Também à venda você encontrará diluentes médios e lentos. A sorte da marca acima também é muito popular.
Os clientes têm a oportunidade de escolher entre produtos de fabricantes nacionais. Durante a compra, certifique-se de se familiarizar com a composição do material. Compre apenas produtos de alta qualidade e certificados que atendam aos padrões internacionais.
Se você estiver usando um diluente pela primeira vez, tente diluir uma pequena quantidade de tinta e use-o na superfície. Avaliar mudanças no processo de trabalho e após a secagem completa. Adicione thinner suavemente e gradualmente.
Você pode aprender os segredos do uso de thinner na pintura a partir do vídeo.