Solvente Р-4: propriedades e características da aplicação
O uso de vernizes e tintas na produção e na vida cotidiana é muitas vezes inconveniente devido à sua alta densidade e viscosidade. Este inconveniente remove facilmente o solvente.
Também é necessário remover manchas de tinta, desengordurar superfícies e lavar as escovas depois do trabalho. O P-4 fará um excelente trabalho com todas essas tarefas.
Características e composição
Qualquer solvente ou pertence ao grupo de substâncias químicas ativas, ou é uma mistura de vários componentes. Tal mistura de substâncias de origem orgânica e é um P-4.
Parece um líquido claro, incolor ou amarelado.em que não há sedimentos nem partículas suspensas.A substância tem um odor característico aguçado.
Ele ganhou grande popularidade, pois tem boas propriedades de consumo. R-4 está à venda em qualquer loja especializada por preço razoável. Além disso, tendo uma ampla gama de aplicações, é muito fácil de usar. A descrição do método de aplicação e a composição são normalmente indicadas nas instruções no recipiente com a substância.
Uma das características do P-4 é a possibilidade de seu uso para a reprodução de praticamente qualquer material de pintura, tornando-o econômico para uso. E também, o P-4 dá a eles a capacidade de secar mais rapidamente e, ao secá-lo, forma um filme brilhante e suave que evita o desbotamento do revestimento.
É necessário assegurar-se de que no processo de trabalhar no solvente não consiga a água. Misturar-se-á com acetona e isto causará manchas brancas na superfície pintada após a secagem.
A acetona e o tolueno são ingredientes essenciais no solvente. Eles estão em P-4 26 e 62%, respectivamente. Eles expandem o escopo de sua aplicação. E o butilacetato é adicionado à composição, o que ajuda a proteger as superfícies pintadas do desbotamento.
No entanto, essas substâncias não podem ser chamadas de benéficas para o corpo humano. Embora a penetração do solvente sobre a pele não cause queimaduras, o contato prolongado com a mesma e a inalação de vapores não passarão sem deixar vestígios: envenenamento, tonteira, tosse e dermatite podem ocorrer.
Portanto, ao trabalhar com um solvente, medidas devem ser tomadas para proteger os órgãos respiratórios. Você também deve evitar ficar líquido em seus olhos. Os trabalhos devem ser realizados em uma área bem ventilada; luvas ou luvas são úteis.
Especificações técnicas
O solvente--4 é uma substância volátil e auto-inflamável. No entanto, a combustão espontânea ocorre a uma temperatura bastante alta - acima de 500 graus centígrados. No entanto, esta é uma substância inflamável e requer cautela no manuseio. Você não deve fumar perto dele, fogo aberto e faíscas não devem ser permitidos.
É necessário levar em conta um indicador tão importante quanto o ponto de fulgor. Este termo significa um indicador de temperatura no qual o vapor de solvente misturado com o vapor de ar se inflama na presença de chama aberta. Para o P-4, o ponto de inflamação é de -7 graus C.
Durante a produção, a substância é embalada em recipientes, cujas paredes não reagirão em reação química. Isto é geralmente de vidro ou embalagens plásticas. O solvente deve ser armazenado em salas escuras, onde boa ventilação é estabelecida de forma que não seja afetada pela luz solar direta e umidade. O recipiente deve estar bem fechado e não deve estar perto de dispositivos elétricos e de aquecimento.
As características técnicas do solvente são determinadas pelos padrões do estado. Eles geralmente são indicados na embalagem. Para P-4, isto é:
- número de coagulação - 24%;
- parte da água - 0,7%;
- volatilidade - 5-15;
- densidade - 0,85 m3;
- temperatura de ignição - 550 graus C;
- ponto de fulgor é menos 7 graus C.
O solvente da embalagem pode ser pequeno e grande. Depende de onde será aplicado.
Para uso doméstico, é comercializado em embalagens de 0,5, 1, 3, 5, 10, 20 litros. Em uma garrafa de 0,5 litro, o peso do produto será de 0,4 kg. Em outros recipientes - 0,7, 2,2, 3,7, 7,2, 14 kg, respectivamente, os volumes especificados.
Para uso industrial, grandes embalagens. Pode ser de 100 e 216 litros. Nele, o peso do produto será de 72 e 165 kg, respectivamente.
Diferentes fabricantes podem ter diferentes volumes de embalagens e pesos de produtos. Os fabricantes estabelecem um período de garantia de armazenamento do produto em um ano a partir da data de fabricação.
Âmbito de aplicação
O R-4 é extremamente popular entre as pessoas envolvidas no reparo de instalações, já que é quase universal e necessário para uma ampla gama de trabalhos.
Na maioria das vezes é usado para trabalhos de pintura., como é muito eficaz para a alta solubilidade de tintas e vernizes utilizados na decoração de interiores. Foi especialmente desenvolvido para materiais à base de cloreto de vinila, epóxi, policloreto de vinila e resinas cloradas. É adequado quando você precisa diluir ou dissolver composições formadoras de filme sintéticas ou naturais.
Deve-se notar que o uso de solvente reduz significativamente o custo dos reparos, já que seu preço é baixo, e o consumo de tinta em uma consistência mais líquida é significativamente reduzido. A qualidade da coloração não sofre.
Embora o principal objetivo do solvente seja diluir vernizes e tintas, ele pode ser usado para limpar e desengraxar superfícies. Para fazer isso, eles limpam com um pano umedecido com solvente.
Sujeira sai com muita facilidade, e o solvente evapora rapidamente, deixando um filme fino. O filme resultante é um excelente revestimento protetor que garantirá o posterior revestimento superficial de alta qualidade.
Que escovas e outras ferramentas não foram estragadas, elas devem ser lavadas depois do trabalho. No entanto, isso não pode ser feito com água e sabão. R-4 virá para o resgate aqui.
O desengorduramento também é necessário para muitos outros trabalhos que não mancham. Por exemplo, para a aplicação subsequente de cola ou outras composições no reparo de calçados, móveis ou eletrodomésticos, ao colar peças quebradas. O procedimento de desengorduramento pode ser realizado usando o P-4.
Fabricantes
Existem muitos fabricantes no mercado hoje que produzem solventes entre outros produtos.
Uma das maiores empresas russas - Dmitrievsky Chemical Plant.
Sua história começou há mais de um século. Em 1899, uma pequena fábrica de ácido acético e seus sais foi fundada por Savva Morozov. Ao longo do longo caminho de desenvolvimento, tornou-se uma empresa moderna que fabrica produtos para várias indústrias.A empresa continua a desenvolver e monitorar sua reputação, exercendo controle sobre a qualidade dos produtos em cada etapa de sua fabricação. Portanto, muitos produtos, incluindo o P-4, estão em demanda não apenas no mercado doméstico, mas também em 70 países do mundo.
Outro grande fabricante bem conhecido é a fábrica bielorrussa. "Naftan".
Esta é uma empresa relativamente jovem, sua construção começou em 1958. Seu aniversário é considerado em 9 de fevereiro de 1963, quando a gasolina foi produzida pela primeira vez na Bielorrússia. A empresa desenvolveu-se aos trancos e barrancos, as tecnologias estão sendo constantemente aprimoradas, a eficiência dos processos de produção está aumentando.
Além da capacidade de produção, a usina possui um sistema de tanques, um viaduto onde as matérias-primas são recebidas e os produtos são embarcados, bem como uma rede de transporte desenvolvida junto com a ferrovia.
A fábrica produz uma variedade de produtos de 70 nomes para várias indústrias. Existem várias marcas de solventes na lista de produtos, incluindo o P-4. Para uso doméstico, o produto é embalado em garrafas de vidro com capacidade de 1 e 2 litros.
Consumo
Para que a tinta aplicada não descasque mais tarde devido a aplicação irregular e grumos, ela deve ficar na superfície em uma camada uniforme. O solvente adicionado resolverá este problema.
Para determinar o consumo de solvente, existem regulamentos. Algum tempo atrás, era conveniente usá-los. No entanto, atualmente há uma enorme variedade de tintas e seus fabricantes, então você deve definitivamente usar as recomendações do fabricante. Para cada tipo de tinta e verniz, os produtos podem ter suas próprias nuances. O material da superfície a ser pintada, a temperatura e a umidade do ambiente, o tipo e a “idade” da tinta, esmalte, verniz ou verniz e sua marca, método de aplicação podem ser levados em consideração.
Por exemplo, para vernizes XB-784 ou HV-124 e HV-125, serão necessários 50% de solvente em peso de tinta ou verniz para aplicação por método pneumático e 25-35% por airless. Escova esses produtos não se aplicam. Se você aplicar este esmalte com uma escova, o consumo de solvente será de 13 a 15%.
Para descobrir quanto solvente você precisa, você deve primeiro calcular a quantidade de tinta que você precisa. Os fabricantes, como regra, indicam nas embalagens as informações sobre o tamanho da área para as quais são necessários 1 kg ou 1 litro de tinta. É mais conveniente usar o indicador de consumo de material por 1 m2. Normalmente estes indicadores diferem não só para diferentes tipos de tinta, mas também para diferentes cores de tinta do mesmo tipo.
Para formulações de óleo, o poder de cobertura também é importante. Ele mostra qual deve ser a espessura da camada seca após o tingimento, em que essa camada não é transparente. Todos esses indicadores levam em conta o número de composições acabadas, ou seja, diluídas. Tendo calculado sua quantidade levando em conta a área e a qualidade da superfície, você pode calcular quanto precisa comprar tinta e consumo de solvente.
Por exemplo, para terminar a sala, você precisa de 10 litros da composição. Se você aplicar a tinta de maneira econômica e pneumática (onde 50% do solvente é necessário), então os cálculos não mais engenhosos determinarão a proporção dos componentes. Como neste caso você tira 100% da tinta e 50% do solvente, em 10 litros eles serão 150%. Faça uma proporção e faça cálculos. Acontece que o solvente precisa de cerca de 3,3 litros, e a tinta - 6,6 litros.
Se você usar um pincel, quando precisar de 15% de solvente para misturar, então, para 10 litros, será de 1,3 litros e 8,7 para tinta. Não se esqueça de que, depois do trabalho, você precisará lavar o pincel e limpar toda a sujeira possível.
A fim de preparar adequadamente o material de pintura, é necessário adicionar pequenas quantidades de solvente, até que o verniz ou tinta adquira uma consistência adequada. Isso requer mistura constante da composição.
Análogos
Se aconteceu que todo o solvente acabou, e na loja P-4 mais próxima não havia, então o problema é pequeno.
Você pode terminar o trabalho usando seus análogos.
- Primeiro de tudo, preste atenção ao P-4A. Tem as mesmas propriedades que o P-4, é o seu análogo mais próximo. Eles têm uma composição e escopo semelhantes. Difere do P-4 pela ausência de acetato de butilo na composição. Devido a este fato, o P-4A pode ser usado com esmalte da marca XB-124.
- Você pode substituir o P-4 pelo P-5 ou pelo P-5A. Eles têm um escopo ligeiramente mais amplo. Eles podem ser usados para materiais que são baseados em borracha, silicone, resinas poliacrílicas. O R-5 tem uma composição de 40% de tolueno e 30% de acetato de butilo e acetona.
- E também o "parente" de P-4 é o solvente P-12. Difere do P-4 em que não contém acetona, é substituído por xileno. Ele tem uma temperatura de ignição mais baixa.É 490 graus C. O P-12 deve ser usado com cautela se outras substâncias forem usadas para o trabalho. O fato é que, quando misturado com alguns (peróxido de hidrogênio, ácido acético ou nítrico), pode formar misturas explosivas.
R-12 adequado para trabalhar com tintas de vários tipos, com substâncias filmogênicas. É amplamente utilizado em oficinas de reparação de automóveis, onde os auto-samurais são criados para eles. E também com sua ajuda, a tinta acrílica antiga é removida dos carros. Para fazer isso, a tinta é umedecida com o produto e espere 10-15 minutos, em seguida, a camada amolecida é removida com uma espátula. O R-12 é usado no dia a dia para ferramentas de limpeza, removendo manchas. Deve-se notar que o R-12 é agressivo para alguns tipos de plásticos.
Solvente R-4 pode ser substituído por outras marcas. Aqui você precisa prestar atenção à composição e às especificações. Se as composições de tintas e vernizes e solventes forem incompatíveis, seus componentes podem coagular ou estratificar. Para a seleção de formulações compatíveis é melhor procurar o conselho de um especialista.
Não deve ser esquecido que análogos de P-4 também são substâncias inflamáveis e tóxicas, e é necessário observar medidas de segurança ao trabalhar, e elas devem ser armazenadas em condições adequadas.
Para detalhes sobre o solvente R-12, veja o vídeo abaixo.